E46 320d 99 - problemas de caixa

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

Jo320d
Membro Iniciado
Registado: 20 abr 2005, 14:51

E46 320d 99 - problemas de caixa

Mensagem por Jo320d »

Boas pessoal!

É o seguinte, o meu pai tem um 320d 136cv de 1999 com cerca de 118.000 Km sempre feitos na mão dele, sempre com condução muuuuito cuidada e calma. Acontece que, agora, especialmente quando o carro está frio, quando se mete a 5ª velocidade e depois se tira, a mola que coloca a manete em ponto morto entre a 3ª e a 4ª deixa de actuar, de maneira que é preciso fazer força para o lado da marcha a trás para que a mola volte a "funcionar", é muito esquesito, nunca vi nada assim.
Será que alguém já teve este problema? Se puderem ajudar com alguma opinião agradecia. Se não perceberem bem o problema perguntem que eu escrevo as vezes que forem necessárias :D É que hoje em dia um gajo antes de enfiar um carro numa oficina tem que ir com a lição sabida, caso contrário pode apanhar uma banhada...

Desde já agradeço

Cumps a toda a comunidade

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

É um problema mto comum, ao k parece. Nunca me aconteceu, mas tou farto de ouvir falar nisso.

Experimenta mudando o óleo da caixa de velocidades, parece ser o k toda a gente experimenta para solucionar isso.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

sardal320d
Membro Juvenil
Registado: 05 mar 2004, 09:55

Mensagem por sardal320d »

Eu tb tenho esse problema...
Mas tb só acontece de vez em qd e qd acontece,é prai umas 5 ou 6 vezes seguidas e dp la a mola funciona...
Penso k aquilo tem mm uma mola,porisso n me parece k uma muda de oleo da caixa irá solucionar.
Mas procura aqui pelo forum,por ex,em post meus,k ta la um topico acerca disso.
Abraço

DNT
Membro Junior
Registado: 27 jul 2004, 20:36
Contacto:

Mensagem por DNT »

Já me aconteceu isso!! Acabei por meter uma embraiagem nova :roll:
Bmw 325i cabrio e36, Bmw 320d Touring e46, Bmw 316i e30, Mercedes c220cdi, Mercedes 300D, Uno Turbo i.e MKI

"Real cars don't have power in the front wheels, they lift them"
Imagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

PAra quem perceba de inglês, este ( http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... lever+cold ) tópico tem mais k muita informação sobre o assunto.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

No meu também acontece o mm, tipo tiramos da 5ª ele nao vem para ponto morto sozinho, ás vezes acontece...

Já cheguei a pensar que a mola deve tar toda suja cheia de lubrificante e oleos e isso que quando ta a frio tá mais grosso, nao deixa a mola mexer, e quando apanha algum aquecimento dissolve-se e funciona...

Isto é conclusao da Batata...
Mas penso ter alguma logica...

Qdo o meu for á proxima revisao mando eles verem isso...
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

R_P_J
Membro Juvenil
Registado: 12 jul 2005, 18:16

Mensagem por R_P_J »

Boas pessoal , estive a dar uma vista de olhos no site acima mencionado e realmente o problema e o mesmo do nosso colega JO320D só que nos casos mencionados acontece na maioria nos M3 E36 e as unicas soluçoes que la vi foi ou continuar a andar com a caixa assim ou proceder a substituiçao da mesma :( .
Eu pessoalmente ja tive oportunidade de conduzir algumas marcas de carros diferentes e em quase todas as mudanças entravam suavemente o que eu noto na minha Touring é que as mudanças a entrarem especialmente a 4ª tornam-se um bocado duras nao sei se e normal ou se a minha caixa esta a começar a dar chatices breve tambem :cry: éo modelo de 150cv e tem 93mil KM
"BMW in my heart"

407sw Navteq :arrow: De partida

Corsa Sport :fixe

Ducati 999s :inlove

Jo320d
Membro Iniciado

Mensagem por Jo320d »

Eu pessoalmente ja tive oportunidade de conduzir algumas marcas de carros diferentes e em quase todas as mudanças entravam suavemente o que eu noto na minha Touring é que as mudanças a entrarem especialmente a 4ª tornam-se um bocado duras nao sei se e normal ou se a minha caixa esta a começar a dar chatices breve tambem éo modelo de 150cv e tem 93mil KM

O carro em questão é do meu pai, ele é que anda mais vezes com ele, mas também ja me apercebi que é um bocado para o dura, noto mais ao deslocar a manete da caixa de velocidades do ponto morto para o ponto da 5ª velocidade, aí sim, nota-se uma grande resistência... Não tão grande como a de vencer a mola da marcha a trás, mas é grande. Se calhar o problema já vem daí...

É assim, eu tenho um carro que a marca e o modelo não interessa para o efeito, mas a caixa ao fim de 140.000 Km nunca tinha substituido a valvolina dado que um mecânico da marca me tinha dito que esta era vitalícia... :shock: Tempos depois fui a outro mecânico ao qual voltei a colocar a mesma questão, se era necessário acrescentar valvolina dado que a marcha a trás arranhava sempre ao engrenar e a 2ª às vezes era complicado entrar... Ele tirou a que la estava toda e em vez de Valvolina atestou com um óleo sintético para caixas de velocidades. A verdade é que aquilo ficou 5*... A caixa está muito mais suave e engrena tudo muito melhor. Agora pelo que me disse o mecânico, não vou precisar de voltar a substituir este óleo, apenas acrescentar quando necessário. Eu não sei como é nos BMW, mas se calhar com uma mudança de lubrificante de caixa ou rectificando o nível do líquido talvez obtenha melhoras R P J!

Quanto ao problema de que falei ao início, amanha vou à Baviera cá do sítio e a outra oficina especializada em BMW ver entao o que me dizem, depois digo qualquer coisa.

Fiquem bem
Cumps

sardal320d
Membro Juvenil

O k eu noto na minha é k tanto acontece seja a frio seja a quente...
Porisso estranho ser o oleo,penso entao k seja o mau funcionamento da mola por falta entao de lubrificaçao da mesma...
Abraço mas dp conta qual foi o relato na Baviera.

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

D qq maneira tenho de mudar o óleo da minha, pk noto tudo mto melhor qd a caixa está a funcionar "quente".
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Jo320d
Membro Iniciado

Mensagem por Jo320d »

Só hoje é que pude passar na Baviera.
Disseram-me que já tinham reparado caixas deste modelo com este problema. É só substituir umas pecitas na caixa, essa tal mola... Diz que o que torna a reparação mais cara é o facto de a caixa ter que se retirar, logo aí, os custos de mão de obra... upa upa, fica mais cara a mão de obra que as peças.

Depois, fui a um mecânico especializado em BMW, o gajo é bom naquilo, e ele aconselhou-me a trocar o óleo da caixa em 1º lugar... Depois logo se via se realmente era necessário abrir aquilo.

É o que vou fazer na 6ª feira, vou trocar o óleo de caixa e depois digo se resolveu ou não.

Cumps

JMGP
Membro Gold
Registado: 03 jan 2005, 01:01

Mensagem por JMGP »

Essas são daquelas operações que se podem fazer na boa pelo mecanico que a gente conheça e que mexa com bmw...

Se conheceres algum caga na marca e pede a ele para te fazer o trabalho que deve ser rapido

sardal320d
Membro Juvenil

Estou na expectativa de saber como fica o teu dp da mudado o oleo da caixa!
O meu,qd tiinha prai os 120mil fez a revisao II e viram os niveis,o da caixa estava correcto...
N me aconselharam a trocar por n haver necessidade...
Abraço

Jo320d
Membro Iniciado

Mensagem por Jo320d »

Estou na expectativa de saber como fica o teu dp da mudado o oleo da caixa!
Eu depois digo, vou lá ao tal mecânico particular, só fui mesmo à Baviera para me informar... :?

Cumps

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

sardal320d Escreveu:O meu,qd tiinha prai os 120mil fez a revisao II e viram os niveis,o da caixa estava correcto...
N me aconselharam a trocar por n haver necessidade...
Eles na BMW só costumam ver o nível do óleo. O pior é ele já tar sujo e "velho"...
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Mecanica”