Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Moderador: Staff
Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Por vezes, numa descida ou noutras ocasiões, desengato o carro e deixo-o rolar para poupar combustivel.
Um dia destes o meu pai ia comigo quando fiz isso.
Ele diz-me que não o devo fazer, porque com o carro-em ponto morto o veio primário não é lubrificado.
Acho que a explicação era +/- essa. De qualquer forma tinha a ver com a lubrificação do veio primário.
Isso é verdade? Alguém me confirma?
BMW 320D 136 cv
Ano 2000
Um dia destes o meu pai ia comigo quando fiz isso.
Ele diz-me que não o devo fazer, porque com o carro-em ponto morto o veio primário não é lubrificado.
Acho que a explicação era +/- essa. De qualquer forma tinha a ver com a lubrificação do veio primário.
Isso é verdade? Alguém me confirma?
BMW 320D 136 cv
Ano 2000
Última edição por rasd em 14 abr 2009, 22:26, editado 1 vez no total.
- Zé Carlos
- Membro Juvenil
- Registado: 25 jan 2009, 13:15
- O meu Carro:: BMW 320d touring E91-Kit M 02/2011
Re: Circular com o carro em ponto morto
Boas,quanto ao veio primário não sei se é bem assim
mas quanto ao poupar gasolina se meteres uma 5ª ou 6ª (quando existe)
e tirares o pé do acelarador é o bastante para poupares e é mais seguro.
No meu E91 faço isso e o ponteiro de consumo vai ao 0.
Cumps. :lovebmw
mas quanto ao poupar gasolina se meteres uma 5ª ou 6ª (quando existe)
e tirares o pé do acelarador é o bastante para poupares e é mais seguro.
No meu E91 faço isso e o ponteiro de consumo vai ao 0.
Cumps. :lovebmw
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.
Depois, se o carro tem injecção controlada electronicamente (que é o caso), compensa sempre mais ir com o carro engatado, porque ao ir engatado é a inércia/gravidade/o que quer que seja que está a manter o carro em movimento que te faz rodar o motor, sendo assim o consumo 0.
Se desengatas, para manter o relanti o motor gasta um bocadinho de combustível, visto que não há nada "externo" a rodá-lo.
Tendo tu um carro com ponteiro de consumo instantâneo, facilmente poderás constatar o que acabei de dizer.
Depois, se o carro tem injecção controlada electronicamente (que é o caso), compensa sempre mais ir com o carro engatado, porque ao ir engatado é a inércia/gravidade/o que quer que seja que está a manter o carro em movimento que te faz rodar o motor, sendo assim o consumo 0.
Se desengatas, para manter o relanti o motor gasta um bocadinho de combustível, visto que não há nada "externo" a rodá-lo.
Tendo tu um carro com ponteiro de consumo instantâneo, facilmente poderás constatar o que acabei de dizer.

- AcesHigh
- Membro Senior
- Registado: 16 fev 2008, 19:09
- O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015
cap Escreveu:O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.
nem mais!!!
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:
520d:

...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:

- DisasterpieceS
- Membro Senior
- Registado: 12 abr 2005, 21:53
- O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
- Contacto:
Está tudo dito, alem de que andar em ponto morto é perigoso
- Cor7ez
- Membro Juvenil
- Registado: 11 dez 2007, 19:22
- O meu Carro:: BMW Z3
Confirmo! Motor desengatado nessas condições gasta +- 2L. . Motor engatado a ser levado só pela "gravidade": 0L.cap Escreveu:O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.

Abraços!
BMW Z3 1.8 115 CV
Mercedes C200 Sport Coupe 2.0 150 CV
SEAT Leon Cupra 2.0 TFSI 240 CV
Mercedes C200 Sport Coupe 2.0 150 CV
SEAT Leon Cupra 2.0 TFSI 240 CV
-
- Membro Juvenil
- Registado: 09 mai 2006, 20:35
- O meu Carro:: renault 4l (vel. max. 260)
sobre a caixa , o teu pai tem razao , mas tb nao te preocupes pq se nao ouver movimentos da caixa tb nao vai precizar de lubrificaçao ... em caixas automaticas logo que colocas a trabalhar , tem uma bomba no topo da caixa e essa bomba só pára qdo desligas o carro , conclusao tem sempre lubrificaçao quer engatado ou desengatado
tb concordo, caso isso fosse assim tão grave eu já tinha dado cabo de muitas caixas, e nunca sequer tive algum problema com alguma.
è verdade que engatado o consumo é 0 mas tb a velocidade é muito inferior, n sei o que acaba por compensar.
Não vejo qual o perigo de andar com o motor degatado, na minha opinião o que para o carro são os travões, só mesmo em caso de existir o perigo de os mesmos começarem a aqueçer em demasia e deixarem de fazer o papel deles.
è verdade que engatado o consumo é 0 mas tb a velocidade é muito inferior, n sei o que acaba por compensar.
Não vejo qual o perigo de andar com o motor degatado, na minha opinião o que para o carro são os travões, só mesmo em caso de existir o perigo de os mesmos começarem a aqueçer em demasia e deixarem de fazer o papel deles.
E= ///M*c²
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Num carro a gasóleo não há nem de perto nem de longe tanto travão motor como num a gasolina portanto acaba por ainda compensar mais. Mas nos gasolina tb compensa.//M Escreveu:è verdade que engatado o consumo é 0 mas tb a velocidade é muito inferior, n sei o que acaba por compensar.
Re: Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
...tiro o pé do acelerador e deixo engatado quando sei que vou parar, como disse o //M retira velocidade.
O perigo de andar em ponto morto é que se o carro fugir é mais dificil segurá-lo. Contudo não o faço em locais em que haja esse risco.
Obrigado pelas vossas opiniões. Fico mais descansado por saber que não pode advir problemas mecânicos por tal prática.
O perigo de andar em ponto morto é que se o carro fugir é mais dificil segurá-lo. Contudo não o faço em locais em que haja esse risco.
Obrigado pelas vossas opiniões. Fico mais descansado por saber que não pode advir problemas mecânicos por tal prática.
-
- Membro Senior
- Registado: 17 abr 2006, 14:56
- O meu Carro:: '02 320d E46
Nunca ninguém faz maluquisses onde há perigo... e depois as coisas acontecem lol
2002' 320d E46 (WIP
)
2006' 320d E90

2006' 320d E90
-
- Membro Senior
- Registado: 06 set 2006, 08:41
- O meu Carro:: BMW E46 M3 - 2002
:snooty :snooty Carros desengatados... Isso quer é engatanço sempre!
nfire

Ex: alguns, lol
BMW E46 320D - 1999 (acho)
BMW E46 Coupe 320D - 2004
BMW E46 M3 - 2003
BMW E61 525D
BMW E92 335D
e depois começou a estupidez...
Antes: AUDI RS6 Avant - em prol da familia :-) Já era...
depois: AUDI A4 Cabrio 1.8T - também já era...
E agora: BMW E46 M3 - 2002
BMW E46 320D - 1999 (acho)
BMW E46 Coupe 320D - 2004
BMW E46 M3 - 2003
BMW E61 525D
BMW E92 335D
e depois começou a estupidez...
Antes: AUDI RS6 Avant - em prol da familia :-) Já era...
depois: AUDI A4 Cabrio 1.8T - também já era...
E agora: BMW E46 M3 - 2002
-
- Membro Juvenil
- Registado: 30 nov 2007, 13:53
Ja Tive um lupo 3l e se eu não estivesse a acelarar , o carro por ele automativament punha-se em ponto morto, lol! por isso axo k nao deve fazer grande mal , senão os homens da vw, não punham o carro assim, digo eu..
- casco
- Membro Gold
- Registado: 06 fev 2006, 15:00
- O meu Carro:: BMW 535d
eles querem é lume
nfire com fartura...
nfire

BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV
- jmbfs
- Membro Gold
- Registado: 27 mar 2007, 23:21
- O meu Carro:: BMW 320d E46
Completamente errado o facto de andar com o carro desengatado, so significa um aumento de consumo de combustivel, aumento de desgaste de todo o sistema de travagem e aumento enorme de insegurança. Lamento sinceramente quem te ensinou ou aconselhou a fazer isso.
Tal como referiram atras, depois as coisas acontecem......................... :sly
:lovebmw
Tal como referiram atras, depois as coisas acontecem......................... :sly