Eu pessoalmente ja tive oportunidade de conduzir algumas marcas de carros diferentes e em quase todas as mudanças entravam suavemente o que eu noto na minha Touring é que as mudanças a entrarem especialmente a 4ª tornam-se um bocado duras nao sei se e normal ou se a minha caixa esta a começar a dar chatices breve tambem éo modelo de 150cv e tem 93mil KM
O carro em questão é do meu pai, ele é que anda mais vezes com ele, mas também ja me apercebi que é um bocado para o dura, noto mais ao deslocar a manete da caixa de velocidades do ponto morto para o ponto da 5ª velocidade, aí sim, nota-se uma grande resistência... Não tão grande como a de vencer a mola da marcha a trás, mas é grande. Se calhar o problema já vem daí...
É assim, eu tenho um carro que a marca e o modelo não interessa para o efeito, mas a caixa ao fim de 140.000 Km nunca tinha substituido a valvolina dado que um mecânico da marca me tinha dito que esta era vitalícia...

Tempos depois fui a outro mecânico ao qual voltei a colocar a mesma questão, se era necessário acrescentar valvolina dado que a marcha a trás arranhava sempre ao engrenar e a 2ª às vezes era complicado entrar... Ele tirou a que la estava toda e em vez de Valvolina atestou com um óleo sintético para caixas de velocidades. A verdade é que aquilo ficou 5*... A caixa está muito mais suave e engrena tudo muito melhor. Agora pelo que me disse o mecânico, não vou precisar de voltar a substituir este óleo, apenas acrescentar quando necessário. Eu não sei como é nos BMW, mas se calhar com uma mudança de lubrificante de caixa ou rectificando o nível do líquido talvez obtenha melhoras R P J!
Quanto ao problema de que falei ao início, amanha vou à Baviera cá do sítio e a outra oficina especializada em BMW ver entao o que me dizem, depois digo qualquer coisa.
Fiquem bem
Cumps