325i E36 Trackdaycar JPimpão e Bestkiller - Trackday Estoril

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por JSarabando »

O único ponto fraco que ponho aos coilovers é à frente no apoio da "bialete" que liga à barra estabilizadora, têm de o apertar mesmo muito bem e de modo a ficar de vez porque numa das vezes curvei bastante até que se desapertou num dos lados embatendo a bialete contra a jante riscando-a toda do lado de dentro, noutra vez ao virar assim de repente quando ia a passar por um buraco(ricas estradas no nosso Portugal) desapertou-se novamente, resolvi isto com cola LOCTITE dos parafusos mas façam isto só mesmo quando tiverem a certeza do setup que querem porque digo-vos já que não é nada fáçil andar a apertar bem e desapertar. Certos coilovers têm o sitio onde aperta a bialete numa zona fixa, a meu ver é o melhor do que ter os azares que tive. Espero que nunca vos aconteça isto porque é um estrondo que parece o motor a cai no chão.

Outra situação que acontece no E36 é q se regularem os dois coils da frente à mesma altura quando pousarem o carro vão-se aperceber que do lado direito fica mais baixo 1,5cm. No meu regulei de modo a ficar direito de um lado e do outro visto que a suspensão não baixa com o peso como as suspensões de origem, no meu regulei a suspensão de modo a ficar um pouco baixo mas também de modo a ficar suficientemente confortável. Experimentei também dar força nas molas mas fica demasiado saturante para o dia a dia.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

JSarabando, não sei se o teu tem a mm configuração de suspensão do nosso, mas a barra estabilizadora não aperta nos coilovers, mas sim no "boomerang".

Em relação aos coilovers em si, ainda não sabemos como vai ser a regulação propriamente dita, pois queremos o mais estável possível (n quer dizer que seja baixo) mas que as suspensões tenham um curso suficiente para nas curvas em desequilíbrio não perder tracção, pois existem 2 curvas em que temos perda considerável de tracção mesmo com o auto-blocante. Desta forma até estarem devidamente afinados vai levar bastante tempo, pois se em termos de altura tem que ser a que permita o melhor desempenho possível, que em principio não é necessariamente mais baixo possível ao contrário do que alguns pensam, pois no Estoril existem duas curvas em que é necessário que a suspensão do lado interior da curva tem que estender com força suficiente para não perder tracção.... não sei se me consegui exprimir :roll:
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

JPimpao01, resumindo, não queres o carro a andar em 2rodas em curva. :lol:
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

JSarabando
Membro Gold

Entendo perfeitamente JPimpão01, pensei que voçês já tivessem essa alteração feita da barra estabilizadora ligar ao amortecedor, acho que trás melhorias assim deste modo. Sendo assim vão manter a barra ligada aos braços?
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Mr_Trecolareco
Membro Senior
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Contacto:

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Jsarabando, o carro estava de origem, apenas tinha o power kit B10 da Bilstein com molas H&R.

Só agora com o chassis reforçado é que vamos começar a inventar :dance

Tens fotos dessa alteração? O que vem a caminho é a barra estabilizadora da whiteline ajustável de 27mm
Um abraço e muito boas curvas!!!

jpsilence
Membro Gold
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05

Mensagem por jpsilence »

Para os boomerangs... Não sei se é útil ou não:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... K:MEWAX:IT

Encontrei este conjunto por 130€ já com portes, é caro, barato?
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

JSarabando
Membro Gold

Os m3e36 saíram assim como te falei de origem, pra voçês basta apenas usar as barras estabilizadoras do M3 e apertam com uma bialete que vai ter aos coils.

-- Quinta Dez 02, 2010 8:45 pm --

Deixo aqui uma imagem pra perceberes melhor:

Imagem

No M3E36 o que está ligado aos amortecedores da frente é a peça nº6
A peça nº7 não existe nos M3E36

Espero que entendas agora como é.

:fixe

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

Têm bom aspecto os coils :fixe

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

jpsilence, bom preço é, mas preferimos investir um pouco mais e comprar material da meyle, pois é mais resistente. Quem nos enviou o material HOJE para receber amanhã de manhã foi a marbmw aqui do forum, material ao preço do ebay mas cá em PT e sem o lag do ebay :D e saber que 100% de confiança.

JSarabando, compreendido a "coisa", mas penso que os coilovers não trazem fixação para essa ponteira.... amanhã já confirmo. Obrigado pela info ;)

Dudex, mais do que aspecto tem que ser funcionais :D Sábado vai haver mais capítulos, queres aparecer, agora é montagem não é desmontagem :D e trazes-me o Dremmel que vai ser preciso :lol1 :lol1 :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

jpsilence
Membro Gold
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05

Mensagem por jpsilence »

A marbmw arranja esse material? Vou perguntar então ... :)
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

JSarabando
Membro Gold

JPimpão, pelas fotos eu já vi que os coils da frente têm o apoio para a bialete da barra estabilizadora. :fixe

É uma futura mod que já podem pensar e que vai melhorar bastante o carro em curva.

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Melhorar ou piorar, depende ;)

Yep, o apoio está lá, é só comprarem os tirantes (meyle HD de preferência).
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

JSarabando
Membro Gold

Explica lá metale porquê piorar? Será que os //M's fizeram um downgrade?

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

JSarabando, portanto o sistema dos M3 sao como os serie 5 de origem! [ barra estabilizadora -> tirante/bielete -> orelha de fixação no amortecedor ] 8) :driving
Imagem Imagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

JSarabando Escreveu:Explica lá metale porquê piorar? Será que os //M's fizeram um downgrade?
Se fosse sempre "quanto mais rígido melhor", qualquer pessoa afinava um chassis. Se com a barra deles de 27mm no rígido já estiverem a levantar a roda da frente interior do chão, mudar para os tirantes do M3 só vai acentuar esse efeito e exagerar a subviragem à saída das curvas.

Os M3 não fizeram nenhum downgrade, mas também não trazem barras de 27mm, trazem de 22,5 ou 23 conforme o ano.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “E36”