Queria desabafar a minha revolta depois de ver o comportamento dos nossos condutores. Anos depois de ter usado regularmente estradas nacionais, eis que nas últimas duas semanas voltei a ser um utilizador assíduo das mesas. E que vejo? Uma completa falta de respeito pela sinalização que regula os limites de velocidade. Em inúmeros casos, de aproximação de zona habitada (casas, cruzamentos, passadeiras, crianças a brincar por perto) são completamente ignorados. Então quando há cruzamentos e aparece o sinal de 50Km/h, vejo-os todos com o pé pesado a passarem a 90Km/h ou mais. Estradas apertadas e com curvas perigosas, onde se recomenda prudência, até buzinam por ir no limite de velocidade fora das localidades (90Km/h). Depois fazem ultrapassagens perigosas a 140Km/h (numa estrada cujo limite é 90Km/h) pondo em perigo a vida de todos.
Enfim, o português continua muito pouco cívico na estrada
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Acho que há aqui uma situação que não se deve ignorar nem menosprezar, que é a opinião do user rafias.
De facto, isso acontece, nem toda a gente é assim tão cautelosa como tu indicas ser. Seja como for, por o outros serem não faças o mesmo.
Uma das coisas que se aprende a andar todos os dias de carro é ter muita calma & muita atenção aos demais condutores. O excesso de velocidade acontece com todos os condutores. Porque toda a gente peca.
.mafia., nao creio que o rafias tenha estado no estrangeiro... Pode muito bem ter sido utilizador assíduo do nosso sistema de transportes públicos.
o que o rafias disse é uma verdade,todos nós constatamos diariamente na estrada,por vezes até nós tambem somos assim,o português usa o automóvel como o seu alter-ego,o acesso relativamente recente(ultimos 20/25 anos),ao crédito,possibilitou a compra de veiculos mais potentes e mais rápidos,contudo a sociedade e o acesso a outros bens não sofreram o mesmo progresso,o complexo de inferioridade e a necessidade psicológica de cada um tentar ser no minimo igual ao seu vizinho,leva a que muitas das vezes o automóvel seja a unica forma de se mostrar e sentir igual.
a obsessão premente de cada um mostrar que o seu carro anda mais,ou que é melhor,dá um sentimento de realização perante os outros.
muitos falam que é uma questão de educação,e não ponho isso em causa,porque tambem o é,mas não é só uma questão de educação,é tambem uma questão de ego próprio,que no nosso país não é possivel de suprir em muitas outras coisas que não o automóvel,por isso mesmo há muito boa gente que prefere ter a casa vazia e o frigorifico tambem,mas ter um bom carro,é que na primeira situação ninguem vê,e na segunda todos vêem,a ordem de prioridades está trocada na nossa sociedade.
quanto aos estrangeiros serem ou não melhores,nem sequer está em causa isso,porque os erros dos outros não desculpam os nossos.
os relatórios internacionais para turistas confirmam a situação nas estradas portuguesas:
"Driving regulations and customs are different from those in the UK and the accident rate is higher. In 2008 there were 882 road deaths in Portugal (source: DfT). This equates to 8.3 road deaths per 100,000 of population and compares to the UK average of 4.3 road deaths per 100,000 of population in 2008."
fonte: gabinete dos negócios estrangeiros e das comunidades U.K.
"While Portugal has significantly expanded its motorway network with well-constructed roads with a resulting decrease in accidents and fatalities, its road accident fatality rate is still higher than the EU average according to Eurostat.[ You should use caution, as aggressive driving habits and high speeds pose special hazards.[In mainland Portugal, fines for traffic violations are substantial and usually must be paid on the spot.
fonte: departamento de estado americano,gabinete de serviço consular.
"Excessive speeds, unpredictable driving habits, and reckless motorcyclists create hazards. Be aware that slow-moving machinery may be found travelling on rural and national roads.
Penalties for drinking and driving are strict. Convicted offenders can expect jail sentences and heavy fines. Fines for traffic violations are substantial and must be paid on the spot, or the vehicle can be impounded until the fine is paid.
fonte: ministério dos negócios estrangeiros do Canada.
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
O que me parece é que por cá é 8 ou 80.
Há estradas sinalisadas com 50kmh de limite onde é possivel circular a 70kmh sem qualquer problema...obviamente que excluo zonas habitadas como as referidas e considerando boas condições gerais para circulação.
Quantos nao apanho a pastar na estrada, muitas vezes até abaixo dos limites impostos, sem que nada o motive.quem nao os quer passar?é aqui que surgem alguns dos perigos se nao tivermos muito cuidado..
é como aqueles que na autoestrada pensam que a via da direita é a valeta/escapatoria....enfim
Felizmente que por aqui até nem apanho muitos condutores como os referidos e até tenho a sensação que há malta bem mais equilibrada a conduzir que aqui há uns anos bons anos atras
O maior problema não e o pessoal que anda depressa, mas sim quem anda depressa sem consciencia.
Claro que ao andarmos depressa aumentamos o risco, mas uma boa parte dos acidentes são causados por aqueles que que andam devagar e por exemplo, lembram-se de mudar de faixa sem sequer ver se vem alguem, tentam fazer ultrapassagens nas nacionais quando os carros deles mal tem força p subir quanto mais fazer ultrapassagens em meia duzia de metros!
Mas pronto e mais facil culpar os do costume.
No fundo todos os automobilistas tem uma parte falta de civismo, ninguem e perfeito!
PS:: Os piores mesmo são os que conduzem embriagados, esses não tem perdão!
tirando os acidentes relacionados com o excesso de alcool,os outros são decorrentes de manobras mal feitas e outras causas,mas a gravidade dos mesmos está inerente ao excesso de velocidade.
o excesso de velocidade é o maior causador de acidentes com mortos neste país,outros que não tenham como causa o excesso de velocidade,acabam por assumir maior gravidade,decorrente desse mesmo excesso.
os acidentes relacionados com más condições da via são uma minoria.
os acidentes relacionados com más condições meteorológicas são quase sempre motivados por falta de moderação de velocidade em circunstancia das condições do tempo na altura do acidente.
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
ode_joy Escreveu:Acho que há aqui uma situação que não se deve ignorar nem menosprezar, que é a opinião do user rafias.
De facto, isso acontece, nem toda a gente é assim tão cautelosa como tu indicas ser. Seja como for, por o outros serem não faças o mesmo.
Uma das coisas que se aprende a andar todos os dias de carro é ter muita calma & muita atenção aos demais condutores. O excesso de velocidade acontece com todos os condutores. Porque toda a gente peca.
.mafia., nao creio que o rafias tenha estado no estrangeiro... Pode muito bem ter sido utilizador assíduo do nosso sistema de transportes públicos.
De facto sou cauteloso, porque mesmo conhecendo uma estrada sinuosa e poder "andar no limite", nunca sei se ao sair da curva não tenho uma vaca a atravessar ou um carro avariado. Por isso, nunca vou mais do que 10Km/h acima do limite de velocidade em qualquer estrada e a qualquer hora.
Já estive no estrangeiro e vi como conduzem em países como a Alemanha, França ou Espanha. Conduzem de uma forma mais cautelosa e respeitam os limites de velocidade. Mas também já passei por 2x em Itália e lá é pior do que cá.
Também andei alguns anos de transportes públicos enquanto era estudante da faculdade.
-- Terça Ago 31, 2010 12:05 am --
Só para acrescentar que quase todos os casos de estradas em que aparece o sinal de 50Km/h sem razão aparente, deve-se a que há um cruzamento uns metros mais a frente. Muita gente vê o sinal, mas escolhe ignorá-lo pois a estrada parece boa para avançar á grande velocidade. Esquecem que o sinal está ali por alguma razão e que podem ter o azar de apanhar um tractor ou um velhote que só sai aos domingos e deixou o motor ir a baixo no cruzamento. Foram inúmeros os casos de pessoal que ficava colado á minha cauda quando eu abrandava para os 60Km/h nessas situações. Sinal que esse pessoal estava predisposto a não abrandar.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
rafias Escreveu:um velhote que só sai aos domingos e deixou o motor ir a baixo no cruzamento.
A pensar assim nem saía de casa :lol1
O excesso de velocidade é algo muito relativo. Muitas vezes vou rápido e atiram-se para a minha frente e havendo um acidente a culpa nunca seria do nabo ou naba que se atirou para a minha frente mas sim minha e por excesso de velocidade.
Ora para isto mais valia tirarem os retrovisores aos carros.
Há que saber andar rápido e para isso é preciso saber analisar as situações e prever potenciais complicações. Assim não vejo problema nenhum em andar acima dos limites uma vez que com o parque automóvel de hoje em dia são no mínimo ridículos.
Foi como um que me disse uma vez que não tinha nada que andar acima dos limites (tipo 160 ou 180 na AE) mesmo que não houvesse ninguém na estrada e eu perguntei-lhe se era ele que me pagava as multas.
Ando rápido mas sou cuidadoso e desconfiado. Não me ponho a empurrar o próximo e faço por facilitar a vida aos outros condutores. E com chuva modero e muito.
Por isso essa história do excesso como é catalogado é absurda. O excesso aplica-se à estrada, às condições, ao trânsito, ao carro e ao condutor. Vejo tanta gente à chuva a 140 e depois em seco vão nos mesmos 140. E eu sou o maluco por ir a 160 ou 180 em seco e 110 120 em molhado. Depois é vê-los virados por aí
Quanto às estatísticas raramente ouvimos falar em falha mecânica. Quantos acidentes de automóvel se atribuem a travões gastos, a suspensões inexistentes, a buracos na estrada, a abelhas no carro, a sms a serem enviadas, etc etc etc etc etc?
Em caso de dúvida foi excesso de velocidade, porque se o carro estivesse parado o acidente não acontecia.
Não querendo dizer com isto que não seja problema em muitos acidentes, ou desculpar as inúmeras aberrações que vejo na estrada.
Dudex, mesmo que toda gente conduza carros preparados para as 24 horas de Le Mans, tens de contar com o facto que nem toda a gente tem os mesmos tempos de reacção. Um velho de 80 anos com certeza que não vai avaliar bem as distâncias e as velocidades, nem ter os mesmos tempos de reacção que um jovem de 20 anos. Por isso, quando se atiram para a tua faixa no momento que vamos a passar em excesso de velocidade, talvez não tenham feito bem o cálculo derivado desse mesmo excesso. Por isso acontecem acidentes.
Quanto a andar acima do limite em AE sem mais ninguém na estrada eu concordo desde que tenhamos a certeza que temos a máquina em condições :lovebmw