Computador de Bordo E36 instalação CONCLUIDA (LUIS RIBAU)

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

victorporto
Membro Juvenil
Registado: 23 out 2005, 23:05

Computador de Bordo E36 instalação CONCLUIDA (LUIS RIBAU)

Mensagem por victorporto »

ATENÇÃO A TODOS
UM DOS PARTICIPANTES DESTE FÓRUM, CONCLUIU A INSTALAÇÃO DO OBC DE 18 TECLAS
ELE CHAMA-SE LUIS RIBAU E PARTICIPOU NESTE TÓPICO.
AQUI FICA MEUS SINCEROS PARABÉNS :driving :fixe :driving :lovebmw :driving :lovebmw :driving :lovebmw :wave

Olá a todos, Tenho uma grande questão...Já vi neste fórum, assuntos que abordavam essa questão. Mas como as respostas foram enviadas por
E-mail, não consegui descobrir se realmente é possivel ou não a instalação do computador de bordo em BMW (E36) que só tenha o relógio analógico.
Alguns participantes já o fizeram? por favor se alguém souber como fase-lo meta aqui um post detalhado com fotos se possível, tenho a certeza que não sou o único que ando a correr atrás disto (espero eu).

obrigado a todos desse fórum espectacular.
Última edição por victorporto em 26 mar 2007, 19:11, editado 4 vezes no total.

Cravo
Membro Senior
Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

É simples.
Retiras o relógio, se apenas tiveres uma ficha que liga no relógio e não vires mais nenhuma nas proximidades, então é porque provavelmente não tens pré-instalação para o OBC (O OBC tem 2 fichas, uma é verde e outra é branca e são cerca de 20 fios)
Já houve outros membros com o mesmo tipo de questão e quando retiraram o relógio, verificaram não terem a pré-instalação para o OBC.
Boa sorte ;)

victorporto
Membro Juvenil

Cravo obrigado pela resposta vou desmontar e algumas itens a volta para ver se encontro.
obrigado mais 1 vez
M:cumprimentos :driving

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

É isso mesmo que o Cravo te disse, senão tiveres os cabos podes esquecer o assunto, a não ser que arranjes tudo na sucata, contudo não deve ser facil montar a instalação toda.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

João Pedro Ribeiro
Membro Junior
Registado: 03 mar 2005, 11:07
O meu Carro:: BMW

Mensagem por João Pedro Ribeiro »

é um pesadelo fazer a adaptação electrica para um OBC tendo apenas uma ficha....

victorporto
Membro Juvenil

plá pessoal admito que deve ser mesmo dificil faser todas as ligações...Mas acredito tambem que todas ou pelos quase todas provenham da centelina e o que deve faltar é uma pré instalação desde a centralina até a console. O que imagino seria uma ficha femea atras do porta-luvas que fica muito perto da centralina (e que tem algumas em falta), a espera do tal chicote com as 2 fichas para o OBC e a ficha macho para a centralina.

fico a aguardar mais comentários desse mistério do OBC. :driving

carlos xavier
Membro Junior
Registado: 09 abr 2005, 23:36

Mensagem por carlos xavier »

JA AGORA EU MINHA 318 TDS TENHO AKELE COMPUTADOR DE BORDO QUE TEM HORA, DATA E TENPERATURA . SERA QUE DA PARA POR O OUTRO TIPO O QUE DA PARA VER OS CONSUMOS? ACHO QUE TEM AINDA 2 FICHAS DESLIGADAS POR TRAS DO COMPUTADOR.SE DER QUAIS SAO AS VANTAGENS?
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

Rui_318TDS
Membro Senior

victorporto Escreveu:plá pessoal admito que deve ser mesmo dificil faser todas as ligações...Mas acredito tambem que todas ou pelos quase todas provenham da centelina e o que deve faltar é uma pré instalação desde a centralina até a console. O que imagino seria uma ficha femea atras do porta-luvas que fica muito perto da centralina (e que tem algumas em falta), a espera do tal chicote com as 2 fichas para o OBC e a ficha macho para a centralina.

fico a aguardar mais comentários desse mistério do OBC. :driving
Realmente esta ideia faz todo o sentido, tb me parece que todos os carros devem trazer a pré instalação, no entanto não a devem trazer até à consola central. Mas será que as fichas estão por detrás do porta luvas??? No meu atrás do relógio não estão. :cry:

Cump
Imagem

Rui_318TDS
Membro Senior

carlos xavier Escreveu:JA AGORA EU MINHA 318 TDS TENHO AKELE COMPUTADOR DE BORDO QUE TEM HORA, DATA E TENPERATURA . SERA QUE DA PARA POR O OUTRO TIPO O QUE DA PARA VER OS CONSUMOS? ACHO QUE TEM AINDA 2 FICHAS DESLIGADAS POR TRAS DO COMPUTADOR.SE DER QUAIS SAO AS VANTAGENS?

Se tem as outras fichas atrás então deve dar pra por o OBC, que te dá a média dos consumos, velocidade etc... Se tivesse essa oportunidade nem olhava para trás.

Cump
Imagem

carlos xavier
Membro Junior
Registado: 09 abr 2005, 23:36

Mensagem por carlos xavier »

eu sei k a minha tem la as duas fichas mesmo por de tras do relogio pok estes dias fundio a lampada do relogio e tirei akilo fora e fikei corioso para que servia akilo acho k é uma ficha de cada cor.tive a ver nos manuais e a 3 tipos de computadores.
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

João Pedro Ribeiro
Membro Junior

exacto: há o OBD de 7,12 ou 18 botões

Jackyl
Membro Junior
Registado: 06 jan 2005, 10:19
O meu Carro:: E36 318is coupe

Mensagem por Jackyl »

Atenção, no E34, era necessario uma codding plug, que é uma ficha programada na bmw, que contem (penso eu), tipo de motor (gasolina/gasoleo), tamanho do deposito, entre outras coisas.

Esta ficha anda à volta dos 40 €.

Verifiquem isso.

No realoem pelo menos no E34 tá lá.

victorporto
Membro Juvenil

olá pessoal esta semana pretendo ir a uma sucata, um amigo viu uma carroceria do M3 todo depenado mas aindo com o tabelier montado e toda a cablagem há vista. Assim pretendo, não perder essa oportunidade e desmistificar de uma vez por todos esse mistério do OBC , pois já fui eletricista de carros e que me lembre nunca na hitória automobilistica fabricarem várias centralina para um só modelo. :driving :idea:

João Pedro Ribeiro
Membro Junior

que há e36 com dois cabos e com apenas 1 há....
foi uma forma miserável da BMW para poupar uns cêntimos em cablagens nos carros com o OBD de 7 ou 11 teclas.

Rui_318TDS
Membro Senior

victorporto Escreveu:olá pessoal esta semana pretendo ir a uma sucata, um amigo viu uma carroceria do M3 todo depenado mas aindo com o tabelier montado e toda a cablagem há vista. Assim pretendo, não perder essa oportunidade e desmistificar de uma vez por todos esse mistério do OBC , pois já fui eletricista de carros e que me lembre nunca na hitória automobilistica fabricarem várias centralina para um só modelo. :driving :idea:
Parabéns é assim mesmo. Não se desiste. :) Se for só arranjar os cabos tb vou à procura disso, é que tem me dado a preguiça e ainda não fui à procura do OBC nas sucatas. Se fosse só ligar os cabos é q era fixe.

Cump
Imagem

Responder

Voltar para “Mecanica”