Pequeno acidente mas a necessitar de várias peças.

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Pequeno acidente mas a necessitar de várias peças.

Mensagem por White_Spot™ »

Acidente com o meu 330D! :cry:

Bem no outro dia ao ir buscar a minha mulher ao trabalho, devido à minha distracção e à chuva que caía acabei por embater na viatura que seguia à minha frente. Nada de aparentemente muito especial pois ia-se no pára e arranca, mas como ao travar o carro deslizou foi como bater sem travar.
Os danos visíveis aparentemente não eram muitos e até não o são, mas decidi levar o carro a uma oficina para ver o que havia por ali de estragado e a resposta não podia ser mais surpreendente do que a que foi.
Para terem uma ideia do estado do carro deixo aqui uma data de fotos em que poderão ver faltar a matrícula e que para além do pára-choques estar um pouco metido para dentro de um lado e para fora no outro, nota-se uma marca da pancada no friso preto do mesmo e no capôt uma outra marca ainda mais leve. Também se notava alguma diferença na posição do capôt em relação ao pára-choques o que poderia ser normal por o mesmo estar fora do sítio.

ImagemImagemImagemImagemImagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ao levantar o capôt reparei que a grelha cromada da frente estava meio solta e verifiquei por dentro que os encaixes da mesma estavam partidos.

ImagemImagem

Após uma observação mais atenta é que verifiquei que existia uma leve diferença no espaço entre o capôt e o painel lateral por cima da roda esquerda. Segui essa diferença até ao pára-brisas e verifiquei que ali havia uma diferença bem grande no espaço entre as duas peças. O que leva a suspeitar que algo de pior havia por ali.

ImagemImagemImagemImagem

Decidi levar o carro a uma oficina (de confiança penso eu) e ontem ligou-me o mecânico a dar-me um orçamento de 2553.41€ de arranjo total, para tudo o que ele viu danificado no carro (nessa parte da frente), tanto de coisas provocadas pelo impacto como de outras já existentes.
O mecânico mostrou-me o carro com a frente desmontada bem como as peças que indicou estarem danificadas para que não restassem dúvidas.

Deixo aqui uma transcrição do orçamento que me forneceu:
1 Suporte inferior farol esquerdo -> 45.44
1 Blindagem ventoinha AC -> 93.33
1 Pára-choques frente (normal) -> 397.48
1 Reforço pára-choques frente -> 185.98
1 Friso pára-choques esquerdo frente -> 20.40
1 Grelha inferior pára-choques frente -> 59.50
1 Farol esquerdo -> 962.06
2 Amortecedores frente (normal) -> 202.42
2 Amortecedores retaguarda -> 136.80
Serviço de chapeiro e pintura -> 350
Serviço mecânica (suspensão) -> 100
TOTAL -> 2553.41€
Dessas merdas não preciso nem do parachoques normal (era bem burro se o metesse pois o meu é o M), nem da óptica pois ela tem “apenas” um dos pontos de fixação superiores partido, mas que já estava antes do embate e ela nunca caiu à pala disso.
Existem aqui mais umas merdiçes que não "precisa" tipo a grelha do pára-choques que tem uns buracos, mas quero que se lixe pois não vou gastar 59.50€ numa coisa que mal leve com uma pedrita se parte.
A blindagem do AC também não é nada de muito importante e provavelmente já estava assim, pois foi detectado no reforço do pára-choques uma mossa, ou seja, na parte interior do mesmo existe uma parte metálica que reforça a coisa e ela tem uma amolgadela anterior à minha, o que leva a crer que o carro já bateu anteriormente. Também falta a sonda de temperatura exterior do lado direito (o lado com que não bati) para reforçar o anterior acidente.

O pior no meio disto tudo foi mesmo ter a indicação que os amortecedores não eram os indicados para o carro. Ainda pensei que fosse alguma suspensão xpto mas não, tinha mesmo amortecedores diferentes uns dos outros bem como de modelo errado para o carro.
Então é assim, segundo as referências dos mesmos, o amortecedor da frente do lado esquerdo é de modelo diferente do do lado direito da frente. Os de trás são do mesmo modelo mas são diferentes dos da frente.
Resumindo em 4 amortecedores tenho 3 modelos diferentes e mesmo assim nenhum é o indicado para o carro.
Mas que grande confusão que isso me fez. Não acredito que o antigo dono (único antes de mim) que comprou o carro na Alemanha e lhe mandou meter os extras que tem, a determinada altura (teve o carro 5 anos) trocou os amortecedores por uns quaisquer e ainda por cima todos diferentes uns dos outros. Não acredito que alguém de perfeito juízo faça uma coisa dessas.
Tudo leva-me a crer que tenha sido a malta do stand a proceder à troca dos amortecedores, pois eles indicaram-me que tinham batido com a roda numa elevação para um passeio e tiveram de trocar o braço de direcção e arranjar a jante. Cá para mim foi mais que esse passeio, ou então simplesmente tiraram os amortecedores para outro e meteram uns ao calha que arranjaram para lá meter

Agora só me resta tentar encontrar a melhor forma para fazer face a esta despesa nova, se bem que o meu pai ofereceu-se para pagar o arranjo todo.
Tenho de ver se consigo resolver outros problemas pendentes tal como faltar-me um dos limpa faróis (já o tinha retirado porque estava a verter água), o sensor de temperatura que lhe falta, a grelha cromada que ele se esqueceu de mencionar.
Aproveitei e pedi-lhe para me verificar se não havia qualquer problema nos sinoblocos, braços e apoios do motor pois são pontos sensíveis nestes BMW, estando constantemente a dar problemas.
E já que estava com a mão na massa mandei-o ver o nível dos calços e discos (estes já estão a precisar de ser trocados) do carro.

Enfim… lá vou eu ter de andar a tentar arranjar material superior ou “normal” da marca e de preferência mais barato, para assim mudar a suspensão para uma desportiva e quiçá o pára-choques da frente para o modelo M seguinte.

Agradecia se alguém me pudesse indicar onde ir buscar um pára-choques M do modelo a seguir ao meu, onde ir buscar e que suspensão recomendariam para este modelo (330D caixa automática), quiçá o mesmo para uns discos de travões novos.

Fico a aguardar as vossas sugestões.

P.S. Sou da zona de Matosinhos – Porto.

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Boas. Grande azar... :| Quanto ao choques tens o Yasser. M-tech 2 completo por 375€ ou podes comprar no E-bay. As suspensões tens várias opções. Molas Eibach ou HR e amortecedores Bilstein ou Koni. Tens sempre a hipótese de meter uns coils.

rubenventura
Membro Junior
Registado: 05 jan 2007, 02:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Mensagem por rubenventura »

Eu penso que orcamento esta um pouco esagerado, um bom bate chapas e pintor consegue recuperar esse parachoques e o friso o farol pode-se colar os apoios como a grelha se ele conseguir soldar plastico, o reforço do parachoques se nao estiver muito mal tambem se pode arranjar, e o capôt tambem nao é nada de especial pelo que mostra as fotos e so entireitar e desempenar se a pintura nao estiber estalada nem é preciso pintar.

Assim eu tambem era pintor e bate chapas, é so comprar novo e aplicar.

Ja tive batidelas bem maiores e por metade do preço.
Um Abraço

Ruben Ventura

castrob
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2008, 21:33
O meu Carro:: BMW 325 TDS E36 - 1994/07

Mensagem por castrob »

eu tb bati a semana passada e tenho k colocar capo novo, grelhas, um pisca, parte de cima do xokes "onde fixm as grelhas", e desempenar um pouco a frente. isto td mais pintura da frente toda incluindo guarda-lamas fica por 625€.
ps. o meu é um E36

White_Spot™
Membro Senior

Pois pessoal caro ou não foi o que me apresentaram.
É certo que existe coisas acolá que não vou meter novo nem pensar, pois primeiro o preço não o justifica e segundo o defeito / estrago também não.

Vou ter de ver o que se consegue arranjar.

castrob
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2008, 21:33
O meu Carro:: BMW 325 TDS E36 - 1994/07

Mensagem por castrob »

Se kiseres eu digo onde vou levar o meu e passas lá pa ter uma segunda opinião.

White_Spot™
Membro Senior

Ora viva cá estou eu novamente com uma dúvida, que alguns já me explicaram, mas depois ter ido hoje à BMW acabei por ficar sem perceber nada do assunto.

Então é assim. Encomendei um parachoque M-Technics 2 e já o recebi.

Como já me tinha parecido, achava que iria faltar algo no mesmo e esse algo é o que se vê nesta foto ao lado do farol de nevoeiro.

Imagem

Parece que existe algo acolá que preenche o espaço vazio.

Já nesta foto nota-se que não tem a mesma coisa e existe acolá um espaço vazio.

Imagem

Na BMW não existe nada que se meta no parachoque para preencher aquele espaço, pelo menos foi o que me disseram. E por aquilo que eu estaria a tentar explicar, eles achavam que eram as condutas de ar e até foram buscar uma para me mostrar e eram muito similares ás minhas.

O meu carro tem estas condutas de ar:

Imagem

E nesta foto pode-se ver um que aparentemente não as tem, ou pelo menos são diferentes.

Imagem

O facto é que tentei meter o parachoque novo no sítio só para ter uma ideia da coisa e o aspecto não é em nada igual.
Mas observando a foto melhor (a do que não é o meu carro) e aquilo que se nota no parachoque azul (primeira foto), dá a parecer que a peça que preenche o espaço é a cava de roda devido ao formato curvo da mesma.

Alguém tem alguma opinião sobre o assunto?

Eu amanhã vou buscar umas peças que me fazem falta à BMW e vou levar o carro (assim mesmo como se vê na foto lol) para se tirar melhor a coisa a limpo.
Mas agradecia qualquer esclarecimento mais claro hehe.

White_Spot™
Membro Senior

Por uma breve pesquisa pela internet encontrei esta imagem que mais não é que o kit de condutas de ar para um 330i.

Imagem

E essas condutas são iguais às que me mostrou o fulano na BMW. Segundo ele o preço é de 40 e picos euros mais IVA cada uma.

Notlim
Membro Gold

Mensagem por Notlim »

O que te falta são de facto as condutas de ar para o choques M2. A do radiador de gasóleo penso que terás de eliminar. Eu também ando assim. Não fica tão bem mas não me apetece gastar 80e no par.

http://bmwfans.info/original/E46/tou/32 ... l-51_3275/

É a peça nº 4.

White_Spot™
Membro Senior

Pois é isso mesmo, conforme meti na imagem de cima.
Vou pensar se compro ou não o raio das condutas novas, mas tenho pouco tempo para decidir hehe, já que amanhã vou à BMW buscar o resto que me faz falta.

Ficar sem a conduta para o gasóleo não trás inconvenientes?

Por acaso não tens uma foto dessa parte do teu parachoque para eu poder decidir melhor? Já agora uma de cada lado hehe pois a coisa parece diferente conforme o lado.

Obrigado pela ajuda Notlim.

Notlim
Membro Gold

Mensagem por Notlim »

Olhando de frente para o carro, a entrada esquerda está em aberto e a direita está quase toda tapada pela entrada de ar do radiador de gasóleo. Eu ainda tenho as condutas normais montadas. Amanhã tiro uma foto para veres.

VHL
Membro Juvenil
Registado: 15 mar 2007, 22:53
O meu Carro:: BMW E46-320d Touring

Mensagem por VHL »

Eu montei as condutas de arrefecimento dos travões, estecticamente ficou mt melhor,sem elas os "buracos" do choques tinham um aspecto que não me agradava.
A do radiador de gasóleo eliminei, não consigo sequer perceber onde vai ligar a especifica para este parachoques :?: :|
O meu Projecto
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=27138

A garagem:
- BMW E46 320d touring - "A verdocas"
- Ford Fiesta MK6 1.25i - "O ZuN ZuN"
- Suzuki GSX1000R K5 - "O Anti-Stress"
- GS STORM UNLIMITED TRUCK - Escala 1:8 - "O Brinquedo"

White_Spot™
Membro Senior

Ok obrigado Notlim e VHL pela ajuda em me fazer perceber esta história toda de condutas hehe.

Notlim
Membro Gold

Mensagem por Notlim »

Quando montei o meu também andei às aranhas... :lol: Já agora onde compraste o teu?

White_Spot™
Membro Senior

Mais logo meto a informação completa da coisa Notlim.
Posso já adiantar que comprei / mandei vir as condutas todas, as dos travões, a do gasóleo e a do AC (peça 4 são duas, peça 2, e peça 12).

Imagem

Se não estou enganado a coisa ficava por 152€, ficava porque só tinham uma e a mesma custou 40.09€ + IVA.
Optei por comprar a que tinham (do lado esquerdo) e mandar vir as condutas restantes (quinta feira já as devem ter) pois se ia meter as dos travões e gasóleo, não ia ser por mais algum dinheiro que ia manter a do AC ainda por cima partida como está.
Muito dinheiro… sim mas que se lixe ao menos fica tudo direito.
Aproveitei e comprei o suporte da óptica do lado esquerdo que estava partido (37.87€ + IVA), o bico de esguicho do limpa farol do lado esquerdo (que tinha sido removido pois perdia água)(52.32€ + IVA) e o sensor de temperatura do lado direito (que pelo que vem na factura é o sensor de cheiros?) juntamente com a sua ficha e terminal (12.39€ + 2.03€ + 2.54€ + IVA respectivamente).

Assim de uma assentada resolvo estes pormenores, ficando só a faltar os vidros das ópticas, que segundo a BMW já não fabrica / tem para as minhas que são da Bosch. O tipo da oficina disse que o pintor consegue recuperar aquelas, mas caso não consiga vou ter de mandar vir de Espanha pois é onde encontrei.

Quinta ou sexta-feira devo ter o carro pronto no que toca a chapa e pintura (amanhã de manhã vou entregar o carro) e para a semana se tudo correr normalmente deve ser montada a suspensão completa coilover da FK, uns discos Brembo e pastilhas Ferrodo à frente.
No final só fica a faltar a barra anti-aproximação que vem através do luisinho e quiçá fazer uma reprogramação, ficando assim o projecto do bicho completo hehe.

Responder

Voltar para “Mecanica”