[RESOLVIDO]O meu E46 320d nao passa dos 185Km/h

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

badoni
Membro Gold
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Contacto:

[RESOLVIDO]O meu E46 320d nao passa dos 185Km/h

Mensagem por badoni »

Boas pessoal....

Tenho um 320d de 2001 com 165mil km´s e neste momento tenho uma jante ´17 c/pneus 225/45/r17....O meu bimmer n passa dos 185km/h....Ja tenho esta medida de pneu a 1 ano e ele msm assim rodava na casa dos 200 e pcos km/h....sinto k o msm n tem potencia...Entre as 2000 rpm e as 2800 rpm perde um pco a força(parece k acelero e ele n responde)
Ja consultei alguns topicos aki e ja limpei a EGR...logo apos a sua limpeza senti melhorias em relaccao á perda de potencia entre as 2000 e as 2800 rpm....parece k ja n perde nada...mas a velocidade maxima cnt mto pco.Em subidas por vezes em 2ª perde a força....Nem posso por a 3ª....
Gostaria k me ajudasses....o k sera?Sera apenas da MAF?Terei de limpar o sistema todo de escape do carro???Pois n pretendo gastar guito em vão na oficina e fikar td na mesma......

Tks pessoal
Última edição por badoni em 08 out 2007, 01:12, editado 1 vez no total.
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

Rbras
Membro Junior
Registado: 25 dez 2006, 16:37

Mensagem por Rbras »

Ui...Acho que pode ser mesmo é o turbo!!!!
Alguma fuga, no waste system...
Experimenta esta noite deixar algo, um plastico transparente ou areia, por debaixo do carro, na zona do motor, e ve se fica oleo!!!
O turbo pode mesmo ter dado as couves...
...BMW Rules the ROAD....
O projecto do meu 320d...Agora Com 16:9 em Portugues...
viewtopic.php?t=15279&highlight=

badoni
Membro Gold
Registado: 04 fev 2006, 21:38
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 03/2001
Contacto:

Mensagem por badoni »

Verificar isso é um pco dificil visto k o carro tem as tais tampas em plastico a tapar/proteger todo o motor...Mas ir o turbo á vida?!N deveria era msm parar de vez....?Kd falas em fuga....como posso verificar?
BMW 320d E46 03/2001 136Cv - Ruckleuchten Facelift Design; Alufelgen M Doppelspeiche in 17 Zoll - GoodYear Eagle F1 225/45/r17; Kurz Schaltknauf ///M; Original ///M Technik Federn; Scheinwerfer Angel Eyes Schwarz; Xenon 6000K; PDC OEM

ImagemImagem

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Oi. Esse "abafar" depois das 2000 rpm dá a ideia de que é a MAF. A minha 320d está igual. Tenho de puxar bastante pela 1ª e 2ª para tirar proveito da caixa e por volta das 2000/2500 rpm sinto uma quebra no andamento. Sinto também que a carrinha não puxa em baixas. Depois do diagnóstico foi verificado que a MAF está a entregar a alma :evil: . Solução? Desembolsar cerca de 200€. Já agora, acham muito dinheiro por uma MAF nova, instalação e reprogramação?

Rbras
Membro Junior

Mensagem por Rbras »

1-"Verificar isso é um pco dificil visto k o carro tem as tais tampas em plastico a tapar/proteger todo o motor..."
- Olha o resgaurdo do motor é facil de tirar sao 6 parafusos

2-"Mas ir o turbo á vida?!N deveria era msm parar de vez....?"
- O turbo der dado o berro nao faz o carro parar, faz apenas que ele nao seja sobrealimentado, pois essa é a função dum Turbo, sobrealimentar um motor.
Se ele berrar ficas com um motor a diesel nao sobrealimentado. Logo notas que o carro nao tem força.

3-"Kd falas em fuga....como posso verificar?"
- Retiras o resguardo do motor e fazes aquilo que te disse e vez se depois se encontram vestigios de oleo.

Já agora fizes-te a manutenção ao turbo aos 100.000KM?
É que deve se fazer essa manutenção de 100.000 a 100.000

Notlim, o Badoni diz que fez a manutenção a MAF, bem sei que limpar a Maf nao é o mesmo de por uma Nova.

Badoni, no entando se quiseres fazer a prova dos 9, vai a um Bosch Service Centar e faz um diagnostico, lá eles veem os valores que a MAF esta a ler e coomparam com os de Origem. Custa-te para ai 25euros esse diagnostico.
Desta forma ficas logo a saber se a MAF ta ou não estragada!

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Rbras Escreveu:
2-"Mas ir o turbo á vida?!N deveria era msm parar de vez....?"
- O turbo der dado o berro nao faz o carro parar, faz apenas que ele nao seja sobrealimentado, pois essa é a função dum Turbo, sobrealimentar um motor.
Se ele berrar ficas com um motor a diesel nao sobrealimentado. Logo notas que o carro nao tem força.

3-"Kd falas em fuga....como posso verificar?"
- Retiras o resguardo do motor e fazes aquilo que te disse e vez se depois se encontram vestigios de oleo.

Já agora fizes-te a manutenção ao turbo aos 100.000KM?
É que deve se fazer essa manutenção de 100.000 a 100.000
Bem existem vários tipos de avarias no turbo, mas normalmente o resultado final é o mesmo ou seja ficas apeado se não deres por ela a tempo.

As avarias mais comuns são passagens de oleo pelos vedantes e "rolamentos" gripados.
As passagens de oleo quando começam a ser em excesso levam a que, o turbo entre em auto alimentação.
Quando existem problemas de Apoios ou rolamentos o veio pode partir por execesso de desiquilibrio.

Nem sempre o carro pára de vez mas é o que mais acontece é ficares apeado.

Fugas de oleo para o exterior do turbo também podem acontecer, mas o mais comum é teres fuga de oleo do turbo para a admisssão, aí tens um fumo branco/azulado e um consumo excessivo de oleo, tal como vais ficar com as tubagens cheias de oleo.

Ninguem é obrigado manutenção ao turbo de 100.000 em 100.000, os turbos não precisam de manutenção, daí isso não entrar no plano de manutenção das marcas, acaba por ser um modo de ficarmos mais descansados em relação à duração do turbo, se é que na verdade podemos ficar descansados...

No teu caso senão tens consumo de oleo nem fumos brancos apostava em ver como está a MAF...

Se por outro lado tens muito fumo negro, troca o breather, isso é que acho que deves trocar quanto antes, para a quilometragem que tens já deveria ter sido trocado.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Rbras
Membro Junior

Mensagem por Rbras »

"Ninguem é obrigado manutenção ao turbo de 100.000 em 100.000, os turbos não precisam de manutenção, daí isso não entrar no plano de manutenção das marcas, acaba por ser um modo de ficarmos mais descansados em relação à duração do turbo, se é que na verdade podemos ficar descansados..."

- Tens toda a razao Pedrosousa, ninguem é obrigado a fazer a manutenção ao turbo.
MAS EU discordo contigo completamente em termos de nao se fazer manutenção a um turbo!!!
Se nao quiseres ter surpresas em teres um turbo avariado devido a uma ma condução (REDLINES excesivos, desligar derrepente o carro apos longas viagens, puxar pelo carro a frio, etc...)
A meu ver deve de se desmontar o turbo e fazer uma observação e posterior retficação de peças que estejam com desgaste.

Isto chama-se prevenção PedroSousa, ou tu aplicas aquela maxima "Apos casa roubada, Trancas a porta"?????

Isto é só a minha opinião atenção...

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

MAF!

pedrosousa
Membro Gold

Rbras Escreveu:"posterior retficação de peças que estejam com desgaste.
O problema está aqui, não há peças para os turbos de geometria variavel (garrett), aliás até as podes encontrar mas vai ser dificil de as trazeres para Portugal.

O que eles fazem é desmontar tudo, limpar muito bem e voltar a equilibrar o veio.
Concordo quando falas de manutenção, mas isso deveria-se aplicar a casos em que existem peças de substituição para os turbos, aí um gajo em vez de deixar partir o turbo mandava-o reparar antes e poupava umas massas...
Há por aí carros com turbos de geomtria variavel a fazerem quilometragens loucas sem mexerem no turbo.

Os grandes problemas dos turbos são os condutores e os excessos de pressão provocados pelas repros.

Eu quando digo: ninguem é obrigado a fazer a manutenção ao turbo de 100.000 em 100.000. Quero alertar que esse intervalo não diz nada a ninguem e porque não de 150.000 em 150.000 ou de 80.000 em 80.000, isso vai variar muito de carro para carro e de condutor para condutor, mas atenção está escrito acima os problemas das manutenções.

E esquece que não é a manutenção que eles fazem que te vai salvar dete tipo de coisas : (REDLINES excesivos, desligar derrepente o carro apos longas viagens, puxar pelo carro a frio, etc...)

Pelos motivos que te expliquei acima. A não ser que estejas a falar de turbos para os quais existem kit's de reparação e aí estou 100% de acordo contigo.

Rbras
Membro Junior

Mensagem por Rbras »

Exactamente!!!!
A manutenção preventiva é a melhor amiga do nosso bolso.
Olha eu amanha digo te o nome ca casa ai no norte onde faço a reparação dos turbos. É uma casa que só trabalha com isso, tem kit de reparação para uma variada de turbo, turbos reconstruidos, etc..
O preço é muito convidativo.

Já agora o que é o breather?? E onde fica situada??

pedrosousa
Membro Gold

Rbras, uma boa casa para trabalhar com turbos e que não é careira (muito pelo contrário pratica dos melhores preços do mercado) na zona Norte é a Turbo Center fica no Porto.

Mas aviso já que ninguem tem kit's de reparação para os turbos de geometria variavel da garrett pois esta não os faz. Nem existem turbos reconstruidos só novos.

Os kit's de reparação são feitos por uma empresa inglesa que não tem nada a ver com a garrett e por isso é que os vendedores/reparadores de turbos não os têm à venda e não é garantido que existam para todos os turbos.

Atenção que isto só se verifica para os turbos de geometria variavel.

Rbras
Membro Junior

Mensagem por Rbras »

Certo, mas amanha falo com eles e ponho aqui o que eles me disserem...

Pedrosousa reparas-te na ultima parte do meu ultimo post??
"Já agora o que é o breather?? E onde fica situada??"

pedrosousa
Membro Gold

Rbras Escreveu:Certo, mas amanha falo com eles e ponho aqui o que eles me disserem...

Pedrosousa reparas-te na ultima parte do meu ultimo post??
"Já agora o que é o breather?? E onde fica situada??"
Ia copiar o link e depois passou-me:

viewtopic.php?t=14056

Vai ao site internacional e tem lá fotos e tudo. O breather é o filtro do respiro da tampa das valvulas.

Rbras
Membro Junior

Mensagem por Rbras »

e que influencia tem no funcionamento da maquina??

pedrosousa
Membro Gold

Rbras Escreveu:e que influencia tem no funcionamento da maquina??
Comos os primeiros eram de filtro o filtro tem tendencia a entupir devido a excesso de oleo acumulado. Como consequencia existe uma aumento de pressão devido ao vapor de oleo, que acaba por provocar falha no turbo, é normal que os carros com o filtro muito tapado deitem muito fumo negro.

Os novos já não precisam de ser substituidos, pois o sistema de filtrafem é diferente.

Responder

Voltar para “Mecanica”