325i E36 Trackdaycar JPimpão e Bestkiller - Trackday Estoril
Moderador: Staff
- JSarabando
- Membro Gold
- Registado: 06 set 2005, 14:27
Re: 325i E36 - Proj. Trackdays JPimpão e Mr_Trecolareco-up.2
O único ponto fraco que ponho aos coilovers é à frente no apoio da "bialete" que liga à barra estabilizadora, têm de o apertar mesmo muito bem e de modo a ficar de vez porque numa das vezes curvei bastante até que se desapertou num dos lados embatendo a bialete contra a jante riscando-a toda do lado de dentro, noutra vez ao virar assim de repente quando ia a passar por um buraco(ricas estradas no nosso Portugal) desapertou-se novamente, resolvi isto com cola LOCTITE dos parafusos mas façam isto só mesmo quando tiverem a certeza do setup que querem porque digo-vos já que não é nada fáçil andar a apertar bem e desapertar. Certos coilovers têm o sitio onde aperta a bialete numa zona fixa, a meu ver é o melhor do que ter os azares que tive. Espero que nunca vos aconteça isto porque é um estrondo que parece o motor a cai no chão.
Outra situação que acontece no E36 é q se regularem os dois coils da frente à mesma altura quando pousarem o carro vão-se aperceber que do lado direito fica mais baixo 1,5cm. No meu regulei de modo a ficar direito de um lado e do outro visto que a suspensão não baixa com o peso como as suspensões de origem, no meu regulei a suspensão de modo a ficar um pouco baixo mas também de modo a ficar suficientemente confortável. Experimentei também dar força nas molas mas fica demasiado saturante para o dia a dia.
Outra situação que acontece no E36 é q se regularem os dois coils da frente à mesma altura quando pousarem o carro vão-se aperceber que do lado direito fica mais baixo 1,5cm. No meu regulei de modo a ficar direito de um lado e do outro visto que a suspensão não baixa com o peso como as suspensões de origem, no meu regulei a suspensão de modo a ficar um pouco baixo mas também de modo a ficar suficientemente confortável. Experimentei também dar força nas molas mas fica demasiado saturante para o dia a dia.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
JSarabando, não sei se o teu tem a mm configuração de suspensão do nosso, mas a barra estabilizadora não aperta nos coilovers, mas sim no "boomerang".
Em relação aos coilovers em si, ainda não sabemos como vai ser a regulação propriamente dita, pois queremos o mais estável possível (n quer dizer que seja baixo) mas que as suspensões tenham um curso suficiente para nas curvas em desequilíbrio não perder tracção, pois existem 2 curvas em que temos perda considerável de tracção mesmo com o auto-blocante. Desta forma até estarem devidamente afinados vai levar bastante tempo, pois se em termos de altura tem que ser a que permita o melhor desempenho possível, que em principio não é necessariamente mais baixo possível ao contrário do que alguns pensam, pois no Estoril existem duas curvas em que é necessário que a suspensão do lado interior da curva tem que estender com força suficiente para não perder tracção.... não sei se me consegui exprimir
Em relação aos coilovers em si, ainda não sabemos como vai ser a regulação propriamente dita, pois queremos o mais estável possível (n quer dizer que seja baixo) mas que as suspensões tenham um curso suficiente para nas curvas em desequilíbrio não perder tracção, pois existem 2 curvas em que temos perda considerável de tracção mesmo com o auto-blocante. Desta forma até estarem devidamente afinados vai levar bastante tempo, pois se em termos de altura tem que ser a que permita o melhor desempenho possível, que em principio não é necessariamente mais baixo possível ao contrário do que alguns pensam, pois no Estoril existem duas curvas em que é necessário que a suspensão do lado interior da curva tem que estender com força suficiente para não perder tracção.... não sei se me consegui exprimir

- ode_joy
- Membro Gold
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
JPimpao01, resumindo, não queres o carro a andar em 2rodas em curva. 

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- JSarabando
- Membro Gold
Entendo perfeitamente JPimpão01, pensei que voçês já tivessem essa alteração feita da barra estabilizadora ligar ao amortecedor, acho que trás melhorias assim deste modo. Sendo assim vão manter a barra ligada aos braços?
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- Mr_Trecolareco
- Membro Senior
- Registado: 02 jun 2003, 14:15
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Contacto:
Jsarabando, o carro estava de origem, apenas tinha o power kit B10 da Bilstein com molas H&R.
Só agora com o chassis reforçado é que vamos começar a inventar :dance
Tens fotos dessa alteração? O que vem a caminho é a barra estabilizadora da whiteline ajustável de 27mm
Só agora com o chassis reforçado é que vamos começar a inventar :dance
Tens fotos dessa alteração? O que vem a caminho é a barra estabilizadora da whiteline ajustável de 27mm
Um abraço e muito boas curvas!!!
- jpsilence
- Membro Gold
- Registado: 08 abr 2009, 20:14
- O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
Para os boomerangs... Não sei se é útil ou não:
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... K:MEWAX:IT
Encontrei este conjunto por 130€ já com portes, é caro, barato?
http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... K:MEWAX:IT
Encontrei este conjunto por 130€ já com portes, é caro, barato?
- JSarabando
- Membro Gold
Os m3e36 saíram assim como te falei de origem, pra voçês basta apenas usar as barras estabilizadoras do M3 e apertam com uma bialete que vai ter aos coils.
-- Quinta Dez 02, 2010 8:45 pm --
Deixo aqui uma imagem pra perceberes melhor:

No M3E36 o que está ligado aos amortecedores da frente é a peça nº6
A peça nº7 não existe nos M3E36
Espero que entendas agora como é.
:fixe
-- Quinta Dez 02, 2010 8:45 pm --
Deixo aqui uma imagem pra perceberes melhor:

No M3E36 o que está ligado aos amortecedores da frente é a peça nº6
A peça nº7 não existe nos M3E36
Espero que entendas agora como é.
:fixe
- Dudex
- Membro Gold
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
Têm bom aspecto os coils :fixe
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
jpsilence, bom preço é, mas preferimos investir um pouco mais e comprar material da meyle, pois é mais resistente. Quem nos enviou o material HOJE para receber amanhã de manhã foi a marbmw aqui do forum, material ao preço do ebay mas cá em PT e sem o lag do ebay
e saber que 100% de confiança.
JSarabando, compreendido a "coisa", mas penso que os coilovers não trazem fixação para essa ponteira.... amanhã já confirmo. Obrigado pela info
Dudex, mais do que aspecto tem que ser funcionais
Sábado vai haver mais capítulos, queres aparecer, agora é montagem não é desmontagem
e trazes-me o Dremmel que vai ser preciso :lol1 :lol1 :lol1

JSarabando, compreendido a "coisa", mas penso que os coilovers não trazem fixação para essa ponteira.... amanhã já confirmo. Obrigado pela info

Dudex, mais do que aspecto tem que ser funcionais

- jpsilence
- Membro Gold
- Registado: 08 abr 2009, 20:14
- O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05
A marbmw arranja esse material? Vou perguntar então ... 

- JSarabando
- Membro Gold
JPimpão, pelas fotos eu já vi que os coils da frente têm o apoio para a bialete da barra estabilizadora. :fixe
É uma futura mod que já podem pensar e que vai melhorar bastante o carro em curva.
É uma futura mod que já podem pensar e que vai melhorar bastante o carro em curva.
- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Melhorar ou piorar, depende 
Yep, o apoio está lá, é só comprarem os tirantes (meyle HD de preferência).

Yep, o apoio está lá, é só comprarem os tirantes (meyle HD de preferência).
- JSarabando
- Membro Gold
Explica lá metale porquê piorar? Será que os //M's fizeram um downgrade?
JSarabando, portanto o sistema dos M3 sao como os serie 5 de origem! [ barra estabilizadora -> tirante/bielete -> orelha de fixação no amortecedor ]

- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Se fosse sempre "quanto mais rígido melhor", qualquer pessoa afinava um chassis. Se com a barra deles de 27mm no rígido já estiverem a levantar a roda da frente interior do chão, mudar para os tirantes do M3 só vai acentuar esse efeito e exagerar a subviragem à saída das curvas.JSarabando Escreveu:Explica lá metale porquê piorar? Será que os //M's fizeram um downgrade?
Os M3 não fizeram nenhum downgrade, mas também não trazem barras de 27mm, trazem de 22,5 ou 23 conforme o ano.