Como fazer correctamente uma rotunda?

Área de discussão geral

Moderador: Staff

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Como fazer correctamente uma rotunda?

Mensagem por JPimpao01 »

A propósito de uma foto que vi hoje e depois de muitas vezes já ter pensado colocar aqui esta questão:

Como conduzir correctamente numa rotunda?

Imagem

Segundo a alteração do código estrada de Julho 2011

Esclarecimento da Ex-DGV:
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.

2 – Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;

Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.

Por mim, é simples, quem quer sair tem que ir para a direira, tem que confirmar que não está lá ninguém, simples! Quando ultrapassamos e regressamos à faixa temos que confirmar que já ultrapassámos e fazer pisca da direita, certo? Na rotunda na minha opinião é igual!

Só uma dica, experimentem fazer isto no marquês de Pombal em hora de ponta ou na rotunda do relógio e depois contem-me como foi, se aplicaram a regra que está acima... até porque se andarem à procura da "rolha" como fazem?! andam para dentro e para fora ou vão sempre por fora?!

fonte: http://blog.sitedosseguros.com/2011/05/ ... ulho-2011/
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Como fazer correctamente uma rotunda?

Mensagem por marco pires »

muito util.

não saber andar dentro das rotundas é das coisa que mais se vê, por isso este tópico vem mesmo a calhar. :palmas :palmas

obrigado
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

É o não saberem andar na rotunda e o não sinalizarem a saida com o pisca, temos de adivinhar onde vão sai enquanto esperamos!

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

... a resposta certa deveria ser: "de lado!!". :D

(isso de circular na rotunda é muito giro... Mas no final temos é de ir com atenção aos outros para não haver "toques")
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

525_tds Escreveu:É o não saberem andar na rotunda e o não sinalizarem a saida com o pisca, temos de adivinhar onde vão sai enquanto esperamos!

essa do pisca é flagrante, em 100 gajos se houver um que faça o pisca já não é mau.

eu por acaso faço sempre o pisca quando vejo alguem à entrada da rotunda.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Ricardo J
Membro Senior
Registado: 28 ago 2007, 15:19
O meu Carro:: BMW 320cd E46 Facelift - 2004
Contacto:

Mensagem por Ricardo J »

ode_joy Escreveu:... a resposta certa deveria ser: "de lado!!". :D

Era o que iria responder :P :oops:

Jams
Membro Juvenil
Registado: 07 out 2011, 23:24
O meu Carro:: BMW M3 E46

Mensagem por Jams »

Pois rapaziada na Espanha o codigo nao e o mesmo facão atenção

E se forem a Marrocos ainda pior
/// POWER

Carpe diem !!! A vida e curta !!!

Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

A regra acima é apenas um guia de como devemos contornar rotundas.
No entanto, muita gente não sabe de quem é a culpa em caso de acidente na seguinte situação: caso o condutor que estiver à direita (do lado exterior) da rotunda não sair, ou seja, continuar a contornar a rotunda, e outro condutor à esquerda (do lado interior) da rotunda sair embatendo no primeiro, o culpado é do segundo condutor, ou seja, o que contorna por dentro, pois foi ele/ela que mudou de faixa sem ver se vinha outro carro na faixa exterior.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Se é assim como dizes, então devemos fazer como antigamente...contornar sempre por fora e sair quando se quiser. Era o que os autocarros faziam para nunca terem problemas em caso de acidente.
Imagem

Ricardo J
Membro Senior
Registado: 28 ago 2007, 15:19
O meu Carro:: BMW 320cd E46 Facelift - 2004
Contacto:

Mensagem por Ricardo J »

Acho que estás enganado Rafias. Nesse caso a nova regra não tem fundamento.

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Vou tentar esclarecer melhor o meu ponto de vista. Na situação que escrevi ambos os condutores violaram a regra, logo ambos têm alguma culpa. O que circula por dentro, se queira sair devia estar a circular por fora, e o que circula por fora, se quisesse continuar a "rotundar" devia estar por dentro. Em caso de acidente, em que o que circula por dentro embate no que circula por fora, eu acho que o mais culpado é o primeiro, porque:
- Sai da rotunda sem antes se posicionar na faixa externa.
- Invade a faixa externa sem precaver a inexistência de outros carros nessa faixa.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

rmct
Membro Iniciado
Registado: 30 jun 2010, 17:36
O meu Carro:: BMW 530D E61 04 / 520D F10 2011

Mensagem por rmct »

com tanto "burro" a circular em rotundas, esta informação devia passar em horario nobre (TVI) e mesmo assim nao sei se metade percebia a regra.

cumps

RC
▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄█▓▒░ BMW ░▒▓█▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

carlosantos
Membro Juvenil
Registado: 16 out 2008, 12:46

Mensagem por carlosantos »

Boa tarde fórum,
Deixo aqui o meu conselho a todo o fórum, andem sempre na via de fora independentemente de saírem na 1ª ou na última saída, porque em caso de acidente nunca serão considerados culpados. Falo por experiência própria, se toda a gente respeitasse as regras, claro que não seria necessário fazerem isto, mas como a maior parte não respeita e por uma questão de salvaguarda, é o meu conselho. Devemos sim ter sempre presente e saber distinguir, como deveria de ser feito e na prática como se faz.

Atenciosamente
Carlosantos
Carlos Santos BMW 320 CD E46 Guarda

_rui_
Membro Iniciado
Registado: 18 jan 2009, 23:00
O meu Carro:: 535i e34

Mensagem por _rui_ »

carlosantos Escreveu:Boa tarde fórum,
Deixo aqui o meu conselho a todo o fórum, andem sempre na via de fora independentemente de saírem na 1ª ou na última saída, porque em caso de acidente nunca serão considerados culpados. Falo por experiência própria, se toda a gente respeitasse as regras, claro que não seria necessário fazerem isto, mas como a maior parte não respeita e por uma questão de salvaguarda, é o meu conselho. Devemos sim ter sempre presente e saber distinguir, como deveria de ser feito e na prática como se faz.

Atenciosamente
Carlosantos
pois.. mas se toda a gente fizer assim......
Imagem

A minha maquina :

viewtopic.php?f=59&t=50714

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Para não haver problemas basta que encostemos à faixa externa antes da saída. Se o fizermos a "chico espero" e sair no último instante da faixa interior, atravessando várias faixas, em direcção à saída é um convite ao acidente.
Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”