bomba de agua

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
casaleiro_fml
Membro Juvenil
Mensagens: 153
Registado: 17 dez 2011, 11:54
O meu Carro:: bmw E36 318IS
Localização: Aveiro-Setubal

bomba de agua

Mensagem por casaleiro_fml »

de quantos em quantos km´s deve ser mudada a bomba de agua no 318is, motor M44?
já andei a ver no livro do carro e no autodata, mas nao encontro nenhum valor :think
my BMW Imagem

whiteg40
Membro Juvenil
Mensagens: 169
Registado: 04 ago 2011, 11:12
O meu Carro:: 318D Pack M

Re: bomba de agua

Mensagem por whiteg40 »

Nao deve ter data, no e46 do meu vizinho a diesel mudou aos 240.000km porque estava a perder agua.

Avatar do Utilizador
casaleiro_fml
Membro Juvenil
Mensagens: 153
Registado: 17 dez 2011, 11:54
O meu Carro:: bmw E36 318IS
Localização: Aveiro-Setubal

Re: bomba de agua

Mensagem por casaleiro_fml »

obrigado whiteg40
my BMW Imagem

whiteg40
Membro Juvenil
Mensagens: 169
Registado: 04 ago 2011, 11:12
O meu Carro:: 318D Pack M

Re: bomba de agua

Mensagem por whiteg40 »

Esse motor é de corrente não é? se for de correia deve mudar quando mudas a mesma.

Avatar do Utilizador
casaleiro_fml
Membro Juvenil
Mensagens: 153
Registado: 17 dez 2011, 11:54
O meu Carro:: bmw E36 318IS
Localização: Aveiro-Setubal

Re: bomba de agua

Mensagem por casaleiro_fml »

é de corrente, se fosse de correia devia de ser mudada quando a correia e respectivos rolamento tensor...
my BMW Imagem

Falcão do Asfalto
Membro Juvenil
Mensagens: 135
Registado: 07 mai 2011, 14:21
O meu Carro:: 320 d e46 2000/02
Localização: vila das aves

Re: bomba de agua

Mensagem por Falcão do Asfalto »

Viva.

Todas a bombas de agua devem ser mudadas a cada 100 mil km.
Mas a grande maioria muda so quando dão problemas.

Abraço.

Avatar do Utilizador
casaleiro_fml
Membro Juvenil
Mensagens: 153
Registado: 17 dez 2011, 11:54
O meu Carro:: bmw E36 318IS
Localização: Aveiro-Setubal

Re: bomba de agua

Mensagem por casaleiro_fml »

então é isso o carro está a chegar aos 200 mil
obrigado Falcão
my BMW Imagem

Sofia Jose
Membro Juvenil
Mensagens: 54
Registado: 20 abr 2013, 18:01
O meu Carro:: 320

Re: bomba de agua

Mensagem por Sofia Jose »

Boa tarde,

Nenhum fabricante preconiza uma data ou quilometragem para substituir a bomba de água.
Nem existe. Muda-se quando tem perdas, e mesmo assim por vezes resolve-se com os vendantes novos.

Essa conversa das oficinas que deve mudar quando muda a correia etc. é boa para quem vende peças ;)
Tambem dizem que quando se muda a correia deve-se mudar os tensores e roletes todos e é outra mentira.
Muda-se o tensor da correia apenas.
Por isso é que as pessoas levam com facturas de 1000 a 2000€ para mudar uma correia de distribuição.
Mudam tudo e mais alguma coisa...
Um carro se perder liquido refrigerante este desce no reservatório e acende a luz no painel.
E pode perder por muitas razões.
E é aí que se deve aferir a razão. Se for a bomba de água (que eu duvido) muda-se.
Ela pode durar 100, 200 300 mil.. mudar por antecipação é o que as oficinas recomendam para seu próprio beneficio.

Cumprimentos,

Avatar do Utilizador
casaleiro_fml
Membro Juvenil
Mensagens: 153
Registado: 17 dez 2011, 11:54
O meu Carro:: bmw E36 318IS
Localização: Aveiro-Setubal

Re: bomba de agua

Mensagem por casaleiro_fml »

tank´s sofia jose

a parte dos lucros das oficina não me aquece nem arrefece, porque sou eu que faço 100% da mecânica no meu carro :fixe
tava só preocupado em tentar manter a fiabilidade do meu motor, pois costumo fazer viagens longas :lovebmw
my BMW Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: bomba de agua

Mensagem por Crow »

Quando a bomba de água está associada à correia de distribuição acho que deve ser mudada ao mesmo tempo.

Assim existe maior garantia para a distribuição e o cliente não paga mais em mão de obra por isso. Caso exista problema com a bomba de água durante o intervalo de manutenção à correia de distribuição implica que o cliente pague ã mesma mão de obra que pagou para a distribuição.

Não acho sensato.

Falcão do Asfalto
Membro Juvenil
Mensagens: 135
Registado: 07 mai 2011, 14:21
O meu Carro:: 320 d e46 2000/02
Localização: vila das aves

Re: bomba de agua

Mensagem por Falcão do Asfalto »

Sofia Jose Escreveu:Boa tarde,

Nenhum fabricante preconiza uma data ou quilometragem para substituir a bomba de água.
Nem existe. Muda-se quando tem perdas, e mesmo assim por vezes resolve-se com os vendantes novos.

Essa conversa das oficinas que deve mudar quando muda a correia etc. é boa para quem vende peças ;)
Tambem dizem que quando se muda a correia deve-se mudar os tensores e roletes todos e é outra mentira.
Muda-se o tensor da correia apenas.
Por isso é que as pessoas levam com facturas de 1000 a 2000€ para mudar uma correia de distribuição.
Mudam tudo e mais alguma coisa...
Um carro se perder liquido refrigerante este desce no reservatório e acende a luz no painel.
E pode perder por muitas razões.
E é aí que se deve aferir a razão. Se for a bomba de água (que eu duvido) muda-se.
Ela pode durar 100, 200 300 mil.. mudar por antecipação é o que as oficinas recomendam para seu próprio beneficio.

Cumprimentos,




Viva.
Eu na minha mera opinião o que foi dito "poderá ter um pouco de razão"
È a conta desses pensamentos que depois vê-se motores com correias que deram problemas graves no motor.
Se eu for por essa ideia entao carros que tem corrente de distribuição nunca se muda nada.
Mas como disse cada um sabe de si.

Comprimentos.

Sofia Jose
Membro Juvenil
Mensagens: 54
Registado: 20 abr 2013, 18:01
O meu Carro:: 320

Re: bomba de agua

Mensagem por Sofia Jose »

Quer seja correia quer seja corrente tem um periodo estipulado de vida util máximo.
Daí que no plano de manutenção da viatura esteja lá estipulado o periodo máximo de utilização em quilometros ou anos.

Como disse as oficinas o que fazem é rentabilizar a mão de obra, informando os clientes, que já que têm que substituir a correia, aproveitam e mudam tambem os outros conponentes todos (bomba de água e demais tensores e roletes)

É uma medida preventiva, mas que sai cara ao cliente. E claro é sempre o cliente que decide.

O que estou a dizer é que não existe esse imperativo, de substituição imposto pelo fabricante.

Nos meus carros todos que já tive ao longo da minha vida nunca mudei e até hoje nunca foi necessário.

Por exemplo, com excepção do tensor da correia, se um dos outros tensores gripar, não é necessário mudar a correia. Muda-se tão só esse tensor. Então pergunto para que substitui-los se estão bons?

Quando um tensor gripa produz ruido e é então que se deve substituir.

Nota: há modelos cuja corrente nunca se substitui. Não sei precisar quais. É vitalicia. É uma questão de lerem o manual da viatura.

Avatar do Utilizador
casaleiro_fml
Membro Juvenil
Mensagens: 153
Registado: 17 dez 2011, 11:54
O meu Carro:: bmw E36 318IS
Localização: Aveiro-Setubal

Re: bomba de agua

Mensagem por casaleiro_fml »

supostamente a corrente nunca se muda.... assim de repente so me lembro dos BM´s e dos mercederes terem corrente, e supostamente o motor nao foi feito para durar os km´s necessários para a corrente ter de ser mudada...

sei de alguns casos em mercedes de taxistas que tiveram de mudar, pois a corrente começou a fazer ruidos ao bater nas caixas\carter´s... mas estes já tinham passado os 1000000 km´s e supostamente não foram feitos pra durar tanto...
my BMW Imagem

Sofia Jose
Membro Juvenil
Mensagens: 54
Registado: 20 abr 2013, 18:01
O meu Carro:: 320

Re: bomba de agua

Mensagem por Sofia Jose »

casaleiro_fml Escreveu:supostamente a corrente nunca se muda.... assim de repente so me lembro dos BM´s e dos mercederes terem corrente, e supostamente o motor nao foi feito para durar os km´s necessários para a corrente ter de ser mudada...

sei de alguns casos em mercedes de taxistas que tiveram de mudar, pois a corrente começou a fazer ruidos ao bater nas caixas\carter´s... mas estes já tinham passado os 1000000 km´s e supostamente não foram feitos pra durar tanto...
Há mais, muitos mais com corrente. Até modelos de Opel Corsa 1.3 tem corrente só pra ter uma ideia. São inumeros os carros com corrente, aliás tem sido uma medida adoptada pelas marcas cada vez mais. No sentido de minimizar custos de manutenção correctiva e mais um argumento de venda. Se a corrente faz ruido é a tensão que está em causa e não a corrente ;) Para isso está lá o tensor. Agora é obvio... falar de um carro com um milhão de kms.. tambem tenho aqui em casa um artigo do jornal expresso sobre taxis em Lx com 5 e 6 e 7 milhoes de quilometros...
Obviamente que a estas quilometragens e por muito que o material seja resistivel é melhor mudar. Mas estamos a falar de Mercedes..e Mercedes de outra geração e não estes cdi´s.. com periféricos da Bosch e outros....

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: bomba de agua

Mensagem por Crow »

Mas a tensão da corrente fica em causa devido ao desgaste da mesma. A corrente vai alargando e chega a um ponto que o tensor não tem curso suficiente para corrigir a folga da mesma e esta tem que ser substituida.

Responder

Voltar para “Manutenção”