Montagem de Antena Rádio no E46 Touring

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
PatLux
Membro Iniciado
Registado: 18 set 2011, 17:49
O meu Carro:: BMW 320d E46

Montagem de Antena Rádio no E46 Touring

Mensagem por PatLux »

Boas

Precisava de ajuda para a montagem de uma Antena de Rádio no Modelo E46 versão touring/carrinha.

A antena que pretendo montar é esta:

Imagem

O carro já tem uma antena montada mas é do telefone. Os filamentos da Antena no vidro de trás já não estão em condições e o rádio já não apanha 1/4 das emissões de rádio. E prefiro montar esta, é mais bonita e bem mais barata que um vidro novo.

Já desmontei o forro do tejadilho e não vejo como chegar ao local da Antena do Tlf para a retirar e montar a nova. Aquilo tem uma caixa pequena preta (será por aí?), mas naquela zona há o reforço do chassis e não vejo como chegar à Antena.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Montagem de Antena Rádio no E46 Touring

Mensagem por JOFIMO »

PatLux Escreveu:Boas

Precisava de ajuda para a montagem de uma Antena de Rádio no Modelo E46 versão touring/carrinha.

A antena que pretendo montar é esta:

Imagem

O carro já tem uma antena montada mas é do telefone. Os filamentos da Antena no vidro de trás já não estão em condições e o rádio já não apanha 1/4 das emissões de rádio. E prefiro montar esta, é mais bonita e bem mais barata que um vidro novo.

Já desmontei o forro do tejadilho e não vejo como chegar ao local da Antena do Tlf para a retirar e montar a nova. Aquilo tem uma caixa pequena preta (será por aí?), mas naquela zona há o reforço do chassis e não vejo como chegar à Antena.
Boas a antena do telefone retira-se pelo exterior com uma peça plastica roscada que geralmente vem nas viaturas que têm pre-instalação de telefone, não se desmonta nada, a caixa que vês debaixo do forro é o filtro supressor de interferencias, das antenas do sistema diversity, mas a ficha do cabo do telemóvel não te vai servir para conecção não tem nada a ver com as fotos é é uma ISO normal, e as ligações da BMW são fichas FAKRA, não sei como te irás safar.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

PatLux
Membro Iniciado

Mensagem por PatLux »

Vou ver isso das fichas antes de retirar a antena.

Obrigado

PatLux
Membro Iniciado

Mensagem por PatLux »

Já tenho os adaptadores de ISO para FAKRA. Agora tenho que ver como é que vou fixar a Antena, pois o sistema de fixação (rosca) desta nova é por dentro.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

PatLux Escreveu:Já tenho os adaptadores de ISO para FAKRA. Agora tenho que ver como é que vou fixar a Antena, pois o sistema de fixação (rosca) desta nova é por dentro.
Acho que te vais arrepender de ter comprado essa antena (tipo VAG) pois para apertares a rosca da antena vais ter de desmontar o forro interior do tejadilho completo, (sai para a traseira nas touring) senão estás sujeito a parti-la e ficares desgostoso, nem te passa pela cabeça o que tens de desmontar primeiro para retirar o tejadilho, junto ao vidro da frente vai ficar uma "treta" pois está colado, e depois fica "ondulado" na minha humilde opinião eu teria comprado o vidro (apesar de custar +/- 150€) que tem instalada a antena (já agora porque se estragou?) não será da caixa de ligações (amplificador) da antena junto ao vidro? eu tomaria isso em atenção primeiro, antes de estragar algo e gastar ainda mais ou ficar desolado?
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

PatLux
Membro Iniciado

Mensagem por PatLux »

esse amplificador está montado junto ao vidro em que zona?

Já estive a ver e não vou montar esta antena. Desmontei o rádio e liguei o amplificador que a antena nova trazia na caixa e nota-se bastante diferença no sinal.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

PatLux Escreveu:esse amplificador está montado junto ao vidro em que zona?

Já estive a ver e não vou montar esta antena. Desmontei o rádio e liguei o amplificador que a antena nova trazia na caixa e nota-se bastante diferença no sinal.
Boas não tens um compartimento onde está o triangulo? está a aqui: http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/05/45/76 espreita lá a ver se está tudo ligado?

PatLux
Membro Iniciado

Mensagem por PatLux »

O carro não tem nada disso ao lado do triângulo. Do lado esquerdo tem lá uma caixinha metálica mas está mais para a frente. Já montei a Antena no Tejadilho, agora falta-me saber e ter a certeza onde passa o cabo da Antena que vem do rádio para o vidro traseiro, porque não faço ideia onde está o amplificador. Já vi 3 esquemas diferentes onde ele deveria estar fixo. Agora para ter acesso a essa tal caixa metálica que falei tenho que desmontar a lateral esquerda atrás do banco traseiro.
E outra coisa, tenho que ter algum acesso elétrico para ligar o amplificador que a Antena trás incorporada que não seja direto à bateria, claro. Já testei a Antena com ligação direta ao Rádio e funcionou 5*.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

PatLux Escreveu:O carro não tem nada disso ao lado do triângulo. Do lado esquerdo tem lá uma caixinha metálica mas está mais para a frente. Já montei a Antena no Tejadilho, agora falta-me saber e ter a certeza onde passa o cabo da Antena que vem do rádio para o vidro traseiro, porque não faço ideia onde está o amplificador. Já vi 3 esquemas diferentes onde ele deveria estar fixo. Agora para ter acesso a essa tal caixa metálica que falei tenho que desmontar a lateral esquerda atrás do banco traseiro.
E outra coisa, tenho que ter algum acesso elétrico para ligar o amplificador que a Antena trás incorporada que não seja direto à bateria, claro. Já testei a Antena com ligação direta ao Rádio e funcionou 5*.
Mas a caixa não é igual à da figura? o cabo passa pelo pilar esquerdo acima, tiras o forro onde está a luz de iluninação, que o cabo passa aí do tejadilho e depois vai ligar à tal caixa (amplificador de sinal de antena) e não necessitas de desmontar a laetral esquerda pois lá só está a coluna esquerda e a ficha da tomada de 12v. cuidado se vais desmontar que alguma coisa de plástico vais partir sem querer.

PatLux
Membro Iniciado

Mensagem por PatLux »

A tal caixa está muito metida pra frente e pra ter acesso total a ela, tenho mesmo de desmontar a parte esquerda. logo à noite ponho aqui uma foto.

Responder

Voltar para “Electronica”