Viva Rafias, desculpa voltar à carga, mas não estou de cordo contigo, na câmara de combustão, valavula e colector de escape não existe lixo, nem pode existir (mistura de óleo com gases de escape quentes) senão o motor não funcionava como deveria, agora pergunto-te; por acaso já viste algum colector de admissão ao vivo e fora do sítio? senão não dirias isso, se já viste um a EGR com lixo agora imagina como estão aqueles cantos e recantos do colector de admissão, paar teu conhecimento a 1ª vez que retirei o do meu carro, tinha lá um parafuso agarrado à porcaria "hanha" que tenho guardado como recordação e tinha uma altura que não imaginas, portanto se esse produto é assi tão eficaz como dizes, é um perigo para o motor, eu simplesmente nunca o iria utilizar, prefiro à antiga, colector fora e vai de descascar a trampa, o sistema abrasivo também não chega a todo o lado, o melhor mesmo é colector novo, mas uma limpeza não custa 200 euros que eu saiba, eu tenho um produto próprio que misturo com 75% de àgua (senão adeus colector) deixo-o de molho 24 horas e vou limpando aos poucos, depois de bem passado por àgua à pressão e ar comprimido fica "quase" novo, alguma coisa lá ficará nos recantos inacessíveis, mas........95% soltou-se e saíu fora, e como a EGR desligada (tapada) continua quase a brilhar ao fim de mais de 200.000km.rafias Escreveu:O lixo já lá está na câmara de combustão, válvulas e colector de escape. O pouco que se dissolve do colector de admissão é inofensivo.jaydee Escreveu:realmente é uma coisa que eu gostava de experimentar, mas como o JOFIMO diz... o lixo vai para onde? mais vale pagar a alguem que faça uma limpeza em condições, pode ser mais caro mas é seguro.
Quanto à limpeza do colector da forma clássica, é seguro se for feita por quem sabe, pois aqui também há riscos. A limpeza deve ser feita de tal forma que seja eficaz não deixe resíduos. Tens vários métodos:
* Químico.
* Ultrasons
* Abrasivo
Sei que o método abrasivo é o mais eficiente a tirar a porcaria mas também o mais perigoso pois pode deixar grãos de areia no colector. Mas também digo-vos, limpar apenas o colector de admissão não vai trazer uma melhoria perceptível de rendimento, excepto nos casos em que o colector está literalmente entupido. Por isso, não sei se compensa pagar 200€ ou mais para limpar um colector medianamente sujo. Além disso, nos casos de um colector muito sujo, talvez compense comprar um colector novo que anda a volta dos 250Euros. Sai quase o mesmo preço que mandar limpar o velho.
Cumps.