Luz presença apagada

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
hnuno
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2007, 11:30

Luz presença apagada

Mensagem por hnuno »

No E46 de 2001, atrás, tem de cada lado 3 lampadas de presença, num total de 6 lâmpadas de luz de presença.
Do lado esquerdo, uma das lâmpadas de presença, a mais à esquerda, está sempre apagada, não apresentando esse erro no painel de bordo. :shock:
O curioso é que a lâmpada não está fundida, já a troquei por outra nova, troquei-as entre elas (com a mesma voltagem), e continua sempre apagada. :cry:
Com um daqueles aparelhos que detectam corrente (multímetro?), cheguei à conclusão que sem lâmpada há corrente e com lâmpada não há corrente. :think
Fui ao StationMarché e nunca encontraram corrente (com ou sem lâmpada). Fizeram um chanto com uma das lâmpadas presença mais próxima e ficou bom. No dia seguinte andava com a lâmpada do pisca sempre acesa. :think
Alguém me dá a solução? :?:
É o módulo que comanda as luzes que está marado? Quanto isso custa? Onde me aconselham a ir, na zona de Lisboa?

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Re: Luz presença apagada

Mensagem por HangaS »

Pode não estar marado.. isso de ele trocar luzes é normal e propositado.

Por exemplo se se fundir um minimo de trás ele pode usar por exemplo um stop com menos brilho para o efeito.
ou vice-versa... tb pode por exemplo piscar um stop se tiveres o pisca fundido.

http://www.bimmerboard.com/forums/posts/420807

Podes por exemplo ter um problema no suporte das luzes e o LCM estar a cortar a corrente para evitar um curto.

Os nossos bichos têm vontade própria ;) o que parece ser tão basico como uma lampada ligada a uma bateria tem na realidade quase mais tecnologia que o shuttle!
Imagem

Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Isso de ir buscar energia a outro lado é maior burrice que vejo... pois como HangaS, disse os nossos carros são inteligentes e se n tem lâmpada num sítio ele vai iluminar outra lâmpada.... vai a um electricista que saiba o que significa o termo multiplexagem!

Cumps.
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

bille60
Membro Juvenil
Registado: 01 abr 2008, 21:08
O meu Carro:: E60 530d SE

Mensagem por bille60 »

Bem, a malta do Stationmarche cada vez me espanta mais... Um carro meu nunca entraria numa oficina dessas, isso nao se pode chamar resolver um problema... mas pronto... :wall :wall

a verdade é que nem sei o que te dizer deste problema... a lampada é a correcta? alguem que me corrija, mas acho que é de filamento duplo...

ja agora, comprova massas...

off topic: HangaS, essa assinatura ta demais, o meu é igual... :P :wall

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Aqui vai então um problema similar.

Troquei as luzes interiores por "lampadas" de LED. Troquei primeiro as duas da frente.. duas tubulares e tudo bem. As de trás são duas W5W (uma de cada lado) que chegaram hoje do ebay e fui troca-las para ficar com o interior todo em branco.

Agora a cena caricata, desde que esteja pelo menos uma lampada incadescente em qualquer local, funciona, se todas forem de leds.. pisca muito rapido e desliga-se e fica sem corrente no cirtuito todo. Tendo que ligar a ignição e desligar para fazer reset, mas depois pisca outra vez e desliga..

Mas basta trocar um dos LED por uma lampada normal fazer "reset" e já da! :|

Quase que aposto que sei o que é. A corrente total quando está só com LEDs deve ser diferente à que ele está a espera e então corta a pensar que é um curto...

Rais parta o bicho!! Paranoico!! :lol1

(bille60: Agora já anda melhor, mas no inicio parecia uma arvore de natal! :D Vi a sig num forum internacional e adoptei-a :assubiar )
Imagem

Imagem

ricabmw
Membro Junior
Registado: 13 fev 2009, 00:04
O meu Carro:: bmw 320d e46-1999

Mensagem por ricabmw »

boas amigo.
em primeiro lugar tira esse chante k eles fizeram.
agora tens de ver se tem corrente pode faltar massa,
tens de ver se tem massa depois vamos atraz da corrente :driving
ate pode ser a placa onde tem as lampedas.
agora o modulo de luzes nao deve ser...

comps

hnuno
Membro Juvenil
Registado: 17 out 2007, 11:30

Mensagem por hnuno »

O chante tirei no fim de dar uma viagem com o pisca sempre aceso (não intermitente).
Alguém conhece um bom electricista na zona de Lisboa qua saiba mexer no BMW?
Que se for necessário trocar o módulo das luzes, o faça? :?:

TiagoF
Membro Juvenil
Registado: 25 abr 2008, 08:48
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 07/2001

Mensagem por TiagoF »

HangaS Escreveu:Aqui vai então um problema similar.

Troquei as luzes interiores por "lampadas" de LED. Troquei primeiro as duas da frente.. duas tubulares e tudo bem. As de trás são duas W5W (uma de cada lado) que chegaram hoje do ebay e fui troca-las para ficar com o interior todo em branco.

Agora a cena caricata, desde que esteja pelo menos uma lampada incadescente em qualquer local, funciona, se todas forem de leds.. pisca muito rapido e desliga-se e fica sem corrente no cirtuito todo. Tendo que ligar a ignição e desligar para fazer reset, mas depois pisca outra vez e desliga..

Mas basta trocar um dos LED por uma lampada normal fazer "reset" e já da! :|

Quase que aposto que sei o que é. A corrente total quando está só com LEDs deve ser diferente à que ele está a espera e então corta a pensar que é um curto...

Rais parta o bicho!! Paranoico!! :lol1

(bille60: Agora já anda melhor, mas no inicio parecia uma arvore de natal! :D Vi a sig num forum internacional e adoptei-a :assubiar )
Pois... deve ser isso!
Mas eu tenho o meu interior todo com led's, e não faz nada disso... mas houve aqui alguém no forum, que me avisou desse possível problema!

ricabmw
Membro Junior
Registado: 13 fev 2009, 00:04
O meu Carro:: bmw 320d e46-1999

Mensagem por ricabmw »

eu sou bom mas sou de braga :D :lol1
isso o modulo nao pode ser...
isso deve ser uma coisa facil ou nao .
só vendo mesmo

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Finalmente arranjei tempo para resolver o problema.

Até agora andava com uma das lampadas interiores de filamento, pois com pelo menos uma lampada ainda tinha corrente, se trocasse tudo para led piscavam 1 vez e ficava sem corrente em todas.

Para resolver isso hoje fui comprar umas resistencias para simular as duas lampadas da frente.

Se bem que a resistência de uma lampada "normal" ronda os 4-5ohm apenas (:?:) optei por simular uma lampada de menor potencia para não aquecer tanto e comprei resistencias de 150ohm para 5W.

Para os menos entendidos, o facto de a resistencia ser de 5W não significa que seja o mesmo que uma lampada de 5W, significa que a resistencia tem capacidade de dissipar até 5W de potencia.

Neste caso e segundo a lei de ohm temos que a potencia a qual a resistencia vai estar sujeita será de:

Código: Selecionar todos

P = U^2 / R  

U=12V
R=150ohm
logo P=0.96W = +/- 1W. Sendo as resistências capazes de dissipar 5W não devem aquecer muito.

Coloquei uma resistência em paralelo com uma das lampadas, e mesmo assim não consegui enganar o módulo, pois 1W deve ser muito pouco e o LCM corta. Depois exprimentei com 2 resistencias em paralelo (o que equivale a uma de 75ohm) e já funcionou.

Podia trocar a resistencia por uma de 75ohm por exemplo, mas optei por colocar uma resistencia de 150ohm em cada uma das lampadas (o que vai dar no mesmo) e assim sempre dissipo melhor o calor por duas resistencias.

Pensei então em soldar as resistencias por fora das lampadas, mas não encontrei o ferro e como bom tuga "desenrrasquei-me" assim

Imagem

moldei as pontas com o alicate para fazer umas argolas com efeito de mola e voila :)

O aquecimento é algum mas pouco.. deixei estar ligado um bom bocado e ainda era possível tocar-lhes com os dedos sem queimar, o que é muito menos que as lampadas originais.
Imagem

Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

hnuno Escreveu:No E46 de 2001, atrás, tem de cada lado 3 lampadas de presença, num total de 6 lâmpadas de luz de presença.
Do lado esquerdo, uma das lâmpadas de presença, a mais à esquerda, está sempre apagada, não apresentando esse erro no painel de bordo. :shock:
O curioso é que a lâmpada não está fundida, já a troquei por outra nova, troquei-as entre elas (com a mesma voltagem), e continua sempre apagada. :cry:
Com um daqueles aparelhos que detectam corrente (multímetro?), cheguei à conclusão que sem lâmpada há corrente e com lâmpada não há corrente. :think
Fui ao StationMarché e nunca encontraram corrente (com ou sem lâmpada). Fizeram um chanto com uma das lâmpadas presença mais próxima e ficou bom. No dia seguinte andava com a lâmpada do pisca sempre acesa. :think
Alguém me dá a solução? :?:
É o módulo que comanda as luzes que está marado? Quanto isso custa? Onde me aconselham a ir, na zona de Lisboa?
Boas, atenção que se o teu carro for até 09/2001 usa uma lampada na luz de presença de 21/4W e as outras todas de 21W, se for posterior a 09/2001 são todas de 21W (piscas,presença,stop).
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Responder

Voltar para “Electronica”