Alguem com o mesmo problema numa E39

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

pedro azeitona
Membro Iniciado
Registado: 08 mar 2009, 12:34
O meu Carro:: BMW 525d E39 - 07/2002

Alguem com o mesmo problema numa E39

Mensagem por pedro azeitona »

Boas pessoal,

Sou o feliz dono de um 525d Aut.Touring de 2002, e até à cerca de 4 meses para cá tudo corria sobre rodas era as revisões normais e pouco mais.
Até que vieram os dias frios, e a menina começou a comportar-se muito mal, sintomas:
- Ventila ar, sem que lhe seja dado algum comando.
- Quando tenho o ar ligado, quer seja A/C ou não, tem muitas oscilações na quantidade de ar e varia as posições de saída de ar.
O grande problema adjacente disto, é que a bateria, de 5 em 5 dias vai abaixo, e é nova.
De início pensei que fosse da bateria e como estava na garantia foi trocada, mas continua a suceder.
E o problema intensifica-se quando a bateria começa a ficar fraca.
E sempre que desligo o carro noto também que fica um ventilador na zona do GPS a trabalhar.

Para finalizar, só dizer que a mesma já passou 15 dias na BMW em Castelo Branco (Evimotors), e onde me foi dito que o alternador está bom, a bateria também, e que lá o problema da ventilação não se verificou. Fizeram também vários teste desligando a carrinha modularmente para tentarem descobrir de onde vinha o consumo da bateria, mas acabaram por não descobrir nada.

Desculpem lá amigos, mas é que esta situação está me a deixar exausto, não só pelo dinheiro gasto, mas porque tenho que andar sempre a carregar a bateria. :(

Agradeço desde já.

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Alguem com o mesmo problema numa E39

Mensagem por jmcdpereira »

pedro azeitona Escreveu:Boas pessoal,

Sou o feliz dono de um 525d Aut.Touring de 2002, e até à cerca de 4 meses para cá tudo corria sobre rodas era as revisões normais e pouco mais.
Até que vieram os dias frios, e a menina começou a comportar-se muito mal, sintomas:
- Quando tenho o ar ligado, quer seja A/C ou não, tem muitas oscilações na quantidade de ar e varia as posições de saída de ar.
O grande problema adjacente disto, é que a bateria, de 5 em 5 dias vai abaixo, e é nova.
De início pensei que fosse da bateria e como estava na garantia foi trocada, mas continua a suceder.
E sempre que desligo o carro noto também que fica um ventilador na zona do GPS a trabalhar.

Para finalizar, só dizer que a mesma já passou 15 dias na BMW em Castelo Branco (Evimotors), e onde me foi dito que o alternador está bom, a bateria também, e que lá o problema da ventilação não se verificou. Fizeram também vários teste desligando a carrinha modularmente para tentarem descobrir de onde vinha o consumo da bateria, mas acabaram por não descobrir nada.

Desculpem lá amigos, mas é que esta situação está me a deixar exausto, não só pelo dinheiro gasto, mas porque tenho que andar sempre a carregar a bateria. :(

Agradeço desde já.
Antes de chegar ao fim do texto ia apontar para problemas na bateria, pois qd a bateria está fraca podem ocorrer esses problemas.
E realmente confirma-se problema na bateria.
Agora se está tudo bem... porque descarrega a bateria ? Será que a bateria está mesmo boa ???????
Sugeria ires a um concessionário BMW para veres isso...
Já foste... pois...
Se calhar tens de ir a outro pois esse não dá conta do recado, mas está aí uma grande chatice sim senhor.

boa sorte

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

jmcdpereira Escreveu:
pedro azeitona Escreveu:Boas pessoal,

Agradeço desde já.
Antes de chegar ao fim do texto ia apontar para problemas na bateria, pois qd a bateria está fraca podem ocorrer esses problemas.
E realmente confirma-se problema na bateria.
Agora se está tudo bem... porque descarrega a bateria ? Será que a bateria está mesmo boa ???????
Sugeria ires a um concessionário BMW para veres isso...
Já foste... pois...
Se calhar tens de ir a outro pois esse não dá conta do recado, mas está aí uma grande chatice sim senhor.

boa sorte

jmcdpereira
Zé em Castelo Branco não há outro, e parece que não "grandes espingardas" pelo que tenho houvido falar, mas respondendo ao nosso amigo recem chegado (esperemos que fique por cá muito tempo e assiduamente) que vá perguntar na Evicar se eles sabem e conhecem a ferramenta chamada TIS? pois esses problemas são originários do sistema de ar condicionado IHKA, visto que as avarias relativas ao "estagio final,relé,sonda do evaporador, etc." não registam avaria no DIS, mas podem ser verificados os valores obtidos e os electricistas da marca sabem distingui-los e saber qual a peça avariada, que meçam a tensão do módulo para verem o que se passa; mas também podem tentar codificar o módulo IHKA para resolver o problema ,quanto ao ventilador dos sensor do habitáculo (zona do GPS) dá a sensação de que está sempre a trabalhar, pois ele arranca sempre que se abre uma porta, e só é desligada a função 16 minutos após se retirar a chave da ignição, (não quer dizer que esteja sempre a trabalhar durante este tempo) deixo-te aqui uma dica para eles irem directos no TIS ao que interessa e lerem.....SBT 640298 (290) talvez assim lá vão ao sítio e detectem o que faz descarregar a bateria.
Cumps. :lovebmw
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

Pois não será mesmo o estágio final nas couves? Essas oscilações na ventilação, e essas diferenças de temperatura apontam para isso mesmo.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:Pois não será mesmo o estágio final nas couves? Essas oscilações na ventilação, e essas diferenças de temperatura apontam para isso mesmo.
Existem mais peças no sistema de climatização sem ser o estágio final, que provocam reacções iguais e parecidas, mas são de mais difícil acesso e também não geram erros no sistema de diagnóstico, por isso não vou revelar quais ficam para os profissionais fazerem, senão qualquer dia fecham mais umas quantas oficinas...... :scary
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

JOFIMO Escreveu:
L.Sousa Escreveu:Pois não será mesmo o estágio final nas couves? Essas oscilações na ventilação, e essas diferenças de temperatura apontam para isso mesmo.
Existem mais peças no sistema de climatização sem ser o estágio final, que provocam reacções iguais e parecidas, mas são de mais difícil acesso e também não geram erros no sistema de diagnóstico, por isso não vou revelar quais ficam para os profissionais fazerem, senão qualquer dia fecham mais umas quantas oficinas...... :scary
Nesse caso abre uma oficina :slap
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

jmcdpereira
Membro Gold

germanii Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
Nesse caso abre uma oficina :slap
:wall :wall :wall :wall :wall :wall :wall :wall
Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

O que percebeste?No que quis dizer CLaro :cavaleiro
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

jmcdpereira
Membro Gold

germanii Escreveu:O que percebeste?No que quis dizer CLaro :cavaleiro
Eu não percebo é como tens 3900 mensagens.
O resto percebi, tanto a pergunta como a resposta do JOFIMO.

jmcdpereira
Imagem

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Se eu vos relembrar que na Baviera não me conseguiram resolver o problema no AC e que inclusivé para me substituirem a valvula de expansão queriam retirar o tablier, e eu é q disse q não era necessário, que achavam normal o AC no máximo só atingir 21ºC que acabei por ser eu com minhas opesquisas a solucionar o problema, ai já vão acreditar que as próprias marcas estão mt mal preparadas em relação ao pessoal que lá trabalha.....
Imagem

l_brito
Membro Juvenil
Registado: 05 fev 2008, 10:14
O meu Carro:: bmw 525tds E-39

Mensagem por l_brito »

eu resolvi o meu problema gracas ao nosso amigo Jofimo e jmcdpereira.
o meu carro tambem tinha algumas variacoes mas era um problema totalmente diferente so dava ar frio,e eram as vavulas electronicas, que com muito custo la me insinaram onde elas estavam e como se desmontava.
pode nao ter a ver com isto mas queria aqui deixar publico que estes nossos amigos e principalmente o jofimo sabem o que dizem e o que fazem.

o meu muito obrigado.
cumprimentos

se eu conseguia viver sem um bmw, conseguia, mas nao era a mesma coisa...

meu carro
bmw 525tds E-39

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:Se eu vos relembrar que na Baviera não me conseguiram resolver o problema no AC e que inclusivé para me substituirem a valvula de expansão queriam retirar o tablier, e eu é q disse q não era necessário, que achavam normal o AC no máximo só atingir 21ºC que acabei por ser eu com minhas opesquisas a solucionar o problema, ai já vão acreditar que as próprias marcas estão mt mal preparadas em relação ao pessoal que lá trabalha.....
Pois tens razão depende da formação e profissionalismo de cada um, mas já que solucionaste o problema era de bom tom referires o que era e como solucionaste!, não achas? mas qual valvula de expansão estás a falar? pois não conheço peça com esse nome no interior do carro, essa situa-se nos tubos do AC na "casa das máquinas" :humm

pedro azeitona
Membro Iniciado
Registado: 08 mar 2009, 12:34
O meu Carro:: BMW 525d E39 - 07/2002

Mensagem por pedro azeitona »

Desde já agradeço a todos, as respostas.

Mas para além de tudo o que falaram estágio final, etc., a questão é que eu por pouco que perceba disto, não vejo relação com a bateria.

E por isso a minha pergunta passa por, será que alguns dos possíveis problemas apresentados poderá causar estes efeitos na bateria?

Cumprimentos para todos, e obrigado

Padno
Membro Juvenil
Registado: 30 ago 2009, 13:44
O meu Carro:: Bmw e39 30d 1999
Contacto:

Mensagem por Padno »

Boas...

Acho que depois de tudo o que indicas-te deverias por começar por trocar o dito "espinhudo" estágio final, pois tudo indica que seja isso.

Quanto á descarga da bateria...

Pode ser tambem derivado disso, mas....

O carro quando desligas, o "A/C" dá sinais de vida?

Cumprimentos

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

JOFIMO Escreveu:
L.Sousa Escreveu:Se eu vos relembrar que na Baviera não me conseguiram resolver o problema no AC e que inclusivé para me substituirem a valvula de expansão queriam retirar o tablier, e eu é q disse q não era necessário, que achavam normal o AC no máximo só atingir 21ºC que acabei por ser eu com minhas opesquisas a solucionar o problema, ai já vão acreditar que as próprias marcas estão mt mal preparadas em relação ao pessoal que lá trabalha.....
Pois tens razão depende da formação e profissionalismo de cada um, mas já que solucionaste o problema era de bom tom referires o que era e como solucionaste!, não achas? mas qual valvula de expansão estás a falar? pois não conheço peça com esse nome no interior do carro, essa situa-se nos tubos do AC na "casa das máquinas" :humm

JOFIMO, obviamente referi aqui todos os passos do meu problema está neste post: viewtopic.php?f=6&t=51784&hilit=ar+condicionado
Como disse investiguei mt na net para compreender o AC e seu funcionamento bem como pressões do sistema e outras coisas assim a valvula de expanção no E39 pode-se aceder retirando o porta-luvas e n como o chefe de oficina da BMW coimbra inicialmente queria fazer q era removendo o tablier. Reparei que nem lá (como podes ver no post) o carro foi imensas vezes nem em outras casas de AC ninguem me sugeriu substituir o desumidificador... Volto a referir a todos os interessados que este deve estar em contacto com o ambiente exterior o minimo de tempo possivel.. Existiram pelo menos mais duas pessoas amigas que tiveram o mesmo problema e substituindo o dryer que esteve em contacto com o ar devido a reparações resolveram o problema da falta de frio. Repito é estranho como o carro passa imensos dias na BMW e sai de lá como se estivesse bom eles garantiam isso... Depois comprei eu a peça e substitui....
Imagem

Responder

Voltar para “Electronica”