Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

rasd
Membro Iniciado
Registado: 25 ago 2008, 16:15

Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?

Mensagem por rasd »

Por vezes, numa descida ou noutras ocasiões, desengato o carro e deixo-o rolar para poupar combustivel.

Um dia destes o meu pai ia comigo quando fiz isso.

Ele diz-me que não o devo fazer, porque com o carro-em ponto morto o veio primário não é lubrificado.
Acho que a explicação era +/- essa. De qualquer forma tinha a ver com a lubrificação do veio primário.

Isso é verdade? Alguém me confirma?

BMW 320D 136 cv
Ano 2000
Última edição por rasd em 14 abr 2009, 22:26, editado 1 vez no total.

Zé Carlos
Membro Juvenil
Registado: 25 jan 2009, 13:15
O meu Carro:: BMW 320d touring E91-Kit M 02/2011

Re: Circular com o carro em ponto morto

Mensagem por Zé Carlos »

Boas,quanto ao veio primário não sei se é bem assim
mas quanto ao poupar gasolina se meteres uma 5ª ou 6ª (quando existe)
e tirares o pé do acelarador é o bastante para poupares e é mais seguro.
No meu E91 faço isso e o ponteiro de consumo vai ao 0.
Cumps. :lovebmw

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.

Depois, se o carro tem injecção controlada electronicamente (que é o caso), compensa sempre mais ir com o carro engatado, porque ao ir engatado é a inércia/gravidade/o que quer que seja que está a manter o carro em movimento que te faz rodar o motor, sendo assim o consumo 0.
Se desengatas, para manter o relanti o motor gasta um bocadinho de combustível, visto que não há nada "externo" a rodá-lo.

Tendo tu um carro com ponteiro de consumo instantâneo, facilmente poderás constatar o que acabei de dizer. ;)
Imagem

AcesHigh
Membro Senior
Registado: 16 fev 2008, 19:09
O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015

Mensagem por AcesHigh »

cap Escreveu:O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.

Depois, se o carro tem injecção controlada electronicamente (que é o caso), compensa sempre mais ir com o carro engatado, porque ao ir engatado é a inércia/gravidade/o que quer que seja que está a manter o carro em movimento que te faz rodar o motor, sendo assim o consumo 0.
Se desengatas, para manter o relanti o motor gasta um bocadinho de combustível, visto que não há nada "externo" a rodá-lo.

Tendo tu um carro com ponteiro de consumo instantâneo, facilmente poderás constatar o que acabei de dizer. ;)

nem mais!!!
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:Imagem
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:Imagem

DisasterpieceS
Membro Senior
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

Está tudo dito, alem de que andar em ponto morto é perigoso

Cor7ez
Membro Juvenil
Registado: 11 dez 2007, 19:22
O meu Carro:: BMW Z3

Mensagem por Cor7ez »

cap Escreveu:O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.

Confirmo! Motor desengatado nessas condições gasta +- 2L. . Motor engatado a ser levado só pela "gravidade": 0L.

;)

Abraços!
BMW Z3 1.8 115 CV
Mercedes C200 Sport Coupe 2.0 150 CV
SEAT Leon Cupra 2.0 TFSI 240 CV

*alex*
Membro Juvenil
Registado: 09 mai 2006, 20:35
O meu Carro:: renault 4l (vel. max. 260)

Mensagem por *alex* »

sobre a caixa , o teu pai tem razao , mas tb nao te preocupes pq se nao ouver movimentos da caixa tb nao vai precizar de lubrificaçao ... em caixas automaticas logo que colocas a trabalhar , tem uma bomba no topo da caixa e essa bomba só pára qdo desligas o carro , conclusao tem sempre lubrificaçao quer engatado ou desengatado

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

tb concordo, caso isso fosse assim tão grave eu já tinha dado cabo de muitas caixas, e nunca sequer tive algum problema com alguma.

è verdade que engatado o consumo é 0 mas tb a velocidade é muito inferior, n sei o que acaba por compensar.

Não vejo qual o perigo de andar com o motor degatado, na minha opinião o que para o carro são os travões, só mesmo em caso de existir o perigo de os mesmos começarem a aqueçer em demasia e deixarem de fazer o papel deles.
E= ///M*c²

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

//M Escreveu:è verdade que engatado o consumo é 0 mas tb a velocidade é muito inferior, n sei o que acaba por compensar.
Num carro a gasóleo não há nem de perto nem de longe tanto travão motor como num a gasolina portanto acaba por ainda compensar mais. Mas nos gasolina tb compensa.
Imagem

rasd
Membro Iniciado
Registado: 25 ago 2008, 16:15

Re: Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?

Mensagem por rasd »

...tiro o pé do acelerador e deixo engatado quando sei que vou parar, como disse o //M retira velocidade.

O perigo de andar em ponto morto é que se o carro fugir é mais dificil segurá-lo. Contudo não o faço em locais em que haja esse risco.

Obrigado pelas vossas opiniões. Fico mais descansado por saber que não pode advir problemas mecânicos por tal prática.

Anusko
Membro Senior
Registado: 17 abr 2006, 14:56
O meu Carro:: '02 320d E46

Mensagem por Anusko »

Nunca ninguém faz maluquisses onde há perigo... e depois as coisas acontecem lol
2002' 320d E46 (WIP ;))
2006' 320d E90

ruisobreiros
Membro Senior
Registado: 06 set 2006, 08:41
O meu Carro:: BMW E46 M3 - 2002

Mensagem por ruisobreiros »

:snooty :snooty Carros desengatados... Isso quer é engatanço sempre! :onfire
Ex: alguns, lol
BMW E46 320D - 1999 (acho)
BMW E46 Coupe 320D - 2004
BMW E46 M3 - 2003
BMW E61 525D
BMW E92 335D
e depois começou a estupidez...
Antes: AUDI RS6 Avant - em prol da familia :-) Já era...
depois: AUDI A4 Cabrio 1.8T - também já era...
E agora: BMW E46 M3 - 2002

TURUTURUTA
Membro Juvenil
Registado: 30 nov 2007, 13:53

Mensagem por TURUTURUTA »

Ja Tive um lupo 3l e se eu não estivesse a acelarar , o carro por ele automativament punha-se em ponto morto, lol! por isso axo k nao deve fazer grande mal , senão os homens da vw, não punham o carro assim, digo eu..

casco
Membro Gold
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d

Mensagem por casco »

eles querem é lume :onfire com fartura... :onfire
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por jmbfs »

Completamente errado o facto de andar com o carro desengatado, so significa um aumento de consumo de combustivel, aumento de desgaste de todo o sistema de travagem e aumento enorme de insegurança. Lamento sinceramente quem te ensinou ou aconselhou a fazer isso.
Tal como referiram atras, depois as coisas acontecem......................... :sly :scary :lovebmw
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

Responder

Voltar para “Manutenção”