325i E36 Trackdaycar JPimpão e Bestkiller - Trackday Estoril

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por JSarabando »

O único ponto fraco que ponho aos coilovers é à frente no apoio da "bialete" que liga à barra estabilizadora, têm de o apertar mesmo muito bem e de modo a ficar de vez porque numa das vezes curvei bastante até que se desapertou num dos lados embatendo a bialete contra a jante riscando-a toda do lado de dentro, noutra vez ao virar assim de repente quando ia a passar por um buraco(ricas estradas no nosso Portugal) desapertou-se novamente, resolvi isto com cola LOCTITE dos parafusos mas façam isto só mesmo quando tiverem a certeza do setup que querem porque digo-vos já que não é nada fáçil andar a apertar bem e desapertar. Certos coilovers têm o sitio onde aperta a bialete numa zona fixa, a meu ver é o melhor do que ter os azares que tive. Espero que nunca vos aconteça isto porque é um estrondo que parece o motor a cai no chão.

Outra situação que acontece no E36 é q se regularem os dois coils da frente à mesma altura quando pousarem o carro vão-se aperceber que do lado direito fica mais baixo 1,5cm. No meu regulei de modo a ficar direito de um lado e do outro visto que a suspensão não baixa com o peso como as suspensões de origem, no meu regulei a suspensão de modo a ficar um pouco baixo mas também de modo a ficar suficientemente confortável. Experimentei também dar força nas molas mas fica demasiado saturante para o dia a dia.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por JPimpao01 »

JSarabando, não sei se o teu tem a mm configuração de suspensão do nosso, mas a barra estabilizadora não aperta nos coilovers, mas sim no "boomerang".

Em relação aos coilovers em si, ainda não sabemos como vai ser a regulação propriamente dita, pois queremos o mais estável possível (n quer dizer que seja baixo) mas que as suspensões tenham um curso suficiente para nas curvas em desequilíbrio não perder tracção, pois existem 2 curvas em que temos perda considerável de tracção mesmo com o auto-blocante. Desta forma até estarem devidamente afinados vai levar bastante tempo, pois se em termos de altura tem que ser a que permita o melhor desempenho possível, que em principio não é necessariamente mais baixo possível ao contrário do que alguns pensam, pois no Estoril existem duas curvas em que é necessário que a suspensão do lado interior da curva tem que estender com força suficiente para não perder tracção.... não sei se me consegui exprimir :roll:
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por ode_joy »

JPimpao01, resumindo, não queres o carro a andar em 2rodas em curva. :lol:
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por JSarabando »

Entendo perfeitamente JPimpão01, pensei que voçês já tivessem essa alteração feita da barra estabilizadora ligar ao amortecedor, acho que trás melhorias assim deste modo. Sendo assim vão manter a barra ligada aos braços?
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
Mr_Trecolareco
Membro Senior
Mensagens: 803
Registado: 02 jun 2003, 14:15
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Jsarabando, o carro estava de origem, apenas tinha o power kit B10 da Bilstein com molas H&R.

Só agora com o chassis reforçado é que vamos começar a inventar :dance

Tens fotos dessa alteração? O que vem a caminho é a barra estabilizadora da whiteline ajustável de 27mm
Um abraço e muito boas curvas!!!

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por jpsilence »

Para os boomerangs... Não sei se é útil ou não:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... K:MEWAX:IT

Encontrei este conjunto por 130€ já com portes, é caro, barato?
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por JSarabando »

Os m3e36 saíram assim como te falei de origem, pra voçês basta apenas usar as barras estabilizadoras do M3 e apertam com uma bialete que vai ter aos coils.

-- Quinta Dez 02, 2010 8:45 pm --

Deixo aqui uma imagem pra perceberes melhor:

Imagem

No M3E36 o que está ligado aos amortecedores da frente é a peça nº6
A peça nº7 não existe nos M3E36

Espero que entendas agora como é.

:fixe
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
Dudex
Membro Gold
Mensagens: 1916
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36
Localização: Loures

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por Dudex »

Têm bom aspecto os coils :fixe

Avatar do Utilizador
JPimpao01
Membro Gold
Mensagens: 4232
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Localização: https://www.facebook.com/BmTechCoding/
Contacto:

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por JPimpao01 »

jpsilence, bom preço é, mas preferimos investir um pouco mais e comprar material da meyle, pois é mais resistente. Quem nos enviou o material HOJE para receber amanhã de manhã foi a marbmw aqui do forum, material ao preço do ebay mas cá em PT e sem o lag do ebay :D e saber que 100% de confiança.

JSarabando, compreendido a "coisa", mas penso que os coilovers não trazem fixação para essa ponteira.... amanhã já confirmo. Obrigado pela info ;)

Dudex, mais do que aspecto tem que ser funcionais :D Sábado vai haver mais capítulos, queres aparecer, agora é montagem não é desmontagem :D e trazes-me o Dremmel que vai ser preciso :lol1 :lol1 :lol1
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Avatar do Utilizador
jpsilence
Membro Gold
Mensagens: 1289
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Localização: Forte da Casa

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por jpsilence »

A marbmw arranja esse material? Vou perguntar então ... :)
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por JSarabando »

JPimpão, pelas fotos eu já vi que os coils da frente têm o apoio para a bialete da barra estabilizadora. :fixe

É uma futura mod que já podem pensar e que vai melhorar bastante o carro em curva.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por metale »

Melhorar ou piorar, depende ;)

Yep, o apoio está lá, é só comprarem os tirantes (meyle HD de preferência).
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
JSarabando
Membro Gold
Mensagens: 1319
Registado: 06 set 2005, 14:27
Localização: Aveiro

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por JSarabando »

Explica lá metale porquê piorar? Será que os //M's fizeram um downgrade?
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Avatar do Utilizador
Manuel S.
Membro Gold
Mensagens: 2374
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por Manuel S. »

JSarabando, portanto o sistema dos M3 sao como os serie 5 de origem! [ barra estabilizadora -> tirante/bielete -> orelha de fixação no amortecedor ] 8) :driving
Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2

Mensagem por metale »

JSarabando Escreveu:Explica lá metale porquê piorar? Será que os //M's fizeram um downgrade?
Se fosse sempre "quanto mais rígido melhor", qualquer pessoa afinava um chassis. Se com a barra deles de 27mm no rígido já estiverem a levantar a roda da frente interior do chão, mudar para os tirantes do M3 só vai acentuar esse efeito e exagerar a subviragem à saída das curvas.

Os M3 não fizeram nenhum downgrade, mas também não trazem barras de 27mm, trazem de 22,5 ou 23 conforme o ano.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “E36”