
BMW 318 - e46 - Diário de bordo a GPL
Moderador: Staff
- apocalypsealexi
- Membro Juvenil
- Mensagens: 219
- Registado: 04 fev 2008, 14:56
- O meu Carro:: BMW 528i e39 1998
- Localização: Coruche
-
- Membro Junior
- Mensagens: 627
- Registado: 20 jun 2004, 17:35
- Contacto:
- MINHOPTICAS
- Membro Junior
- Mensagens: 526
- Registado: 24 out 2006, 15:06
- Localização: VIANA DO CASTELO
Ora bem, o problema não são os depósitos é a lei mais ou menos estúpida que temos, todos eles (fabricantes de depósitos) tem obrigatoriamente que cumprir exigentes regras, entre outras, sistema de segurança para libertar pressão. só podemos encher 80% da capacidade (corte automático) para permitir expansão do combustível, se houver temperaturas muitoooo altas. E em termos de impacto têm tanta ou mais resistência que os depósitos de gasolina.
Cuidados a ter:
- Que sistema GPL tem, para ver histórico da marca e se tem assistência em Portugal ou mais especificamente, mais ou menos perto de ti.
- teste de compreensão (barato), ver folgas de valvulas, ver sistema de refrigeração. Tudo isto para ver se o sistema GPL foi bem montado e não tem provocado mazelas ao carro.
- Ver se tem lubrificante (LT ou flaslube)
- E obviao todos os outros cuidados a ter quando se compra carro...

PS: se me disseres marca e modelo posso ver o histórico desse modelo... e dá um pulo ao link que tenho abaixo para (muitas) mais informações.
Cuidados a ter:
- Que sistema GPL tem, para ver histórico da marca e se tem assistência em Portugal ou mais especificamente, mais ou menos perto de ti.
- teste de compreensão (barato), ver folgas de valvulas, ver sistema de refrigeração. Tudo isto para ver se o sistema GPL foi bem montado e não tem provocado mazelas ao carro.
- Ver se tem lubrificante (LT ou flaslube)
- E obviao todos os outros cuidados a ter quando se compra carro...



PS: se me disseres marca e modelo posso ver o histórico desse modelo... e dá um pulo ao link que tenho abaixo para (muitas) mais informações.
Viva
E eis que chega o segundo reabastecimento, à mesma hora para as diferenças de temperaturas (que é do calor?) não afectar médias
. Parecia um profissional dos reabastecimentos
sem hesitações, sem medos e sobretudo muito rápido, bem na medida do possível..
off topic: Estava lá um bmw 320i a olhar com aquele olhar de soslaio: um BMW com gás!!!.. mudou de ideias quando na VRI passou um gaseado a 180km/h numa ligeira subida (e eu com carta condicional). Que raio de reacção provoca o tó...
Claro que se ele quisesse ia-se embora
mas em frente:
45,66litros para 394km.
Se o depósito no ultimo reabastecimento ficou cheio e agora também tal significa uma média de 11,6l/100km. Nada mau, tendo em conta que no último fiz sobretudo AE e agora muita cidade (60 a 70%) e mantive a média, a contas de lápis na orelha, parece que "estou" a consumir menos... Claro que falta aferir se o atesto é sempre ao máximo.
Entretanto, noto o carro um pouco mais solto. O LT "desafinou" mas acho que já lhe apanhei o jeito e 2 dias passam e vou verificar. Mais 2 dias e verifico novamente. Penso que depois da 1ª revisão vejo 1 ou 2 vezes por semana.
Claro que km baratos=muitos kms o que é mau porque significa revisões mais amiude e desgaste mas....amortização da instalação mais depressa
, Em resumo: desse depósito (atestado ontem) já fiz 260km, numa viagem a terras de Caminha (perto), o que significa que em vez de 2 semanass (sem contar com viagens de FDS) este deposito deve durar uns 4 dias
.
Amanhã conto pormenores mas um pequeno levantar do véu: 140/150 km/h na A28 e A27 e fiquei, pela 1ª vez tão agradado em conduzir a GPl como a gasolina e claro gastei só uns 20€ em combustível
compensa qualquer hesitação entre a 2 e as 3 mil rotações que ainda sinto... :mrgreen:
Estou ansioso para ir ao instalador para acertar alguns pormenores... só faltam 2k... a este ritmo 1 mês

E eis que chega o segundo reabastecimento, à mesma hora para as diferenças de temperaturas (que é do calor?) não afectar médias


off topic: Estava lá um bmw 320i a olhar com aquele olhar de soslaio: um BMW com gás!!!.. mudou de ideias quando na VRI passou um gaseado a 180km/h numa ligeira subida (e eu com carta condicional). Que raio de reacção provoca o tó...
Claro que se ele quisesse ia-se embora

mas em frente:
45,66litros para 394km.

Se o depósito no ultimo reabastecimento ficou cheio e agora também tal significa uma média de 11,6l/100km. Nada mau, tendo em conta que no último fiz sobretudo AE e agora muita cidade (60 a 70%) e mantive a média, a contas de lápis na orelha, parece que "estou" a consumir menos... Claro que falta aferir se o atesto é sempre ao máximo.

Entretanto, noto o carro um pouco mais solto. O LT "desafinou" mas acho que já lhe apanhei o jeito e 2 dias passam e vou verificar. Mais 2 dias e verifico novamente. Penso que depois da 1ª revisão vejo 1 ou 2 vezes por semana.
Claro que km baratos=muitos kms o que é mau porque significa revisões mais amiude e desgaste mas....amortização da instalação mais depressa



Amanhã conto pormenores mas um pequeno levantar do véu: 140/150 km/h na A28 e A27 e fiquei, pela 1ª vez tão agradado em conduzir a GPl como a gasolina e claro gastei só uns 20€ em combustível

Estou ansioso para ir ao instalador para acertar alguns pormenores... só faltam 2k... a este ritmo 1 mês


- frazaorB
- Membro Juvenil
- Mensagens: 330
- Registado: 23 dez 2007, 19:01
- O meu Carro:: E36 325i
- Localização: Lisboa - Olaias
Excelente Post. ( continua que estás a ajudar muita gente )
É tudo uma questão de contas
2 questões :
O LT é um pseudo flash lube ? por que é que desafina ?
E essa hesitação nas 2000/3000 ? é só a GPL que notas ?
No meu notei que a entrada do Vanos ( às 4500 ) passou a ser mais "soft" quando estou a GPL... e o ralenti é um pouco mais baixo ( mas certinho e nunca vai abaixo ).
A vel max mantem-se igual e mesmo à entrada do red line ( 230km/h no velocimetro ).
É tudo uma questão de contas

2 questões :
O LT é um pseudo flash lube ? por que é que desafina ?
E essa hesitação nas 2000/3000 ? é só a GPL que notas ?
No meu notei que a entrada do Vanos ( às 4500 ) passou a ser mais "soft" quando estou a GPL... e o ralenti é um pouco mais baixo ( mas certinho e nunca vai abaixo ).
A vel max mantem-se igual e mesmo à entrada do red line ( 230km/h no velocimetro ).
Obrigado
O LT para motores turbinados é melhor do que o flash lube.. pois adequa a cadência das gotas à carga do motor (RPMs).
O flash lube até deixa de pingar com motor em muita carga (refluxo).
Não é hesitação é mais demorado a subir... só são 118cv para 1400kg, já a gasolina é a pior faixa de rotações..
Desafina porque a cadência deve ser adaptada ao consumo do carro, no meu caso 1 gota a cada 7 a 8 segundo. Está a 5/6 segundos... o acerto é manual e é uma rodinha quenina.. mas já me habituei... quando digo desafina é que aperto mais um pouco para aumentar a cadencia e após uns km deixa de pingar: apertei de mais...
Dá um pulo ao site onde tenho o DB GPL e lá podes obter mais info.


O LT para motores turbinados é melhor do que o flash lube.. pois adequa a cadência das gotas à carga do motor (RPMs).
O flash lube até deixa de pingar com motor em muita carga (refluxo).
Não é hesitação é mais demorado a subir... só são 118cv para 1400kg, já a gasolina é a pior faixa de rotações..

Desafina porque a cadência deve ser adaptada ao consumo do carro, no meu caso 1 gota a cada 7 a 8 segundo. Está a 5/6 segundos... o acerto é manual e é uma rodinha quenina.. mas já me habituei... quando digo desafina é que aperto mais um pouco para aumentar a cadencia e após uns km deixa de pingar: apertei de mais...
Dá um pulo ao site onde tenho o DB GPL e lá podes obter mais info.


Boas FSR.
Gostaria de saber qto ficaste a pagar pelo selo do teu carro.
è verdae q s fica a pagar menos? Tb ouvi dizer q s recebia um "subsidiu" n altura d IRS p causa d s utilizar um veiculo ecologico? Estou a colocar esta pergunta pq ouvi dizer e nem td q s ouve é certo.
1abraço do Lagrto :babydance
Gostaria de saber qto ficaste a pagar pelo selo do teu carro.
è verdae q s fica a pagar menos? Tb ouvi dizer q s recebia um "subsidiu" n altura d IRS p causa d s utilizar um veiculo ecologico? Estou a colocar esta pergunta pq ouvi dizer e nem td q s ouve é certo.
1abraço do Lagrto :babydance
- burnout
- Membro Gold
- Mensagens: 1180
- Registado: 28 mai 2007, 18:26
- O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
- Localização: Porto/Gondomar
Lagarto,
o selo continua igual
em relaçao a subsideo isso acontece la fora, em portugal a unica coisa k recebes é a conta pa pagar+ iva, k nem ai fazem desconto.
o k acontece , é k se marticulares um carro k ja tenha GPL tens 50% de desconto no ISV.
ou seja,ou importas usado com GPL, ou compras ca novo ja com GPL instalado.
a SUBARU lançou o forester ja com GPL e a mitsubishi tb tinha os colt a GPL.
nao sei se ha mais marcas com GPL de origem, é uma kestao de peskisar.
um abraço
o selo continua igual
em relaçao a subsideo isso acontece la fora, em portugal a unica coisa k recebes é a conta pa pagar+ iva, k nem ai fazem desconto.
o k acontece , é k se marticulares um carro k ja tenha GPL tens 50% de desconto no ISV.
ou seja,ou importas usado com GPL, ou compras ca novo ja com GPL instalado.
a SUBARU lançou o forester ja com GPL e a mitsubishi tb tinha os colt a GPL.
nao sei se ha mais marcas com GPL de origem, é uma kestao de peskisar.
um abraço
- apocalypsealexi
- Membro Juvenil
- Mensagens: 219
- Registado: 04 fev 2008, 14:56
- O meu Carro:: BMW 528i e39 1998
- Localização: Coruche
- burnout
- Membro Gold
- Mensagens: 1180
- Registado: 28 mai 2007, 18:26
- O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti
- Localização: Porto/Gondomar
se no livrete aparecesse GPL/Gasolina tinhas direito a desconto, pk o combustivel principal passava a ser GPL.FSR Escreveu:Antes fosse Lagarto. Versão que circula: GPL não é um veiculo ecológico, polui menos que gasolina e diesel. Mas continua a ser gasolina. Aliás no livrete vem averbado gasolina/GPL.
Mas... enviei mail para finanças a perguntar... deixa ver se chega resposta oficial..
dps mete ai a resposta das finanças, pode ser k haja boas noticias
Andei a ler um bocado pela net e vi este Ofício-Circulado 40005, de 07/04/1999 - Direcção de Serviços dos Impostos do Selo e das Transmissões do Património (DSISTP), q diz, resumindo, que os veiculos que utilizam dois tipos de combustível deverão ser tributados pela taxa mais elevada respeitante ao combustível que constar no livrete.
Isto pq diz q o automovel pode andar a gazolina e esta a pagar a taxa d outro tipo d combustivel, assim encontram a forma d evitar fraudes. (Cocos d caraças).
1abraço do Lagarto :babydance
Isto pq diz q o automovel pode andar a gazolina e esta a pagar a taxa d outro tipo d combustivel, assim encontram a forma d evitar fraudes. (Cocos d caraças).
1abraço do Lagarto :babydance