Anel de fibra optica. Como funciona ?

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Anel de fibra optica. Como funciona ?

Mensagem por jmcdpereira »

tolassssss Escreveu:Não o meu interface de video não é original é da connex e tive codificar o ccc.

Relativamente ao sentido do cabo optico, não tiveste de retirar da ficha quadlock os cabos de fibra optica??? podes-te ter enganado e trocaste o sentido dos mesmos.

Digo eu com os nervos, e agora estou mesmo nervoso hehehe

sim tive de tirar a ficha, mas a ficha pequena de fibra só entra de um modo, não houve hipotese de errar.
Não fui eu que instalei, mas depois já desmontei e refiz tudo, estava tudo bem montado.
A complicação está no facto da luz no interface estar a piscar, se pisca é porque não está a ser reconhecido :(

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

tolassssss
Membro Juvenil
Registado: 24 out 2006, 19:46

Mensagem por tolassssss »

jmcdpereira Escreveu:
tolassssss Escreveu:Não o meu interface de video não é original é da connex e tive codificar o ccc.

Relativamente ao sentido do cabo optico, não tiveste de retirar da ficha quadlock os cabos de fibra optica??? podes-te ter enganado e trocaste o sentido dos mesmos.

sim tive de tirar a ficha, mas a ficha pequena de fibra só entra de um modo, não houve hipotese de errar.
Não fui eu que instalei, mas depois já desmontei e refiz tudo, estava tudo bem montado.
A complicação está no facto da luz no interface estar a piscar, se pisca é porque não está a ser reconhecido :(

jmcdpereira
Teamviewer para cima activo-te o bluethoot não custa nada tentar

jmcdpereira
Membro Gold

tolassssss Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:

jmcdpereira
Teamviewer para cima activo-te o bluethoot não custa nada tentar
Activas o bluetooth ou o modulo de telefone ?
Gostava de fazer isso era ao vivo, aí sim podiamos tentar ver isto bem.
Vou esperar até à semana que vem, o vendedor diz que o tipo que percebe mais disto está de férias e partir de 2ª feira já está ao activo.
Vamos ver o que ele diz.
Se este fim de semana não fosse sair podia combinar ir ter contigo se pudesses claro. Mas este fds vou estar fora.
Entretanto... diz-me lá onde posso procurar falhas no anel de fibra...

jmcdpereira
Imagem

tolassssss
Membro Juvenil
Registado: 24 out 2006, 19:46

Mensagem por tolassssss »

activo-te o modulo de telefone

jmcdpereira
Membro Gold

Preciso de mais uma ajuda...
A novela continua, eles dizem que o anel de fibra está aberto, eu vejo-o fechado...
agora coloco uma coisa em duvida, será que a peça que vejo a fechar é realmente um conector para fechar ou será apenas para tapar ?

É a peça numero 9 - 61136931507 no http://realoem.com/bmw/showparts.do?mod ... 15&lang=en

Será que o Interface de diagnóstico MOST é o terminador ? Nesta altura do campeonato já tenho dúvidas.
No meu caso como não tenho qualquer interface no anel do CCC parece que é suposto o anel estar aberto e só se fecha quando tem outros interfaces.
Alguem me pode tirar esta dúvida ?
Por exemplo abrindo o conector e verificar se é igual a este ?
Imagem

Imagem

O corpo do interface de diagnostico é igual ao da foto no REALOEM aqui nas fotos não se vê bem.
A peça 7 no REAOEM não tem descrição, mas tem "cara" de terminador... será que é ?
Alguem consegue mostrar-me um terminador da fibra MOST ?

Obrigado

jmcdpereira
Imagem

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Mensagem por gt1progman »

isso que tens na mão e não tem luz é o "terminador", certo ?
Fechar o anel significa que esse "terminador" tem de ser capaz de passar essa luz vermelha que vês na fibra da direita para a a fibra da esquerda que não esta iluminada.
Se essa ponta for a do porta-luvas então fecha-a e vê na ponta que liga ao modulo de bluethoot se tens luz em alguma das pontas.
O anel é como uma fibra unica, simplesmente os modulos estão intercalados na fibra e como tal não pode haver aberturas porque senão a luz não passa de uns modulos para os restantes
Imagem

Assim tenta desligar as fichas e ir vendo se tens luz em pelo menos uma das pontas. se tudo estive bem ligado tens sempre luz pelo menos numa das pontas ou seja a julgar pela tua foto, na ponta do lado esquerdo.

jmcdpereira
Membro Gold

A peça do lado esquerdo é o suposto terminador sim.

Então olhando para este esquema:

Imagem

A ficha 1 liga ao modulo CCC
A ficha 2 liga ao anel
A ficha 3 ao interface bluetooth.
4 é a ficha de ficbra do carro tem cabo verde.

A "luz" vai ser emitida pelo modulo CCC certo ?
Seguindo o esquema vai para o interface bluetooth.
Depois segue para a ficha 2 que por sua vez passa para a ficha 4 e fica no anel, e assim chega à ficha de diagnóstico, aquela que se vê na foto.
Daí deverá seguir para a ficha 4 de novo e depois para o modulo CCC, mas aí já não posso confirmar nem na ficha 4 nem no CCC pois se retiro essa ficha... apaga-se a fonte :(

Se o sentido da "luz" fosse ao contrário é que poderia fazer como dizes, pois só chegaria ao interface caso passasse primeiro pelo anel do carro.
A seta a vermelho grossa indica apenas que a ficha 4 é para ligar na 2.

Será que aquela peça é mesmo o terminador ? Ou será apenas uma "ponta" ?
Preciso de desmontar outro E60 que esteja equipado com bluetooth ou CDC ou TV para verificar se aquilo é o terminador ou não...
Ou alguém que faça esse favor e meta aqui uma foto ;)

jmcdpereira
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

O vendedor enviou-me isto:
[…] The gap is normally located in the glove compartment. For this purpose, you have to connect an optical fiber bridge in the glove compartment to the diagnostic connector (connector number 9 of your previous email) in order to close the MOST ring (exchange the flash adaptor’s short circuit housing X13836 in the glove compartment). […]
Pelo que entendo tem de se substituir o "flash adaptor’s short circuit housing X13836" pelo verdadeiro terminador.
So não sei porque ele lhe chama "X13836"...

Eu sou português, ele é alemão... andamos aqui a arranhar o inglês... lol

Fui à BMW no outro dia, e o tipo disse que aquela peça é o terminador... mas... duvido...

jmcdpereira
Imagem

gt1progman
Membro Senior

tens luz na saída do modulo bluetooth ?
tenta ver se com o terminador do carro consegues fechar esse pequeno o anel constituido entre o modulo de bluetooth e o CCC, ou seja tenta tapar as ficha 2 do teu esquema com o terminador do carro.
A julgar pelas palavras do vendedor o teu terminador pode ser algo que não faz a passagem da luz de uma ponta para a outra na ficha onde ele esta instalado.
Ele chama esse nome a ficha porque as fichas na BMW começam por X e tem um número, esse deve ser o nome original que a bmw da a essa ficha.

jmcdpereira
Membro Gold

gt1progman Escreveu:tens luz na saída do modulo bluetooth ?
tenta ver se com o terminador do carro consegues fechar esse pequeno o anel constituido entre o modulo de bluetooth e o CCC, ou seja tenta tapar as ficha 2 do teu esquema com o terminador do carro.
A julgar pelas palavras do vendedor o teu terminador pode ser algo que não faz a passagem da luz de uma ponta para a outra na ficha onde ele esta instalado.
Ele chama esse nome a ficha porque as fichas na BMW começam por X e tem um número, esse deve ser o nome original que a bmw da a essa ficha.

Já tentei fechar o cabo 2 com o terminador, mas não dá.
O cabo 2 é uma ficha fêmea e o terminador precisa de uma ficha macho :(

Realmente a ficha que eu tenho é esta:

http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/09/05/76

Protective cap :(

Agora como descubro o part number do terminador ?
Segundo parece os carros que não têm qq interface no anel MOST têm o anel MOST aberto.
Vou ver hoje num 535d que tem bluetooth de origem, vou ver se tem isto diferente...
Tenho estado a procurar o retrofit de um sistema CDC a ver se no kit de peças vem esse terminador, uma vez que o CEDC fica no mesmo anel do CCC. O retrofit do sistema bluetooth não tem, mas como o modulo bluetooth fica na traseira do carro presumo que o sistema original fica ligado noutro anel que não o CCC (verde)

Há 3 aneis de fibra.
http://tis.spaghetticoder.org/s/view.pl?1/07/62/50

The optical fibers are colored differently as follows:
· Green= MOST ( M edia O riented S ystems T ransport) optical fibers
· Yellow= ISIS ( I ntelligent S afety and I ntegration S ystem) optical fibers
· Orange=repair optical fibers

jmcdpereira
Imagem

gt1progman
Membro Senior

vê no ebay os artigos:

pode ser que te sirvam.

jmcdpereira
Membro Gold

gt1progman Escreveu:vê no ebay os artigos:

pode ser que te sirvam.

Sim, é isso mesmo que eu preciso ;)
Mas acho que entretanto já encontrei o que quero.
Hoje ainda devo ir experimentar a peça.

Este é o meu "terminador"
Imagem

este é o terminador do carro de um amigo meu:

Imagem

O dele tem uma ponta branca que deverá ser o terminador em si, o meu tem um buraco nesse sitio.
Vou tentar ainda hoje experimentar o terminador dele no meu carro e ver se funciona, se assim fôr vou à BMW pedir a peça.
O part-number inscrito na peça dele é: 6931507
introduzindo no realoem vai dar a este numero: 61136931507
aqui:
Imagem
a tal peça 9, mas devidamente terminada :)

O part-number da minha peça é diferente (6939837), nem consigo descobrir no realoem.

Será desta?

Abraço

jmcdpereira
Imagem

gt1progman
Membro Senior

exacto :)
esse pequeno pedaço de plastico parece ser transparente e deve ser algo que leva a luz de uma ponta da fibra para a outra.

jmcdpereira
Membro Gold

Resolvido ;)

Experimentei o terminador do carro de um amigo e já está;)
O problema é mesmo o terminador.
Não funcionou tudo, mas o telefone emparelhou e fez chamadas pelas colunas do carro. Acho que não lhe dei tempo para carregar a agenda, tenho centenas de numeros e se calhar é demais para ele, pelo menos os 10 minutos que esteve ligado não deu para ver.
Mas pronto isso depois se vê.
Amanhã vou à BMW ver se têm a peça, se não tiverem terei de mandar vir.

Mais uma vez obrigado pelas dicas gt1progman ;)

abraço
jmcdpereira
Imagem

pmgoliv
Membro Juvenil
Registado: 06 mar 2010, 23:40
O meu Carro:: BMW 530d Touring E61 LCI

Mensagem por pmgoliv »

Tudo tem uma solução.
O meu tem isso de certeza (tenho Navi Prof e BT), mas a meio da semana para mim era impossível ter visto isso. Chego a casa sempre já tarde.

Em princípio, as versões LCI devem trazer já todos o anel fechado (não sei se as linhas de fibra óptica dos farolins traseiros integram esse anel principal ou se têm um circuito próprio).

Mas ainda bem que já percebeste do que era. E o vendedor do módulo BT tinha mesmo razão!

Responder

Voltar para “Série 5”