Chave de codificação central

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

Responder
gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Chave de codificação central

Mensagem por gt1progman »

Antes de começar e para aqueles que vêm disparados a pensar que se trata de chaves para abrir o carro... esqueçam !! Esta chave são apenas codigos guardados nas ecus... :)

Algumas pessoas com quem já falei já me ouviram falar de chave de codificação central, ZCS ou FA...
Sei que muitos não entende o que me refiro por isso aqui fica um pdf com breve explicações.

http://www.megaupload.com/?d=7W38DNQD

Esta chave é importante porque ela determina o tipo de viatura, opcionais e outros dados que se deve ter em conta quando o DIS ou outro software faz uma codificação ou programação.

A chave de codificação para os carros até 2002 chama-se ZCS zentral qq... e é composta por 3 campos, GM, SA e VN. Perto de 2002 ou 2003 a BMW alterou a estrutura da chave e os opcionais começaram a ser introduzidos no formato SAXXX (exemplo SA620).

Por exemplo, várias pessoas que até hoje instalaram por exemplo kits de xenon e nunca actualizaram o ZCS ou FA podem não ter todas as funcionalidades das ecus disponiveis porque a chave nunca foi actualizada.
A maneira correcta de instalar um kit de xenon é obdecer ao retrofit da BMW e usar o DIS ou outro software da marca para que o mesmo durante a codificação actualize esta chave com o xenon ou outro opcional adicionado ao veiculo.

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Re: Chave de codificação central

Mensagem por Ludwig »

Aqui está um grande topico.

Ja agora, eu instalei opticas bi-xenon originais no meu. Quanto ao bi-xenon fiz um chunt ao fio dos maximos e ficou a dar sempre que dou maximos. Mas mesmo assim, preciso de utilizar aquele condensador para anular o erro e para os farois ligarem. ha maneira de codificar o xenon de forma a nao precisar disso?

Cumps.

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

Aqui está um grande topico.

Ja agora, eu instalei opticas bi-xenon originais no meu. Quanto ao bi-xenon fiz um chunt ao fio dos maximos e ficou a dar sempre que dou maximos. Mas mesmo assim, preciso de utilizar aquele condensador para anular o erro e para os farois ligarem. ha maneira de codificar o xenon de forma a nao precisar disso?

Cumps.

gt1progman
Membro Senior

É uma boa pergunta... não sei responder sem antes consultar ou tentar fazer o retrofit mas julgo que a resposta imediata será não. Isto apenas porque desconfio que para o E46 de 98 não exista kit de bi-xenon.
Ou seja, se existir kit de retrofit de bi-xenon para E46 de 98 então é possível sim. Basta instalar o kit e com o DIS fazer o retrofit que ele actualiza a chave central e codifica o modulo de luzes de maneira a desabilitar a fução de check as lampadas. Mas se não existir nenhum kit da BMW então é mais dificil porque a solução passa por alterar o ZCS em relação a data de produção do carro julgo que isto não é aconselhado.
Os E46 mais recentes (por exemplo 2002/3) para os quais já exista o kit de retrofit então julgo que dá sem problemas... mas mesmo assim teria que alguém confirmar porque o meu conhecimento é apenas teorico.

A melhor maneira de obteres a tua resposta será ligares o DIS e ires as codificações, menu codificações ZCS, e acederes aos retrofits (equipamento posterior) e veres se esta disponivel o retrofit de bi-xenon.
Este post indica como fazer o retrofit de CB mas na lista podes ver que existem outros.
viewtopic.php?f=96&t=32730

se tiveres um de bi-xenon então é possível desabilitar o check as luzes.

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

nao diz bi-xenon mas diz luz de xenon dupla. Julgo que seja isso!

gt1progman
Membro Senior

eu acho que ainda só vi bi-xenon... mas as vezes as traduções nos menus DIS e WDS não são as melhores !!!

ricabmw
Membro Junior
Registado: 13 fev 2009, 00:04
O meu Carro:: bmw 320d e46-1999

Mensagem por ricabmw »

boas....
o meu apliquei im kit xenon e tinha os cabos para nao dar erro ,agora fiz a programaçao do xenon e ja nao pressiso do cabos de erro.
mas agora esta atrofiado o interropetor de subir e decher as luzes,só mexe kd ligo as luzes e depois nao faz mais nada e tb esta ao contrario ,ponho no 0 fica em baxo de todo e no 2 fica no mais alto o farol.
devia ser ao contrario...
alguem me sabe explicar melhor isto?
como posso por como estava antigamente sem xenon? :D
normalmente ele atrefiou pk os carros com xenon de origem nao tem regulador dos farois.

cumps

gt1progman
Membro Senior

Os veiculos com xenon têm regulação automatica de farois. Com o kit é instalado uns sensores no chassis que determinam (julgo eu) a altura do carro (traseira vs dianteira) e assim os farois serem ajustados consuante a posição do carro. Quando o retrofit é feito esse botão é desligado porque deixa de ser necessário. O meu conselho é que instales os sensores que julgo que não devem ser caros.

ricabmw
Membro Junior
Registado: 13 fev 2009, 00:04
O meu Carro:: bmw 320d e46-1999

Mensagem por ricabmw »

gt1progman Escreveu:Os veiculos com xenon têm regulação automatica de farois. Com o kit é instalado uns sensores no chassis que determinam (julgo eu) a altura do carro (traseira vs dianteira) e assim os farois serem ajustados consuante a posição do carro. Quando o retrofit é feito esse botão é desligado porque deixa de ser necessário. O meu conselho é que instales os sensores que julgo que não devem ser caros.
pois ....
e onde posso arranjar os sensores?
e depois onde ligar ? talvez deve ter esquema de montagem...
eu comsigo regular os faroi mas é só kd ligo,mas deve dar para dezativar isso outra vez...
nao sei é como :D

abraço

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”