Filtro de habitáculo

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Rick
Membro Juvenil
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Filtro de habitáculo

Mensagem por Rick »

Imagem

Uma névoa invisível de gases nocivos, como ozono, óxido nítrico, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos, assim como poeiras, fuligem e pólen, são uma realidade em qualquer estrada do mundo. Esta fermentação de elementos suspensos no ar é extremamente prejudicial para a saúde, tornando-se ainda mais forte quando os veículos arrancam em sinais luminosos ou no trânsito pára-arranca.

A esta poluição provocada pelo homem, junta-se, ainda, o pólen natural existente no ar. Tudo isto pode despoletar reacções alérgicas tais como febres altas ou mesmo asma.

Tal como um aspirador, um carro absorve o ar poluído e difunde-o no interior de forma natural ou através do sistema de ar condicionado. Aí, o pólen, fuligem do Diesel e gases de escape, são armazenados durante um período longo de tempo, poluindo o ar que os ocupantes respiram. Investigações mostram que a concentração de fumos de escape e fuligem no interior de uma viatura é consideravelmente maior que no ar imediatamente em redor desse veículo.

Imagem

Os filtros de habitáculo quando em boas condições devem ser substituídos de acordo com o recomendado pelo construtor do veículo, protegem os condutores e passageiros contra esta situação danosa, tendo-se tornado um equipamento standard em carros e camiões nos últimos 10 anos.

Na indústria automóvel, os engenheiros distinguem entre o filtro de habitáculo com elementos filtrantes contra partículas, e o filtro combinado que também contêm carbono activo. Filtros de partículas consistem de material que filtra o pó, fuligem e pólens quase totalmente se o material for de boa qualidade. Mas é somente em combinação com o carbono activo que os gases de escape podem ser extraídos do ar.

Os constituintes base do carbono activado são a lignite, carvão, turfa ou mesmo o côco, que são carbonizados para formarem um material esponjoso. O carbono é activo porque absorve moléculas de gás, isto é, prende as moléculas à superfície dos poros. A função do carbono activo depende da estrutura dos poros e tamanho da superfície interior. Geralmente, o carbono activo é inserido nos filtros de habitáculo na forma de grãos de tamanho milimétrico. Entre 100 e 300 gramas de carbono activo é usado em cada filtro.

Os filtros de habitáculo são normalmente compostos por três camadas. A primeira camada colecta graus de poeira com um diâmetro maior que cinco mícrones. A segunda camada tem poros mais finos e absorve partículas com cerca de um mícron. A terceira camada, geralmente, consiste de um elemento rugoso que dá ao filtro a resistência para suportar a turbulência do ar. Os grãos de carbono activo estão localizados entre as camadas dois e três.

Se ocorrem um ou mais dos seguintes factores, então está na altura de substituir o filtro do habitáculo:

- Há mais de 1 ano ou de 15 mil quilómetros que não troca o filtro do habitáculo.
- Sente-se algum mau cheiro no interior do veículo quando se liga o ar condicionado ou a sofagem.
- Nota-se que se deposita sujidade na face interna do pára-brisas.
- Quando o pára-brisas está embaciado, a eliminação do vapor é lenta ou parcial.
- Nota-se que se deposita pó no tablier do veículo.
- Houve uma redução na quantidade de ar que entra no veículo pelo sistema de ar condicionado ou de sofagem.

luismrc
Membro Juvenil
Registado: 25 jun 2009, 19:43
O meu Carro:: bmw 320d e46

Re: Filtro de habitáculo

Mensagem por luismrc »

:palmas :palmas

anibalsantos
Membro Juvenil
Registado: 01 mar 2010, 10:10
O meu Carro:: 2bmw 316i E36--1994(coupe)/1991(5p)

Mensagem por anibalsantos »

boa informação, mas já agora, onde fica o filtro do habitáculo do E36 (se é que ele tem)
BMW 316 devagarinho, devagarinho, mas lá chega-...

_Dex_
Membro Iniciado
Registado: 21 nov 2007, 15:23

Mensagem por _Dex_ »

anibalsantos Escreveu:boa informação, mas já agora, onde fica o filtro do habitáculo do E36 (se é que ele tem)
Ao que parece tem. Mas difere, tive a ver no TIS e ele define como Micro filtro Chaufagem (deve de ser sem A/C) e Micro filtro com sistema de Climatização (deve de ser com A/C) Segue abaixo os links das instruções para mudar o mesmo :fixe
Informação vem do TIS e vem muito bem explicado :D

Micro filtro com sistema de Climatização:

Código: Selecionar todos

http://rapidshare.com/files/403518019/Substituir_o_microfiltro_para_o_sistema_de_climatiza____o.rar.html
Micro filtro Chaufagem:

Código: Selecionar todos

http://rapidshare.com/files/403517993/Substituir_o_microfiltro_para_o_aparelho_de_chaufagem.rar.html
Nota: com sistema de Climatização tem que se desmontar o porta luvas, que a informação para o fazer vai também no ficheiro.

Cumpz :lovebmw
Última edição por _Dex_ em 28 jun 2010, 12:54, editado 1 vez no total.
My Ride 320D 99' Silver

Imagem

Os Meus ConsumosImagem

_Dex_
Membro Iniciado
Registado: 21 nov 2007, 15:23

Mensagem por _Dex_ »

anibalsantos Escreveu:estes links não funcionam..

Links editados :wink1 :lovebmw
My Ride 320D 99' Silver

Imagem

Os Meus ConsumosImagem

anibalsantos
Membro Juvenil

vou ver isto de tarde, espero que ajude a resolver a minha duvida

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

anibalsantos
Membro Juvenil

que complicação....... temos de desmontar o tablier quase todo...

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

E nem consegues ver, tem de ser por tacto :lol1

anibalsantos
Membro Juvenil

secalhar não vou meter.... mas ele echo que nunca foi mudado.. é melhor mudar, deve estar limpinho deve...

uma pequena questão, que me foi colocada por um colega, disseram-me que se colocasse desodorizante, ou perfume, coisas desse género, no filtro do habitáculo, depois quando ligava o ar condicionado ou a sofagem, cheirava de acordo com o que lá colocavamos, é verdade???

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

É verdade. O que lá puseres vem cá para dentro.

anibalsantos
Membro Juvenil

já estive a ver aqui uns topicos que falavam dos maus cheiros, e diziam para colocar um spray qualquer nos canais,

já sei, quando houver mau cheiro dentro do carro, é colocar perfume no filtro :palmas :palmas

djangopt
Membro Senior
Registado: 27 dez 2007, 22:57
O meu Carro:: E60 525I

Mensagem por djangopt »

user sempre pronto a por topicos uteis .

user impecavel :fixe

Rick
Membro Juvenil
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Mensagem por Rick »

Obrigado ;)

318is coupe
Membro Juvenil
Registado: 02 nov 2010, 17:31
O meu Carro:: BMW 318is Coupe E36