Help na ligação DIS com CABO

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

Responder
noosphere
Membro Junior
Registado: 21 ago 2010, 19:14
O meu Carro:: BMW 530d [E39]

Help na ligação DIS com CABO

Mensagem por noosphere »

Boas pessoal,
Tenho uma VM com o DIS V44 instalado mas não tenho o carro cmg esta semana para testar pois o cabo chegou ontem e quero ter a certeza de que tenho tudo a funcionar.

Tirem-me esta pequena duvida...
O meu cabo é COM --> OBD --> ficha redonda (perdoem-me mas não conheço a designação deste tipo de conector). É preciso emular alguma coisa ou basta adicionar o COM nas configs da VM de forma a que fique acessível no DIS?
É que pelas imagens que vejo por ai, vejo na parte das configs do DIS algumas janelas com IP´s e no meu tenho tudo limpo.
Algumas dicas pessoal?

Obrigado.

noosphere

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Help na ligação DIS com CABO

Mensagem por jmcdpereira »

noosphere Escreveu:Boas pessoal,
Tenho uma VM com o DIS V44 instalado mas não tenho o carro cmg esta semana para testar pois o cabo chegou ontem e quero ter a certeza de que tenho tudo a funcionar.

O meu cabo é COM --> OBD --> ficha redonda (perdoem-me mas não conheço a designação deste tipo de conector). É preciso emular alguma coisa ou basta adicionar o COM nas configs da VM de forma a que fique acessível no DIS?
É que pelas imagens que vejo por ai, vejo na parte das configs do DIS algumas janelas com IP´s e no meu tenho tudo limpo.
Algumas dicas pessoal?

Obrigado.

noosphere

Não sei que cabo é esse, o meu cabo é o normalo e tenho sim um adaptador para os E39 e afins.
De qq modo para testares isso inicia o DIS entra em diagnóstico e selecciona o carro, após isso deve aparecer no icon do srvqqcoisa um IP(aquele serviço que tens de iniciar SEMPRE antes de inicia ro DIS).
Eu tenho o computador a iniciar SEMPRE esse serviço coloquei um atalho na pasta de arranque.
Se aparecer o ip está tudo bem, se não aparecer, há gato...

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

jmcdpereira Escreveu:
noosphere Escreveu:Boas pessoal,

Algumas dicas pessoal?

Obrigado.

noosphere

Não sei que cabo é esse, o meu cabo é o normalo e tenho sim um adaptador para os E39 e afins.
De qq modo para testares isso inicia o DIS entra em diagnóstico e selecciona o carro, após isso deve aparecer no icon do srvqqcoisa um IP(aquele serviço que tens de iniciar SEMPRE antes de inicia ro DIS). IFHSrv32 Eu tenho o computador a iniciar SEMPRE esse serviço coloquei um atalho na pasta de arranque.
Se aparecer o ip está tudo bem, se não aparecer, há gato...

jmcdpereira
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Eu comprei este cabo ... http://www.ebay.es/itm/271005818911?ssP ... 1439.l2649
Tendo em conta que é COM, é necessário emular alguma coisa? É que o sacana tem OBD a "meio" do cabo...
Fiz uma nova VM e não me aparece IP mas não tenho nenhum serviço a correr fora da VM... Reparem:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Isto quer dizer que que encontrou a porta? Atenção que o cabo está ligado a uma porta COM
Obrigado.

wurth
Membro Gold
Registado: 01 out 2006, 13:07
O meu Carro:: E46 320td '02

Mensagem por wurth »

Devias ter comprado um cabo USB...

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Fuck.... comprei o COM por pensar que era mais user frendly a config... pelos vistos não é o caso :(
Alguém por ai que use uma COM como protocolo de comunicação? :(
Podem meter ai uns screens de como está o vosso neste menu?

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

noosphere Escreveu:Fuck.... comprei o COM por pensar que era mais user frendly a config... pelos vistos não é o caso :(
Alguém por ai que use uma COM como protocolo de comunicação? :(
Podem meter ai uns screens de como está o vosso neste mnu?
Eu acho que por porta RS232 não vai funcionar, mas envia MP ao Gt1Progman é a pessoa indicada(master) para te elucidar esem a ligação IFHRsv32 (IP) nunca vai funcionar.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Os cabos USB que se usam para o DIS simulam uma porta-série, portanto uma nativa tem que funcionar. A ligação que é feita "por rede" é entre a vm e o sistema host da mesma, portanto não tem qq relação com o interface de ligação ao carro (o tal ficheiro executável q tem q estar a correr). Lê o tópico grande sobre o assunto (umas 50 páginas, se n me engano). É preciso definir na configuração do ediabas qual a porta com q vai ser utilizada, se bem me lembro. Já configurei isso há mt tempo.

O fluxo de comunicação é:
VM/DIS a correr na mesma <rede virtual entre vm e host> HOST <comunicação em série (simulada ou não) a cumprir protocolo obd> carro
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

cap Escreveu:Os cabos USB que se usam para o DIS simulam uma porta-série, portanto uma nativa tem que funcionar. A ligação que é feita "por rede" é entre a vm e o sistema host da mesma, portanto não tem qq relação com o interface de ligação ao carro (o tal ficheiro executável q tem q estar a correr). Lê o tópico grande sobre o assunto (umas 50 páginas, se n me engano). É preciso definir na configuração do ediabas qual a porta com q vai ser utilizada, se bem me lembro. Já configurei isso há mt tempo.

O fluxo de comunicação é:
VM/DIS a correr na mesma <rede virtual entre vm e host> HOST <comunicação em série (simulada ou não) a cumprir protocolo obd> carro
Os drivers USB vão emular exactamente essa porta série (COM1).
Se a porta série estiver configurada para COM1 também penso que irá funcionar.
A única diferença será que não é necessário os drivers USB que só emulam a porta série.
Se no computador tem de se usar a COM1 é porque por defeito no programa está configurado COM1.
Assim de repente parece-me que deve funcionar

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Alguém me pode meter um print do DIS sem nenhum cabo ligado ao portatil?

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Mensagem por gt1progman »

O DIS que tens a correr nessa VM utiliza um "gestor" de ligações de rede. O "gestor" de rede que me refiro é um programa a correr internamente no DIS e que descobre a presença de interfaces originais (quando estes fazem broadcast a anunciar ao DIS a sua presença na rede).
Esse "gestor" de rede é algo que esta desligado na versão PT que o pessoal costuma usar.
Neste cenário de interfaces simples OBD não é necessário usar o "gestor" de rede no entanto como o teu esta ligado então tens que correr o tal emulador que referes na PM que enviaste.
Recomendo que esqueças essa versão e tentes arranjar a que o pessoal aqui usa pois é muito mais simples de trabalhar.

noosphere
Membro Junior

Mensagem por noosphere »

Ora meu pessoal... não me perguntem o que andei a inventar... mas tanto mexi que ja descobri como meter isto a trabalhar...
Agora basta iniciar o DiagHead e o DIS já detecta o cabo

Imagem

Ainda não testei, mas tudo indica estar OK... certo?
Já meti a imagem na "nuvem" ... estou a pensar disponibilizar para o pessoal.

Responder

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”