gostaria de saber se alguem me pode ajudar estou muito desiludido com a marca bmw aqui fica uma breve historia do meu carro comprado novo pago a pronto, e com uma assistencia muita má.... queria a vossa opinião porque estou a ponderar agir judicialmente contra a BMW-PT....
Transcrição da reclamação/insistencia mandada por mail para a BMW-PT até agora sem qq resposta
A aquisição de um veículo da vossa marca deveu-se ao facto de ser uma marca conceituada e de prestígio, onde o feed back era extremamente positivo, tanto em questões de durabilidade como em assistência por parte da BMW.
Estamos a falar de um investimento de mais de quarenta mil euros, que não são propriamente uns trocos. Com o valor de aquisição de um veículo da vossa marca poderia ter adquirido outro de qualquer outra marca, com muito mais extras e ainda pouparia algum dinheiro. Sou um cliente que merece toda a consideração e atenção já que o veículo foi adquirido a pronto pagamento, sem quaisquer questões de crédito. Desde a compra do referido automóvel tenho-me visto dentro daquilo que se pode chamar um “filme de terror” do mundo automóvel.
Para evitar qualquer tipo de dúvidas faço aqui um resumo histórico de todas a reparações, ou seja, imobilizações que o meu veículo já teve desde a aquisição:
- Em 30 de Outubro de 2008, com 9191 Km, foi substituída a alavanca de ligação p/reul. Do turbo, na Vilauto em Vila Real
- Em 12 de Novembro de 2008, com 9486 Km, foi desmontado e montado o amortecedor de oscilações, devido a um barulho que fazia no motor. Não tendo no entanto sido diagnosticado o problema, continuando o barulho no motor.
- Em 17 de Julho de 2009, com 20448 Km, e o mesmo barulho no motor, foi verificado o barulho na pólie, e continuamos com o barulho no motor.
- Em 12 de Agosto de 2009, com 22045 Km, e com o mesmo problema do barulho do motor, foi verificado o barulho nas correias, e novamente uma procura infrutífera, já que continuava o barulho do motor.
Estas intervenções foram efectuadas na Vilauto em Vila Real, nesta data foi-me informado que provavelmente o barulho seria das correias e das polie, que seria necessária a substituição, mas que como a Vilauto tinha perdido a concessão da BMW, não seria possível fazer ali a substituição, já que o veículo ainda se encontrava dentro do período de garantia.
Ate esta data um carro com cerca de 22000 Km já tinha sido visto pela marca pelo quatro vezes, sem resolução ou sequer diagonóstico do problema.
Continuando:
- Assim sendo vi-me obrigado a deslocar-me ao Concessionário Tomeifel em Vila Real, onde informei e expliquei o problema, foi-me dito na altura que não havia qualquer problema e circular normalmente com o veículo, que não havia disponibilidade para essa reparação e como já se encontrava perto da altura da revisão, seria tudo substituído na mesma intervenção.
- Em 23 de Novembro de 2009, com 26252 Km, efectua na Tomeifel em Vila Real, a respectiva revisão e a substituição das correias e polie, ficou assim provado que o problema não era dali, já que o barulho persistia no motor.
- Logo depois de me ter sido devolvido o veículo, informei junto da Tomeifel que o barulho continuava, e que não tinha ficado nada resolvido. Não tendo sido mostrada nem vontade, nem preocupação por parte da Tomeifel em resolver o problema, e ficando totalmente desagradado com o serviço prestado, recorri ao concessionário onde tinha adquirido inicialmente o veículo, ou seja, na MCoutinho Motors em Bragança.
Se até aqui tinha um problema, a partir daqui fiquei com um ainda maior. Assim continuava eu, com um carro de mais de 40 mil euros nas mãos, que mais parecia um Fiat Uno 45S de 1990, com um jardim zoológico enfiado dentro do motor, junto com 177 cv que deviam servir para desfrutar de uma condução fantástica e a única coisa que me davam eram idas consecutivas para a oficina.
- Assim sendo fiquei com o carro neste estado lastimável até Março de 2010, quando o concessionário de Bragança resolveu arregaçar as mangas e tentar perceber o que se passava então.
- O veículo foi entregue então em Março de 2010 no concessionário de Bragança, onde logo de início me foi dito que era necessário a substituição do tubo de alimentação de ar, ficou imobilizado cerca de uma semana. Foi-me entregue então o veículo ao fim dessa semana, com um tubo novo e com o velho barulho.
- Como o barulho continuava, em Maio de 2010 foi novamente contactado o concessionário de Bragança, e o veículo foi entregue para ser intervencionado em 26 de Maio de 2010, onde o concessionário informa a BMW Portugal que será necessário verificar o funcionamento do motor ao nível do sistema de distribuição, assim sendo desde esta data o meu veículo manteve-se no concessionário a ser sujeito a constantes intervenções e experiências por parte da BMW, tal como uma cobaia, até que por milagre ou obra divina alguém conseguisse adivinhar de onde surgia o problema. Deve ser sido que durante este período foram-me facultados vários carros de substituição pelo concessionário.
- Durante os seis meses que o veículo esteve na oficina a ser dissecado para experiências, foram substituídos os veios de equilíbrio, carreto de distribuição e peças confinantes, sendo que a dada altura e como o ruído continuava lá, foi requerida pelo concessionário ajuda técnica à BMW Portugal. A BMW Portugal mostrou-se muito reticente na sugestão da substituição do motor, já que o concessionário tinha mudado tudo e mais alguma coisa possível no veículo, só faltando mesmo o motor. O que finalmente se veio a verificar quando o motor tinha 28719 Km, em 15 de Dezembro de 2010.
- Desde então e à data de hoje, dia 09 de Outubro de 2011, o veículo já voltou ao concessionário duas vezes, por ter ligado a luz amarela sinalizadora de anomalia do motor, que ironicamente voltou a ligar ontem e permanece ligada.
A questão que se coloca neste momento é a seguinte:
Um veículo comprado novo, com cerca de 3 anos e 5 meses com um motor que aos 28719 Km foi substituído, que já foi intervencionado um número interminável de vezes, onde independentemente de me terem sido facultados vários veículos de substituição, me foi privada a utilização daquele que eu escolhi e que adquiri. Da infindável quantidade de vezes que tive que me preocupar em entregar, levantar, e estar constantemente em contacto com o concessionário, será isto normal numa viatura de uma marca com o vosso gabarito?
Que como cliente de uma marca Premium, com um carro que deveria ser excepcional, por isso o adquiri, não merecia ter o prazer de ter um veículo que não me desse problemas nem preocupações. Não me posso dar ao luxo de viajar com ele porque a qualquer momento surge uma avaria depois de investir todas as minhas economias nele, será isto normal numa viatura de uma marca com o vosso gabarito?
Quem e como alguém, me irá comprar um carro, que tem mais intervenções no livro de manutenção do que um veículo que tenha sofrido um acidente? Será normal numa viatura de uma marca com o vosso gabarito?
Já me encontro numa situação em que posso dizer que estou absolutamente arrependido de ter adquirido uma viatura nova da vossa marca, em que posso dizer que estou absolutamente desagradado com a forma desde o início, como foi tratada toda esta questão do problema do veículo.
Face a este descontentamento com a marca, pondero juntamente com o meu advogado agir judicialmente, já que quando surgiram todos estes problemas, que não são de forma alguma da minha responsabilidade, ou fruto de qualquer negligência minha, são única e exclusivamente responsabilidade da marca, a própria BMW deveria logo desde o inicio em que se verificou que o veiculo teria um problema de fabrico, demonstrando como sinal de eficiência, garantia e confiança, que eu achava que tinham, ter decidido em vez de experienciar e voltar a experienciar no meu veiculo, decidido pela substituição imediata do veiculo por um igual novo e de preferência sem problemas.
Assim sendo venho desta forma apelar em nome da justiça e para salvaguardar a imagem que a BMW tem no mercado, que considerem a troca directa com outro veículo novo, ou o reembolso do valor pago pelo veículo, assim como os danos pessoais e patrimoniais que esta situação me infligiu para que sejam reparados.
Caso esta situação não seja resolvida da melhor forma, que só existiu sempre uma desde o inicio, vejo-me obrigado a avançar com a questão para as vias legais, assim como recorrer à comunicação social e redes sociais para levar aos consumidores e proprietários de veículos da vossa marca a informação real e verídica de como são tratados os problemas do veículos na “grande” marca que é a BMW.
