motor carbonizado
Moderador: Staff
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Re: motor carbonizado
o erro que dá é genéricamente atribuido à MAF, sendo :
3FF0 Air Flow Meter
Mas não creio que seja avaria na mesma... Limpar a EGR é o mais acertado, todos esses aditivos, gasoleos XPTO e etc... Não te vão fazer nada não gastes dinheiro nisso que é um desperdício... Se o lixo está na EGR já é produto da combustão se esses produtos conseguissem limpar a combustão então não seriam precisos FAP/DPF's que encarecem as linhas de escape...
3FF0 Air Flow Meter
Mas não creio que seja avaria na mesma... Limpar a EGR é o mais acertado, todos esses aditivos, gasoleos XPTO e etc... Não te vão fazer nada não gastes dinheiro nisso que é um desperdício... Se o lixo está na EGR já é produto da combustão se esses produtos conseguissem limpar a combustão então não seriam precisos FAP/DPF's que encarecem as linhas de escape...
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Hoje limpei a EGR. Tinha uma camada de carvão de 1mm. Também limpei a entrada da admissão, onde a EGR encaixa. Foi trabalho para 40 minutos e felizmente não deixei cair nenhum parafuso. Também reparei que mais para o interior da admissão há carvão acumulado. Pergunto aos entendidos se poderei aplicar produtos, como o WD40, digamos uma vez por semana, durante 6 ou 8 semanas, de modo a eliminar o carvão ali acumulado. Esse procedimento pode funcionar? É seguro?
Pelo menos sei que é prático, pois só preciso tirar capa de plástico, desapertar uma abraçadeira e puxar um tubo para aplicar o spray de produto.
Pelo menos sei que é prático, pois só preciso tirar capa de plástico, desapertar uma abraçadeira e puxar um tubo para aplicar o spray de produto.
- pedrosousa
- Membro Gold
O procedimento não é seguro, pode soltar-se um bocado de carvão e ficar a impossibilitar o fecho de uma válvula, depois tens que abrir o motor....
Desmontas o colector e limpas muito bem, mas certifica-te que fica mesmo bem limpo!
Desmontas o colector e limpas muito bem, mas certifica-te que fica mesmo bem limpo!
-
- Membro Juvenil
- Registado: 10 set 2009, 10:30
- O meu Carro:: BMW 320 CD E46
Boas, o mecanico limpou a EGR e o sistema de admissão. Está muito melhor!!!!
Obrigado pelos esclarecimentos
Obrigado pelos esclarecimentos
Paulo Tocha
-
- Membro Gold
Ui. E eu que limpei a zona da entrada do colector, onde a EGR encaixa, e não garanto que não tenha ficado algum pedaço de carvão lá para dentro :duhpedrosousa Escreveu:O procedimento não é seguro, pode soltar-se um bocado de carvão e ficar a impossibilitar o fecho de uma válvula, depois tens que abrir o motor....
Limpar o colector em casa está fora de questão. Simplesmente não tenho tempo para dedicar umas 4 horas a essa operação. Quando fizer a próxima mudança de óleo, daqui a 6 meses, mando limpa-lo.
-
- Membro Gold
Eu entretanto li que a EGR serve para controlo de emissões de gases poluentes através da substituição do ar por gás inerte da exaustão, resultando uma temperatura de combustão mais baixa. Ao instalar um kit que elimina a função da EGR, vai ocorrer um aumento da temperatura de combustão. Alguém sabe dizer-me se esse aumento, desejável do ponto de vista do aumento da performance, é prejudicial ao motor? Ele aguenta-se bem com a EGR off a longo prazo?
- pedrosousa
- Membro Gold
Sim o teu motor aguenta-se bem mas não vais ganhar cv's deixas é de ter lixo na admissão! 

-
- Membro Gold
Talvez não ganhe mais cvs, mas devo ganhar mais binário. O meu raciocínio é que ao substituir a EGR por uma com o fluxo de ar desobstruído, o motor ganha mais ar (frio), aumentando a eficiência da combustão, e ganho pressão no escape o que permite aumentar a eficiência do turbo. Além disso devo ter menos fumo a sair pelo escape, pois a combustão é feita a uma temperatura mais alta "queimando" essas malditas partículas. Infelizmente vou emitir mais Oxido de Nitrogéniopedrosousa Escreveu:Sim o teu motor aguenta-se bem mas não vais ganhar cv's deixas é de ter lixo na admissão!

- pedrosousa
- Membro Gold
Se ganhares mais binário ganhas mais cv's.... Depende é da RPM onde estão esses cv's....
Em todo o caso a EGR fica totalmente fechada acima das 3000 RPM. Ganhas sim na área de passagem do ar devido a maior área interna. Como te disse os ganhos são insignificantes ou nenhuns, no entanto ficas com o colector limpo de lixos.
Em todo o caso a EGR fica totalmente fechada acima das 3000 RPM. Ganhas sim na área de passagem do ar devido a maior área interna. Como te disse os ganhos são insignificantes ou nenhuns, no entanto ficas com o colector limpo de lixos.
-
- Membro Gold
Talvez não ganhe binário máximo mas devo ter mais cvs e binário nos regimes mais baixos. Acredito que os ganhos sejam insignificantes... no entanto é uma vantagem não ter aquele lixo a acumular no colector e a sujar as válvulas e injectores. Obrigado pelas dicas :fixe
-
- Membro Gold
Uma pergunta: Para desligar a EGR posso deixar o tubo de vácuo destapado? É que tenho medo de danificar a electroválvula caso tape o tubo com uma esfera metálica ou um parafuso como muito pessoal sugere.
-
- Membro Juvenil
- Registado: 10 set 2009, 10:30
- O meu Carro:: BMW 320 CD E46
Quanto a isso não sei pq quem fez o trabalho de limpeza no meu foi o mecanico!!!
Paulo Tocha
-
- Membro Gold
Problema resolvido. Hoje de manhã enchi-me de coragem e desliguei a EGR. Tapei o tubo de vácuo com fita isoladora e fiz um pequeno buraco na extremidade de modo a enganar a electroválvula. Depois fiz um teste numa subida íngreme. Antes de desligar a EGR, o carro via-se arrasca para subir em 2ª. Com a EGR desligada fiz a subida bastante menos esforço, portanto sinal que o binário beneficiou com a modificação. Devo ter ganho uns 10Nm naquele regime.
Por azar deixei cair uma chave hex que uso para aparafusar os parafusos da cobertura de plástico. Apesar de inspeccionar com uma lanterna e ter um magneto telescópico não consegui localizá-la
Agora é que dava jeito um elevador para levantar o carro e tirar a cobertura inferior.
Por azar deixei cair uma chave hex que uso para aparafusar os parafusos da cobertura de plástico. Apesar de inspeccionar com uma lanterna e ter um magneto telescópico não consegui localizá-la

-
- Membro Gold
Comprei um spray da STP de limpeza de carburadores e sistema de admissão. Diz nas instruções para pulverizar a área a limpar e depois ligar o motor, acto contínuo continuar a pulverizar até obter a limpeza pretendida.
Mas fiquei sem perceber se posso aplicar esse produto na EGR+admissão sem necessidade de desmontar ambos. Que acham? É seguro experimentar o produto?
Mas fiquei sem perceber se posso aplicar esse produto na EGR+admissão sem necessidade de desmontar ambos. Que acham? É seguro experimentar o produto?
-
- Membro Iniciado
- Registado: 16 ago 2011, 16:33
- O meu Carro:: Mercedes
Desculpa o atraso na resposta, mas estive ausente.Bolota Escreveu:Onde se vende essas marcas? São pra adicionar ao gasóleo ou ao oleo do motor?Pedro André Escreveu:Sim, os motores devem ser descarbonizados, regularmente. Existem vários produtos (aditivos para gasóleo), no mercado, para esse fim. É a forma mais eficaz e económica de se manter o sistema de alimentação, limpo e lubrificado. O mesmo se passa com o interior do motor, deve periódicamente ser limpo, também com um aditivo para óleo, próprio para esse efeito, de forma a que todos os finos canais de lubrificação, estejam libertos de sujidade para ó óleo passar á vontade e não haver sujidades no interior do motor, que sujam o oleo novo (quando se muda), ficando logo com menos capacidade lubrificante. Recomendo uma boa marca (Slick50 ou Sonax), são aquelas em que tenho confiança.
Pedro Madeiras
obrigado pedro
Para descarbonização é para misturar no combustível (existem para gasolina ou para diesel). Para limpeza interna do motor é para misturar no óleo (10 minutos antes de mudar o óleo). Podem ser adquiridos em casas de peças, boutiques auto, etc. Se tiveres dificuldade posso dar-te a indicação de um armazenista de óleos, que vende também aditivos (Em Setubal).
Pedro Madeiras