Radiador de oleo
Moderador: Staff
Radiador de oleo
O Radiador é um acessorio utilizado para troca de calor entre o ar atmosférico e outra substância (geralmente um líquido) contida num sistema fechado. O core é constituído por uma série de canais (em forma de tubos ou de colméia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do líquido, portanto quanto maior a área de contato com o ar mais rápida é a troca e mais eficiente é o radiador.
Neste caso, sendo um radiador de oleo, traz como principal vantagem um maior arrefecimento do oleo do motor, baixando as temperaturas internas. É possível que ao fim de alguns Km's em regimes elevados que a temperatura ascenda aos 110-120ºC o que nao é muito saudável, daí adoptar-se o uso deste acessório.
É raro o automovel de corrida que nao tenha um e nos actuais turbodiesel trazem inclusivé radiador de gasóleo.
Costuma ser intercalado no circuito por uma bolacha colocada no copo do filtro, mas nos BMW's sei que se intercala no permutador agua/oleo. A desvantagem é a impossibilidade de ser controlada por um termostado como outros modelos. Assim está sempre em funcionamento e origina uma maior dificuldade de aquecimento inicial do motor.
Se houver um número considerável de pessoas interessadas, pode-se pensar num kit ou venda em separado de bolacha / tubos malha de aço / acessorios ( aerokip )/ radiador.
Neste caso, sendo um radiador de oleo, traz como principal vantagem um maior arrefecimento do oleo do motor, baixando as temperaturas internas. É possível que ao fim de alguns Km's em regimes elevados que a temperatura ascenda aos 110-120ºC o que nao é muito saudável, daí adoptar-se o uso deste acessório.
É raro o automovel de corrida que nao tenha um e nos actuais turbodiesel trazem inclusivé radiador de gasóleo.
Costuma ser intercalado no circuito por uma bolacha colocada no copo do filtro, mas nos BMW's sei que se intercala no permutador agua/oleo. A desvantagem é a impossibilidade de ser controlada por um termostado como outros modelos. Assim está sempre em funcionamento e origina uma maior dificuldade de aquecimento inicial do motor.
Se houver um número considerável de pessoas interessadas, pode-se pensar num kit ou venda em separado de bolacha / tubos malha de aço / acessorios ( aerokip )/ radiador.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Pedro, vamos tratar desse kit para os 2.0D? A malta dos 3.0D que se lixe!
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
- Sub
- Membro Senior
- Registado: 28 fev 2005, 16:29
- O meu Carro:: BMW 330d Touring E46
:lol1 Epá.. isso é discriminação!TdiSportR Escreveu:Pedro, vamos tratar desse kit para os 2.0D? A malta dos 3.0D que se lixe!
Como não percebo disso, só queria ter a certeza q não tenho isso, pq se não tiver era capaz de alinhar tb.. e como o pedrosousa teve uma vez a ver e comentou q eu tinha um radiador de não sei o q e tal... mas pelos vistos ele não se lembra..
- pedrosousa
- Membro Gold
-
- Administrador do Fórum
- Registado: 24 jun 2003, 22:32
- O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
- Contacto:
:lol1 :lol1TdiSportR Escreveu:Era radiador de agua!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
- pedrosousa
- Membro Gold
- papcampos
- Membro Juvenil
- Registado: 18 jun 2007, 15:07
- O meu Carro:: 325tds
sim pedro eu sei que é radiedor de ar oleo, os 25tds trazem de origem, por isso a que pencei que os 20d e os 30d tambem tivessem.pedrosousa Escreveu:Radiador ar oleo??papcampos Escreveu:boas, ademira-me os 20d e os 30d, principalmente os 30d não trazerem radiador de oleo pois os 25tds ja traziam de origem...
olha se for nos e34 525tds até da para ver de ca de fora o radiador está logo a seguir as 2 grelhas dos aneis da bmw e 1 radiador quadradinho,ja esta o 524td que não tem, nos 325tds esta por baixo do da agua e atras do intercooler é 1 radiador sobre o comprido...

- pedrosousa
- Membro Gold