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Mudar o óleo

Enviado: 15 jun 2007, 12:58
por hotiago
Alguém sabe/tem o esquema de mudança de óleo de um série 5 e39 diesel?

Com fotos?

Abraço
Tiago

Enviado: 11 jul 2007, 10:56
por rafias
Sei que o óleo é aspirado porque vi a mudarem o óleo do meu na oficina.

Enviado: 11 jul 2007, 11:27
por Cebes
rafias Escreveu:Sei que o óleo é aspirado porque vi a mudarem o óleo do meu na oficina.
Rafias.. em todos os tipos de carros o oleo pode ser aspirado..

No e46 tens na proteção do carter uma especie de tampinha que abres e tens o bujon que desenroscas pro oleo escorrer.. no e39 nao sei se será igual.. alguem sabera mais do que eu ;)

Enviado: 11 jul 2007, 11:33
por pedrosousa
podia ter feito um DIY disso, isso é daquelas operações básicas...

Precisas de uma chave para o filtro que penso que seja igual à dos E46 uma chave de caixa sextavada de 36mm.
Filtro de oleo, uma chave philips e uma chave de caixa sextavada de 17mm.

É aconselhado o uso de uma chave dinamométrica.

Tiras as tampas do motor e desapertas a tampa de enchimento de oleo no topo do motor.
Levantas o carro, na proteccção inferior tem uma tampa, desapertas o parafuso dessa tampa.
Pegas num reservatório grande e colocas debaixo do carro, desapertas o bujão do oleo e deixas o oleo escorrer.
Enquanto o oleo escorre vais à zona do motor e desapertas o filtro do oleo.

Enquanto o oleo escorre substituis o filtro de oleo, depois apertas o bujão e fechas a tampa com a chave de fendas philips.
Agora é só meter oleo.

Se o teu carro for um 530d/520d as chaves devem ser estas se fôr outro já não garanto.

O aperto do filtro é 25Nm+5Nm (eu só uso 25Nm), do bujão se estiveres a usar um chave de caixa 17mm é 25Nm se a medida da chave for diferente então o aperto já não é este...

Não necessitas de usar chave dinamométrica mas tem cuidado que isto são coisas que não precisam de muito aperto.

Enviado: 11 jul 2007, 11:39
por Cebes
Melhor explicação impossivel :D

Enviado: 11 jul 2007, 11:54
por 525_tds
rafias Escreveu:Sei que o óleo é aspirado porque vi a mudarem o óleo do meu na oficina.
Isso é o que as oficinas tipo station marché, fazem a todos os carros, é o chamado serviço rapido. O que acontece é que fica sempre algum oleo velho la. Prefiro o método tradicional.

Enviado: 11 jul 2007, 12:23
por rafias
Foi o que me aconteceu. Quase meio litro de oleo velho que ficou la' :(