monitor do Idrive ficou preto

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
Helder_85
Membro Juvenil
Registado: 05 nov 2008, 00:17
O meu Carro:: 320D Touring E91

monitor do Idrive ficou preto

Mensagem por Helder_85 »

O monitor do sistema Idrive icou preto depois de do carro acusar um erro de bateria.
Simplesmente fica sempre preto mas percebe-se que tudo o resto funciona, nomeadamente radio, sistema de navegação, bluetooth, etc...
Na BMW disseram logo que tinham de substituir todo o modulo do ecran, mas acredito que exista uma solução mais economica. Supostamente são só 935€ :shock:
Agradeco contributos para a eventual resolução do problema. :fixe
E91 320D Silver - IDrive
A minha menina: viewtopic.php?f=1&t=32473
Imagem

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Re: monitor do Idrive ficou preto

Mensagem por gt1progman »

Desliga-o da corrente durante uma meia hora... julgo que não irá fazer diferença porque normalmente quando o CCC vai a vida nada funciona e não parece ser esse o caso pois dizes que o resto funciona. Pergunta se existe algum update de firmware (eu desconfio que não) para o CID.
Se tiveres mesmo que trocar o CID não te esqueças de trazer o avariado contigo.

Já agora recordas qual foi o erro de bateria que te deu ? ela ainda é a original ?

Helder_85
Membro Juvenil

Mensagem por Helder_85 »

A bateria é a original e o erro que refiro foi aparecimento do simbolo da bateria a vermelho no quadrante da carrinha. Depois de aparecer esse simbolo o CID apagou-se e desde ai está sempre preto.
Os fusiveis foram verificados e está tudo bem.
No DIS indica que não é possivel fazer comunicação com o CID, mas indica que a corrente está ok.
No software de programação não permite sequer iniciar a reprogramação sem que seja substituida a unidade...
É estranho...
O erro surgiu no seguimento de um sinistro em que para que um outro veiculo nao me batesse, me desviei o maximo para a direita e acabei por empenar a jante atras do lado direito, rebentar o respectivo pneu, etc (tudo imediatamente por baixo da bateria)
Ainda por cima tenho seguro contra danos proprios que activei assim que me falaram dos valores de reparação, mas entretanto a viatura está parada ha quase um mes na oficina e a seguradora agora diz que não ha nexo de causalidade e não querem cobrir os danos electricos. Quanto a isto, já seguiu reclamação para o Instituto de Seguros de Portugal e para a propria seguradora. Estou à espera de resposta... :evil:
E91 320D Silver - IDrive
Imagem

gt1progman
Membro Senior

Já desmontaram o painel e confirmaram se o CID esta bem ligado ? já confirmaram se chega corrente ao CID (retirando o CID e com um multimetro verificar se ha corrente).
Não entendi bem o que é que indica se a corrente esta ok.

Sinceramente também não vejo o nexo da avaria mas se durante o "acidente" tiver havido algum curto-circuito pode ser que tenha afectado o CID.
No entanto o CID esta ligado a "junction box" no barramento K-CAN e se houvesse um curto-circuito acho que afectaria mais unidades porque são várias as que partilham este barramento.

Ainda assim acho que deve ser a BMW a provar que pode haver "nexo" (pois é a eles que cabe dizer se ha ou não) e assim reclamares o arranjo a seguradora.

Mas lê este pdf que pode ser que possa dar alguma ajuda, porque podes ter apenas um problema no barramento CAN-K e por isso não consegues ligar o CID nem fazer diagnosticos nele.
http://rapidshare.com/files/289459760/CID.pdf.html

Helder_85
Membro Juvenil

Mensagem por Helder_85 »

Surgiram mais problemas electricos sim...
A corrente parece que nao chega ao modulo da zona dos pes e não é possivel trnacar ou destrancar a carrinha com o comando da chave, as luzes interiores da zona da bagageira não acendem, etc...

Quanto ao ficheiro enviado, esta a dar erro ao abrir...

Obrigado pela ajuda
E91 320D Silver - IDrive
Imagem

gt1progman
Membro Senior

Que erro te da com o ficheiro ? eu acabei de sacar e consigo abrir bem ...

Isso já é diferente então. O problema não deve estar no CID mas mesmo no barramento K-CAN. O barramento não é mais que um conjunto de fios (neste caso 2) que liga paralelamente varios modulos (ecus/unidades). Neste barramento seguem os telegramas que dão instruções de por exemplo on/off. Se o barramento estiver interrompido (por exemplo um fio cortado) não chega a instrução ao CID de ligar, nem aos outros modulos, e pode ser isso que esta a deixar o CID desligado.
Quanto aos outros modulos que dizes que têm problemas teria que ver com atenção se pode ser problema de corrente ou de dados (o tal K-CAN) porque a partida não é assim tão fácil de perceber para uma pessoa como eu que não trabalha com isto.

Já agora o que chamas de modulo da zona dos pés !?
Última edição por gt1progman em 06 out 2009, 18:11, editado 1 vez no total.

Helder_85
Membro Juvenil

Mensagem por Helder_85 »

Ja consegui ver o ficheiro e alias ja tinha visto essa informação atraves do wiring diagrams system BMW.
Como a carrinha esta na oficina nao posso tentar desligar e voltar a ligar o CID.
Estava à espera que a seguradora se resolvesse a dar a ordem de reparação para todos os danos causados e não só para a jante e pneu (naturalmente nem compensa pelo agravamento do bonus).
O CID é alias a coisa que leva a seguradora a não querer cobrir pela sua distância ao local de embate e naturalmente pelo valor do modulo...
Cada vez mais acredito que não vale a pena pagar muito às seguradoras. Para receberem está sempre tudo exelente, na hora de pagarem é sempre a mesma coisa...
E91 320D Silver - IDrive
Imagem

gt1progman
Membro Senior

Pois mas se tens mais avarias é normal que estejam relacionadas. Pede para na BMW (ou oficina onde tens o carro) para que meçam a resistência no barramento K-CAN, eles sabem certamente o que têm de fazer e vêem imediatamente se ha algum problema no barramento ou não.

Helder_85
Membro Juvenil

Mensagem por Helder_85 »

sei que tem outra designação, mas na oficina dizem que é um modulo que se encontra na zona dos pes e que faz funções relacionadas com iluminação, tranca das portas através de controlo remoto, etc...

ok.
vou pedir isso amanha.
muito obrigado pela ajuda.
:palmas
E91 320D Silver - IDrive
Imagem

gt1progman
Membro Senior

Eu não conheço ao pormenor o esquema electrico da tua carrinha, mas o controlo das luzes é feito no modulo de luzes e o controlo de fecho/abertura das portas julgo que seja noutro (GM talvez). Ainda assim há sinais/telegramas (CAN) que têm de passar de um modulo para os outros, por exemplo quando accionas o controlo remoto para abrir as portas o modulo de carroçaria (talvez GM) tenha de mandar instruções ao modulo de luzes para actuar os piscas (no caso de teres alarem codificado) ou por exemplo acender a luz de cortesia ainda antes de abrires as portas.

Mas como disse, só lá na oficina é que te podem ajudar a resolver o problema porque eu apenas mando bitaites. O WDS é muito bom para poderes seguir os esquemas electricos e despistares onde possa estar o problema. O pdf que te mandei foi retirado de lá.
Boa sorte.

Helder_85
Membro Juvenil

Mensagem por Helder_85 »

O problema é que na oficina nao me parecem muito à vontade com a situção

Antigamente a BMW em Évora era de outra empresa que entretanto perdeu a concessão.

Agora é um stand e uma oficina nova e os mecanicos não sao muito experientes... andaram lá a mandar bitaites e à procura de coisas... basicamente nao fiquei muito confiante....
E91 320D Silver - IDrive
Imagem

gt1progman
Membro Senior

ok, mas um teste basico a qualquer barramento CAN é o teste da resistência. Eles só têm de desligar o CID e com um multimetro medir a resistência nos dois fios do barramento. Se não me engano com as ecus desligadas eles têm de medir 60 Ohm entre estes dois terminais. Se por acaso não conseguirem medir nada então é porque um dos fios deverá estar partido, ou algo desligado.

Responder

Voltar para “Electronica”