BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

nunorsilva
Membro Juvenil
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: BMW Ediabas, Impa, NCS-Exper

Mensagem por nunorsilva »

Viva.

Quero apenas agradecer mais uma vez ao "Vieira_mar". Estive ontem a ler todos os módulos do meu carro e vou usar o teu ficheiro Excel como exemplo para fazer um.

Já fiz também algumas codificações.

Obrigado pela partilha!

Percebi que a modificação que fizeste para o pisca passar de 3x para 6x não é muito simples de se fazer. Consegues explicar um pouco melhor (se não for abusar muito :oops: )
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

nunorsilva Escreveu:Viva.

Quero apenas agradecer mais uma vez ao "Vieira_mar". Estive ontem a ler todos os módulos do meu carro e vou usar o teu ficheiro Excel como exemplo para fazer um.

Obrigado pela partilha!

Percebi que a modificação que fizeste para o pisca passar de 3x para 6x não é muito simples de se fazer. Consegues explicar um pouco melhor (se não for abusar muito :oops: )
Boas.
Parece complicado mas é muito simples.
Primeiro que tudo tens de perceber a linguagem que falamos, o que penso, dado que já alteraste algumas coisas, é que este ponto está superado.
1.º Posto isto, e antes de tudo, fazes uma cópia do módulo RFM.
2.º Depois copias o ficheiro NETTODAT.TRC da pasta NCSEXPER\WORK para uma pasta nova no teu ambiente de trabalho.
3.º Abres o NcsDummy.exe, e se tratando de um série 1, escolhes a opção E89 e o módulo FRM (no meu caso FRM2_E89.C09) - nota: quando fazes a gravação/leitura do módulo ele mostra qual é a referência desse módulo, no NCS.
4.º abres o ficheiro NETTODAT.TRC e segues para o novo separador que tem o nome de "Trace Editor".
5.º Pressionas as teclas CTRL+F e procuras o código Mind_Anz_Zykl_Tipp_BLK
6.º Se reparares no wert_01, a Data está definida como 01 e no wert_02 a Data está definida como 01. Com o mouse do lado direito crias um novo parâmetro (Add new custom parameter) e defines a data para o número de pistas que pretendes.

Nota: se alterares as configurações do teu BC ele coloca como predefinido a opção original entre o 1 e o 3 correspondendo ao wert_01 e wert_02.

Se isto não funcionar terás de fazer um disassembly do ficheiro RFM do teu carro, colocado na pasta \NCSEXPER\DATEN\E89\NOME DO FRM QUE SE PRETENDE ALTERAR.

Ao fazeres isto ele pede para dares uma localização para a gravação do ficheiro em formato TXT.
Depois abres o ficheiro e fazes uma busca pelo código Mind_Anz_Zykl_Tipp_BLK.
Aparecerá algo parecido com isto:

PARZUWEISUNG_FSW : {00003415} 00000005 0001 0124 {} (1C) {h} {00} // MIND_ANZ_ZYKL_TIPP_BLK
PARZUWEISUNG_PSW1 : 0007 (01) // wert_01
PARZUWEISUNG_PSW1 : 002F (03) // wert_02

PARZUWEISUNG_PSW1 : 0067 (05) // wert_03
PARZUWEISUNG_PSW1 : 0032 (07) // wert_04

As linhas a vermelho são as novas linhas que permitem colocar o pisca a fazer 5x ou 7x.

Depois de fazeres esta alteração gravas o ficheiro e voltas ao NcsDummy.exe, separador Disassembly e fazes Browse na segunda opção (Disassembled file for assembly) e escolhes o ficheiro txt alterado. O que a aplicação vai fazer é converter esse ficheiro TXT para ficheiro do módulo anteriormente extraído.

Acho que me fiz entender.
É mais difícil escrever do que fazer... lol

Depois diz se conseguiste fazer.
Se tiveres dúvidas telefona-me que eu explico-te...

966794429.

Abraço
MarcoG

marafona1986
Membro Gold
Registado: 21 jun 2010, 21:06
O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)

Mensagem por marafona1986 »

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
não presevo nada disto.
Quando alguém quiser exprimentar no serei 1 e só dizer, sou de vila do conde
Imagem ///M

mlg
Membro Gold
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td

Mensagem por mlg »

O pessoal ker tudo dado e arregaçado ..
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

nunorsilva
Membro Juvenil

Vieira_mar Escreveu:
nunorsilva Escreveu:Viva.

Obrigado pela partilha!

Boas.
Parece complicado mas é muito simples.
Primeiro que tudo tens de perceber a linguagem que falamos, o que penso, dado que já alteraste algumas coisas, é que este ponto está superado.
1.º Posto isto, e antes de tudo, fazes uma cópia do módulo RFM.
2.º Depois copias o ficheiro NETTODAT.TRC da pasta NCSEXPER\WORK para uma pasta nova no teu ambiente de trabalho.
3.º Abres o NcsDummy.exe, e se tratando de um série 1, escolhes a opção E89 e o módulo FRM (no meu caso FRM2_E89.C09) - nota: quando fazes a gravação/leitura do módulo ele mostra qual é a referência desse módulo, no NCS.
4.º abres o ficheiro NETTODAT.TRC e segues para o novo separador que tem o nome de "Trace Editor".
5.º Pressionas as teclas CTRL+F e procuras o código Mind_Anz_Zykl_Tipp_BLK
6.º Se reparares no wert_01, a Data está definida como 01 e no wert_02 a Data está definida como 01. Com o mouse do lado direito crias um novo parâmetro (Add new custom parameter) e defines a data para o número de pistas que pretendes.

Nota: se alterares as configurações do teu BC ele coloca como predefinido a opção original entre o 1 e o 3 correspondendo ao wert_01 e wert_02.

Se isto não funcionar terás de fazer um disassembly do ficheiro RFM do teu carro, colocado na pasta \NCSEXPER\DATEN\E89\NOME DO FRM QUE SE PRETENDE ALTERAR.

Ao fazeres isto ele pede para dares uma localização para a gravação do ficheiro em formato TXT.
Depois abres o ficheiro e fazes uma busca pelo código Mind_Anz_Zykl_Tipp_BLK.
Aparecerá algo parecido com isto:

PARZUWEISUNG_FSW : {00003415} 00000005 0001 0124 {} (1C) {h} {00} // MIND_ANZ_ZYKL_TIPP_BLK

PARZUWEISUNG_PSW1 : 0067 (05) // wert_03
PARZUWEISUNG_PSW1 : 0032 (07) // wert_04

As linhas a vermelho são as novas linhas que permitem colocar o pisca a fazer 5x ou 7x.

Depois de fazeres esta alteração gravas o ficheiro e voltas ao NcsDummy.exe, separador Disassembly e fazes Browse na segunda opção (Disassembled file for assembly) e escolhes o ficheiro txt alterado. O que a aplicação vai fazer é converter esse ficheiro TXT para ficheiro do módulo anteriormente extraído.

Acho que me fiz entender.
É mais difícil escrever do que fazer... lol

Depois diz se conseguiste fazer.
Se tiveres dúvidas telefona-me que eu explico-te...

966794429.

Abraço
MarcoG
Muito obrigado Marco.
Não tenho um E89, mas tenho uma E61. Li só de relançe a tua dica, mas não já vi que não tenho o módulo FRM... Concerteza estas funcionalidades estarão noutro módulo não achas?

Ou então passei à frente quando estava a ler os módulos um a um.

Vou verificar de novo.

Mais uma vez, obrigado. Bem hajas por partilhares!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Tronic2010
Membro Gold
Registado: 22 jun 2010, 22:29
O meu Carro:: BMW F54 Clubman
Contacto:

Mensagem por Tronic2010 »

mlg Escreveu:O pessoal ker tudo dado e arregaçado ..
X2 mesmo..
Imagem
--------------------------------------------------------------------------------------------
PROJECTO: SILVER FROG E87 LCI
-----------------------------------------------------------------------------------

Vieira_mar
Membro Gold

nunorsilva Escreveu:
Muito obrigado Marco.
Não tenho um E89, mas tenho uma E61. Li só de relançe a tua dica, mas não já vi que não tenho o módulo FRM... Concerteza estas funcionalidades estarão noutro módulo não achas?

Vou verificar de novo.

Se não me falha a memória, verifica se tens um módulo de nome EWS.
Agora não sei se terá esta opção ou se a opção tem o mesmo nome de código...

Abraço
MarcoG
Madeira

nunorsilva
Membro Juvenil

Vieira_mar Escreveu:
nunorsilva Escreveu:
Muito obrigado Marco.

Vou verificar de novo.

Se não me falha a memória, verifica se tens um módulo de nome EWS.
Agora não sei se terá esta opção ou se a opção tem o mesmo nome de código...

Abraço
MarcoG
Madeira

Não, também não tenho nenhum módulo com esse nome. Tenho EHB3, EHC e EKP.

Vou tentar encontrar dentro dos módulos a informação indicaste.

Obrigado!

EDIT: Já descobri. Está no módulo LMA :)

Vou tentar fazer como indicaste. Se alterar simplesmente o valor para wer_03 no ficheiro TRC não dá? Temos que usar o ficheiro NETTODAT?
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Vieira_mar
Membro Gold

Tens de tentar.
Eu alterei logo o ficheiro FRM

nunorsilva
Membro Juvenil

Vieira_mar Escreveu:Tens de tentar.
Eu alterei logo o ficheiro FRM
Bom, já descobri. O módulo é o LMA e o "módulo específico" é o LM_AHL.C21. Fiz o disassembly e o assembly como indicaste. Amanhã tenho codificar e digo aqui se fui ou não bem sucedido :)

Obrigado mais uma vez!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

mandei hj vir o cabo pa mim... 22€ vem da china... daki a 3 semanas ja dou noticias... :)
As codificaçoes que prentendo sao, sao velocidade digital no cb, eject confort, aumentar potencia nos angel (ja tenho em LED), memorizar start/stop, aumentar volume do alarme, meter a disparar o alarme pela chave qnd eu quiser, terminar rotaçao das escovas mesmo que se desligue o carro e activar as luzes de emergencia em travagens a fundo...
sera que consigo?
alguem ja meteu estas?

Tronic2010
Membro Gold
Contacto:

sccurtido Escreveu:mandei hj vir o cabo pa mim... 22€ vem da china... daki a 3 semanas ja dou noticias... :)
As codificaçoes que prentendo sao, sao velocidade digital no cb, eject confort, aumentar potencia nos angel (ja tenho em LED), memorizar start/stop, aumentar volume do alarme, meter a disparar o alarme pela chave qnd eu quiser, terminar rotaçao das escovas mesmo que se desligue o carro e activar as luzes de emergencia em travagens a fundo...
sera que consigo?
alguem ja meteu estas?
Sim, ja fiz essas todas...é facil.. :fixe
Imagem
--------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------

nunorsilva
Membro Juvenil

Afinal o módulo certo não é o que indiquei mais acima.

O módulo correto para o meu carro (E61) é o LM2_E6X.34.

Depois de umas pesquisas (ainda ontem à noite) decidi fazer de forma diferente:

Depois de fazer o disassembly do ficheiro do módulo, alterei o "código" 03 para 06 na linha que me indicaste:

Depois voltei a fazer o assembly do módulo.

De seguida fiz um FSW_PSW.TRC do módulo, guardei como FSW_PSW.MAN, não alterei nada e enviei para o carro.

Desliguei a ignição e voltei a ligar e voilá: 6 piscas em vez de 3 :D

Assim fica ainda uma outra forma de fazer a coisa :)

Obrigado Marco, mais uma vez!
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil

Surgiu-me agora outra questão que penso dar para resolver através de codificação mas que ainda não descobri qual o parâmetro.

Quando vou pegar no carro e o ligo, estando ele desligado algumas horas, a ventilação ("sauffage") liga-se automaticamente no mínimo. Mesmo que eu a deixe desligada, quando voltar a ligar o carro (umas horas depois de estar desligado), ela volta-se a ligar.

Alguém sabe qual é o parâmetro a alterar para que ela não se ligue?

Obrigado
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Tronic2010
Membro Gold
Contacto:

nunorsilva Escreveu:Surgiu-me agora outra questão que penso dar para resolver através de codificação mas que ainda não descobri qual o parâmetro.

Quando vou pegar no carro e o ligo, estando ele desligado algumas horas, a ventilação ("sauffage") liga-se automaticamente no mínimo. Mesmo que eu a deixe desligada, quando voltar a ligar o carro (umas horas depois de estar desligado), ela volta-se a ligar.

Alguém sabe qual é o parâmetro a alterar para que ela não se ligue?

Obrigado
Modulo 2RAD parametro STANDHEIZUNG X -Enable the parked car ventilation option

Penso que seja isto...senao é tentar explorar o modulo IHK :think
Imagem

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”