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oleo do motor

Enviado: 07 fev 2006, 14:37
por Kaux
Boas! tive a ver em http://www.uucmotorwerks.com/html_techt ... fluids.htm e eles recomendam oleo Mobil 1 Synthetic 15W50, mas no meu carro na BMW colocam sempre Visco 5000 10W40..

alguem me sabe dizer a diferença entre eles e o que significa os 15W50 e 10W40?

Fikem Bem! ;)

Enviado: 07 fev 2006, 20:25
por powerslave
http://www.driverstechnology.co.uk/oil-technology.htm

Deve dar uma ajuda ;)

Ou do site da galp:
O QUE É O "GRAU DE VISCOSIDADE" SAE?

Em todo o Mundo, para automóveis, as viscosidades dos lubrificantes são classificadas em graduações "SAE" (Society of Automotive Engineers) diferenciadas para motores e para transmissões.

As classificações SAE distinguem limites diferentes para viscosidades a "frio" (número seguido da letra "W") e a "quente". Se só forem classificados numa destas bandas (por exemplo, SAE 40), diz-se que o lubrificante é "monograduado".

A tendência actual é para a utilização de lubrificantes "multigraduados" com limites a "frio" e a "quente" (por exemplo, SAE 5W-40 para motores e SAE 80W-90 para transmissões).

Para se distinguirem graduações SAE para lubrificantes para motores e para transmissões, note-se que o número SAE mais alto para motores é "60", enquanto o número SAE mais baixo para transmissões é "70".
Cumps,
powerslave

Enviado: 07 fev 2006, 20:49
por Kaux
ou seja, com o oleo que tenho tenho melhor viscosidade a frio (10W40) do que o com o 15W50 pue permite trabalhar a temperaturas mais quentes pelo que percebi, mas nada tem a ver com o oleo ser mineral o sintético como me tinham dito na oficina.. certo?

Enviado: 07 fev 2006, 21:06
por powerslave
Kaux Escreveu:ou seja, com o oleo que tenho tem melhor viscosidade a frio (10W40) do que o com o 15W50 que permite trabalhar a temperaturas mais quentes pelo que percebi, mas nada tem a ver com o oleo ser mineral o sintético como me tinham dito na oficina.. certo?
O ser sintético ou não vem descrito no rótulo da embalagem do óleo em questão.

cumps,
powerslave

Enviado: 07 fev 2006, 21:23
por Kaux
pois.. :scary primeira revisao k n foi a marca e ultima.. o meu pai agora com a recessao tem a mania do barato.. :(

Enviado: 07 fev 2006, 21:51
por powerslave
Porque não começas tu a fazer as revisões? Óleo e filtro é fácil de trocar, há por aqui descrição de como reiniciar o contador do painel para a revisão e para a inspecção, e sempre poupas na mão de obra ;)
É só procurares por aqui que encontras praticamente tudo... e se não encontrares, alguém encontra por ti ;)

(Uso o Mobil 1 também, mas o 5w50)

Um abraço,
powerslave

Enviado: 07 fev 2006, 21:53
por powerslave
Porque não começas tu a fazer as revisões? Óleo e filtro é fácil de trocar, há por aqui descrição de como reiniciar o contador do painel para a revisão e para a inspecção, e sempre poupas na mão de obra ;)
É só procurares por aqui que encontras praticamente tudo... e se não encontrares, alguém encontra por ti ;)

(Uso o Mobil 1 também, mas o 5w50)

Um abraço,
powerslave

Enviado: 07 fev 2006, 22:36
por Kaux
ya.. tb ja pensei nisso.. e tive a ver agora nas facturas e vi que o carro andou 25.000km's com o Visco 5000 antes desta revisao.. :? so levei a revisao quando avisou no painel.. mas não será muito? ja agora.. será que poderei ter problemas se o mecanico me meteu oleo mineral? :?

Enviado: 07 fev 2006, 22:59
por AndreAPL
Ja agora, qual a norma da bmw pra o motor dele?
A meu ver 25k para 1 Visco 5000 é puxadito :D

Eu pessoalmente uso BP, mas o meu caso é diferente :lol: acho que 5w40 seria bom, decerto 10w40 seria mais equilibrado pra o caso dele.

Enviado: 07 fev 2006, 23:44
por Albertoliveira
O meu na BMW levou CASTROL FORMULA SLXLL010W30 e levaram-me 118.80 € por 5 litros (porque levou filtro tambem) :driving

oleo do motor - E36

Enviado: 14 mar 2006, 18:58
por fcolaco
Viva,

Em primeiro lugar o link que tu tens parece-me americano e refere-se quase de certeza ao M3. E para um grau de viscosidade tão alta (15W...) parece-me ser para um motor já antigo, dos inícios dos anos 90. Será o teu caso?
Para um E36 "actual" o melhor é consultar uma oficina autorizada ou um bom guia de óleos on-line como os da Castrol ou da Cepsa (http://www.cepsa.com/productos/pages/gu ... ion-pt.htm).

Um 316i não leva concerteza o mesmo tipo de óleo que um 320D :)

Só por curiosidade a última vez que atestei com Castrol SLX LL01 5W30 o meu 520D levei com uma factura de quase 180 EUR. :evil: Só de óleo :x

Mas prefiro isso ao que me fizerem na Precision que, sem ninguém lhes ter encomendado o serviço: resolveram enfiar 1L de 5W40 de menor qualidade :x Incompetentes! :evil:

Um abraço,

Enviado: 16 mar 2006, 01:44
por MiniBimmer
Boas
O meu 318IS leva Castrol Softec 5w 40 e o MCS JCW leva Castrol SLX 0w 30.

Q oleo é esse... SLX 5w 30. Se existe é novo... o unico SLX q existia era o 0w 30...

Um oleo 10w 40 nc é 100% sintetico é apenas sintetico... logo esse Visco é sintetico... 25.000Km com esse oleo parece-me mto... para teres uma ideia eu só uso oleo 100% sintetico em ambos os carros e trocam sp o oleo a cada 10.000Km.

Recomendo lubrificantes Castrol ou Cepsa

Abraço
Hasta

Enviado: 16 mar 2006, 10:21
por Kaux
MiniBimmer Escreveu:Um oleo 10w 40 nc é 100% sintetico é apenas sintetico...
porque? desconhecia isso.. podes-me explicar? :)

Enviado: 17 mar 2006, 01:03
por MiniBimmer
Boas
N sou nenhum expert na materia nem nd com q se possa parecer :)
A unica explicação q te posso dar é q n existe mesmo oleos 100% sinteticos com essa graduação... um 10w 40 é um oleo sintetico...
Segundo sei as unicas graduações de oleos de 100% sinteticos são: 0w 30; 5w 30; 0w 40; 5w 40: 5w 50. Se n me falha nenhuma estas são as graduações dos oleos 100% sinteticos.

Infelizmente n sei explicar de outra forma a n ser com factos do mercado...

Abraço
Hasta

Enviado: 17 mar 2006, 09:34
por Kaux
ok! :) thanks na mm :)