Xenon original e os eteceteras dele

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Geek77
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 01:03
O meu Carro:: E46 320d

Xenon original e os eteceteras dele

Mensagem por Geek77 »

Vamos manter este topico para assuntos relacionados com Xenon original, se estiverem de acordo comigo.

É que sobre afetrmarket HID nao falta informaçao - manda luz por tudo que é lado. Period. Seja com olho de boi ou reflector normal. A explicaçao é simples e obvia - H1; H4; H7 tem a luz na ponta da lampada, e Xenon - no centro da lampada. Logo o angulo da reflecçao é errado e o reflector espalha a luz em vez de a concentrar e mandar para frente.

Para "civilizar" os aftermarket eu enfiava-os num farol com olho de boi e AFASTAVA o reflector. Sim teriam que ser 50 tentativas com cada farol, mas eu nao largava ate conseguir.

Direfença de profundidade de relector de Xenon para reflector de lampadas comuns, para o mesmo carro: KLIKA AQUI.

Ja tive isso "a dread", so troquei para HID e siga para bingo. Era num FIAT que eu tinha. Sim, parece que esta sempre de dia, mas nem os peoes nem os condutores nem os srs.Agentes apreciavam o cenario :duh

Daqui para frente - nao uso mais HID aftermarket nos farois com projectores normais. Existem outras soluçoes boas como as Philips Extreme ou Vision Plus.

Back to the topic.

O problema comum de Xenon original é o reflector queimado.

A luz fica cada vez mais fraca, e o sintoma infalivel e facilmente visivel - é a borda alaranjada na parte de cima de projecçao para parede, no centro das riscas inclinadas.

Reflectores velhinhos de E46 (dum user de Bimmerwerkz):

Burned 1
Burned 2
Burned 3

Como podem ver, o alaranjado na borda da iluminaçao vem precisamente da camada reflectora queimada, é o plastico "frito".

O rapaz neste caso desenrascou-se com folha de aluminio industrial, com muito bons resultados.

Alguem ja resolveu este assunto de alguma maneira diferente? Ou sera que da para arranjar esta peça reflectora sem o resto de projector?

Ou restaurar a pintura cromada para altas temperaturas?

Muito obrigado pelas opinhoes.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Xenon original e os eteceteras dele

Mensagem por JOFIMO »

Geek77 Escreveu:Vamos manter este topico para assuntos relacionados com Xenon original, se estiverem de acordo comigo.

É que sobre afetrmarket HID nao falta informaçao - manda luz por tudo que é lado. Period. Seja com olho de boi ou reflector normal. A explicaçao é simples e obvia - H1; H4; H7 tem a luz na ponta da lampada, e Xenon - no centro da lampada. Logo o angulo da reflecçao é errado e o reflector espalha a luz em vez de a concentrar e mandar para frente.

Para "civilizar" os aftermarket eu enfiava-os num farol com olho de boi e AFASTAVA o reflector. Sim teriam que ser 50 tentativas com cada farol, mas eu nao largava ate conseguir.

Direfença de profundidade de relector de Xenon para reflector de lampadas comuns, para o mesmo carro: KLIKA AQUI.

Ja tive isso "a dread", so troquei para HID e siga para bingo. Era num FIAT que eu tinha. Sim, parece que esta sempre de dia, mas nem os peoes nem os condutores nem os srs.Agentes apreciavam o cenario :duh

Daqui para frente - nao uso mais HID aftermarket nos farois com projectores normais. Existem outras soluçoes boas como as Philips Extreme ou Vision Plus.

Back to the topic.

O problema comum de Xenon original é o reflector queimado.

A luz fica cada vez mais fraca, e o sintoma infalivel e facilmente visivel - é a borda alaranjada na parte de cima de projecçao para parede, no centro das riscas inclinadas.

Reflectores velhinhos de E46 (dum user de Bimmerwerkz):

Burned 1
Burned 2
Burned 3

Como podem ver, o alaranjado na borda da iluminaçao vem precisamente da camada reflectora queimada, é o plastico "frito".

O rapaz neste caso desenrascou-se com folha de aluminio industrial, com muito bons resultados.

Alguem ja resolveu este assunto de alguma maneira diferente? Ou sera que da para arranjar esta peça reflectora sem o resto de projector?

Ou restaurar a pintura cromada para altas temperaturas?

Muito obrigado pelas opinhoes.
Viva atiçaste-me o engenho de meter mãos à obra pois os meus estão com a faixa reflectora amarela por estarem queimados, a peç reflectora não é vendida à parte, se calhar a pintura cromada para altas temperaturas será a melhor (a folha de aluminio deve ser farsola) opção assim que arranjar o spray e tiver tempo vou meter mãos à obra e desarmar aquilo tudo que ainda dá trabalho e é preciso ter paciência.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

bem, inserido neste tema, tenho um conhecido que tem um e46 320d de 150cv com xenon original da bmw.

acontece que agora so liga um xenon e o outro pisca tipo strob e desliga. quando faz isso ele faz um ruido la para dentro, o que será? como se fará para arranjar?

um abraço!
Imagem Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Manuel S. Escreveu:bem, inserido neste tema, tenho um conhecido que tem um e46 320d de 150cv com xenon original da bmw.

acontece que agora so liga um xenon e o outro pisca tipo strob e desliga. quando faz isso ele faz um ruido la para dentro, o que será? como se fará para arranjar?

um abraço!
Isso já cheira a balastro arrancador brincadeira para cerca de 300 euros.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Mensagem por Sotnas »

Eu tenho Xenon original e as lâmpadas duraram-me 6/7 anos.

nissan200sx
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2009, 20:00
O meu Carro:: Bmw 520I E39 1998/01 Nissan 200sx

Mensagem por nissan200sx »

ja agora para quem quiser ler um link interesante sobre xenon http://www.meeknet.co.uk/E38/E38_Xenon_Lights.pdf

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

E para quem queira se habilitar a resolver o problema dos projectores queimados como foi referido atrás pelo user Geek77, aqui fica o link do DIY, http://www.bmwfaq.com/f9/brico-cambiar- ... on-397300/.
Cumps.

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Isso até se faz com calma, o problema é arranjar os projectores em bom estado...

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Notlim Escreveu:Isso até se faz com calma, o problema é arranjar os projectores em bom estado...
Viva só se conseguir-mos arranjar num sinistrado mas é difícil acho que vou tentar comprar tinta cromada de alta temperatura se existir pois ainda não encontrei em lado nemhum.

nissan200sx
Membro Juvenil
Registado: 27 mai 2009, 20:00
O meu Carro:: Bmw 520I E39 1998/01 Nissan 200sx

Mensagem por nissan200sx »

tinta cromada e dinheiro deitado fora que aquilo de cromado nao tem nada

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

nissan200sx Escreveu:tinta cromada e dinheiro deitado fora que aquilo de cromado nao tem nada
Cromado espelhado sei lá o que queiram chamar.....

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Mensagem por Ludwig »

Nao façam nada com essas tintas. Esse é um problema comum nos farois ZKW. passados uns tempos ficam assim amarelos (queiamdos) e deixam praticamente de dar luz. para quem tem esse problema, é relativamente simples e barato de o resolver! dá trabalho pois temos que desmontar o farol todo e retirar o projector. depois é eviar a parte cromada para a plasticos bueso (em Braga...por ex) e mandar cromar de novo esse plastico. eles lá fazem cromagens de plasticos!depois é voltar a por tudo no sitio e andar assim por muitos anos! :)

speedtds
Membro Junior
Registado: 26 set 2006, 20:18
O meu Carro:: Touring 318tds-Smart 3G-Corolla DX

Mensagem por speedtds »

Ludwig Escreveu:Nao façam nada com essas tintas. Esse é um problema comum nos farois ZKW. passados uns tempos ficam assim amarelos (queiamdos) e deixam praticamente de dar luz. para quem tem esse problema, é relativamente simples e barato de o resolver! dá trabalho pois temos que desmontar o farol todo e retirar o projector. depois é eviar a parte cromada para a plasticos bueso (em Braga...por ex) e mandar cromar de novo esse plastico. eles lá fazem cromagens de plasticos!depois é voltar a por tudo no sitio e andar assim por muitos anos! :)

Aproveitando a tua dica, Ludwig qualquer tipo de plastico dara para cromar? Tinha ideia de mandar cromar duas peça da touring, mas não sei é se isso fica em conta...Sabes dizer mais ou menos valores?

Cumprimentos

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

valores que se praticam, a volta de 30eur a peça .

abraço!
Imagem Imagem

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

Ludwig,

por acaso tiveste boa ideia, vou ver se encontro uma casa que havia no Porto que fazia cromagem de plasticos :fixe
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Responder

Voltar para “Manutenção”