Página 1 de 2
BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 00:02
por Silver Surfer
Boa noite malta!
Gostaria de saber se alguém me conseguiria ajudar! Ou pelo menos indicar o que deva fazer...ou qual o problema que deva ter!
Passo a explicar!
Há uns tempos para cá, de vez em quando, ao chegar perto do carro, carregava no comando para destrancar o carro e não acontecia nada.. tinha de abrir com a chave a porta do condutor; meter o carro a trabalhar e depois passado um bocadito já dava para destrancar todas as portas! Comecei a desconfiar da bateria, visto que, a mesma ainda é a de origem! O carro é de 2003..logo...fez 10 anos a bateria.. Mas sempre que vou ver a bateria..o "indicador" ainda está a verde! Supostamente só quando passa a preto é que é sinal de que se deve trocar a bateria! Por isso foi deixando andar..
Hoje quando peguei no carro, depois do trabalho, não voltou a abrir as portas! Abri com chave..meti o carro a trabalhar e fui andando! Mas ao coportmeçar a chuver as escovas não funcionaram! Tentei abrir os vidros e nada! Nem sinal.. Luz interior ao abrir as as também nada.. de resto funciona tudo! Liguei e desliguei o carro 2 vezes...luzes das opticas funcionam; climatização, rádio etc.. tudo ok!
Foi uma viagem um pouco atribulada porque começou a chover bem... Agora não sei o que pensar! Será problema elétrico ou foi a bateria a dar sinal que morreu?? o que é que acham que possa ser? :ajuda :ajuda :ajuda
Abraço!
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 00:23
por Crow
Tens algum stress no ZKE (GM5).
O problema do fecho central deve estar nos relés do ZKE (GM5) mas eu experimentava retirar o modulo e verificar/limpar os contactos das fichas.
Bateria não me parece que seja já que tinhas o carro a trabalhar e mesmo assim nada funcionava.
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 00:29
por Silver Surfer
Já tive a ver no youtube e no google! Vou experimentar tirar;limpar tudo e voltar a montar!
Mas pelo que eu percebi este módulo apenas tem a ver com o fecho das portas, certo? E o para brisas e as luzes do plafonier não trabalharem?? Não pode ser nenhum relé queimado?
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 10:41
por Crow
O GM5 comanda sistemas como fecho central, limpa vidros, lava farois, vidros electricos, etc.
Claro que esses sistemas funcionam com relés de potencia. Podes também encontrá-los junto à caixa de fusiveis.
Se o problema do fecho central estiver nos relés do mesmo, esses relés encontram-se dentro do GM5. Ou vais a um electricista para te substituir os relés, ou compras um modulo novo na Bmw.
Os relés existem à venda cá fora, se encontráres quem os substitua vais poupar uns trocos.
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 12:34
por Silver Surfer
Obrigado pelas dicas crow! :fixe
Sendo assim deve ser de certeza o modulo que deu o berro. Mas logo ha noite vou verificar todos os fusíveis e depois tiro,limpo e volto a meter as fichas do modulo para descargo de consciencia.
Andei a pesquisar na net e encontrei um sitio que vende modulos completos reparados com garantia de 2anos por 79e ja com portes. O que achas?
Obrigado!
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 13:15
por Junglas
estou com o crow, tudo aponta para problema no GM5. o responsavel pelas escovas e' mesmo ele. Mas a iluminacao interior, piscas e luzes exteriores e' o LSZ. Por seguranca, os carros comecam a desligar componentes electricos, quando detectam falhas na alimentacao (bateria e/ou alternador). Nao perdes nada se mandares fazer um teste a esses sistemas, ja' que sai a custo 0, e assim ja evitas algumas despesas... Caso seja sali.
A titulo comparativo, o MB la de casa comecou por ficar com a direccao assistida mais pesada. Depois ficou mesmo sem direccao assistida. O culpado e' um alternador em estado comatoso. Esta' agora na sala de operacoes para reconstruir o alternador.
Os sintomas por vezes podem iludir...
Silver, faz um diagnostico com o DIS. No test plan podes escolher uma unidade e activar funcoes individualmente. Experimenta funcoes associadas a cada um dos modulos para despistar avarias nos proprios modulos.
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 13:39
por ode_joy
Crow Escreveu:Tens algum stress no ZKE (GM5).
O problema do fecho central deve estar nos relés do ZKE (GM5) mas eu experimentava retirar o modulo e verificar/limpar os contactos das fichas.
Bateria não me parece que seja já que tinhas o carro a trabalhar e mesmo assim nada funcionava.
Silver, exactamente o que te disse por PM.

Avança lá com a limpeza e vê se resolve. :fixe
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 14:07
por Silver Surfer
Vou tentar então a limpeza primeiro para ver se faz alguma coisa!
É aconselhável desligar a bateria certo?
Obrigado mais uma vez!
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 14:28
por Notlim
Se conseguires ou arranjares que tem substitua os relés opta antes por esta hipótese. Custam uns euros e poupas uns trocos... Olha aqui:
http://bacelo.olx.pt/reles-modulo-zke-bmw-iid-436167209
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 23 out 2013, 21:34
por Silver Surfer
Muito obrigado pelo link Notlim!!! :fixe
Tive um bocado de volta dele! Tive a ver e o fusivel 49 de 5A é responsável pela maior parte dos problemas que eu vos reportei! Vamos ver...vou comprar um para tentar! E no sábado já desmonto o módulo para o limpar e tentar a sorte! Infelizmente só no fds vou puder tratar disto! :humm
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 24 out 2013, 12:00
por Br][nK
Aposto para a mesma coisa...
Para teres noção, tive um afano no meu uma vez, que não desligava os stops e as luzes do quadrante ficavam acesas com o carro desligado...Tirei o módulo das luzes, limpei e sequei, nunca mais teve problemas...
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 24 out 2013, 13:27
por ode_joy
Br][nkalhão... é porque o teu carro era anfíbio.

Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 25 out 2013, 22:31
por Silver Surfer
Amanhã de manhã vou-me meter de volta disto! Vamos ver se a limpeza e secagem chegam para resolver isto! :rezar
Uma pergunta...é necessário desligar a bateria para retirar o módulo?
Obrigado! :fixe
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 26 out 2013, 12:29
por Silver Surfer
Novidades!
Saquei o módulo, limpei, sequei e voltei a montar!
Coloquei um novo fusível! E... Já está quase tudo a funcionar! :dance
Os vidros elétricos; limpa pára brisas e motor dos "mija mijas" e as luzes interiores já estão a funcionar! :fixe
Agora só ficou o fecho centralizado lixado! :humm Presumo que sejam os relés que foram mesmo à vida!
Conclusão.. já andei a ver pelo ebay e encontrei por 13euros 2relés já com portes!! :dance Agora quando chegarem é só pedir a um amigo do meu pai para me soldar aquilo (porque eu não pesco nada disso e não quero inventar!

) e montar tudo para ver se já funciona tudo bem!
Caso os relés venham bem eu depois meto aqui link para mais malta puder comprar isto a bom preço! :fixe
Vamos ver se consigo mandar estofar o volante enquanto tiver o carro parado! :assubiar
Re: BMW E46 - Vários problemas ao mesmo tempo!
Enviado: 27 out 2013, 16:51
por Crow
Nice!
Os relés não são difíceis de soldar mas sim pede a alguém que esteja habituado a isso!
Eu costumo comprar da marca Tyco e até hoje sem problemas.