Página 1 de 2

Oleo 320d

Enviado: 28 dez 2006, 02:01
por Nuno320d
Que oleo usar no 320d, para fazer os 22500kms???

Enviado: 29 dez 2006, 17:17
por BFV
Boas.

Qualquer óleo 100 % sintético, mas de preferência um 0w30.
Se o teu carro já gasta óleo tens de andar em cima da vareta de vez em quando...

Também podes usar um 5w40, mas não é tão bom.

O 0w é a viscosidade do mesmo. Quanto mais baixo o valor, mais viscoso ele é e menos atrito faz no motor.
O segundo valôr é a temperatura que ele aguenta sem alterar.
Quanto maior fôr mais aguenta...

Espero ter ajudado... :)

BFV

Enviado: 29 dez 2006, 17:33
por 320d
eu uso o óleo visco 7000, sabes dar-m mais alguns pormenores sobre esse oleo?

Enviado: 29 dez 2006, 17:39
por BFV
320d Escreveu:

eu uso o óleo visco 7000, sabes dar-m mais alguns pormenores sobre esse oleo?
Se não estou enganado esse é um 10w40.
É um semi-sintético e não aconselhava mais que 15 000 kms...

Enviado: 02 jan 2007, 02:28
por Nuno320d
Agora sei como interpretar um oleo, n tinha grande noção, do que representavam os valores!!! Meti no meu 5W40 da castrol!! N sei quantos quilometros poderei fazer , 20000km, será mto?

Enviado: 02 jan 2007, 09:30
por BFV
Podes fazer os 20 000 kms com esse óleo sem problemas.
Esse já é 100% sintético e aguenta bem os kms sem alterar as caracteristicas.

Enviado: 02 jan 2007, 22:01
por zanudo
Meus amigos viscosidade não tem nada a ver com QUALIDADE!!!

Norma SAE (0W30) só representa viscosidade, mais nada...

Se querem qualidade têm que aprender um pouco mais, mas está na embalagem a respectiva qualidade, temos é que saber lêr...

Já agora uma coisa muito viscosa é por exemplo o azeite no Inverno (mais grosso, para todos percebermos), menos viscoso é o mesmo azeite no verão (mais fino)

Mais, para o clima de Portugal em que as amplitudes termicas podem variar por exemplo entre -8ºC e 40ºC em Lisboa, e falando especificamente de viscosidade um SAE 15W40 é um oleo Bom.

Atenção que não estou a falar de qualidade...

Enviado: 02 jan 2007, 22:21
por zanudo
Já agora como é que é possivel alguem que não sabe distinguir viscosidade de qualidade recomendar o quer que seja.

ATENÇÃO não estou a dizer que os oleos descritos anteriormente não sejam bons, mas não custa nada informarem-se um pouco na NET sobre as caracteristicas dos oleos e o que querem dizer.

Podem evitar dissabores...

Já que estou a ser chato só para finalizar um oleo caro nem sempre é um óleo bom para o nosso carro.

Parece um contra censo mas não é, vamos pensar que têm uma máquina de 1996, (existem grandes maquinões) e querem o oleo mais caro que exite no mercado porque querem tratar bem a vossa máquina, ao fim de 3.000 Km não tem oleo no carter o que é que aconteceu??? o oleo era o melhor do mercado é impossivel!!!

Acham que o fabricante desse motor o desenvolveu para oleos que seriam desenvolvidos 10 anos mais tarde?? Se sim.. lamento pela vossa ignoran...

O que estou a tentar dizer é que nem sempre o melhor oleo, aquele que faz mais Km é o indicado par o nosso caso

Espero não ter sido rude... mas convem sabermos seleccionar a informação.

Enviado: 02 jan 2007, 23:01
por 320d
entao qual o oleo mais aconselhado para o E46 320d ?

Enviado: 02 jan 2007, 23:09
por E21Craze
Foi uma entrada assim um tanto... erm... impetuosa. Mas valeu pela qualidade. :)

Este tema dos óleos já foi discutido ad nauseum neste e noutros fóruns, por isso é que me passo com estas afirmações. Aparece sempre alguém com a história da qualidade=viscosidade (já clarificado pelo zanudo).

E depois aparecem afirmações como:
BFV Escreveu:Boas.

Qualquer óleo 100 % sintético, mas de preferência um 0w30.
Se o teu carro já gasta óleo tens de andar em cima da vareta de vez em quando...

Também podes usar um 5w40, mas não é tão bom.

O 0w é a viscosidade do mesmo. Quanto mais baixo o valor, mais viscoso ele é e menos atrito faz no motor.
O segundo valôr é a temperatura que ele aguenta sem alterar.
Quanto maior fôr mais aguenta...

Espero ter ajudado... :)

BFV
E isto tenho que corrigir 8)

Os números que se usam (0, 5, 10, 15, 30, 40, 50, etc) são números arbitrários atribuídos pela SAE (Society of Automotive Engineers) baseados na viscosidade real. O "w" é a inicial de "Winter" e originalmente indicava que o óleo conseguia ainda "fluir" a temperaturas de 0ºF (-18ºC). Grosso modo, pode dizer-se que os dois números de cada lado do "w" representam a viscosidade a frio e a viscosidade a quente.

Assim, a indicação "15W40" pode ser interpretada como um óleo com a viscosidade de 15 que não fica mais fino que um 40 ficaria quando quente.

Para acabar, e pegando mais uma vez num assunto abordado pelo zanudo, o meu E21 leva SEMPRE óleo 20W50, mineral, que era o recomendado pela marca. Caí na asneira de meter uma vez semi-sintético e limpou-me um litro numa semana (na altura fazia cerca de 250 km por semana). Até um Saxo 1.5D que eu tive levou sempre o mesmo óleo desde novo, até aos 150.000 kms. E nunca me atrevi a trocar por um "melhor": o motor foi concebido com aquele óleo em mente. Se calhar foi por isso que, aos 150.000 kms, não consumia pinga de óleo, mesmo sendo... (aham...) conduzido (cof... cof...) entusiasticamente.

Enviado: 03 jan 2007, 00:57
por Nuno320d
Isto ainda é confuso!!!!! :roll: :roll: , como tb n sei qual o oleo recomendado para p 320d, meti o 5W40 da castrol sintetico!!! Julgo q é bom para o carro em questão!! :driving

Enviado: 03 jan 2007, 11:13
por Visitante
:palmas
Para quem não sabe, quanto mais especifico se é na explicação, mais hipoteses tem a pessoa que está a receber o esclarecimento de ficar confusa ou baralhada.
Neste post a pergunta era para um 320d.
No meu uso um 0w30. Na bMW metem um 0w30.
Se na BMW a pessoa quizer um mais barato, eles também metem, o que quer dizer que o carro também trabalha... eu não fazia era tantos kms.

Eu também tive um 205 XAD e fiz-lhe 240.000 kms sempre com um 15w40 mineral. Nunca gastou uma pinga de óleo porque também nunca fiz 20.000kms com esse óleo. De 10 em 10.000 mudava-o.

Enviado: 03 jan 2007, 11:14
por BFV
Este visitante sou eu.

Enviado: 03 jan 2007, 20:39
por 320d
mas entao alguem sabe k oleo usar no 320d?

Enviado: 03 jan 2007, 21:20
por Vitamina
Castrol SLX LL04 0W-30
Key features and benefits of Castrol SLX LL04 0W-30:
Features:

New ‘Clean Performance TechnologyTM’
Special Fully Synthetic 0W-30 Low SAPS formulation
Compatible with Diesel Particulate Filters
Long drain capability
Approved to BMW Longlife-04 (including Longlife-01)
Benefits:

Cleaner environment (reduced emissions of harmful particulates from the exhaust)
Helps keep exhaust system clean
Maintains engine performance and fuel economy
Prolongs durability of the exhaust system
Fast cold start properties through 0W viscosity


Castrol SLX LL04 is the first engine oil, which fulfills the new BMW Longlife-04 specification. With the `Clean Performance TechnologyTM` it has a wide range of applications from the latest diesels fitted with DPF filters to new and existing petrol engine technology. The new product offers profitable opportunities for the BMW network. Castrol will support the dealers with tailor made marketing and communication concepts to exploit this new opportunity.
Se querem óleo a bom preço mandem mp ao membro GoodSpeed.