Iluminação painel e botões OFF

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

VHL
Membro Juvenil
Registado: 15 mar 2007, 22:53
O meu Carro:: BMW E46-320d Touring

Iluminação painel e botões OFF

Mensagem por VHL »

Boas,

A minha E46 deixou de ter luz de fundo no painel de instrumentos e nos botões, (rádio, climatização, aquecimento bancos......), os display's do rádio e do painel funcionam bem, o que acham que pode ser?

Á primeira vista parece-me fusível, mas não detectei nenhum queimado e o mapa que tenho está em Alemão, o que dificulta as coisas :(

abraço
O meu Projecto
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=27138

A garagem:
- BMW E46 320d touring - "A verdocas"
- Ford Fiesta MK6 1.25i - "O ZuN ZuN"
- Suzuki GSX1000R K5 - "O Anti-Stress"
- GS STORM UNLIMITED TRUCK - Escala 1:8 - "O Brinquedo"

JSO
Membro Juvenil
Registado: 17 nov 2007, 08:41
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1998

Re: Iluminação painel e botões OFF

Mensagem por JSO »

Desmonta isso tudo e manda para o ludwig, assim aproveitas e mudas a cor dos leds :lol1
320 D E46 - 136cv By TWE Motorsport //

My Project Imagem

mccoy
Membro Juvenil
Registado: 05 jul 2008, 21:15
O meu Carro:: E46

Mensagem por mccoy »

Diz-me uma coisa, o teu quadrante funciona tudo, mas quando ligas os mínimos não tens iluminação no conta-rotações, nem na temperatura do motor, no velocímetro e nível do combustível?

Fizeste alguma alteração a nível de electrónica, tipo pôr resistências em algum sitio?
Ou melhor esta é que estou desconfiado, pode ser paranóico, deixaste o carro durante alguns dias ao sol e o sol a dar no tablier?

Cumps.

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Mensagem por gt1progman »

Ou deves ter algum fio partido/curto-circuito ou então algum problema no modulo de luzes !!
Se for problema no módulo de luzes, pode ser algum stress de codificação ou avaria mesmo. Tenta codificar de novo o modulo de luzes, se não resolver então deve estar avariado... penso eu de que!!

VHL
Membro Juvenil

Mensagem por VHL »

JSO Escreveu:Desmonta isso tudo e manda para o ludwig, assim aproveitas e mudas a cor dos leds :lol1
Não :snooty , essa mod, se sair, vai inclui a viagem até casa do Ludwing :lol1 !

mccoy Escreveu:Diz-me uma coisa, o teu quadrante funciona tudo, mas quando ligas os mínimos não tens iluminação no conta-rotações, nem na temperatura do motor, no velocímetro e nível do combustível?

Fizeste alguma alteração a nível de electrónica, tipo pôr resistências em algum sitio?
Ou melhor esta é que estou desconfiado, pode ser paranóico, deixaste o carro durante alguns dias ao sol e o sol a dar no tablier?

Cumps.
Sim, mas para além dos sítios que referes, os botões estão também apagados!

A única alteração recente a esse nível, foi o manípulo M iluminado :roll: …..

Ao sol, fica ele o dia inteiro, mas não é novidade…….. :cry:
gt1progman Escreveu:Ou deves ter algum fio partido/curto-circuito ou então algum problema no modulo de luzes !!
Se for problema no módulo de luzes, pode ser algum stress de codificação ou avaria mesmo. Tenta codificar de novo o modulo de luzes, se não resolver então deve estar avariado... penso eu de que!!
Vou ver a instalação do punho da mudanças, ele também não acende e o fio ficava um pouco vincado ……. :humm

Obrigado pela ajuda
O meu Projecto

A garagem:

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Mensagem por Ludwig »

Aconteceu-me o mesmo quando instalei a manete iluminada pk os fios ficaram traçados e estavam um curto circuito.

VHL
Membro Juvenil

Mensagem por VHL »

Ludwig Escreveu:Aconteceu-me o mesmo quando instalei a manete iluminada pk os fios ficaram traçados e estavam um curto circuito.
Era isso mesmo, aquilo fica muito justo, esmagou os fios e um deles ficou sem isolamento
Para já está resolvido, se voltar a acontecer tenho que substituir o fio

Obrigado pelas dicas :fixe :D
O meu Projecto

A garagem:

mccoy
Membro Juvenil

Mensagem por mccoy »

VHL Escreveu:
Ludwig Escreveu:Aconteceu-me o mesmo quando instalei a manete iluminada pk os fios ficaram traçados e estavam um curto circuito.
Era isso mesmo, aquilo fica muito justo, esmagou os fios e um deles ficou sem isolamento

Mas já tens iluminação no quadrante?

VHL
Membro Juvenil

Mensagem por VHL »

mccoy Escreveu:
VHL Escreveu:

Mas já tens iluminação no quadrante?

Sim "mccoy", já tenho iluminação no quadrante, assim que retirei a manete, o fio deixou de tocar no metal da alavanca e ficou tudo normal, depois reparei a zona que estava sem o isolamento e voltei a montar!

Como fui buscar corrente para a iluminação da manete ao circuito de iluminação dos botões, que pelos vistos é o mesmo que o da iluminação do painel, o facto da manete estar em curto, tinha o efeito que descrevi!

O que acho estranho é que apesar de existir um "curto circuito" não queimou nenhum fusível :think
O meu Projecto

A garagem:

gt1progman
Membro Senior

se não me engano a alimentação do modulo de luzes para a iluminação do quadrante e afins é directa e não passa por nenhum fusivel.

mccoy
Membro Juvenil

Mensagem por mccoy »

gt1progman Escreveu:se não me engano a alimentação do modulo de luzes para a iluminação do quadrante e afins é directa e não passa por nenhum fusivel.
Boas, gt1progman tudo bem?
Os fusíveis do módulo de luzes é o 9 e o 32.
Agora acho que existe outro componente (eu ainda não o vi) designado por X908 que está ligado ao módulo de luzes e que por sua vez controla a iluminação no quadrante e no interior da viatura.

Eu também ando sem iluminação no quadrante e botões do ar condicionado e afins, mas tudo funciona. O rádio está tudo a funcionar. Mas já vi que não tenho tensão na ficha do quadrante, logo ou é o módulo ou algum curto-circuito que ainda não o encontrei.

Depois de pesquisar no google encontrei isto:

http://www.justanswer.com/questions/1v7 ... 1999-4dors

Mas não quer dizer que a resolução do problema seja igual ao dele.

Cumps.

gt1progman
Membro Senior

O 9 é o fusível do borne R (radio) e o 32 o fusível do borne 15 (iginição).

A iluminação do painel de instrumentos julgo que é directa (sem fusiveis) e faz-se no pino 47 do módulo de luzes.

O X908 é uma ficha que faz a derivação e a ligação do sinal que sai do pino 47 do modulo de luzes, a outros modulos que são iluminados pelo modulo de luzes. Como por exemplo o painel de instrumentos e ar condicionado.

Abraço.

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Mensagem por Ludwig »

VHL, eu com um dremel e um disco de corte abri um pequeno entalhe para passar os fios ao longo dessa peça metalica! :) ficou bem!

VHL
Membro Juvenil

Mensagem por VHL »

mccoy Escreveu:
gt1progman Escreveu:se não me engano a alimentação do modulo de luzes para a iluminação do quadrante e afins é directa e não passa por nenhum fusivel.
Boas, gt1progman tudo bem?
Os fusíveis do módulo de luzes é o 9 e o 32.
Agora acho que existe outro componente (eu ainda não o vi) designado por X908 que está ligado ao módulo de luzes e que por sua vez controla a iluminação no quadrante e no interior da viatura.

Eu também ando sem iluminação no quadrante e botões do ar condicionado e afins, mas tudo funciona. O rádio está tudo a funcionar. Mas já vi que não tenho tensão na ficha do quadrante, logo ou é o módulo ou algum curto-circuito que ainda não o encontrei.

Depois de pesquisar no google encontrei isto:

http://www.justanswer.com/questions/1v7 ... 1999-4dors

Mas não quer dizer que a resolução do problema seja igual ao dele.

Cumps.
O sintoma do meu era exactamente esse, procura bem se não existe nenhum curto circuito.......

Ludwig Escreveu:VHL, eu com um dremel e um disco de corte abri um pequeno entalhe para passar os fios ao longo dessa peça metalica! :) ficou bem!
Essa foi também a minha ideia, mas como a reparação foi feita no estacionamento do Continente, :lol1, por agora voltou a ficar como estava, apenas protegi o fio com um pouco de fita isoladora, se voltar a acontecer ou quando precisar remover o punho por qualquer motivo, substituo o fio e faço o entalhe!
O meu Projecto

A garagem:

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

VHL a alimentação para a manete de velocidades para não dar problemas vai-se buscar sempre à iluminação do isqueiro, acho melhor alterares na 1ª oportunidade. Cumps
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Responder

Voltar para “Electronica”