DOSSIER OLEO de MOTORES
Enviado: 13 set 2010, 21:22
Tirado de um Livro especialisado BMW.........
A Viscosidade de um Oleo indica a Fluidite em Funçao da Temperatura.
Resistencia que Diminui com o Calor.
A Viscosidade è Importante,se è Grosso pede mais esforço ao Motor ,se è Fluide um Risco de usura Prematura .
Na Etiqueta do bidao de Oleo os Numeros de um lado e do Outro do W (Winter ,Inverno),indicam a Viscosidade baixa e Alta Temperatura 100°c.
Um Oleo 5W30 sera mais Fluide em Temperaturas Baixas que um 10W40...
E Um 5W30 Sera mais Fluide em Temperaturas altas que um 5W40..............................................
As Normas API:
Separam os Oleos para Motores a Gasolina (S)e para Motores Diesel (C)...a letra que se segue indica a Data da Norma mais se ela avança nos Anos ,mais a Norma è Recente."è por ordem alfabetica"
Por Exemplo:a Norma API SC foi criada para Motores Gasolina de 1964 a 1967,a Norma API SE para Motores de 1968 a 1971,e por ai adiante.
Hoje em Dia (isto em 2009 Agosto)os Oleos sao API SL e em Alguns Casos jà o SM.
(Como Exemplo um Oleo SE è menos Boa que uma SF e esta mesmo inferior a uma SH)..
A Norma ACEA(association des Constructeurs Europeens Automobiles)..
è destinguida por 4 Classes:
A:Motores a Gasolina .
B:Para veiculos Diesel de Tourismo ou utilitarios Legeiros.
C:Para Veiculos ,Gasolina ou Diesel com sistema de Tratamentos de poluentes (carros com Filtro de Particulas por ex!).
Estas Normas Sao evolutivas quer dizer que podem subir testes ao longo dos Anos por essa Razao o Ano deve estar escrito.
ouve Mudanças em 2004 nomeadamente o Regroupamento das Normas A e B.
Os Numeros:
A1/B1 :Oleo para Motores Diesel e Gasolina que Reclamam Oleos de Baixa Viscosidade,baixos frotementos ,tendo uma Boa resistencia a altas Temperaturas e para economia de Carburante.
A2/B2:jà nao Figura nas Normas ACEA desde 2004,Este Oleo pode ser Inconpativel com Motores Recentes ,considerado baixa Gama e dificel de encontrar?
A3/B3:Oleo (Stable)para Motores Gasolina e Diesel Performantes ,com longos intervalos de Mudança de Oleo ou de Baixa Viscosidade* (*dependendo dos Construtores)..
A3/B4:Igual ao de cima integrando as Exigencias Especificas aos Motores de Injecçao Directa.
A5/B5:Oleo (Stable) para Motores Diesel e Gasolina Performantes,com longos Intervalos de Mudança de Oleo previsto para funcionar com Oleos de baixa Viscosidade, Baixos Frotamentos e a Altas Temperaturas ,para economisar Carburante.
C1:Oleo (Stable) para Carros Gasolina e Diesel ,Compativel para Carros com Filtro a particulas e a Catalisadores de 3 Vias. Previsto Para Motores que Pedem Pouco Frotamento ,Baixa Viscosidade e Contendo pouco Soufre de Phosphores e Cinza,Estes Oleos Aumentam a Vida dos Filtros a Particulas e dos Catalizadores .
Atençao !
estas Classes nao convem a Todos os Motores e nao se pode Dizer que um A1/B1 seja inferior a um A2/B2 ou a um A3/B3,ler sempre a Prescriçao do Construtor .
As Normas dos Construtores:
Hoje a Maior Parte dos Construtores Elaboram e escolhem os Melhores oleos que Convem aos Seus Motores ,alguns utilisando Oleos superiores às Normas ACEA.
Se a Norma para BMW exigida è L-L-98.A ultima Norma da BMW se Chama LL04,è um Oleo mid SAPS,haut HTHS que se deve utilizar em todos os BMW .
Seja o que for seguir as recomendaçoes do Construtor .....
Algumas Abreviaçoes:
SAPS(cendres,phosphore et soufre)......
DPF(filtre a Particulas Diesel)..............
TWC(catalisador a 3 vias)...................
HTHS(alta temperatura e viscosidade Elevada)..
Desculpem a Traduçao alguma duvida Pm.
.
A Viscosidade de um Oleo indica a Fluidite em Funçao da Temperatura.
Resistencia que Diminui com o Calor.
A Viscosidade è Importante,se è Grosso pede mais esforço ao Motor ,se è Fluide um Risco de usura Prematura .
Na Etiqueta do bidao de Oleo os Numeros de um lado e do Outro do W (Winter ,Inverno),indicam a Viscosidade baixa e Alta Temperatura 100°c.
Um Oleo 5W30 sera mais Fluide em Temperaturas Baixas que um 10W40...
E Um 5W30 Sera mais Fluide em Temperaturas altas que um 5W40..............................................
As Normas API:
Separam os Oleos para Motores a Gasolina (S)e para Motores Diesel (C)...a letra que se segue indica a Data da Norma mais se ela avança nos Anos ,mais a Norma è Recente."è por ordem alfabetica"
Por Exemplo:a Norma API SC foi criada para Motores Gasolina de 1964 a 1967,a Norma API SE para Motores de 1968 a 1971,e por ai adiante.
Hoje em Dia (isto em 2009 Agosto)os Oleos sao API SL e em Alguns Casos jà o SM.
(Como Exemplo um Oleo SE è menos Boa que uma SF e esta mesmo inferior a uma SH)..
A Norma ACEA(association des Constructeurs Europeens Automobiles)..
è destinguida por 4 Classes:
A:Motores a Gasolina .
B:Para veiculos Diesel de Tourismo ou utilitarios Legeiros.
C:Para Veiculos ,Gasolina ou Diesel com sistema de Tratamentos de poluentes (carros com Filtro de Particulas por ex!).
Estas Normas Sao evolutivas quer dizer que podem subir testes ao longo dos Anos por essa Razao o Ano deve estar escrito.
ouve Mudanças em 2004 nomeadamente o Regroupamento das Normas A e B.
Os Numeros:
A1/B1 :Oleo para Motores Diesel e Gasolina que Reclamam Oleos de Baixa Viscosidade,baixos frotementos ,tendo uma Boa resistencia a altas Temperaturas e para economia de Carburante.
A2/B2:jà nao Figura nas Normas ACEA desde 2004,Este Oleo pode ser Inconpativel com Motores Recentes ,considerado baixa Gama e dificel de encontrar?
A3/B3:Oleo (Stable)para Motores Gasolina e Diesel Performantes ,com longos intervalos de Mudança de Oleo ou de Baixa Viscosidade* (*dependendo dos Construtores)..
A3/B4:Igual ao de cima integrando as Exigencias Especificas aos Motores de Injecçao Directa.
A5/B5:Oleo (Stable) para Motores Diesel e Gasolina Performantes,com longos Intervalos de Mudança de Oleo previsto para funcionar com Oleos de baixa Viscosidade, Baixos Frotamentos e a Altas Temperaturas ,para economisar Carburante.
C1:Oleo (Stable) para Carros Gasolina e Diesel ,Compativel para Carros com Filtro a particulas e a Catalisadores de 3 Vias. Previsto Para Motores que Pedem Pouco Frotamento ,Baixa Viscosidade e Contendo pouco Soufre de Phosphores e Cinza,Estes Oleos Aumentam a Vida dos Filtros a Particulas e dos Catalizadores .
Atençao !
estas Classes nao convem a Todos os Motores e nao se pode Dizer que um A1/B1 seja inferior a um A2/B2 ou a um A3/B3,ler sempre a Prescriçao do Construtor .
As Normas dos Construtores:
Hoje a Maior Parte dos Construtores Elaboram e escolhem os Melhores oleos que Convem aos Seus Motores ,alguns utilisando Oleos superiores às Normas ACEA.
Se a Norma para BMW exigida è L-L-98.A ultima Norma da BMW se Chama LL04,è um Oleo mid SAPS,haut HTHS que se deve utilizar em todos os BMW .
Seja o que for seguir as recomendaçoes do Construtor .....
Algumas Abreviaçoes:
SAPS(cendres,phosphore et soufre)......
DPF(filtre a Particulas Diesel)..............
TWC(catalisador a 3 vias)...................
HTHS(alta temperatura e viscosidade Elevada)..
Desculpem a Traduçao alguma duvida Pm.
.