O tópico do Detalhe

Secção de manutenções e dicas

Moderador: Staff

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Re: O tópico do Detalhe

Mensagem por Notlim »

Então essa gente sou eu. :lol1 Tenho algum conhecimento em detalhe e tenho alguns produtos mas no polimento sou 0.

Obrigado...

Beerz
Membro Junior
Registado: 03 set 2008, 23:59
O meu Carro:: E46 318Ci já foi, agora Audi 80 2.0

Mensagem por Beerz »

Milton - Trago sempre um pacotinho no bolso para emergências... :winner

Ora agora já estamos a falar bem, por acaso também reparei nessa DAP500 no detalhe.net, parecia opinião mais ou menos comum que seria uma boa opção para alguém que estivesse no início destas coisas do detalhe automóvel, que pretendesse apenas cuidar do seu carro e rejuvenescê-lo e sem intenções de fazer disso negócio com resultados profissionais.

Já agora, em relação a polidoras, quais as diferenças em termos do que se faz com elas, em relação a uma rotativa ou orbital? A rotativa dá para tudo?
Qual o tamanho do prato e a velocidade de rotação ideal para polir um carro?

matzagrin
Membro Juvenil
Registado: 02 abr 2009, 23:11
O meu Carro:: Um maquinão....
Contacto:

Mensagem por matzagrin »

Beerz a diferença entre uma orbital e uma rotativa é que a orbital, como o nome indica, faz órbitas. Enquanto que a rotativa faz movimentos circulares ou rotativos. E o que quer isto dizer na prática? Enquanto a orbital nunca passa no mesmo sítio, ou passa menos vezes pois tem movimentos tipo "oito", a rotativa roda sempre no mesmo logo. Ora assim sendo, a rotativa vai aquecer muito mais a pintura que a orbital, tornando-o mais mole e mais fácil de trabalhar.

A questão é que mais fácil de trabalhar, mas também mais sensível a defeitos. Com o verniz mais mole qualquer descuido dá em hologramas na pintura e outros defeitos maiores. Já que é fácil "cortar" a pintura até à chapa com uma rotativa, desde que inclines a esponja e esta fique na diagonal. Logo é preciso alguma experiência para se meter logo numa rotativa.

Quanto a pratos, há 2 tamanhos. Um de 75/80mm para esponjas de 4' e o de 125mm para esponjas de 6'/7'. Normalmente as esponjas maiores são para superfícies maiores (capot, tejadilho, mala, portas, etc) e as mais pequenas para zonas menores (para-choques, pilares, "curvinhas", etc). Pela experiência que tenho é imprescindível ter os 2 pratos, para teres material para qualquer situação. A ter só um, o prato para esponjas de 4'. Com essas fazes áreas pequenas, mas também grandes, mesmo que demorando mais tempo. Já só tendo o prato maior, depois nas zonas mais apertadas vai ser difícil lá chegar! lol

Espero ter ajudado
Manual do detalhe - www.manualdodetalhe.com

Beerz
Membro Junior
Registado: 03 set 2008, 23:59
O meu Carro:: E46 318Ci já foi, agora Audi 80 2.0

Mensagem por Beerz »

Boas, ajudaste bastante. Assim já tenho uma noção das diferenças e de como e quando se usam.

Obrigado! :fixe

rover214
Membro Juvenil
Registado: 26 abr 2009, 23:11
O meu Carro:: rover 414 gsi rover 214 sli
Contacto:

Mensagem por rover214 »

matzagrin Escreveu:Beerz a diferença entre uma orbital e uma rotativa é que a orbital, como o nome indica, faz órbitas. Enquanto que a rotativa faz movimentos circulares ou rotativos. E o que quer isto dizer na prática? Enquanto a orbital nunca passa no mesmo sítio, ou passa menos vezes pois tem movimentos tipo "oito", a rotativa roda sempre no mesmo logo. Ora assim sendo, a rotativa vai aquecer muito mais a pintura que a orbital, tornando-o mais mole e mais fácil de trabalhar.

A questão é que mais fácil de trabalhar, mas também mais sensível a defeitos. Com o verniz mais mole qualquer descuido dá em hologramas na pintura e outros defeitos maiores. Já que é fácil "cortar" a pintura até à chapa com uma rotativa, desde que inclines a esponja e esta fique na diagonal. Logo é preciso alguma experiência para se meter logo numa rotativa.

Quanto a pratos, há 2 tamanhos. Um de 75/80mm para esponjas de 4' e o de 125mm para esponjas de 6'/7'. Normalmente as esponjas maiores são para superfícies maiores (capot, tejadilho, mala, portas, etc) e as mais pequenas para zonas menores (para-choques, pilares, "curvinhas", etc). Pela experiência que tenho é imprescindível ter os 2 pratos, para teres material para qualquer situação. A ter só um, o prato para esponjas de 4'. Com essas fazes áreas pequenas, mas também grandes, mesmo que demorando mais tempo. Já só tendo o prato maior, depois nas zonas mais apertadas vai ser difícil lá chegar! lol

Espero ter ajudado

nem mais
assino por baixo desta explicação

ivanluiz
Membro Iniciado
Registado: 17 jul 2009, 11:57
O meu Carro:: BMW 330i E46 - 2001
Contacto:

Mensagem por ivanluiz »

matzagrin,

Parabéns pelo tópico.
Muito bom mesmo. Com informações valiosas.
Verei aqui no Brasil alguns produtos que sejam similares aos que você indicou, e postarei aqui as especificações para que você possa me dizer se poderei usá-los.
Outra forma seria tentar comprar os produtos que você indicou pela internet.
Sds,

Ivanluiz Trindade

matzagrin
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por matzagrin »

Viva,

Obrigado pelos comentários... em breve tenho de fazer novo update, já anda muito parado ;)

A loja que recomendei envia para o Brasil, é uma questão de ver os portes. De qualquer das formas por aí ou em lojas dos EUA que enviem para o Brasil há muitos produtos da marca Meguiars que é bastante boa e fácil de encontrar nesse lado. São é carotas.

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

Muito bom tópico :fixe.

ivanluiz
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por ivanluiz »

matzagrin,

Aqui temos o costume de iniciar uma lavagem usando aquelas máquina de jato d'água de alta pressão.
Isso é o indicado ou será que estraga a pintura ???
Sds,

Ivanluiz Trindade

matzagrin
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por matzagrin »

Há quem use essa máquina para a pré-lavagem, usando uma foam gun para amolecer a porcaria quando a mesma está ressequida ou em grande quantidade.

Pessoalmente não uso máquina de pressão, mas pode-se usar tendo alguns cuidados. Nomeadamente usar sempre o jacto muito aberto, tipo spray, a mais de 1metro do carro e sempre na diagonal em relação à pintura, nunca na perpendicular.

Isto ajuda e evitar danos na pintura.

Abraço

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Estava aqui a pensar se tal coisa existe: Alguém já fez, ou sabe se existe, detalhe da parte inferior do veículo? Refiro-me a uma limpeza promenorizada do veio de transmissão, dos amortecedores, do diferencial, etc.... tudo limpo e a brilhar?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

ivanluiz
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por ivanluiz »

rafias,

Não sei se é correto, mas normalmente faço isso de 6 em 6 meses.
Mando tirar os protetores e lavar tudo: Motor (Como muito cuidado), suspenção, caixa de transmissão, diferencial, etc.
Usamos desengraxantes de depois lubrificamos tudo.

Os produtos que usamos:

Lepart Maxifort 500 – Desengraxante neutro, atóxico e biodegradável desenvolvido especialmente para limpeza de automóveis. Possui características físico-químicas que lhe conferem um poder de limpeza extremamente eficaz, substituindo o solupan, o ativado e o shampoo na limpeza de veículos com uma única aplicação e com elevado rendimento. Apresenta uma espuma estável e não danifica as partes de borracha e plásticos, bem como evita o desgaste e perda de coloração da pintura do veículo. Diluição: 1:15 a 1:50 para limpeza de chassis e motores.

Para lubrificar, puverisamos com óleo de mamona.
Sds,

Ivanluiz Trindade

matzagrin
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por matzagrin »

matzagrin Escreveu:Há quem use essa máquina para a pré-lavagem, usando uma foam gun para amolecer a porcaria quando a mesma está ressequida ou em grande quantidade.

Pessoalmente não uso máquina de pressão, mas pode-se usar tendo alguns cuidados. Nomeadamente usar sempre o jacto muito aberto, tipo spray, a mais de 1metro do carro e sempre na diagonal em relação à pintura, nunca na perpendicular.

Isto ajuda e evitar danos na pintura.

Abraço
Sei de uma pessoa que fez ao seu Volvo. Sendo um detailer experiente desmontou o que dava, colocou-se la debaixo e realizou o trabalho.

Pessoalmente nunca fiz...

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Eu o melhor que fiz foi levar o carro ao programa "Especial" do Softwash da Galp (lavagem automática com rolos) em que um jacto forte de água e produto desengraxante é atirado para a parte inferior do carro :think . Mas já reparei que o veio de transmissão está todo escuro de tanta graxa acumulada.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

matzagrin
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por matzagrin »

rafias tudo o que seja lavagens de rolos e automáticas esquece... seja programa especial, xpto, ou outra coisa qq... nunca vai trazer nada de bom a longo prazo.

Responder

Voltar para “Manutenção”