Por acaso não estava a atribuir o dano à folga das velas/outra coisa qualquer que tivesse que ver com velas, só perguntei isso porque nos 1.8T os ingleses andam sempre a falar nisso. Pensei que nesses motores também fosse importante e assim podia ser que tivesses algum modo alternativo de ver a folga das velas, existe uma ferramenta para isso eu também uso as laminas calibradas.TdiSportR Escreveu:Nunca mexi na distância. Como vêm é como as monto. Mas quando era mais miúdo, nas motorizadas, usava um papa folgas.pedrosousa Escreveu:Pedro ajustas o GAP das velas??? Como é que fazes isso?
Ja há uns tempos me saltou uma vela por falta de aperto. Eu nao sei se não terá sido falta de aperto que fez partir a cerâmica da vela. So que acho estranho o outro cilindro também ser afectado.
Yamaha YFZ421R Banshee - TdiSportR
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- pedrosousa
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
O segmento preso pode ser outra consequência.TdiSportR Escreveu:Não. Intactos. Somente um preso. Logo meto fotografias.SteVen7 Escreveu:Não se terao partido os segmentos em alguma zona?
Hoje tirei uma fotografia a um piston dum motor corrida 2T actual, ou seja tudo levado ao limite TM K9C 125cc.
O padrão parece-me identico, danos e muitas picadelas na área do squish band. A cabeça ficou igual.
Neste caso, foi o rolamento de baixo da Biela que berrou, o segmento tb colou por deformação. o motor tb girava.


EU retificava tudo, as camisas deviam levar banho cerâmico e serem brunidas por um especialista tb, se vais colocar segmentos corres o risco de existirem perdas ou passagem de gases quentes pelas mesmos não assentarem bem e fazerem o seu trabalho.
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Nuno e como justificas os danos nos dois cilindros?
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
o motor é todo customizado, pode ser tanta coisa que mais vale levares isso a um especialista para ser tudo visto. Até detonação pode originar os danos que vês, problemas com a cambota, tolerânçias etc.....
Fala com o fabricante ou fornecedor pede tb a opinião com eles.
Se tivesses aqui perto conhecia a pessoa certa para te ajudar com o problema.
Agora assim só estamos a especular. Boa sorte e animo.
Fala com o fabricante ou fornecedor pede tb a opinião com eles.
Se tivesses aqui perto conhecia a pessoa certa para te ajudar com o problema.
Agora assim só estamos a especular. Boa sorte e animo.
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
TdiSportR Escreveu:Nunca mexi na distância. Como vêm é como as monto. Mas quando era mais miúdo, nas motorizadas, usava um papa folgas.pedrosousa Escreveu:Pedro ajustas o GAP das velas??? Como é que fazes isso?
Ja há uns tempos me saltou uma vela por falta de aperto. Eu nao sei se não terá sido falta de aperto que fez partir a cerâmica da vela. So que acho estranho o outro cilindro também ser afectado.
já quase a ir dormir e depois de ter estado na garagem a meter o meu quad para terra outra x, lembrei-me que a razão de se partir a cerâmica de uma vela é mesmo a detonação, a detonação explica tudo o que se passou com o teu motor.
Cabeça cansada e ler tudo a pressa, mas aposto mesmo na detonação.
Ab
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Nuno, eu uso 5º de avanço de ignição. Há pessoal que usa 7º. Acho que para 98 octanas e com cerca de 150psi de compressão que é o ideal... só se algo se desapertou no timing plate e avançou a ignição. Tenho que ir verificar. Mas, assim sendo, os danos nos pistons não são da cerâmica porque só uma vela partiu, mas sim da eventual detonação.
Exemplos de detonação que tinha visto até à data seriam só mesmo um belo de um buraco a meio de um piston!
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Isso são casos mais extremos, mas digo-te o teu motor andou para aí a detonar.
Se encontras a vela assim :

o Piston assim :

A cabeça assim tb :

Isso é detonação, ainda com segmentos colados, eu não me restavam dúvidas.
A causa pode não ser só a ignição, existem muitos fatores num 2 stroke que podem originar o problema.
Eu retificava e equilibrava tudo do 0, era um rebuild completo,a detonação dá cabo de tudo, nem usava esses pistons outra vez, mesmo os cilindros tinham que levar banho... Isso provavelmente não ficou pior, porque deitas um óleo para mistura premium.
Se encontras a vela assim :

o Piston assim :

A cabeça assim tb :

Isso é detonação, ainda com segmentos colados, eu não me restavam dúvidas.
A causa pode não ser só a ignição, existem muitos fatores num 2 stroke que podem originar o problema.
Eu retificava e equilibrava tudo do 0, era um rebuild completo,a detonação dá cabo de tudo, nem usava esses pistons outra vez, mesmo os cilindros tinham que levar banho... Isso provavelmente não ficou pior, porque deitas um óleo para mistura premium.
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Uso o óleo que tu mandaste! 

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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Olha que nao foi por causa do óleo
Já expuses-te ao fabricante do motor o caso?? Gostava de saber o que dizem do assunto

Já expuses-te ao fabricante do motor o caso?? Gostava de saber o que dizem do assunto
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
O óleo é do best!
Eu expus a situação ao builder e ele disse-me para pôr dois pistons, dois domes e para lhe enviar o cub para ele dar um polimento, ou seja, dá cá uns euros!
Agora mostrei tudo no forum americano. Falam mesmo em detonação. Há algo que deveria ter feito e nunca me apeteceu fazer que é ver a compressão. Também nunca me preocupei com o estado das velas que nos diz muito da carburação. Deixa lá ver o que eles dizem!
Eu expus a situação ao builder e ele disse-me para pôr dois pistons, dois domes e para lhe enviar o cub para ele dar um polimento, ou seja, dá cá uns euros!
Agora mostrei tudo no forum americano. Falam mesmo em detonação. Há algo que deveria ter feito e nunca me apeteceu fazer que é ver a compressão. Também nunca me preocupei com o estado das velas que nos diz muito da carburação. Deixa lá ver o que eles dizem!
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Como costumam dizer nos foruns americanos.....faz um rebuild completo ao bottom end tb.
A detonação stressa o motor todo, mesmo em baixo devias rectificar tudo, equilibrar, meter rolamentos todos novos e vedantes.
Eu acho que o fabricante tb devia assumir parte da reparação, provavelmente foi ele que recomendou as afinações e tolerânçias todas e tú foste andando asssim
A detonação stressa o motor todo, mesmo em baixo devias rectificar tudo, equilibrar, meter rolamentos todos novos e vedantes.
Eu acho que o fabricante tb devia assumir parte da reparação, provavelmente foi ele que recomendou as afinações e tolerânçias todas e tú foste andando asssim
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Mas lá os dollars caem do céu!//M Escreveu:Como costumam dizer nos foruns americanos.....faz um rebuild completo ao bottom end tb.
A detonação stressa o motor todo, mesmo em baixo devias rectificar tudo, equilibrar, meter rolamentos todos novos e vedantes.
Eu acho que o fabricante tb devia assumir parte da reparação, provavelmente foi ele que recomendou as afinações e tolerânçias todas e tú foste andando asssim
Eu mostrei as fotos no fórum e tem sido várias as observações que têm feito. À noite vou ver melhor o motor para analisar se há mais estragos.
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
TdiSportR Escreveu:Mas lá os dollars caem do céu!//M Escreveu:Como costumam dizer nos foruns americanos.....faz um rebuild completo ao bottom end tb.
A detonação stressa o motor todo, mesmo em baixo devias rectificar tudo, equilibrar, meter rolamentos todos novos e vedantes.
Eu acho que o fabricante tb devia assumir parte da reparação, provavelmente foi ele que recomendou as afinações e tolerânçias todas e tú foste andando asssim
Eu mostrei as fotos no fórum e tem sido várias as observações que têm feito. À noite vou ver melhor o motor para analisar se há mais estragos.
Analisa tudo com calma, se n tiveres certezas não arrisques.
Tens depois acima de tudo de evitar que volte a existir detonação no motor.
As razões podem ser muitas, mas costumam estar relacionados com o design do squish band e geometria cabeça, temperatura, Rpm, Mistura e gasolina, compressão efectiva, tempos igniçao e até mesmo o escape do motor.
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Se precisares de alguma ajuda apita!
Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR
Alguns comentários são que a nossa gasolina não tem 98 octanas, mas sim perto de 91 octanas, digo por um p*n*l*ir* americano que também tem residência na Europa. Se assim for, tenho que aumentar os cc dos domes e reduzir o avanço de ignição. Acho que o squish é muito reduzido porque vejo que as janelas, quando o piston estava no ponto morto inferior, ficam ligeiramente tapadas. Se calhar vou aumentar a junta da base para aumentar o squish e ganhar assim uns cc extra e logo eu que andava com ideias de por umas domes com 20cc...//M Escreveu:TdiSportR Escreveu:Mas lá os dollars caem do céu!//M Escreveu:Como costumam dizer nos foruns americanos.....faz um rebuild completo ao bottom end tb.
A detonação stressa o motor todo, mesmo em baixo devias rectificar tudo, equilibrar, meter rolamentos todos novos e vedantes.
Eu acho que o fabricante tb devia assumir parte da reparação, provavelmente foi ele que recomendou as afinações e tolerânçias todas e tú foste andando asssim
Eu mostrei as fotos no fórum e tem sido várias as observações que têm feito. À noite vou ver melhor o motor para analisar se há mais estragos.
Analisa tudo com calma, se n tiveres certezas não arrisques.
Tens depois acima de tudo de evitar que volte a existir detonação no motor.
As razões podem ser muitas, mas costumam estar relacionados com o design do squish band e geometria cabeça, temperatura, Rpm, Mistura e gasolina, compressão efectiva, tempos igniçao e até mesmo o escape do motor.
Has-de ver as tuas PM's com o link que te dei.
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