Ventoinha do ar-condicionado nao dispara

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

Responder
dmdp7
Membro Iniciado
Registado: 06 nov 2009, 22:05
O meu Carro:: BMW 525 E39

Ventoinha do ar-condicionado nao dispara

Mensagem por dmdp7 »

Boas, a ventoinha do ar-condicionado da minha e39 de 2002 nao dispara. Foi ligada à maquina e diz precisamente isso, que nao está a disparar. Já alguem teve o mesmo problema? Cumprimentos

madbeetle
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 00:37
O meu Carro:: 530d Tour E39

Re: Ventoinha do ar-condicionado nao dispara

Mensagem por madbeetle »

Sim, a minha tinha esse problema quando a comprei, a ventoinha não funcionava quando ligava o AC.
Como tinha garantia foi ao stand onde comprei e eles colocaram uma nova (acho que anda pelos +-600€).

vitorino
Membro Juvenil
Registado: 31 out 2005, 06:58
O meu Carro:: 330 CD

Mensagem por vitorino »

Boas infelizmente mais um a juntar-se ao lote, na semana passada fui carregar o ar condicionado porque quando estava o carro parado este não funcionava.
Hoje fui também a oficina e depois dos referidos testes, também o meu esta pifado.. :evil:
Afinal a tão fiabilidade dos BMW esta a perder pontos.
Depois de um telefonema do mecânico para a BMW foi> 489.70 Euros mais iva. Chica.
Agora pergunto eu se alguém souber se e possível, a ventoinha e composta por um motor eléctrico verdade, logo possui uma bobine que poderá ser rebobinada?....
Alguém saberá se e possível.

Atenção também a temperatura do motor, em estrada não ah problema, mas em cidade e preciso ter muito cuidado.
:onfire

-- Quinta Jul 22, 2010 1:25 am --

Boas, mais uma vez.
Então não existe ninguém aqui no fórum que perceba de electricidade auto.?
Penso que reparar (Rebobinar) um motor eléctrico e possível e mais barato que comprar novo...
:fixe

kappa
Membro Iniciado
Registado: 31 mai 2008, 22:13
O meu Carro:: BMW 525d E39 - 2000/10

Mensagem por kappa »

Qdo comprei a minha e39 (à 2 anitos) tinha um problema semelhante, já não me recordo ao certo do erro que dava, mas a ventoinha não rodava...
Problema: tinha um fio partido numa ficha que esta do lado esquerdo da ventoinha... foi só voltar a cravar o dito no terminal e ficou como nova.

Cump's
Imagem Imagem

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Pois, pode acontecer mas na maioria dos casos o que se estraga e mesmo o dito ventilador que e o meu caso e pela informação do tipo da secção de vendas da BMW muitos mais acontecem.
Pois existe em stock.
Hoje estive a retirar o dito ventilador, e a fazer alguns testes. E no meu caso o que esta pifado e uma caixa de controlo que esta acoplada no ventilador.
Ligado directo este funciona passando pela dita caixa já não trabalha.
Amanha vou tirar umas fotos e coloco aqui para o pessoal ver.
Obrigado.

-- Domingo Ago 01, 2010 1:10 am --

:driving
Boa novamente, hoje deitei mãos a obra e ventilador fora.
Depois de fazer alguns ensaios, eis que descobri a avaria que provavelmente será a mesma de outros useres.
O motor da ventoinha esta Ok. o problema esta em uma pequena caixa de controle que esta acoplada no mesmo ventilador a qual faz a gestão da velocidade a que a mesma devera rodar de acordo com as solicitações da temperatura do Ar condicionado o do Motor.
Pois bem ligue directo e esta funcionava, a solução provisória que encontrei foi chanta um fio no cabo sem passar pela referida caixa. Assim ficou a funcionar mas sem controle de velocidade ( trabalha sempre na velocidade máxima ).
Provavelmente a avaria e a mesma que outros também tem, pois segundo informação do mecânico mesmo em outros modelos e mesmo muito raro o motor queimar.
Sendo assim e mesmo um defeito destes ventiladores que pela marca ( Bosch ) deveriam ser de confiança.
Agora pergunto eu? será que esta caixinha não e vendida separadamente.
Cumpts.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

ragdoll
Membro Juvenil
Registado: 26 abr 2009, 14:35
O meu Carro:: BMW 320d 2001/6

Mensagem por ragdoll »

Pergunta na bmw se vendem ou numa casa de peças tipo da bosh mas pelo senso-comum eles devem vender inteiro :shaking

Isso na foto parace que a caixa nao estava bem isolada :humm

Agora sobre se há problema em trabalhar em rotação maxima não sei mas a maioria das ventoinhas nao tem isso, ou seja, quando trabalha, trabalha no maximo.

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas.
A caixa estava isolada, e ate contem um tipo de gel eu e que abri para ver o estado e o conteúdo.
Esta pelo menos tem duas velocidades, e a caixa deve fazer o controlo entre a velocidade de arranque ate atingir a velocidade máxima.
Outro inconveniente e que logo que ligas o motor a ventoinha trabalha.
Thanks. :driving

-- Quarta Ago 11, 2010 6:36 am --

Boas a todos novamente.

Este assunto esta a deixar-me passsaaaadooo.
Ontem fiz algumas centenas de kilometros por Espanha com a esperança de arranjar o tão problemático ventilador o caixa de controle.
Pois bem infelizmente as noticias que trago são decepcionantes.
Um um sucateiro o funcionário disse-me conhecer pelo menos 3 ou 4 clientes com o mesmo problema, em outro ate um empregado do mesmo estava também a espera de aparecer algo pois tinha exactamente o mesmo problema. ( A ventoinha funciona mas a caixa esta pifada ).

Pelos vistos e um problema cronico destes ventiladores, agora o mais decepcionante e que nem BMW nem a Bosch queiram resolver o problema substituindo a peca danificada e pelos vistos com defeito de fabrico em vez de substituir todo o conjunto.

Eu como User deste Club faço um apelo a todos os outros que vejam este post e o divulguem para que muita gente posso ficar ao corrente desta situação.

Desde o meu Obrigado.

rike46
Membro Juvenil
Registado: 28 jul 2005, 20:10

Mensagem por rike46 »

vitorino Escreveu:Boas.
A caixa estava isolada, e ate contem um tipo de gel eu e que abri para ver o estado e o conteúdo.
Esta pelo menos tem duas velocidades, e a caixa deve fazer o controlo entre a velocidade de arranque ate atingir a velocidade máxima.
Outro inconveniente e que logo que ligas o motor a ventoinha trabalha.
Thanks. :driving

-- Quarta Ago 11, 2010 6:36 am --

Boas a todos novamente.

Este assunto esta a deixar-me passsaaaadooo.
Ontem fiz algumas centenas de kilometros por Espanha com a esperança de arranjar o tão problemático ventilador o caixa de controle.
Pois bem infelizmente as noticias que trago são decepcionantes.
Um um sucateiro o funcionário disse-me conhecer pelo menos 3 ou 4 clientes com o mesmo problema, em outro ate um empregado do mesmo estava também a espera de aparecer algo pois tinha exactamente o mesmo problema. ( A ventoinha funciona mas a caixa esta pifada ).

Pelos vistos e um problema cronico destes ventiladores, agora o mais decepcionante e que nem BMW nem a Bosch queiram resolver o problema substituindo a peca danificada e pelos vistos com defeito de fabrico em vez de substituir todo o conjunto.

Eu como User deste Club faço um apelo a todos os outros que vejam este post e o divulguem para que muita gente posso ficar ao corrente desta situação.

Desde o meu Obrigado.
Caro amigo hoje fui à bmw e foi-me diagnosticado o mesmo problema :scary

Sera que um bom electricista não conseguira reparar esta caixa???

cump
320d

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

:rezar

Boas Rike46. Era bom econtrar esse electrecista, Eu acredito que sim com as tecnologias que existem hoje em dia.
Mas como podes ver esse maldita caixa e essencialmente composta por circuitos impressos o que e quase impossivel de reparar e nem se justifica, e bem mais facil substituir o integrado que estiver avariado.
Mas para isso e preciso primeiro identificalo e depois conseguir retirar o antigo e voltar a soldar o mesmo. :oops:

Se encontrares alguma casa de reparacao de material electronico, Tipo Televisao computadores etc. Pergunta aos tipos se e possivel.

Se econtrares por favor partilha com o pessoal, possivelmente muita gente tem esse mesmo defeito so que ainda nao descobriu.
Obrigad.

-- Sábado Ago 14, 2010 4:10 pm --

Boas Rike46.

Ja te adicionei ao MSN mas eu só estou depois da meia noite e ate as 7 da matina ligado.
Posso deixar-te aqui umas dicas, depois de tirares a forra de cima ( Basta a primeira a que fica mesmo a frente ), desligas a ficha da ventoinha, de seguida retiras aqueles tubinhos de respiração da agua do radiador e outros que esta ao lado penso que faz vaco e esta na caixa da ventoinha.
Depois e puxar a direito para cima toda a caixa isso e um conjunto completo e sai tudo, só um dica tens que afastar um tubo la mesmo em baixo que prende a caixa e não a deixa vir para cima.
Eu usei um pau do cabo de uma vassoura, depois e só puxar para cima e ja esta.
Cumpts.

Responder

Voltar para “Electronica”