BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Silver Surfer
Membro Senior
Registado: 13 set 2006, 13:53
O meu Carro:: E46 320td

BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!

Mensagem por Silver Surfer »

Boa noite malta!
Gostaria de saber se alguém me conseguiria ajudar! Ou pelo menos indicar o que deva fazer...ou qual o problema que deva ter!
Passo a explicar!
Há uns tempos para cá, de vez em quando, ao chegar perto do carro, carregava no comando para destrancar o carro e não acontecia nada.. tinha de abrir com a chave a porta do condutor; meter o carro a trabalhar e depois passado um bocadito já dava para destrancar todas as portas! Comecei a desconfiar da bateria, visto que, a mesma ainda é a de origem! O carro é de 2003..logo...fez 10 anos a bateria.. Mas sempre que vou ver a bateria..o "indicador" ainda está a verde! Supostamente só quando passa a preto é que é sinal de que se deve trocar a bateria! Por isso foi deixando andar..
Hoje quando peguei no carro, depois do trabalho, não voltou a abrir as portas! Abri com chave..meti o carro a trabalhar e fui andando! Mas ao coportmeçar a chuver as escovas não funcionaram! Tentei abrir os vidros e nada! Nem sinal.. Luz interior ao abrir as as também nada.. de resto funciona tudo! Liguei e desliguei o carro 2 vezes...luzes das opticas funcionam; climatização, rádio etc.. tudo ok!
Foi uma viagem um pouco atribulada porque começou a chover bem... Agora não sei o que pensar! Será problema elétrico ou foi a bateria a dar sinal que morreu?? o que é que acham que possa ser? :ajuda :ajuda :ajuda
Abraço!
Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!

Mensagem por Crow »

Tens algum stress no ZKE (GM5).

O problema do fecho central deve estar nos relés do ZKE (GM5) mas eu experimentava retirar o modulo e verificar/limpar os contactos das fichas.

Bateria não me parece que seja já que tinhas o carro a trabalhar e mesmo assim nada funcionava.

Silver Surfer
Membro Senior

Já tive a ver no youtube e no google! Vou experimentar tirar;limpar tudo e voltar a montar!
Mas pelo que eu percebi este módulo apenas tem a ver com o fecho das portas, certo? E o para brisas e as luzes do plafonier não trabalharem?? Não pode ser nenhum relé queimado?
Imagem

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

O GM5 comanda sistemas como fecho central, limpa vidros, lava farois, vidros electricos, etc.

Claro que esses sistemas funcionam com relés de potencia. Podes também encontrá-los junto à caixa de fusiveis.

Se o problema do fecho central estiver nos relés do mesmo, esses relés encontram-se dentro do GM5. Ou vais a um electricista para te substituir os relés, ou compras um modulo novo na Bmw.

Os relés existem à venda cá fora, se encontráres quem os substitua vais poupar uns trocos.

Silver Surfer
Membro Senior

Obrigado pelas dicas crow! :fixe
Sendo assim deve ser de certeza o modulo que deu o berro. Mas logo ha noite vou verificar todos os fusíveis e depois tiro,limpo e volto a meter as fichas do modulo para descargo de consciencia.
Andei a pesquisar na net e encontrei um sitio que vende modulos completos reparados com garantia de 2anos por 79e ja com portes. O que achas?
Obrigado!
Imagem

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

estou com o crow, tudo aponta para problema no GM5. o responsavel pelas escovas e' mesmo ele. Mas a iluminacao interior, piscas e luzes exteriores e' o LSZ. Por seguranca, os carros comecam a desligar componentes electricos, quando detectam falhas na alimentacao (bateria e/ou alternador). Nao perdes nada se mandares fazer um teste a esses sistemas, ja' que sai a custo 0, e assim ja evitas algumas despesas... Caso seja sali.

A titulo comparativo, o MB la de casa comecou por ficar com a direccao assistida mais pesada. Depois ficou mesmo sem direccao assistida. O culpado e' um alternador em estado comatoso. Esta' agora na sala de operacoes para reconstruir o alternador.

Os sintomas por vezes podem iludir...

Silver, faz um diagnostico com o DIS. No test plan podes escolher uma unidade e activar funcoes individualmente. Experimenta funcoes associadas a cada um dos modulos para despistar avarias nos proprios modulos.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Crow Escreveu:Tens algum stress no ZKE (GM5).

O problema do fecho central deve estar nos relés do ZKE (GM5) mas eu experimentava retirar o modulo e verificar/limpar os contactos das fichas.

Bateria não me parece que seja já que tinhas o carro a trabalhar e mesmo assim nada funcionava.
Silver, exactamente o que te disse por PM. ;)
Avança lá com a limpeza e vê se resolve. :fixe
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Silver Surfer
Membro Senior

Vou tentar então a limpeza primeiro para ver se faz alguma coisa!
É aconselhável desligar a bateria certo?
Obrigado mais uma vez!
Imagem

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Se conseguires ou arranjares que tem substitua os relés opta antes por esta hipótese. Custam uns euros e poupas uns trocos... Olha aqui:

http://bacelo.olx.pt/reles-modulo-zke-bmw-iid-436167209

Silver Surfer
Membro Senior

Muito obrigado pelo link Notlim!!! :fixe
Tive um bocado de volta dele! Tive a ver e o fusivel 49 de 5A é responsável pela maior parte dos problemas que eu vos reportei! Vamos ver...vou comprar um para tentar! E no sábado já desmonto o módulo para o limpar e tentar a sorte! Infelizmente só no fds vou puder tratar disto! :humm
Imagem

Br][nK
Membro Gold
Registado: 12 jan 2006, 16:10
O meu Carro:: 320td MB POWER

Mensagem por Br][nK »

Aposto para a mesma coisa...
Para teres noção, tive um afano no meu uma vez, que não desligava os stops e as luzes do quadrante ficavam acesas com o carro desligado...Tirei o módulo das luzes, limpei e sequei, nunca mais teve problemas...
320TD MB POWER

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Br][nkalhão... é porque o teu carro era anfíbio. :lol:
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Silver Surfer
Membro Senior

Amanhã de manhã vou-me meter de volta disto! Vamos ver se a limpeza e secagem chegam para resolver isto! :rezar
Uma pergunta...é necessário desligar a bateria para retirar o módulo?
Obrigado! :fixe
Imagem

Silver Surfer
Membro Senior

Novidades!
Saquei o módulo, limpei, sequei e voltei a montar!
Coloquei um novo fusível! E... Já está quase tudo a funcionar! :dance
Os vidros elétricos; limpa pára brisas e motor dos "mija mijas" e as luzes interiores já estão a funcionar! :fixe
Agora só ficou o fecho centralizado lixado! :humm Presumo que sejam os relés que foram mesmo à vida!
Conclusão.. já andei a ver pelo ebay e encontrei por 13euros 2relés já com portes!! :dance Agora quando chegarem é só pedir a um amigo do meu pai para me soldar aquilo (porque eu não pesco nada disso e não quero inventar! :oops: ) e montar tudo para ver se já funciona tudo bem! :driving
Caso os relés venham bem eu depois meto aqui link para mais malta puder comprar isto a bom preço! :fixe
Vamos ver se consigo mandar estofar o volante enquanto tiver o carro parado! :assubiar
Imagem

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

Nice!
Os relés não são difíceis de soldar mas sim pede a alguém que esteja habituado a isso!
Eu costumo comprar da marca Tyco e até hoje sem problemas.

Responder

Voltar para “Electronica”