Página 1 de 1
Chave de codificação central
Enviado: 08 set 2009, 12:04
por gt1progman
Antes de começar e para aqueles que vêm disparados a pensar que se trata de chaves para abrir o carro... esqueçam !! Esta chave são apenas codigos guardados nas ecus...
Algumas pessoas com quem já falei já me ouviram falar de chave de codificação central, ZCS ou FA...
Sei que muitos não entende o que me refiro por isso aqui fica um pdf com breve explicações.
http://www.megaupload.com/?d=7W38DNQD
Esta chave é importante porque ela determina o tipo de viatura, opcionais e outros dados que se deve ter em conta quando o DIS ou outro software faz uma codificação ou programação.
A chave de codificação para os carros até 2002 chama-se ZCS zentral qq... e é composta por 3 campos, GM, SA e VN. Perto de 2002 ou 2003 a BMW alterou a estrutura da chave e os opcionais começaram a ser introduzidos no formato SAXXX (exemplo SA620).
Por exemplo, várias pessoas que até hoje instalaram por exemplo kits de xenon e nunca actualizaram o ZCS ou FA podem não ter todas as funcionalidades das ecus disponiveis porque a chave nunca foi actualizada.
A maneira correcta de instalar um kit de xenon é obdecer ao retrofit da BMW e usar o DIS ou outro software da marca para que o mesmo durante a codificação actualize esta chave com o xenon ou outro opcional adicionado ao veiculo.
Re: Chave de codificação central
Enviado: 08 set 2009, 15:20
por Ludwig
Aqui está um grande topico.
Ja agora, eu instalei opticas bi-xenon originais no meu. Quanto ao bi-xenon fiz um chunt ao fio dos maximos e ficou a dar sempre que dou maximos. Mas mesmo assim, preciso de utilizar aquele condensador para anular o erro e para os farois ligarem. ha maneira de codificar o xenon de forma a nao precisar disso?
Cumps.
Re: Chave de codificação central
Enviado: 08 set 2009, 15:20
por Ludwig
Aqui está um grande topico.
Ja agora, eu instalei opticas bi-xenon originais no meu. Quanto ao bi-xenon fiz um chunt ao fio dos maximos e ficou a dar sempre que dou maximos. Mas mesmo assim, preciso de utilizar aquele condensador para anular o erro e para os farois ligarem. ha maneira de codificar o xenon de forma a nao precisar disso?
Cumps.
Re: Chave de codificação central
Enviado: 08 set 2009, 15:48
por gt1progman
É uma boa pergunta... não sei responder sem antes consultar ou tentar fazer o retrofit mas julgo que a resposta imediata será não. Isto apenas porque desconfio que para o E46 de 98 não exista kit de bi-xenon.
Ou seja, se existir kit de retrofit de bi-xenon para E46 de 98 então é possível sim. Basta instalar o kit e com o DIS fazer o retrofit que ele actualiza a chave central e codifica o modulo de luzes de maneira a desabilitar a fução de check as lampadas. Mas se não existir nenhum kit da BMW então é mais dificil porque a solução passa por alterar o ZCS em relação a data de produção do carro julgo que isto não é aconselhado.
Os E46 mais recentes (por exemplo 2002/3) para os quais já exista o kit de retrofit então julgo que dá sem problemas... mas mesmo assim teria que alguém confirmar porque o meu conhecimento é apenas teorico.
A melhor maneira de obteres a tua resposta será ligares o DIS e ires as codificações, menu codificações ZCS, e acederes aos retrofits (equipamento posterior) e veres se esta disponivel o retrofit de bi-xenon.
Este post indica como fazer o retrofit de CB mas na lista podes ver que existem outros.
viewtopic.php?f=96&t=32730
se tiveres um de bi-xenon então é possível desabilitar o check as luzes.
Re: Chave de codificação central
Enviado: 08 set 2009, 16:03
por Ludwig
nao diz bi-xenon mas diz luz de xenon dupla. Julgo que seja isso!
Re: Chave de codificação central
Enviado: 08 set 2009, 16:09
por gt1progman
eu acho que ainda só vi bi-xenon... mas as vezes as traduções nos menus DIS e WDS não são as melhores !!!
Re: Chave de codificação central
Enviado: 23 set 2009, 13:30
por ricabmw
boas....
o meu apliquei im kit xenon e tinha os cabos para nao dar erro ,agora fiz a programaçao do xenon e ja nao pressiso do cabos de erro.
mas agora esta atrofiado o interropetor de subir e decher as luzes,só mexe kd ligo as luzes e depois nao faz mais nada e tb esta ao contrario ,ponho no 0 fica em baxo de todo e no 2 fica no mais alto o farol.
devia ser ao contrario...
alguem me sabe explicar melhor isto?
como posso por como estava antigamente sem xenon?
normalmente ele atrefiou pk os carros com xenon de origem nao tem regulador dos farois.
cumps
Re: Chave de codificação central
Enviado: 23 set 2009, 13:41
por gt1progman
Os veiculos com xenon têm regulação automatica de farois. Com o kit é instalado uns sensores no chassis que determinam (julgo eu) a altura do carro (traseira vs dianteira) e assim os farois serem ajustados consuante a posição do carro. Quando o retrofit é feito esse botão é desligado porque deixa de ser necessário. O meu conselho é que instales os sensores que julgo que não devem ser caros.
Re: Chave de codificação central
Enviado: 23 set 2009, 19:59
por ricabmw
gt1progman Escreveu:Os veiculos com xenon têm regulação automatica de farois. Com o kit é instalado uns sensores no chassis que determinam (julgo eu) a altura do carro (traseira vs dianteira) e assim os farois serem ajustados consuante a posição do carro. Quando o retrofit é feito esse botão é desligado porque deixa de ser necessário. O meu conselho é que instales os sensores que julgo que não devem ser caros.
pois ....
e onde posso arranjar os sensores?
e depois onde ligar ? talvez deve ter esquema de montagem...
eu comsigo regular os faroi mas é só kd ligo,mas deve dar para dezativar isso outra vez...
nao sei é como
abraço