
Chegou-nos às mãos neste estado, com alguns riscos mais vincados e com bastantes defeitos

Marcas de polimentos anteriores



Sim, as jantes ainda não tinham sido lavadas, o carro tinha sido entregue lavado, ainda assim foi lavado integralmente com Duragloss 901.

Depois de enxaguado com a toalha WW da Softy, isolaram-se as partes sensíveis (tais como plásticos, borrachas, cromados) e partiu-se para a correcção de pintura.
Nesta fase fomos desafiados por haver painéis recentemente pintados e outros que já tinha sido alvo de “tentativa” de polimento.
O capot era um dos painéis repintados, pelo que ainda assim longe de estar perfeito, com pig-tails e hologramas.
O antes

E após polimento com 3M Extra Fine com esponja laranja

No rebordo do capot, mais umas marcas – corrigidas da mesma forma

Resultado ainda sem acabamento

E para o outro lado altura de experimentar um gadjet novo - Gloss Meter – que em bom português significa medidor de brilho, isso mesmo!
À esquerda a medição ainda sem correcção, ao centro durante a correcção, à direita o valor de GU’s (Gloss Unit’s) depois do polimento.

Mais tarde, decidiu-se averiguar que valores teríamos, já com o acabamento dado em todo o capot.
Os valores oscilavam entre 107 e 112, o que significava que a pintura estava agora mais lisa e brilhante que nunca

Mais do mesmo


Nas laterais optou-se por se retirarem os piscas para que o nível de correcção chegasse aos nossos padrões de exigência

E o depois

A porta do passageiro após a correcção com 3M Fast Cut Plus/laranja, 3M Extra Fine/verde

Aqui mais uma lateral corrigida ainda sem acabamento

Visto num outro ângulo

O trabalhoso e delicado remate do guarda-lamas traseiro, que tinha aqueles riscos fundos lembram-se? Já pertenciam ao passado.

Durante a correcção do tampo da mala, com as úteis esponjas de 80mm

Mais um recanto corrigido, aliás cantos e recantos eram coisas que não faltavam no Saab

O antes dos farolins

E o depois

Nesta imagem é clara, a recuperação tanto a nível de escurecimento da pintura, como de remoção de defeitos

em zoom

Retirada a fita que protegia o emblema deparamos com isto

Se tem swirls, também fica sem eles e após um polimento cuidadoso foi possível homogeneizar o resultado.

Guarda-lamas do lado do condutor estava bastante castigado

E após corte e polimento ficou bem mais apresentável

Ora bem, Detalhe é feito de pormenores e este foi um deles.
Polimento dos piscas laterais, com o antes e depois

E aqui o modus operandi

As borrachas também foram limpas (esquerda depois – direita antes)
Foram posteriormente condicionados com 1Z Gummy em dose dupla.

Foram retocados alguns pontos, onde a tinta já faltava, fruto da projecção de pedras das rodas traseiras.

Aqui no último dia de correcção de pintura, já com um outro ar e pronto a levar acabamento.

Tempo ainda para se corrigirem as partes baixas, aqui um 50/50

Makita’s Playground

Uma imagem do estado geral da coisa


Trabalho mecânico finalizado e era altura de dar uso ao aplicador de algodão/cotonetes e Autosol Metal Polish

Aqui um capricho, tomamos a liberdade de dar um outro ar à linha de escape (onde o braço chegava)


A ponteira antes

E depois

Perdão, eu disse que o trabalho mecânico já tinha sido finalizado, ainda houve tempo para mais acção.

As quartelas estavam demasiado baças e com pouco brilho pelo que a pedido do dono, foram também polidas e ficaram mais de acordo com o aspecto global do carro

Aspecto final

E uma animação com o contraste entre antes e depois

Finalizado o trabalho da Makita (agora sim!) foi altura de nova banhoca para remover o pó do polimento e se passar à etapa de protecção.
Ainda sem nada em cima da pintura já dava para ver que se tinha trabalhado bem



Um ponto que facilmente é esquecido, o compartimento que alberga a capota (quando esta está recolhida)

Estava sujo e com aspecto bastante seco

Após limpeza com APC e condicionamento ficou com um outro ar e acima de tudo protegido.


O emblema de trás já não estava muito famoso, pelo que foi trocado por um novo.

Para o retirar foi necessário desmontar umas quantas peças e já que estão cá fora, porque não aprimorar um pouco mais um trabalho?
Aqui o suporte das luzes de matrícula, limpo e condicionado com 1Z Vinyl Gel.

Hora de recolher aos aposentos para aplicação da protecção e ao fim de um par de horas, foi retirado da garagem, para umas fotos finais e para se ter noção do real estado






O interior embora não tenha sido alvo de nenhum trabalho em particular decidiu-se registar também alguns enquadramentos



A imagem que tantos de nós gostam de ver, uma pintura tratada e sem defeitos.







O dono não parava de falar dos reflexos do capot





E aqui já prontinho a partir, para a garagem onde iria passar a noite
