Página 1 de 1

Nivel de oleo

Enviado: 19 dez 2006, 13:43
por 525_tds
Tenho uma duvida que me "atormenta" :lol: ja ha algum tempo, qual a forma mais correcta de ver o nivel de oleo, a frio ou quente??

Re: Nivel de oleo

Enviado: 19 dez 2006, 14:07
por GostoBastante
525_tds Escreveu:Tenho uma duvida que me "atormenta" :lol: ja ha algum tempo, qual a forma mais correcta de ver o nivel de oleo, a frio ou quente??


Frio, claro!

Enviado: 20 dez 2006, 11:45
por Kaux
aproveita agora.. com este friuuu ... :lol:

Enviado: 20 dez 2006, 11:49
por pedrosousa
No manual do meu diz que é a quente, parar e passado 5 minutos vês o nivel, eu A`s vezes vejo a frio...

Enviado: 20 dez 2006, 12:52
por E21Craze
Se a memória não me falha, em alguns carros vem especificado "ver a quente" e, inclusive, têm a marca na vareta "Hot" e "Cold".

pedrosousa, na prática o nível de óleo visto como o manual do teu carro diz e visto a frio vai dar ao mesmo, estás a dar tempo para o óleo "escorrer" para o cárter. A quente e ao fim de 5 minutos já escorreu quase todo.

Enviado: 20 dez 2006, 13:01
por 525_tds
E21Craze Escreveu:Se a memória não me falha, em alguns carros vem especificado "ver a quente" e, inclusive, têm a marca na vareta "Hot" e "Cold".

pedrosousa, na prática o nível de óleo visto como o manual do teu carro diz e visto a frio vai dar ao mesmo, estás a dar tempo para o óleo "escorrer" para o cárter. A quente e ao fim de 5 minutos já escorreu quase todo.


mas mesmo assim fica algum oleo "em cima", basta tirar a tampa por onde se poe o oleo com o carro parado ha um dia por exemplo, e esta quase tudo seco la dentro, se fizeres isso de desligar o carro e esperar 5/10 minutos as peças ficam todas "banhadas" em oleo, logo nao se tera um leitura correcta, por exemplo na minha mota, deve-se por a trabalhar por cerca de 5 minutos desligar e parar outros cinco, mas isto porque é de carter "semi seco".

Na pratica o que eu queria saber era a forma mais correcta para este motor, porque verificando das duas formas existem sempre leituras diferentes do nivel do oleo!

Enviado: 20 dez 2006, 13:13
por E21Craze
E achas que a película de óleo que fica na cabeça influencia muito o nível no cárter? Nada de significativo, na minha opinião. Quando muito podes esperar 10 minutos, por segurança.

Epá, eu tenho sempre visto o nível de óleo dos meus carros assim e nunca tive surpresas.

Enviado: 20 dez 2006, 14:16
por metale
Eu vejo sempre a quente, e ouvi falar sempre assim

Enviado: 20 dez 2006, 15:21
por pedrosousa
Convem é ver com o carro num local plano... E às vezes nem isso faço, depois faço mais ou menos a média entre um lado da vareta e o outro... Sucatices....

Enviado: 21 dez 2006, 18:51
por Cavaleiro
Eu tambem acho que é a quente passado mais ou menos 3 minutos...num local plano.
Porque se for a frio o oleo esta todo depositado em baixo... :shock:

Enviado: 22 dez 2006, 10:12
por E21Craze
A ideia é mesmo essa.

Enviado: 22 dez 2006, 23:43
por berna_dd
Como tecnico de automoveis posso-vos dizer que o nivel de oleo deve-se ver SEMPRE a quente. de preferencia acima dos 80ºC 8) :? :shock: :cry: ;) :?: :?:

Enviado: 23 dez 2006, 10:05
por E21Craze
Sempre? Qualquer que seja o carro?

Enviado: 23 dez 2006, 13:58
por pedrosousa
berna_dd Escreveu:Como tecnico de automoveis posso-vos dizer que o nivel de oleo deve-se ver SEMPRE a quente. de preferencia acima dos 80ºC 8) :? :shock: :cry: ;) :?: :?:
Tem piada que em certos manuais dos VW's dizia para ver a frio, eu geralmete vejo a frio mesmo que o manual diga para ver a quente, é cá uma diferença do .... É como me dá na telha, e até disse que até inclinado vejo e nunca me lixei, claro que fazer atestos é só com o carro em plano...

Estou como o E21Craze...

Enviado: 23 dez 2006, 14:02
por E21Craze
E no manual do meu também diz o mesmo, motor frio e superfície plana. Por isso é que estranhei o SEMPRE.