djscotch Escreveu:AntMad:
Bem, depois do que já fizeste no forúm deste que te registaste, tanto as aplicações como explicações, estás nomeado para os bimmers awards PT 2010!!
Deixando as brincadeiras, obrigado pelas infos e pelo tempo que já perdeste a dedicar-te ao forum, vão ser muito úteis.
Já agora uma curiosidade se quiseres responder, como sabes tanto destes softwares? só pelo que vais apreendendo e testando? pela tua assinatura tens BMW há pouco tempo!
Cumps.
Heheh

Muito obrigado pelo Prémio! :winner
Gostaria muito de agradecer á minha familia, amigos e a todos os utilizadores deste fórum por me terem ajudado e dado a oportunidade de o ganhar!!!! :lovebmw :fixe
Agora que já agradeci o fantástico prémio imaginário vamos lá á resposta!
De facto é pk eu adoro o meu carro e gosto de andar sempre com projectos á volta dele, sou uma pessoa mt prática e gosto de ser eu a fazer tudo que for possivel nele, então, como tal, mal soube que era possivel ter as mesmas aplicações que se usam na BMW, e que tanto dinheiro lá pagamos para que os técnicos as usem 5 ou 10 minutos no nosso carro, não descansei enquanto não aprendi como o fazer, tal como outros projectos que vou fazendo para mim ou mesmo ajudando amigos e leituras que vou fazendo.
Sei que é muito dificil encontrar algumas informações acerca de algumas destas coisas, e o quanto que me custou quando as procurei para as encontrar, por isso gosto de ajudar os outros para que não tenham que lidar com a mesma frustação com que eu lidei enquanto as procurava!
Por exemplo acerca de retrofits com NCS Expert, as informações são mesmo muito escassas, sendo o principal fórum no qual partilham informações acerca disso, o
http://ecubb.bmwecu.org/board/ agora privado e fechado ao público, por isso vou apanhando partes aqui e ali, e devagar lá fui conseguindo fazer algumas coisas que queria!
Para terem uma ideia de como o fórum
http://ecubb.bmwecu.org/board/ é importante, foi dele que veio as formas e ferramentas para conseguirmos ter as aplicações BMW nos nossos computadores, mas ao que parece, alguns utilizadores começaram a aproveitar o que aprenderem lá, para vender coisas no ebay como computadores já montados e preparados para diagnóstico e codificaçao/programaçao com as ditas interfaces baratas, e o dono do fórum não gostou mt da brincadeira e fechou-o ao público, e agora só uns poucos de privilegiados mantém acesso ás secções mais importantes do fórum.
Não sei se fazem ideia, mas até agora quando alguém queria uma máquina de diagnósticos ou codificação/programação seja BMW ou doutras marcas, está em jogo muito dinheiro! Ainda agora se quiserem uma interface original e um computador original estarão em causa uns bons milhares!
Cumprimentos
L.Sousa Escreveu:Olha o sensor de luz é o que? No meu E39 gostva que ligasse os médios de forma automática mas não sei fazer isso sei que qd esta de noite liga luzes interiores qd tiro chave de ignição de dia já não as liga. Tb trás sensor de chuva de fábrica, mas penso que deveria ser afinado pois por vezes já tenho alguma chuva no vidro e ele não limpa logo ( já mudei relé a pensar numa provável avaria)....
A pasta C:\NCSEXPER\DATEN refere-se a que programa?
Ora bem,
Tendo em conta que o carro é de 1998 não tem sensor de luzes de certeza absoluta! Pois nessa altura altura o E39 ainda n o tinha oficialmente. Só começou a ter a partir de 2001.
Quanto ao ser afinado, o que está a precisar é de ser inicializado para fazer uma re-adaptação, pois tal como tudo tb o pára-brisas envelhece, tal como a goma que prende o sensor, mudando assim mtas variáveis pelas quais de certeza que o sensor está a precisar de uma inicialização!
E para lhe tirar a duvida do relé, se de facto fosse essa a origem do problema, o limpa párabrisas nem sequer funcionava.
A pasta C:\NCSEXPER\DATEN é do programa NCS Expert que é possivel instalar junto com o EDIABAS, se tiver uma iso completa de onde instalar. Uma boa está no tópico que criei á dois dias:
viewtopic.php?f=96&t=43100
Aqui vão mais algumas informações acerca dos dois sensores existentes para os E46, E38, E39 e E53:
O sensor de chuva está localizado no pára-brisas imediatamente atrás do vidro retrovisor central, naquela "caixinha" de plástico:
O sensor de luz está incorporado no sensor de chuva, e que se vê do lado de fora é a lente que está colada no pára brisas na qual se encaixa o sensor de chuva ou de chuva/luz.
Uma boa maneira de saber se tem sensor de luz é tentando ver do lado de fora, se é parecido com isto:

Se for igual a esse, tem sensor de luz e chuva, e a parte de dentro onde te encaixa o sensor é assim:
Se for apenas um sensor de chuva que tem instalado, o que se vê do lado de fora será algo como isto, peço desculpa mas não encontrei, nenhum sensor de chuva visto da parte de fora do pára brisas, mas já dá para ter uma ideia:

Sendo uma lente apenas de chuva, na parte de dentro onde se encaixa o sensor, será assim:
Outra maneira ainda mais simples de ver é se o seu carro tem um A de Automatico no interruptor das luzes, se tiver, TEM sensor de chuva e luzes, se não tiver só tem de chuva!
O interruptor de luzes automáticas é igual a este:
Se não tiver, e quiser instalar n é uma tarefa impossivel, se não tiver medo de desmontar coisas no carro e mudar algumas peças..
No caso do serie 5 E39 o que precisará visto que já tem sensor de chuva é:
- um sensor de chuva
- uma lente nova para o novo sensor de chuva
- um novo interruptor de luzes com a opção para luzes automaticas
- dependendo do ano e/ou opções presentes no carro, poderá ter ou não de trocar o módulo de luzes para um de a partir de 2002 salvo erro, mas á partida tal n será necessário
- ligar os 4 fios cada um no seu sitio (um no fusivel 38, dois no módulo de luzes e um á massa do carro)
Codificação não precisará de levar, mas a parte de chuva do sensor terá que ser inicializada!
E é tudo!
Cumprimentos