Carro "crashou"

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Carro "crashou"

Mensagem por HangaS »

Boas,

O meu carro parece que ficou "assombrado" este FDS :S

Passo a explicar:
A primeira ocorrência do "fenómeno" foi ontem ao inicio da noite. Estava uma trovoada enorme para aqueles lados.
Estava prestes a desligar o carro para o abastecer, quando momentos antes cai um relampago ali perto, nesse mesmo instante algumas luzes do quadrante acenderam. Mas luzes, sem nexo num carro que está ao relenti. Luz do Airbag, DSC, mais umas quantas. O relenti julgo que também ficou instavél, mas não deu para perceber.. quando isto tudo aconteceu já a mão ia a caminho da chave para a desligar. Mas pareceu-me ouvi-lo soluçar um bocado. "Passou-se com o relampago" pensei.. mas não dei muita importância.
Atestei, e quando ia chegar o carro à frente para ir pagar. Nada.. morto.. chave na ignição e nem uma luz. Nadinha.
Varias tentativas de tira a chave, mete a chave.. nada.. a luz do airbag de vez em qdo acendia muito fraquinha mesmo.
Achei muito estranho ser da bateria, ainda para mais depois e de uma viagem de 200km.

Empurrei o carro à mão uns metros, para não estar a atrapalhar e fui pagar.... naquela do habito, traquei o carro usando o comando.
Trancou normalmente, dando sinal com os piscas a brilhar ao máximo. Achei isto estranho e voltei a abrir, e a fechar outra vez.. impecavél.. tudo normal. Depois desta cena à "Blair Witch" lá fui pagar, e quando voltei, chave na ignição e tudo normal :shock:
Estava a funcionar normalmente. Apenas o relógio e informação do CB tinham levado um reset.

Fui até casa com tudo a funcionar normalmente.

No dia seguinte (hoje) vinha eu de volta a Coimbra, a andar normalmente já prai ha uns 80km, e achar estranho que as minhas luzes de trás estavam muito fortes.. parecia que ia sempre a travar ou com as luzes de nevoeiro ligadas. Dou uns toques no travão, enquanto olhava pelo retrovisor, e aumentava mais um bocado de brilho.. (daqui não é, pensei) liguei as luzes de nevoeiro atrás, mas aqui não notei diferença.

Nesta coisa dos testes com as luzes, ao mexer nos botoes das luzes de nevoeiro (frente e tras) reparei que por vezes as luzes da frente piscavam (tipo apagavam por decimos de segundo), luzes no quadrante acendiam e apagavam (DSC, airbag, travao de mao).

Nisto reparei que até o acelarador já influenciava.. tipo pisava um bocado e as luzes do quadrante passavam-se, parecia uma arvore de natal. Por vezes as rotaçoes davam saltos. Tipo não actualizavam o valor e depois o ponteiro saltava de repente para o valor correcto. Meto quatro piscas e encosto... desligo a chave (sem apagar as luzes) e ficou tudo as escuras.. nem luz de presença, nem os quatro piscas, nada.
Dou a chave a pensar que se calhar já tava "morto" outra vez, mas pegou normalmente, e "normal". Volto a desligar (desta vez ja ficou com os minimos acesos, e quadrante iluminado, como é normal) e ligo-o novamente. Tudo normal, tirando novamente um reset ao relogio e ao CB. Fiz o resto da viagem até Coimbra normalmente, mas sempre de "pé atrás" com receio que a qualquer momento alguma coisa se passasse. (Reparei depois que o brilho das luzes atrás tinha voltado ao normal, por algum motivo as luzes antes iam constantemente em alta intensidade.)

Depois desta longa explicação, alguém imagina o que possa ser? Alguma experiencia semelhante?

Se calhar vejo muitos filmes.. mas cheguei a pensar que o relampago por ser tão perto (coisa de 100metros) tivesse gerado um pulso electromagnético (EMP) ou uma interferencia tal na centralina que tivesse marado a electrónica. :lol1

Apesar de aparentemente estar tudo ok, ainda estou de pé atrás. Alguma coisa terá causado aquilo.
Imagem

Imagem

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: Carro "crashou"

Mensagem por cap »

Um pulso electromagnético é mesmo muitos filmes. :P

A única maneira das luzes aumentarem de intensidade é aumentando a tensão de alimentação das mesmas e isso só acontece se o regulador de tensão do alternador pifar. Eu começava por aí e não andava com o carro entretanto com medo de queimar mais qq coisa. :?
Imagem

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Quando digo luzes com mais intensidade não é que estivessem a brilhar para lá do normal. Era mais como se os STOPs estivessem sempre acessos.

Mas isso pode ser uma explicação. A corrente não estar muito estável e isso provocar erros no LCM e na ECU (ou outros modulos, pois as luzes do DSC, ABS e Airbag tb acendiam). Uma interferencia no BUS tb poderia explicar o quadrante com as luzes tipo arvore de natal e os ponteiros a passarem-se.

Eu vou marcar consulta na Baviera (agora Bomcar) assim que der. Mas ainda deve demorar uns dias e preciso do carro. :|
Imagem

Imagem

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Não terás mesmo o alternador marado?
Imagem

pistoleiro
Membro Junior
Registado: 27 abr 2009, 22:37
O meu Carro:: 320d Touring //M 4/2003

Mensagem por pistoleiro »

Se fosse eu colocava uma corrente no sitio do reboque preso a casa pois o espirito pode querer ir dar uma voltinha e a gota está cara he he...
Aproveita que o PAPA vem cá e faz como o pinto da costa ao porto... pede para Exorcisar e abençoar...lol :evil: :evil: :evil: :lol1
A minha Maquina :) viewtopic.php?f=1&t=49054
A Pensar No Futuro...
Imagem

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

HangaS Escreveu:Quando digo luzes com mais intensidade não é que estivessem a brilhar para lá do normal. Era mais como se os STOPs estivessem sempre acessos.

Mas isso pode ser uma explicação. A corrente não estar muito estável e isso provocar erros no LCM e na ECU (ou outros modulos, pois as luzes do DSC, ABS e Airbag tb acendiam). Uma interferencia no BUS tb poderia explicar o quadrante com as luzes tipo arvore de natal e os ponteiros a passarem-se.

Eu vou marcar consulta na Baviera (agora Bomcar) assim que der. Mas ainda deve demorar uns dias e preciso do carro. :|
Mas antes confirma se os bornes da bateria estão bem apertados...

e tambem o borne positivo que tens no cofre do motor do teu lado esquerdo (numa caixinha de plastico).
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Os bornes parecem-me bem. Depois verifiquei-os quando cheguei a casa.

Quanto aos problemas no alternador, realmente explicam o comportamento durante a viagem de regresso.. dos varios sistemas a desligarem-se. Mas ainda assim a situação do carro ter ficado morto, nem a minima luz quando desligado, e passado um tranca-destranca ter passado a funcionar sem problemas ainda não consigo perceber.. algum problema no imobilizador, que com um reset passou? :think

Em principio esta semana têm tempo de me ver isto na Bomcar..
Imagem

Imagem

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Então já descobriste o que era?
Imagem

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Não.. ainda nao fui à Bomcar.. mas pedi para me verem os erros genéricos numa oficina que conheço e não acusou nada :shock:

Também nunca mais aconteceu... Quando tiver tempo de deixar o carro na Bomcar pode ser que com o DIS consigam ver mais qq.

Estive tb a ver a voltagem no menu de testes (opção 9.0) e anda pelos 13-14 de forma estável.
Imagem

Imagem

Responder

Voltar para “Electronica”