BMW 318 - e46 - Diário de bordo a GPL

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E46 (1998-2006)

Moderador: Staff

apocalypsealexi
Membro Juvenil
Registado: 04 fev 2008, 14:56
O meu Carro:: BMW 528i e39 1998

Mensagem por apocalypsealexi »

grande média 8)
E39 528i
Imagem
Imagem
Imagem

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

boa!

mais economico que o meu 320d

MINHOPTICAS
Membro Junior
Registado: 24 out 2006, 15:06

Mensagem por MINHOPTICAS »

acabei agora de ler o topico e fiquei entusiasmado num negocio...vamos laver...parabens por este topico... :driving
nao existe agora uns depositos que permitem estacionar em parques?
que cuidados a ter quando estsamos em vias de comprar um carro com GPL?

FSR
Membro Junior
Registado: 04 out 2004, 15:26

Mensagem por FSR »

Ora bem, o problema não são os depósitos é a lei mais ou menos estúpida que temos, todos eles (fabricantes de depósitos) tem obrigatoriamente que cumprir exigentes regras, entre outras, sistema de segurança para libertar pressão. só podemos encher 80% da capacidade (corte automático) para permitir expansão do combustível, se houver temperaturas muitoooo altas. E em termos de impacto têm tanta ou mais resistência que os depósitos de gasolina.

Cuidados a ter:
- Que sistema GPL tem, para ver histórico da marca e se tem assistência em Portugal ou mais especificamente, mais ou menos perto de ti.
- teste de compreensão (barato), ver folgas de valvulas, ver sistema de refrigeração. Tudo isto para ver se o sistema GPL foi bem montado e não tem provocado mazelas ao carro.
- Ver se tem lubrificante (LT ou flaslube)
- E obviao todos os outros cuidados a ter quando se compra carro...

;)

:driving :driving

PS: se me disseres marca e modelo posso ver o histórico desse modelo... e dá um pulo ao link que tenho abaixo para (muitas) mais informações.

FSR
Membro Junior

Mensagem por FSR »

Viva
E eis que chega o segundo reabastecimento, à mesma hora para as diferenças de temperaturas (que é do calor?) não afectar médias :wink: . Parecia um profissional dos reabastecimentos :lol: sem hesitações, sem medos e sobretudo muito rápido, bem na medida do possível.. 8)

off topic: Estava lá um bmw 320i a olhar com aquele olhar de soslaio: um BMW com gás!!!.. mudou de ideias quando na VRI passou um gaseado a 180km/h numa ligeira subida (e eu com carta condicional). Que raio de reacção provoca o tó...

Claro que se ele quisesse ia-se embora 8)

mas em frente:
45,66litros para 394km. 8)
Se o depósito no ultimo reabastecimento ficou cheio e agora também tal significa uma média de 11,6l/100km. Nada mau, tendo em conta que no último fiz sobretudo AE e agora muita cidade (60 a 70%) e mantive a média, a contas de lápis na orelha, parece que "estou" a consumir menos... Claro que falta aferir se o atesto é sempre ao máximo. :roll:

Entretanto, noto o carro um pouco mais solto. O LT "desafinou" mas acho que já lhe apanhei o jeito e 2 dias passam e vou verificar. Mais 2 dias e verifico novamente. Penso que depois da 1ª revisão vejo 1 ou 2 vezes por semana.

Claro que km baratos=muitos kms o que é mau porque significa revisões mais amiude e desgaste mas....amortização da instalação mais depressa :lol: :lol: , Em resumo: desse depósito (atestado ontem) já fiz 260km, numa viagem a terras de Caminha (perto), o que significa que em vez de 2 semanass (sem contar com viagens de FDS) este deposito deve durar uns 4 dias :arrow: .

Amanhã conto pormenores mas um pequeno levantar do véu: 140/150 km/h na A28 e A27 e fiquei, pela 1ª vez tão agradado em conduzir a GPl como a gasolina e claro gastei só uns 20€ em combustível :shock: compensa qualquer hesitação entre a 2 e as 3 mil rotações que ainda sinto... :mrgreen:

Estou ansioso para ir ao instalador para acertar alguns pormenores... só faltam 2k... a este ritmo 1 mês :lol: :lol:

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

Excelente Post. ( continua que estás a ajudar muita gente )
É tudo uma questão de contas :)

2 questões :
O LT é um pseudo flash lube ? por que é que desafina ?
E essa hesitação nas 2000/3000 ? é só a GPL que notas ?
No meu notei que a entrada do Vanos ( às 4500 ) passou a ser mais "soft" quando estou a GPL... e o ralenti é um pouco mais baixo ( mas certinho e nunca vai abaixo ).
A vel max mantem-se igual e mesmo à entrada do red line ( 230km/h no velocimetro ).

FSR
Membro Junior

Mensagem por FSR »

Obrigado :oops:

O LT para motores turbinados é melhor do que o flash lube.. pois adequa a cadência das gotas à carga do motor (RPMs).

O flash lube até deixa de pingar com motor em muita carga (refluxo).

Não é hesitação é mais demorado a subir... só são 118cv para 1400kg, já a gasolina é a pior faixa de rotações.. ;)

Desafina porque a cadência deve ser adaptada ao consumo do carro, no meu caso 1 gota a cada 7 a 8 segundo. Está a 5/6 segundos... o acerto é manual e é uma rodinha quenina.. mas já me habituei... quando digo desafina é que aperto mais um pouco para aumentar a cadencia e após uns km deixa de pingar: apertei de mais...

Dá um pulo ao site onde tenho o DB GPL e lá podes obter mais info.

Lagarto
Membro Juvenil
Registado: 03 out 2007, 23:30

Mensagem por Lagarto »

Boas FSR.
Gostaria de saber qto ficaste a pagar pelo selo do teu carro.
è verdae q s fica a pagar menos? Tb ouvi dizer q s recebia um "subsidiu" n altura d IRS p causa d s utilizar um veiculo ecologico? Estou a colocar esta pergunta pq ouvi dizer e nem td q s ouve é certo.

1abraço do Lagrto :babydance

FSR
Membro Junior

Mensagem por FSR »

Antes fosse Lagarto. Versão que circula: GPL não é um veiculo ecológico, polui menos que gasolina e diesel. Mas continua a ser gasolina. Aliás no livrete vem averbado gasolina/GPL. :?

Mas... enviei mail para finanças a perguntar... deixa ver se chega resposta oficial.. ;)

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

Lagarto,

o selo continua igual

em relaçao a subsideo isso acontece la fora, em portugal a unica coisa k recebes é a conta pa pagar+ iva, k nem ai fazem desconto.

o k acontece , é k se marticulares um carro k ja tenha GPL tens 50% de desconto no ISV.

ou seja,ou importas usado com GPL, ou compras ca novo ja com GPL instalado.

a SUBARU lançou o forester ja com GPL e a mitsubishi tb tinha os colt a GPL.

nao sei se ha mais marcas com GPL de origem, é uma kestao de peskisar.

um abraço
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

apocalypsealexi
Membro Juvenil
Registado: 04 fev 2008, 14:56
O meu Carro:: BMW 528i e39 1998

Mensagem por apocalypsealexi »

a subaru tem também a legacy a gpl e a mitsubishi tem a lancer sw
E39 528i
Imagem
Imagem
Imagem

FSR
Membro Junior

Mensagem por FSR »

burnout, thanks pelo esclarecimento. ;)

Lagarto
Membro Juvenil

Mensagem por Lagarto »

Realmente o estado, td q ñ dei dinheiro para eles mesmo q isso traga vantagens para mtas pessoais e para o planeta, complicam e dificultam as coisas. (é melhor termos os cofres cheios do q um planeta limpo).
Enfim.

1abraço do Lagarto :babydance

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

FSR Escreveu:Antes fosse Lagarto. Versão que circula: GPL não é um veiculo ecológico, polui menos que gasolina e diesel. Mas continua a ser gasolina. Aliás no livrete vem averbado gasolina/GPL. :?

Mas... enviei mail para finanças a perguntar... deixa ver se chega resposta oficial.. ;)
se no livrete aparecesse GPL/Gasolina tinhas direito a desconto, pk o combustivel principal passava a ser GPL.

dps mete ai a resposta das finanças, pode ser k haja boas noticias
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Lagarto
Membro Juvenil

Mensagem por Lagarto »

Andei a ler um bocado pela net e vi este Ofício-Circulado 40005, de 07/04/1999 - Direcção de Serviços dos Impostos do Selo e das Transmissões do Património (DSISTP), q diz, resumindo, que os veiculos que utilizam dois tipos de combustível deverão ser tributados pela taxa mais elevada respeitante ao combustível que constar no livrete.
Isto pq diz q o automovel pode andar a gazolina e esta a pagar a taxa d outro tipo d combustivel, assim encontram a forma d evitar fraudes. (Cocos d caraças).

1abraço do Lagarto :babydance

Responder

Voltar para “E46”