Um destes dias e depois de umas valentes conversas com o Tolassssss ele lá me "envenenou" (tb ajudou eu ver no carro dele) e lá perdi o amor a uns euros e comprei um interface de video que ele me arranjou.
Comprei tb um receptor de TV TDT da EGREAT (na Worten online que é mais barato)
Este receptor tem uma entrada USB que permite ligar um disco rígido ou uma pen, por enquanto tem uma pen com uns filmes para ir testando

Recebi a encomenda... fiquei logo fulo... aquilo vinha com peças a menos...
Pensei eu na altura, lol

Depois falei com o Tolassssss e lá me explicou como a vida é bela...
De seguida foi só montar tudo.
Mas para isso...
Desmontar tudo... coisa fácil, já tenho experiencia, tira-se o madeiro que está preso apenas por molas, com cuidado, de preferencia com mais cuidado do que eu fiz pois de tantas vezes que já o tirei já estalei aquilo...

A confusão de fios até nem é muita...
Juro que parece pior do que é na realidade, até porque cada ficha só entra no sitio certo.

Primeira ligação foi intercalar o cabo de fibra laranja no anel, como já tinha instalado à pouco tempo um interface bluetooth foi só ligar aquele cabo nas fichas, não foi complicado, teve de se abrir as fichas da fibra, mas aquilo é tudo fácil de abrir/fechar.
Não tenho fotos... sorry

Depois foi ligar o resto dos fios e aqui é que era o meu medo.
Mas afinal não havia fios a menos, pelo contrário, há fios a mais que não se ligam neste caso.
A saber:
Fio vermelho = positivo
Fio Preto = negativo
Fui buscar corrente à ligação que já tinha ao sistema bluetooth
Sucesso

Depois é ligar a ficha branca e aqui é que a porca torce o rabo.
A ficha branca vai ligar ao qualock atrás do CCC, acontece que já lá estava uma ficha igual com um fio castanho ligado num dos pinos.
Pode-se ver aqui do lado esquerdo:

Basta aliviar a patilha da ficha branca e ela sai logo.
Acabei por retirar esse fio castanho da ficha branca, bastou retirar da ficha branca, alivia-se na patilha de plástico e sai bem, onde estava ligada (guardei esse ficha) e colocar na ficha que vinha no interface,
Era assim a ficha do interface:

foi ligar o fio castanho na ficha, é só fazer click... nada mais.
Ficou assim com 3 fios:

Bem, a parte complicada estava feita, pensava eu.
O sitio onde ia ficar o interface era debaixo do volante ao lado do interface de video, mas hj acabei por colocar um pouco ao lado, pois estorvava a afinação em altura do volante.
Ficou assim não altura:

Pode-se ver uma peça de plastico que é o afinador de altura do volante, qd se mexia
nisso aquilo batia no interface de bluetooth (à esquerda tem uma luz azul)
Agora era passar fios do lado do volante, para o porta luvas...
e aí é que foi complicado...
Retirei os suportes do porta luvas (um de cada lado) para este abrir todo e ter acesso à zona de fusiveis... etc...
Tinha de passar os fios de corrente: positivo, positivo com chave ligada e negativo e também passar o cabo de som e video (vou ter de mudar pois faz ruido no som, tenho de testar com outro melhor)
Ora passar os fios para o centro não foi muito complicado, risquei um pouco o braço, mas passei na boa, depois passar para o porta luvas é que foi complicado, pois não encontrava a passagem, lá enfiei algo comprido desde o buraco do CCC até à zona do porta luvas, lá vi onde aparecia a ponta e lá consegui passar tudo.
Liguei os cabos de video/som, liguei a corrente, deixei o positivo do receptor ligado ao positivo com chave, pois se me esquecer de desligar o receptor no comando à distancia não fica a consumir a bateria, pelo sim, pelo não...
Pode ver-se aqui já com tudo ligado ao receptor TDT EGREAT inclusivé uma antena daquelas interiores de TV telescopica, só para testar

Meter fios para dentro, meter o receptor no lugar da caixa de cds que não tenho e ficou assim, mais ou menos:

Ligar ignição, seleccionar TV no idrive, ligar o receptor e...
apareceu-me este par de jarras:

hehehehehe
Fiquei no entanto com um problema, o comando funciona por infravermelhos, logo com o porta luvas fechado não consegui nem ligar nem mudar de canal, ou seleccionar a ligação USB para escolher filmes ou mp3, ou fotos, ou ainda programas gravados pelo receptor, tipo as tardes da júlia, é sempre útil, lol
Toca de inventar, abri o receptor TDT e em cima na foto pode-se ver uma board pequena, é onde está p led azul que indica estar ligado e o receptor de infravermelhos:

Toca de dessoldar o receptor de IR para o colocar fora do porta luvas:
é a peça escura:

Soldar 3 fios na board:

E na outra ponta soldei o receptor de IR.
Liguei tudo, testei e...
Comando não funciona

Pudera, como podem ver pela foto soldei os fios ao contrário na board, toda de dessoldar, meter o fio pelo outro lado, voltar a soldar e...
Comando não funciona

desfiz tudo, voltei a colocar o recepto de IR na board e..
Comando não funciona

Resumindo, devo ter queimado o recepor de IR (confirmei isso depois).
Fiquei então com a maravilhosa possibilidade de ver o Jorge Gabriel na RTP1, pois era o unico canal que dava para ver, pois qd se liga fica no primeiro canal

Enviei uns mails para a china para o suporte da egreat e o chinoca enviou-me aquela board pequena completa, só paguei os portes (e foi caro).
Recebi antes de ontem a encomenda (4 dias uteis da china até ao Alentejo).
Testei... funcionou

A seguir foi inventar de novo, mais uma vez o Tolassssss me ensinou o bêábá, em vez de dessoldar o receptor fiz uma extenção soldando na pequena board 3 fios e na outra ponta soltei um recepotor de um aparelho velho (um helicoptero telecomandado avariado neste caso) e...
RESULTOU !!!!
Já tenho o receptor fora para mudar canais, a fonte, etc... etc...
Pode ver-se o receptor assinalado com uma bola a vermelho:

Vê-se a extensão, é um fio de telefone branco, não tinha preto

de qq modo vai ficar mais escondido, ainda tneho de desmontar o CCC para passar outro cabo de audio e aproveito para esconder a extenção do receptor de IR, que deverá ficar no mesmo sitio.
Agora falta os monitores para os encostos de cabeça, para a criançada atrás se divertir, mas isso será o guro Tolassssss a fazer, a ver vamos quando.
Pontos negativos:
A qualidade dos menus não é grande charuto, se calhar terei de optar por outro input de video, torna-se difícil de ler os menus e procurar nas pastas da PEN ou Disco Externo.
A recepção TDT é optima ou desaparece, não há meio termo como no sinal analógico, aqui ou se vê bem (muito bem memso) ou se o sinal é fraco desaparece, não há grão. Mas poderei melhorar talvez com uma antena boa, mas isso fica para outras bodas.
Coloquei uma extensão ao fio da antena e esta está colocada na rede traseira que divide a mala do resto do carro, melhor que nada, mas pouco melhor tb é verdade.
Montei tudo, fios para dentro, plasticos para dentro, encaixa, tira, mete... ficou como novo

Parece-me que é tudo, espero que dê para entender e as fotos tenham ajudado.
Nunca tinha feito um DIY e espero que este ajude alguem.
Um grande obrigado ao Tolassssss por toda a ajuda, paciência e sabedoria.
Ele alem de me ter ajudado nisto e activado a TV tb já me fez outros trabalhos no carro.
E tudo sem estar perto do carro

E por ser verdade e merecer o reconhecimento aqui vai:
-Activou mp3 no leitor de cd´s e DVD´s
-Activou CDC -CD1, CD2, etc, para permitir AD2P do Bluetooth no CD1 (não funciona não sei porquê)
-Activou bluetooth, não era necessário com este interface, mas assim permite gerir as parcerias
-Activou velocidade digital no ecran central do OBD )onde se vê a autonomia, media agora posso ver tb a velocidade instantânea

-Activou aux-input: para ser usado mais tarde

-Activou TV
Por isso tenho de lhe agradecer. OBRIGADO
Agradeço desde já os vossos comentários e ideias

Um abraço
José Manuel Pereira