Frente instavel
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Frente instavel
Boas pessoal , ontem troquei as minha jantes 16"por umas de 17" com pneus 225-45-17 e agora quando passo por estradas com piso irregular fico com a frente muito instável , por exemplo tenho aqui perto de casa uma estrada que a uns tempos foi aberta uma vala longitudinalmente com cerca de 50cm de largura para passagem de tubagens de gás que agora depois de coberta ficou ligeiramente mais baixa e quando passo por cima dela com as roda do lado esquerdo da frente sinto um grande puxão no volante para a esquerda e a carrinha foge-me tambem para a esquerda o que não me acontecia com as jantes 16". Acham isso normal
Vocês que já mudaram de 16 para 17 notaram alguma diferença em especial no comportamento da direcçao 
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Acho que é normal. Eu tinha umas jantezitas de 15 no meu anterior carro e com pneus 195/50/15, ao passar por essas pequenas valas acontecia-me muito isso... E não eram jantes 17, nem perfil 45!
:)
No caso de fugir para a esquerda, pode ser direcção desalinhada, em consequência dos esticões... No meu aconteceu-me isso...
No caso de fugir para a esquerda, pode ser direcção desalinhada, em consequência dos esticões... No meu aconteceu-me isso...
Eugénio
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- Pedro///Menezes
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Mesmo que ele não tivesse problemas, convém sempre alinhar as coisas para as jantes 17'!
Por alguma razão, quando vais ás casas de pneus, eles alinham segundo a medida de jante. Se fosse tudo igual, nem viam isso.
Por alguma razão, quando vais ás casas de pneus, eles alinham segundo a medida de jante. Se fosse tudo igual, nem viam isso.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

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eu trokei de 16 pra 17 e notei algo do genero, mas no meu caso foi o gaju k me montou as jantes+pneus k tinha exagerado na pressao de ar nos pneus, eu esvaziei-os ate à pressao recomendada pela bmw e o problema ficou resolvido, pois dantes em paralelo o carro fugia por todo o lado!!
Isto foi o k me aconteceu, mas podes sempre tentar ver isso, nao perdes nada!!
Fika bem!! Abraço!!
Isto foi o k me aconteceu, mas podes sempre tentar ver isso, nao perdes nada!!
Fika bem!! Abraço!!
Antes de montar as jantes esteve a levar os sinoblocos dos triângulos de suspensão dianteira e depois disso foi alinhar a direcção, após a montagem das jantes foi novamente alinhada por isso penso que a questão do alinhamento e casquilharia esta fora de questãoE21Craze Escreveu:Nunca aumentei tanto o tamanho das jantes, mas isso é natural.
Por descargo de consciência verifica alinhamento e casquilharia.
E em _alguns_ casos, uma barra de topos ajuda qualquer coisa (no meu ajudou).
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Má ideia nao é. Conheco uma casa aqui no Norte, se fores destas bandas. Nao tenho comissao, apenas sou um cliente satisfeito.
Mas tem sempre em mente que um pneu mais largo, com perfil mais baixo, tem muito mais tendencia a seguir as deformacoes da estrada.
(desculpem a falta de acentos, teclado estrangeiro)
Mas tem sempre em mente que um pneu mais largo, com perfil mais baixo, tem muito mais tendencia a seguir as deformacoes da estrada.
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Aconteceu-me o mesmo comigo... tinha as jantes normais de 16" com 195, quando passei para 17" com 225 notei isso mesmo, tens mais area de pneu na estrada o que te provoca esse efeito, o pneu lê a inclinação da estrada por isso quando maior for o pneu mais força te provoca no volante.
Logo de inicio uma vez fiquei assustado porque se não fosse a agarrar mesmo bem no volante ele virava todo numa vala parecida com essa que descreves, resultado ?? começei a conduzir com as 2 mão bem assente no volante quando ando em estradas acidentadas ou em cidade.
Outo fenomeno que notei é o facto de fazerem muito mais barulho, qq pedrinha, buraquinho, tampa de esgoto ou até alguns tipos de alcatrão mais abrasivos provocam muito mais barulho e o carro reage com mais dureza nestas situações.... enfim consequencias de ter um granda grip e um look mais virado para o racing....
Logo de inicio uma vez fiquei assustado porque se não fosse a agarrar mesmo bem no volante ele virava todo numa vala parecida com essa que descreves, resultado ?? começei a conduzir com as 2 mão bem assente no volante quando ando em estradas acidentadas ou em cidade.
Outo fenomeno que notei é o facto de fazerem muito mais barulho, qq pedrinha, buraquinho, tampa de esgoto ou até alguns tipos de alcatrão mais abrasivos provocam muito mais barulho e o carro reage com mais dureza nestas situações.... enfim consequencias de ter um granda grip e um look mais virado para o racing....

Viva Alberto , fico contente por alguém descrever os mesmo sintomas que eu , já estava a ficar preocupadoAlbertoliveira Escreveu:Aconteceu-me o mesmo comigo...Logo de inicio uma vez fiquei assustado porque se não fosse a agarrar mesmo bem no volante ele virava todo numa vala parecida com essa que descreves, resultado ?? começei a conduzir com as 2 mão bem assente no volante quando ando em estradas acidentadas ou em cidade.
Outo fenomeno que notei é o facto de fazerem muito mais barulho, qq pedrinha, buraquinho, tampa de esgoto ou até alguns tipos de alcatrão mais abrasivos provocam muito mais barulho e o carro reage com mais dureza nestas situações.... enfim consequencias de ter um granda grip e um look mais virado para o racing....
As minhas jantes são iguais as tuas
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- Pedro///Menezes
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Também depende das estradas... Aqui na zona há um troço que devido a passarem muitos camiões fez como que uns carris (quase como as pistas de slots) e com pneus largos o carro encaixa lá e por vezes até fas as curvas quase sozinho 
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325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

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Quase não.....Pedro///Menezes Escreveu:Também depende das estradas... Aqui na zona há um troço que devido a passarem muitos camiões fez como que uns carris (quase como as pistas de slots) e com pneus largos o carro encaixa lá e por vezes até fas as curvas quase sozinho
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Re: Frente instavel
BoasR_P_J Escreveu:Boas pessoal , ontem troquei as minha jantes 16"por umas de 17" com pneus 225-45-17 e agora quando passo por estradas com piso irregular fico com a frente muito instável , por exemplo tenho aqui perto de casa uma estrada que a uns tempos foi aberta uma vala longitudinalmente com cerca de 50cm de largura para passagem de tubagens de gás que agora depois de coberta ficou ligeiramente mais baixa e quando passo por cima dela com as roda do lado esquerdo da frente sinto um grande puxão no volante para a esquerda e a carrinha foge-me tambem para a esquerda o que não me acontecia com as jantes 16". Acham isso normalVocês que já mudaram de 16 para 17 notaram alguma diferença em especial no comportamento da direcçao
Apanhei um susto desses com um Calibra Turbo 4X4 que eu tive há uns 12 anos atrás e já estava prevenido...
Em primeiro lugar tens uns pneus mais largos e principalmente são novos. É sabido que nos primeiros kms ( dependendo da condução, 700 a 1000 kms ) dever-se-á circular com precaução, pois o piso do pneu novo não tem a mesma aderência de um usado com bom rasto. Não é por acaso que por exemplo na Formula 1 se montam pneus com 1/2 voltas de utilização, isto apesar da tecnologia de ponta que eles têm.
A agravar esta menor aderência, tens o facto do piso do pneu ser agora maior, devido a teres aumentado as medidas. Desculpa o exemplo, mas imagina-te com uns sapatos novos ( são os nossos pneus
Depois há outro factor importante, que não sei se foi o teu caso, mas aproveito para aqui referir.
Abro aqui um parentesis para aconselhar a quem quiser colocar uns bons amortecedores a optar por uma boa marca com regulação. Entre os mais conhecidos e acessiveis, lembro-me dos Koni Sport ( amarelos ) que podem ser regulados em dureza. Quem quer ir mais alem e ter um óptimo conjunto, os amortecedores Bilstein são na minha opinião uma das melhores, senão a melhor opção. Os Bilstein PSS ( Professional Suspension System ) regulaveis em altura e dureza são caros mas muitissimo bons. Para quem quiser gastar ainda mais, há sempre os Bilstein Motorsport usados em competição, que tambem se vendem aos particulares.
Em Portugal costumam vender-se Bilstein das linhas mais economicas, como a Spint ou Sport, que apesar de bons, ficam longe dos atrás mencionados. Talvez por isso não se fale muito por cá desta marca, que se não for a melhor, é uma das melhores a nivel mundial.
Montei uns Bilstein no M3 que tive e posso garantir que todo o dinheiro que paguei foi bem empregue.
Fechando este parentesis e continuando. Porque é importante ter amortecedores/suspensões reguláveis? Porque as suspensões mais duras, por vezes apelidadas de desportivas, nem sempre são as que dão maior eficácia ao veículo em termos de comportamento. Tudo depende do tipo de piso e das irregularidades que o mesmo possa ter.
Por exemplo, se queremos fazer um trajecto de terra batida ou mesmo de alcatrão com muitas irregularidades, convirá termos uma regulação mais suave na suspensão/amortecedores. A suspensão mais suave irá evitar que o carro tenha um comportamento demasiado saltitante ( que teria com suspensão mais rigida ), perdendo eficácia.
Se pelo contrário, formos conduzir para uma estrada com bom piso de alcatrão, convem termos uma regulação mais dura para uma maior eficácia em curva. O equilibrio do conjunto mola-amortecedor é muito importante e nem sempre é facil encontrar o equilibrio perfeito ( até pilotos experientes admitem com frequencia ter escolhido uma má regulação ). Contudo esta pequena verdade: mau piso=suspensão mais suave, bom piso=suspensão mais dura, poderá ajudar a melhorar imenso o comportamento dos nossos carros. isto para quem opte por este tipo de suspensão regulavel.
Voltando ao tema deste tópico, será que a frente instavel que sentes não se deverá, alem dos pneus novos, a algum aumento de rigidez que tenhas feito na suspensão? É normal esse tipo de reações em suspensões mais duras e em pisos irregulares.
Recordo tambem que ao baixares o perfil do pneu, todo o conjunto se tornou mais sêco, o que tambem poderá ter a sua contribuição.
Quero tambem aqui relembrar, apesar de não ter relação com os sintomas que referiste, que nem sempre um pneu mais largo é a melhor opção. Como sabemos, quando conduzimos em pisos escorregadios, pneus mais estreitos são sempre mais eficazes.
Cumprimentos







