Alguem interessado em aprender em como instalar o DIS ?

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

gt1progman Escreveu:
//M Escreveu:eu já tinha visto esse file de 5 GB antes.

N existe nenhum mais recente ou algo do género (acho que existe já a V53??

Posso por este link :

http://thepiratebay.org/torrent/4409089 ... IP_TIS.rar

GT1
DIs v39
TIS
SSS

Agora secalhar as versões que estamos a sacar estão todas em alemão.

tenho tb este link com algumas dicas de instalação

http://dis.robmw.altervista.org/dis/index.htm

Gt1program e interface como é ??? vais desvendar a surpresa? :fixe

è algo deste genero?? (diz la que é compativel com o interface original BMW)

http://cgi.ebay.co.uk/BMW-DIAGNOSE-INTE ... dZViewItem
Já esta praticamente tudo dito neste post !! ;)
esse link do dis.robmw com o how-to do shoulders tem o que é preciso para se aprender rapidamente a instalar o DIS. O how-to do shoulders é a biblia da instalação (porque foi o primeiro a aparecer na net) e podem se guiar por ele.
Recomendo então que tentem criar uma máquina virtual com o vmware tal como descrevi no inicio.
Trabalhar com máquinas virtuais é uma optima opção porque mais facilmente criam copias das mesmas, ou apagam e começam de novo (vai ser necessário nesta fase de aprendizagem).
Depois a maior de todas as vantagens deve-se ao facto de como este sistema funciona. Passo a explicar...
Qualquer máquina da BMW faz uma ligação por rede a um interface. Este interface por sua vez não é mais que uma especie de "portatil" ou "pda" a correr uma versão de windows CE (semelhante a dos pdas) e que corre uma aplicação que faz a gestão do interface propriamente dito.
Ou seja, o cabeçote (ou interface) usado nas oficinas é como que um portatil que tem uma placa de diagnostico que por sua vez liga ao carro.
Se usarem VMware, podem no vosso computador criar a máquina virtual (DIS) e ao mesmo tempo criar o interface...
A parte do interface fisico é também muito simples e irei explicar brevemente... esse interface do post anterior (link do ebay) é suficientemente compativel para se começar a mexer, no entanto para coisas mais elaboradas pode não ser o ideal e também para carros mais antigos pode não funcionar. Como nunca o testei, não posso ter a certeza, mas existem dois tipos de interfaces, o mais conhecido OBD e o mais antigo ADS. Este ADS pode ser o unico que funcione nas series mais antigas como E36, mas volto a repetir não posso dar a certeza disto.
Acho que no fim o OBD também pode ser posto a funcionar com a serie E36... mas só testando :)

Uma aplicação que pode também ser muito util é o MagicISO... mas esta será apenas mais tarde e caso os cds desse "mega pack" não funcionem...
Para já o ideal seria alguem com acesso a cds versão 44 (em português) os partilhar (pelo menos com utilizadores seus conhecidos) porque esta versão é a ultima que a BMW lançou que permite diagnosticos e programações.

Por fim cumprimentos ao Argozelo porque há quase dois anos atrás mesmo sem saber já estava certo :)
Argozelo Escreveu:Sim claro k vi, e uma questão de pensares, tas a ver eu trabalho e estudo nesta área da informática. Portanto se pensares, a interface não e preciso pra nada. Pois o cabo simples faz todo e qualquer tipo de comunicação entre o carro e o pc, portanto para quê a interface? A interface e feita para conseguir vender o software pois este só detecta a interface e não o cabo directamente na porta com do pc, pois se assim fosse, pirateava-se o software e tava a andar. assim e mais complicado do k isso pois e preciso dar-lhe a volta de modo a que ele funcione com o cabo... Acontece o mesmo com aquelas dongles para deixarem funcionar o software que desbloqueia os telemoveis.
Gt1program assim estás a ser muito vago, o que é preciso é links e guias passo a passo para por o software a funcionar.

A 2 anos o Argozelo estava certo e foi mesmo por aí em 2006 acho eu que saíu esse guia do shoulders na net.

SInceramente nunca me deu muito para perder tempo com isto, mas o teu tópico deu-me curiosidade e já me deu para perceber que agora anda aí muito mais info.

EM relação ao interface penso que a malta esteja a usar esse ADS que referiste-te.

Acho que existe malta que com interface VAG tb poem o sistema a funcionar.

Na tua opinião qual o melhor interface e que permita usar ao mesmo tempo em carros com ficha de 20 pinos a redonda e a mais recente OBDII??

Gt1program explica o que isto se puderes :

EDIABAS

INPA (acho que um user do forum ja tinha este software n me lembro o nick)

SSS- Sei que é o computador da bmw que corre GT1, Car/Key Memory, Coding, and Programming
E= ///M*c²

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Mensagem por gt1progman »

Não conheço mais links que aqueles que puseste. O máximo que posso fazer é eu mesmo fazer um guia em português !! no entanto espero que entendam que isso dá trabalho e requer tempo, por isso não pode ser de um dia para o outro.
Para isso preciso mesmo que o pessoal vá também fazendo a sua parte e aprendendo porque se não for assim daqui a um ano ainda haverá pessoal a fazer-me as mesmas perguntas que os primeiros irão agora fazer... O objectivo é uns aprenderem agora e irem ajudando os próximos, e tu podes ser um deles :D
Quanto ao interface será o menos importante pois existem várias opções como acabaste de referir e cada um vai poder escolher o que quer usar, o mais importante mesmo é por o software a funcionar.
Respondendo directamente a tua pergunta o melhor interface é mesmo o OPS da BMW, este interface tem tudo o que é preciso, MOST, CAN, KWP, etc... mas não é barato e por isso fica descartado para aqueles que apenas querem fazer disto uma especie de "hobby" para melhorarem o seu bimmer. Se tens uma pequena oficina é claro que em pouco tempo podes pagar o interface.
Para aqueles que querem apenas coisas mais simples o interface do miglenium é muito bom.
http://www.miglenium.de/workshop_obd-ads.html
No entanto não sei preços mas acho que não deve ser mais que 200 euros.
Interfaces VAG funcionam mas têm de ser alterados e apesar de serem baratos (os chineses) não têm os pins necessários na ficha OBD... por exemplo o pin #1 que é onde o DIS faz a identificação do numero do chassis ou o pin #8 que é por onde alguns carros fazem a comunicação de alguns dos modulos.
Mas o verdadeiro desafio é para aqueles com alguma prática (pouca é suficiente) em soldar, a própria BMW "dá-nos" um esquema para um interface que é muito bom para trabalhar com as aplicações deles...
Esquema

Quanto as tuas perguntas:
Ediabas é o "motor" que "liga" a aplicação DIS com as ECUs...
INPA é uma aplicação de uso interno da BMW (mais precisamente em fábricas)... ao mesmo tempo que é mais potente, pois é como estar num pc a trabalhar com linha de comandos (é so um exemplo de relação) também é muito mais dificil de mexer e praticamente é tudo em alemão...
Tens de perceber um pouco de electronica para a saber usar.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Manual de instalação passo a passo:

http://bmwnav.ravestation.net/foro/atta ... arcial.pdf

Se alguém me conseguir arranjar links para efectuar download das versões indicados no manual em cima agradeço, só csg encontrar em alemão de graça.

Agora é começar pessoal
E= ///M*c²

gt1progman
Membro Senior

Quando alguém chegar ao fim desta parte podemos começar o resto da instalação...
Tutorial para DIS
até lá vou tirando algumas duvidas que possam aparecer...
boa sorte aos interessados!! :)

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Não consigo abrir o ficheiro
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

gt1progman
Membro Senior

qual é o problema ? que erro te dá ? é um ficheiro word 2003 !!

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

o ficheiro abriu bem.......

Ainda n tenho é nenhum software para começar que a minha net está do tempo da pedra.
E= ///M*c²

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Gt1programam qual a diferença em sacar dis, Gt1, program ou SSS, tb já ouvi falar no easydis.

E depois que versões sacar para funcionar tudo em conjunto??

Estou mesmo baralhado nesta altura do campeonato que dizes em relação a isto??
E= ///M*c²

gt1progman
Membro Senior

Sei que ao inicio isto pode ser bastante confuso, mas vou tentar deixar aqui um pouco da historia destes programas e o que são ou fazem.

Apesar de já haver software de diagnostico da bmw à varios anos o software mais importante é sem duvida o DIS. Quero deixar bem claro, o DIS é o nome ou abreviatura do software (Diagnostic Information System).
Este software foi desenvolvido para trabalhar em dois ou três tipos de máquinas. Essas máquinas são o GT1, e GT1 é a abreviatura de (Group Tester One), que não é mais do que um portátil com algumas pequenas modificações.
Aqui fica uma foto de um GT1
Imagem
Esta máquina tem uma base como podem perceber e a parte do ecran pode se retirar da base e levar para qualquer lado. O ecran é tactil e liga-se por rede ao interface que por sua vez se liga por OBD ao carro.

O DIS foi tambem desenvolvido para funcionar noutra máquina chamada DISplus que já é um pc dentro dum pequeno armario com rodas.
Imagem
Esta máquina faz o mesmo que a anterior mas tem a vantagem de ter mais interfaces e pinças para fazer medições físicas nos carros (é o pouco que sei)

O DIS foi sendo desenvolvido para fazer diagnosticos, e programações ou codificações nos carros. No entanto isto não é bem verdade, o DIS faz a parte de diagnostico e para se poder fazer as programções é necessário instalar o CIP (Esta parte do software sei pouco acerca até porque nunca o utilizei).
No entanto por volta de 2005 (mais ou menos) a BMW separou as "águas" e decidiu manter o DIS tal como estava mas criou uma nova ferramenta, o Progman. O Progman passou a ser a ferramenta de codificações e programações. Atenção, ferramenta pode não ser a melhor palavra pois o Progman é um programa tal como o DIS.
O Progman foi desenvolvido para funcionar num pc que se chama SSS. abreviatura de Software Service Station.
Imagem

Ou seja o DIS, até a versão 44 faz diagnosticos, programações (com o CIP instalado) e codificações, e a partir da versão 45 só faz diagnosticos. Neste momento se não me engano a versão mais recente do DIS é a 54.
Aconselho a versão 44 a quem a tenha porque é a mais completa e permite trabalhar com carros até Setembro de 2004 (se não estou em erro). Quem tiver carros mais recentes tem de arranjar uma versão mais recente que a 44.

O EasyDIS é um DIS modificado que um "génio", chamado Ken Fister fez. A vantagem do EasyDIS é que já vem preparado para funcionar em VMware, ou seja é so instalar e usar, no entanto tem algumas proteções que ele fez (apagando ficheiros importantes) se se alguem quiser ou necessiatar de alterar algo a compilação do Kernel vai dar erro e a instalação vai a vida. Outro senão é que não dá pra instalar num pc normal, apenas funciona com VMware.

Agora os interfaces:
Originalmente a BMW lançou o DK21 para trabalhar com o GT1/DIS

Imagem

Com o evoluir da coisa mais tarde por volta de 2006/2007 (depende das series) os carros deixam de comunicar com o interface através de "linhas K" e passam a usar CAN, mais precisamente um protocolo chamado DCAN. Aí a BMW faz novos interfaces chamados OPS e OPPS, a diferença entre eles alem da côr deve ser nas capacidade que têm mas sinceramente eu não sei dizer quais são.
OPS
Imagem

OPPS
Imagem

estes novos interfaces alem de CAN suportam também byteflight, MOST etc... que são protocolos para "mexer" em algumas ECU's nos vossos carros. Por exemplo tudo o que esta no barramento de "mídia" do vosso carro (atenção apenas carros mais recentes) como por exemplo sistema de navegação, radio, telefone, etc... pode ser programado por MOST, que é um barramento em fibra óptica e assim ser programado em apenas "poucas" horas devido a grande velocidade de comunicação neste tipo de suporte (fibra). A mesma programação feita atraves de outro protocolo pode demorar por exemplo 20 horas ou mais.

GT1 - nome da máquina de diagnosticos
DIS - nome do programa de diagnosticos
SSS - nome da máquina de programaçoes/codificações
Progman - nome do programa de programações/codificações

...e pronto é praticamente tudo (ou quase) daquilo que sei...
Tenho a certeza que algumas das coisas que disse podem não estar verdadeiramente correctas mas estou certo que existe aqui pessoal que trabalha na BMW e pode ajudar a tirar duvidas e contribuir para o conhecimento de todos!!

Espero ter esclarecido algumas duvidas e não ter criado mais :roll:

casco
Membro Gold
Registado: 06 fev 2006, 15:00
O meu Carro:: BMW 535d

Mensagem por casco »

estou :shock: com tanta informação...

parabens... ;)
BMW E60 535d ///M 326cv
MINI COOPER D CAMDEN 50 ANOS 110CV
RENAULT KANGOO 1.5DCI 90CV
HARLEY DAVIDSON NIGHT ROD SPECIAL 2016
YAMAHA YZF R1 152CV
BMW R1200GS LC 137CV

gt1progman
Membro Senior

gt1progman Escreveu:Quando alguém chegar ao fim desta parte podemos começar o resto da instalação...
Tutorial para DIS
até lá vou tirando algumas duvidas que possam aparecer...
boa sorte aos interessados!! :)

Peço desculpa mas existe aqui uma gralha no manual...
onde diz:
"Para sair do editor dar a sequência de teclas : q <enter> (são os comandos do vi)
(por extenso, dois pontos q enter)"

devia estar
"Para sair do editor dar a sequencia de teclas : x <enter>"

Este é o comando para gravar alterações e sair no editor de texto VI.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Só n sei como com uma feramenta tão útil, e com uma pessoa disponivel a ajudar nas configurações não existe mais pessoal interessado, portugal é uma país estranho, ou então já muita malta têm isto a funcionar e n queria dizer nada......é o costume.

Só tenho a dizer uma coisa obrigado Gt1program pela info disponibilizada até agora, secalhar estás a estragar o negócio a muita gente.

Espero ate ao final do dia de hoje já ter criado a máquina virtual com o vwmare 6 para prosseguir.
E= ///M*c²

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

"Aqui" é assim se um sabe, não pode dizer a nngem senão perde a sua galinha dos ovos de ouros... tristes mentes
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

mlg
Membro Gold
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td

Mensagem por mlg »

eu tou acompanhar em silêncio mas tou =)
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

Bloqueado

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”