Página 1 de 1
Troca de quadrante
Enviado: 12 ago 2009, 21:49
por r.barradas
Boas.
Gostaria de saber se é possivel a colocação de um quadrante do m5 e39 num 530i e39??
Re: Troca de quadrante
Enviado: 12 ago 2009, 22:47
por gt1progman
é possível mas julgo que o quadrante do M5 tem um indicador da temp do oleo em vez de um indicador do consumo de combustivel... e esse ponteiro não irá funcionar. Não tenho a certeza mas também julgo existirem uns leds relacionados com o oleo que também não irão funcionar.
De resto acho que é possível (apesar de nunca o ter feito) :-)
Re: Troca de quadrante
Enviado: 13 ago 2009, 12:13
por r.barradas
Porque ja me disseram que funciona,so o ponteir da temp do oleo é que nada,mas tb ja me disseram que dps tens que se configurar o quadrante do m5 relativamente aos km´s,mas que uma vez que é codificado ja nao da para ser novamente,e os gajos da bmw tambem nao ne sabem dizer,e nem se arriscam a fazer tal serviço,por nao ser uma peça de origem mas sim uma alteraçao "ilegal"
Re: Troca de quadrante
Enviado: 13 ago 2009, 14:02
por gt1progman
É ilegal adulterar os kms ao carro, mas não é ilegal reutilizar uma peça e nela registar os kms reais do carro.
A meu ver não existe nenhuma ilegalidade quando reaproveitas um quadrante de um carro (carro A) e o instalas noutro carro (carro B) mantendo os kms reais do carro B. Alias o que a BMW faz é exactamente o mesmo só que com um quadrante novo.
Nos concessionarios não o fazem porque além de não saberem, o maior interesse deles é vender um quadrante novo, e não reaproveitar um quadrante usado.
De resto quanto ao oleo, até pode ser que seja possível mas eu não o sei fazer.
Re: Troca de quadrante
Enviado: 16 ago 2009, 10:41
por jonh530d
boas
tenho um 528I que tinha o quadrante quase apagado e foi a baviera substitui-lo, pagei cerca de 360€ pelo serviço e montagem do quadrante novo.
nesta situação tive a opção de deixar o carro com a kilometragem original ou deixa-lo com 0km (que foi o que fiz)
coloquei a questão da inspecção e o que me disseram foi que podia ir a inspecção sem problemas, quanto a bmw não existia problema porque a centralina continha a km original do carro.
nessa altura coloquei a questão da utilização de um quadrante usado e sua reprogramação, disseram-me que era possivel mas a baviera não o faz porque não sabe a origem da peça.
só vou a inspecção em Janeiro... vou aguardar para ver.
Re: Troca de quadrante
Enviado: 16 ago 2009, 16:25
por gt1progman
Acho um pouco estranho que te tenham dado essa possibilidade de o quadrante ficar com os kms do carro ou os kms a zero !!! Se não me engano o que eles devem ter feito foi codificar o quadrante em "modo de teste", ou seja o quadrante é codificado parcialmente para o carro, os kms contam mas quando desligares o quadrante os kms ficam a zeros.
Ainda acho mais estranho que te tenham dito que na inspecção não irá haver problemas, pois no centro de inspecções eles não costumam ligar o carro a maquinas para ver os kms mas sim olham para o que esta registado no quadrante... (até hoje foi o que vi em todas as inspeções).
Quanto a recodificação de um quadrante usado, acredito que algumas pessoas da bmw o saibam fazer, mas a verdadeira razão por que não o fazem é simplesmente porque não é um procedimento autorizado pela BMW. A BMW vende quadrantes novos, ou reparados por eles no caso dos E39. Não se saber a origem da peça é indeferente, além que se a peça ainda tiver os dados antigos então esta lá o VIN e pelo VIN sabe-se de onde ela veio.
Acho mesmo é que se o teu carro na ultima inspecção marcou xxxxxx kms e agora tem menos então deves mesmo te preocupar porque a info que tenho é que isso na inspeção dá problemas... mas é claro é so o que eu penso porque não trabalho lá.
Re: Troca de quadrante
Enviado: 16 ago 2009, 19:17
por madbeetle
Eu tenho um VW carocha, foi todo restaurado, eu coloquei o tablier com os manometros do Porsche 924 e coloquei o conta-km a zero, tenho o carro pronto á 3 ou 4 anos e nunca me dizeram nada na inspeção, nem dos manometros serem doutro carro nem dos kms.