328i E46 (M52)

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

niceboy
Membro Junior
Mensagens: 444
Registado: 05 out 2008, 19:02
O meu Carro:: E46 Coupe M54N

328i E46 (M52)

Mensagem por niceboy »

Boas pessoal,

Estou em vias de adquirir mais um E46, mas neste caso irá ser um 328i (E46).

Gostava de saber algum feedback do pessoal sobre este motor.
Sobre a carroçaria/chassis não é necessário porque já tenho o meu M47N ;)
Sei que este motor é top! Mas mais informações adicionais sobre o mesmo para ter em conta ao analisar o carro serão bem vindas.

Ab.

niceboy
Membro Junior
Mensagens: 444
Registado: 05 out 2008, 19:02
O meu Carro:: E46 Coupe M54N

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por niceboy »

Ninguém??

Gasolina
Membro Juvenil
Mensagens: 63
Registado: 03 out 2010, 00:57
O meu Carro:: E46 coupé

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por Gasolina »

O motor é bom, que queres que se diga. Vais passar a ter um BMW de gema, com o seu motor característico: o 6 cilindros a gasolina.

Tem binário com fartura, uma longevidade mais famosa do que as dos diesel, muito fácil de mexer, especialmente quando se fala de compressores, manutenção fácil e barata... Tem tudo.
Vendo:

2 jantes réplicas estilo 67 p/ série 5, 18*8'' €150
2 jantes originais estilo 13 15*7'' p série 3 €40
Panela estilo DTM em inox para E36 325/328i €100
Volante desportivo E46, preto ou prateado, sem multifunções €80

BmwM505
Membro Juvenil
Mensagens: 345
Registado: 02 jan 2011, 10:37
O meu Carro:: none

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por BmwM505 »

binário com fartura?

Avatar do Utilizador
Rui Ribeiro 13
Membro Gold
Mensagens: 1196
Registado: 12 out 2007, 00:12
O meu Carro:: *
Localização: Invicta

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por Rui Ribeiro 13 »

Houve negocio ou não.?
A terra vista da lua é azul e branca!

Gasolina
Membro Juvenil
Mensagens: 63
Registado: 03 out 2010, 00:57
O meu Carro:: E46 coupé

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por Gasolina »

sim, muito binário, 280Nm, se não me engano
Vendo:

2 jantes réplicas estilo 67 p/ série 5, 18*8'' €150
2 jantes originais estilo 13 15*7'' p série 3 €40
Panela estilo DTM em inox para E36 325/328i €100
Volante desportivo E46, preto ou prateado, sem multifunções €80

giwasa
Membro Gold
Mensagens: 3172
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10
Localização: lisboa expo

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por giwasa »

o motor è uma delicia.
tinha um problemazito cronico nas 1 versoes do e36.
mas acho que neste podera tar ultrapassado.

o motor no entanto è um mimo... suave e potente.

o e46 è o normal. fiavel e bom no geral
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por navigator »

Se quiseres saber algo em específico...é só perguntar, pode ser que saiba responder.

No entanto é como o giwasa diz: suave e potente. De origem, parece eléctrico, não ouves barulho nenhum, só o sentes a puxar ao calcar acelerador.

No entanto é bastante linear, se procuras aquela performance à antiga, tens de o modificar. Tem o torque quase todo a partir das 2000 até às 3500 RPM, graças ao double Vanos. Daí que não seja assim tão giro de puxar RPM como os M. Mas os consumos são muito razoáveis.

O som e a performance mudam bastante de figura ao mudar admissão e escape + repro.
Imagem

niceboy
Membro Junior
Mensagens: 444
Registado: 05 out 2008, 19:02
O meu Carro:: E46 Coupe M54N

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por niceboy »

Pois, foi o que já pensava ;)
A unica coisa que suspeitava foi ter em atenção a saúde do Vanos.

Ao ficar com o carro será para fazer um projecto engraçado... a começar pelos colectores e linha de escape, admissão, suspensões, upgrade para facelift look, e por fim um kit supercharger se compensar (custo/benefício).
Nada de coisas abusivas... apenas low profile, mas engraçado ;)

Avatar do Utilizador
hcox
Membro Senior
Mensagens: 656
Registado: 17 mar 2007, 05:58
O meu Carro:: BMW E46 M3
Localização: Lisboa

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por hcox »

deve ficar aí um bixo com jeito ;) alias, pelo feedback já o é..
BMW 320 td old one
BMW E46 M3 still old but new for me :)

niceboy
Membro Junior
Mensagens: 444
Registado: 05 out 2008, 19:02
O meu Carro:: E46 Coupe M54N

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por niceboy »

Só o roncar do M52 com os 6 cilindros a "bailar" já é uma delicia ;)

ASantos
Membro Juvenil
Mensagens: 122
Registado: 17 jan 2006, 15:08
O meu Carro:: BMW 330ci E46/BMW 1602/BMW 335I E92
Localização: Arouca/Toulouse
Contacto:

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por ASantos »

Eu não tenho um 328, mas sim um 330, que não deve ser muito diferente do 328.
Penso que ja te disseram tudo sobre esses motor, eu posso-te dizer que é grande motor (basta ser 6 cilindros :inlove ), para uma condução normal é perfeito, mas tambem quando queres apertar um bocadinho perfeito é!! ;)

ASantos
Membro Juvenil
Mensagens: 122
Registado: 17 jan 2006, 15:08
O meu Carro:: BMW 330ci E46/BMW 1602/BMW 335I E92
Localização: Arouca/Toulouse
Contacto:

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por ASantos »

navigator Escreveu: No entanto é bastante linear, se procuras aquela performance à antiga, tens de o modificar. Tem o torque quase todo a partir das 2000 até às 3500 RPM, graças ao double Vanos. Daí que não seja assim tão giro de puxar RPM como os M. Mas os consumos são muito razoáveis.

O som e a performance mudam bastante de figura ao mudar admissão e escape + repro.

Engraçado, o meu so a partir das 3000 RPM é que sinto todo o torque, antes disso é normalissimo.Será por ser 330? :think

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por navigator »

Yeap, daí que o 328 tem 194cv e o 330 tem 231cv...mais disponibilidade em altas no 330. Mas nunca andei num. Deve ser notório.

O Vanos só dá problema nos O-rings. Não é complicado reparar e se não reparares não é muito grave, puxa na mesma. É pior em baixa RPM...
Imagem

Gasolina
Membro Juvenil
Mensagens: 63
Registado: 03 out 2010, 00:57
O meu Carro:: E46 coupé

Re: 328i E46 (M52)

Mensagem por Gasolina »

niceboy Escreveu:Pois, foi o que já pensava ;)
A unica coisa que suspeitava foi ter em atenção a saúde do Vanos.

Ao ficar com o carro será para fazer um projecto engraçado... a começar pelos colectores e linha de escape, admissão, suspensões, upgrade para facelift look, e por fim um kit supercharger se compensar (custo/benefício).
Nada de coisas abusivas... apenas low profile, mas engraçado ;)
Porque não comprar um já pós-facelift? Pessoalmente não gosto, mas o dinheiro que gastas em plásticos, ficas melhor servido com uma coisa que já vem com eles montados de origem numa fábrica, em vez de num mecânico.

Em relação aos colectores, escape e admissão, caga nisso, não ganhas nada. Ganhas mais logo com o compressor. Gastas uns 5-6000 euros mas ficas logo com a potência de um M3, ou muito perto. E há kits bolt on que nem precisas de abrir o motor.

O escape, é azeite. Para teres algum som precisas de subir o redline e meter ITBs... Com o dinheiro que gastas nisso, compras um M3, até porque pelo que li, deves gastar uma nota preta em jantes grandes. O M3 tem o som, a potência de origem, o escape de origem e o aspecto. E ficas com um M, não ficas com um "pack M".

O 328, bem como o 330, são motores com alguma utilidade, são feitos para circular, logo são muito preguiçosos. Não desenvolvem potência que deslumbre, nem a entrega é especialmente agressiva. Tens SEMPRE potência, em qualquer regime, não há nenhum disparo, como já disseram acima. Não se nota tanto como num diesel, onde tens "nada" e depois do turbo entrar tens "qualquer coisa". Aqui tens sempre uma boa mão cheia de cv à disposição.
Vendo:

2 jantes réplicas estilo 67 p/ série 5, 18*8'' €150
2 jantes originais estilo 13 15*7'' p série 3 €40
Panela estilo DTM em inox para E36 325/328i €100
Volante desportivo E46, preto ou prateado, sem multifunções €80

Responder

Voltar para “Série 3”