Alguem interessado em aprender em como instalar o DIS ?

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

Micael(e46)
Membro Juvenil
Registado: 13 out 2008, 11:07

Re: Alguem interessado em aprender em como instalar o DIS ?

Mensagem por Micael(e46) »

JOFIMO Escreveu:Boas perguntaste ao jpimpao mas posso respoder-te eu, serve para quando fechares o carro com o comando os piscas funcionem, como o teu carro é de 2004, pisca 2 vezes ao fechar e 1 ao abrir , ese quiseres monatres um espelho com bola de alarme e ligar dois fios também fica a piscar como se tivesse alarme de origem, vai dar erro do ZKE (alarme) mas não tem importancia. Cumps.
ola JOFINO
Antes de mais obrigado pela ajuda...
O meu carro n tem alarme e da erro na ZKE e n sei de que é...como é que isso é possivel???
cumps...

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Mensagem por gt1progman »

//M Escreveu:já n pegava nisto aos meses.

Hoje eu e o alex reunimos e conseguimos por isto a funcionar.

Realmente é uma ferramenta poderosa :fixe, o M3 dele estava com a SMG encravada e depois de sangrar o circuito e feita a programação/calibração, ficou a funcionar 5 estrelas.

Obrigado a todos pelas ajuda, especialmente ao Gt1program. :king

Já estava a começar a ficar preocupado com vocês !! :D
Prá próxima façam "printscreens" que essa era uma daquelas cenas que gostava de aprender ! :palmas

Micael(e46) Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Boas perguntaste ao jpimpao mas posso respoder-te eu, serve para quando fechares o carro com o comando os piscas funcionem, como o teu carro é de 2004, pisca 2 vezes ao fechar e 1 ao abrir , ese quiseres monatres um espelho com bola de alarme e ligar dois fios também fica a piscar como se tivesse alarme de origem, vai dar erro do ZKE (alarme) mas não tem importancia. Cumps.
ola JOFINO
O meu carro n tem alarme e da erro na ZKE e n sei de que é...como é que isso é possivel???
cumps...
Micael,
Podes codificar alarme no teu carro, e isso irá fazer com que os piscas acendam quando abres ou fechas o carro. Isto é o normal funcionamento dum alarme que é accionar os piscas quando liga e desliga o alarme.
Isto é útil porque o amigo do alheio ao ver o teu carro a piscar os piscas quando abres ou fechas o carro irá pensar que o teu carro tem alarme quando na verdade não tem.
Isto por outro lado engana o modulo da carraçoria porque estas a dizer-lhe que tens alarme quando na verdade não tens, daí aparecer o tal erro que o JOFIMO referiu. No entanto não é nada de critico aparecer o tal erro porque sabes que lhe estas a dizer que tens alarme e na verdade não tens, é um erro totalmente "inofensivo".
Se tens outro erro então deves ver o que é porque se não tens alarme codificado então é algo completamente diferente.

Micael(e46)
Membro Juvenil

gt1progman Escreveu:

Realmente é uma ferramenta poderosa :fixe, o M3 dele estava com a SMG encravada e depois de sangrar o circuito e feita a programação/calibração, ficou a funcionar 5 estrelas.

Prá próxima façam "printscreens" que essa era uma daquelas cenas que gostava de aprender ! :palmas

Micael(e46) Escreveu:
ola JOFINO
cumps...
Micael,
Podes codificar alarme no teu carro, e isso irá fazer com que os piscas acendam quando abres ou fechas o carro. Isto é o normal funcionamento dum alarme que é accionar os piscas quando liga e desliga o alarme.
Isto é útil porque o amigo do alheio ao ver o teu carro a piscar os piscas quando abres ou fechas o carro irá pensar que o teu carro tem alarme quando na verdade não tem.
Isto por outro lado engana o modulo da carraçoria porque estas a dizer-lhe que tens alarme quando na verdade não tens, daí aparecer o tal erro que o JOFIMO referiu. No entanto não é nada de critico aparecer o tal erro porque sabes que lhe estas a dizer que tens alarme e na verdade não tens, é um erro totalmente "inofensivo".
Se tens outro erro então deves ver o que é porque se não tens alarme codificado então é algo completamente diferente.
ola gt1program
vou ter de ver isso amanha.e vou ver se fasso"printscreen" de activar o computador o CB para por aqui ...
cumps e obrigado

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

gt1progman Escreveu:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pois, demora bués.... o procedimento todo com a SMG foi perto de 1h... E foi a 1ª coisa que fizemos com o DIS....ainda andavamos as apalpadelas ..........e só tinhamos SMG na cabeça, nem nos lembramos de fazer uns printscreens

Depois andamos a fazer testes ao bi-vanos, avanços, atrasos, estanquicidade de admissão e escape etc..... tudo em ordem 8)

Agora de noite e já no meu M3 , andei a explorar ainda mais um bocadinho........e o dis faz mesmo coisas maradas :shock: desliga injectores individualmente e tudo :lol:

Para na falar no modo expert permite passao a passo ir verificando e com intrucções e valores de referençia tudo no carro...

Mesmo muito bom

Gt1program, tenho uma dúvida, caso possas ajudar agradeço.

O jumper do meu interface está configurado como o da imagem em baixo :

Imagem

Esse modo salvo erro é :

O interface em modo ADS com o signal de ignição gerido pelo carro.

Montando o jumper no 1 pino ao lado fica em modo ADS com a ignição sempre ligada.

A minha dúvida é o, o meu interface e o do *Alex*, não têm aqueles pernos ao pés dos LED´s para meter 1 jumper.

E pelo que vi no manual do interface esses jumpers são para colocar em modo OBD.

Como faço para meto o meu interface em modo OBD e deste modo me conseguir ligar a carros mais recentes ??

Ainda por cima só veio com ficha 21 pinos os nossos interfaces (mais antiga), apesar de eu ter aqui uma ficha extra OBD para utilizar em carros mais recentes.

O interface do Jpimpão pelo que vi nas fotos é igual ao meu e ele consegue-se ligar nos E46....

Esclarece-me, é o q meu interface pode estar incompleto, ou corrigi-me caso esteja engano.

Ab
E= ///M*c²

gt1progman
Membro Senior

Envia-me uma foto do teu interface, tenho de perguntar isso ao Miglenium...
Na altura que os recebi não dei conta disso, mas possivelmente so suportam ADS, tenho de lhe perguntar.
Ainda assim tenta editar o ficheiro Ediabas.ini e onde esta Interface = ADS substitui por Interface = STD:OBD

é possivel que tenhas lá as duas linhas, e se tivers uma esta comentada, ou seja tem um ; no inicio da linha.

De resto tenho de confirmar as funcionalidade com o Miglenium porque na altura da compra ele anunciava que o interface iria suportar as séries E46.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

a foto é igual a que publiquei sem os jumpers ao pé dos leds

Mas amanhã deixo aqui uma, agora n tenho aqui nada para tirar 1 foto.

Mas provavelmente n têm capacidade OBD.

Caso seja o caso, dá para resolver.?? é que na altura que se lhe comprou isto daria de certeza para OBD tb.

http://www.miglenium.de/workshop_obd-ads.html

vês no site dele está anunciado que dá para ADS e OBD.

Jpimpão o teu têm os jumpers todos???
E= ///M*c²

gt1progman
Membro Senior

//M Escreveu:a foto é igual a que publiquei sem os jumpers ao pé dos leds

Mas amanhã deixo aqui uma, agora n tenho aqui nada para tirar 1 foto.

Mas provavelmente n têm capacidade OBD.

Caso seja o caso, dá para resolver.?? é que na altura que se lhe comprou isto daria de certeza para OBD tb.

vês no site dele está anunciado que dá para ADS e OBD.

Jpimpão o teu têm os jumpers todos???

Eu tb acho que na altura ele já publicitava que dava para as series que usam obd (E39,E46,etc...) mas sei que o do João é diferente do teu porque foi mais caro e ele justificou a subida por ser uma nova geração a qual ele designou ADS 2+
Ainda assim sem puderes tenta usar o interface num carro com ficha OBD 20 pinos mas que seja ou E39 ou E46, sem alterar nada no tal ficheiro Ediabas, ou seja, deixa ficar em modo ADS. Depois diz-me qual foi o resultado.
Os carros com ficha de 20 pinos e com protocolo OBD sao os E39 e E46 até meados de 2000

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Gt1program o meu M3 tb é ficha de 20 pinos OBD II como esses e46, E39 que falas e é um e36, portanto se dá no meu tb dá nesses.

Mas quando eu comprei o meu, já este link era publicitado no forum tal e qual conforme está agora :

e como podes ver a foto é igual ao meu, sem tirar nem por.

Eu e o *alex* compramos na altura segundo a tua indicação, e se te lembras a nossa preocupação era que fosse compativel com modelos ficha 20 pinos, até porque sempre se assumiu que o OBD 2(ficha recente) era ponto assente.

Na altura até disses-te que tinhas um do Fister que já tinha um interruptor para comutar entre os 2 modos etc...., mas que ele deixou de aceitar encomendas etc...

Vês a cena, tenho aqui um colega do forum ou isso para fazer um diagnostico, num carro mais recente e depois já n consigo fazer nada.

Gt1 program, fui ao baú das PM´s, para verificar o acordado quanto estavamos a discutir a compra do interface :
gt1progman Escreveu:Bom dia,
o motivo pelo qual eu não te digo pra te "atirares" de cabeça é que alguns dos vendedores não sabem bem o que estão a vender, pois eles apenas aprenderam a copiar interfaces e a produzir, e não conseguem dar as respostas completas.
O teu carro como é de uma altura em que os diagnosticos e codificaçãoes se faziam pelas linhas K e L, precisa de um interface que comunique por estas duas linhas. Esses que me mostraste do ebay não fazem qualquer referencia a linha L e por isso podem não servir.
Mas atenção, eu sei muito pouco acerca do teu carro porque tenho mexido mais em E46 e estes so precisam da linha K.
Aconselho o do Miglenium porque sei que esse dá, até como podes verificar no site dele http://www.miglenium.de/workshop_obd-ads.html
ele faz referencia a linha L e também diz mesmo que o interface é ADS.
Infelizmente não tenho nenhuma versão do WDS (software de diagramas electricos da BMW) para poder verificar atraves de que linhas o teu carro comunica, mas tenho aqui comigo dois quandrantes de E36 e só consigo comunicar com eles atraves do interface com linha L e no modo ADS.

o meu interface é este http://rapidshare.com/files/152913182/housing.jpg.html
Se reparares tem um switch para alternar entre o modo ODB (linha K) e o modo ADS (linha K e linha L).
Alem disso depois para funcionar no DIS é necessário ir ao ficheiro c:\ediabas\bin\ediabas.ini e alterar o tipo de interface de STD:OBD para STD:ADS

O meu conselho é claramente o do Miglenium (apesar de nunca lhe ter comprado nenhum) porque sei que servem... no entanto se um destes vendedores do ebay também garantir que o deles funciona com o DIS modificado e para o teu carro, então força...

Nota: caso optes pelo do Miglenium e queiras ser tu a fazer a compra tem em atenção que ele vende vários tipos de interfaces.

So mais uma nota, se reparares num dos meus posts acerca dos interfaces deixei la um esquema de um interface da BMW (é mesmo feito por eles BMW) nesse esquema poderas ver que o interface tem suporte para linha K e L, e se não me engano o tal switch para mudar de OBD para ADS. Se conheceres alguem habilidoso ainda consegues montar um... mas ao preço que eles estão acho que mais vale comprar. O do Miglenium é baseado nesse interface que esta no esquema.
Como vês o link fornecido por ti para o site do miglenium , é o que forneci no Post anterior, e claramente era escrito que o interface era compativel com ADS e OBD como o do jPimpão.

Como tb referiste que o do miglenium era identico ao interface da Bmw com jumper para comutar claramente entre OBD e ADS.

N leves a mal, mas apartir do momento que pagamos por uma coisa queremos receber o que compramos....., e acredita que não lhe estou a entulhar a caixa do e-mail pq como sabes, foste tú que fizes-te o enorme favor de tratar as coisas com ele.

Aperta com o man.....para ver se isto se resolve.

Fica aqui uma foto do meu interface por dentro, como vês jumper para OBD não têm,

Imagem

Até a propria placa de circuito impresso difere da 1ª fotografia, na parte dos pernos para jumper OBD que estão numerados 1 2 3 , a placa do meu circuito impresso não têm essa pista a sair para lá.
E= ///M*c²

gt1progman
Membro Senior

//M Escreveu:Gt1program o meu M3 tb é ficha de 20 pinos OBD II como esses e46, E39 que falas e é um e36, portanto se dá no meu tb dá nesses.
Calma, isso não funciona assim !!
Apesar das fichas serem iguais o "pinout" não é, e além disso o protocolo de comunicação não é o mesmo (julgo eu).
As séries E46 e E39 já usam apenas a linha K, e as séries E34 e E36 ainda utilizam a K e L.
As linhas K e L apenas estão disponiveis nos interfaces ADS, como é o caso do teu. No fim o formato das fichas é indiferente, o que conta é o que o interface suporta.
//M Escreveu: Mas quando eu comprei o meu, já este link era publicitado no forum tal e qual conforme está agora :

e como podes ver a foto é igual ao meu, sem tirar nem por.
Eu acho que os conteudos são parecidos, e apesar do link ser o mesmo a página pode estar diferentes. O importante é saber se ele garantia que o interface dele funcionava com as séries E39 e E46...
//M Escreveu: N leves a mal, mas apartir do momento que pagamos por uma coisa queremos receber o que compramos....., e acredita que não lhe estou a entulhar a caixa do e-mail pq como sabes, foste tú que fizes-te o enorme favor de tratar as coisas com ele.

Aperta com o man.....para ver se isto se resolve.

Fica aqui uma foto do meu interface por dentro, como vês jumper para OBD não têm,

Imagem

Até a propria placa de circuito impresso difere da 1ª fotografia, na parte dos pernos para jumper OBD que estão numerados 1 2 3 , a placa do meu circuito impresso não têm essa pista a sair para lá.
Não levo nada mal e também quero esclarecer isto, por isso acho que o importante é tentar esclarecer duas coisas:
- Se ele realmente anunciou que funcionaria em modo OBD ou não anunciou
- Se ele realmente anunciou que funcionaria com as séries E39 e E46 ou não.

Se ele não tiver anunciado que funcionaria em modo OBD, não vou poder discutir isso com ele, mas se ele tiver anunciado que funcionaria com as séries E39 e E46 e tal não se verificar então irei exigir a troca.
Por isso é importante que testes o interface num E39 ou E49, tanto faz ser ficha redonda ou OBD2, só que para OBD2 irias precisar de um adaptador e por isso o ideal será fazeres num carro ainda com ficha redonda.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Gt1 prgram, n tenho nenhum E46 aqui á mão para testar.

Está mais que visto que o meu interface têm a funcionalidade OBD trancada, como podes ver na foto.

È certo que quanto testar num carro com uma ficha das mais modernas não vai dar. ATé porque o kit só veio com a ficha 20 pinos, não trouxe a outra.

Faz-me o seguinte favor, envia-lhe a ele a minha fotografia que ele sabe logo para o que dá e as series onde funciona.

N leves a mal isto, mas temos que apertar com ele porque asseguro-te que a página dele do interface onde o link vai ter n mudou 1 mm.

deixo aqui um link com umas dicas para trabalhar com o DIS.

http://www.motodok.com/Documentation/Fi ... gnosis.pdf

Pois, mas funciona com a ficha quadrada??? a mais recentes, ou só funciona com as de 20 pin??

Ele que seja especifico em relação as fichas.
E= ///M*c²

Pedrom
Membro Juvenil
Registado: 06 jan 2008, 02:58
O meu Carro:: 120d

Mensagem por Pedrom »

Viva,
sou mais um que tem o DIS a funcionar :D :D não seria possível sem a grande ajuda do gt1progman :palmas realmente tem paciência de santo :)
É sem duvida uma ferramenta poderosa e essencial para quem tem um BMW, só não fala... :lol1

Abraço

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Temos que nos juntar todos e pagar um jantar ao Gt1program do melhor que há..

Sem dúvida uma pessoa com valores para além de saber mexer bem no DIS :D
E= ///M*c²

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

//M Escreveu:Temos que nos juntar todos e pagar um jantar ao Gt1program do melhor que há..

Sem dúvida uma pessoa com valores para além de saber mexer bem no DIS :D
Concordo plenamente!.... Eu pago as jolas :D:D
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Micael(e46)
Membro Juvenil

Pessoal por mim é só combinar...
Sem duvida que o gt1progran é um grande homem,n gosta de guardar o conhecimento só para ele,e sim o partilhar com quem pede a sua ajuda...

gt1progman
Membro Senior

:oops: :)

PS: apenas peço que partilhem experiências bem e mal sucedidas... quem começa ainda tem dificuldades em saber como fazer as codificações no sitio certo (CAR MEMORY/KEY MEMORY) ou por exemplo quando desligar ou ligar a ignição para iniciar a codificação... ou até mesmo o que representa o x, ! nos diagnosticos. Não se acanhem em começar novos topicos com as vossas "aventuras".

Em breve havera novidade...

Bloqueado

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”