CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
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CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Boas a todos,
Tenho uma dúvida que até à data não encontrei explicação. Com chuva e piso molhado (alcatrão) é mais seguro conduzir com o DTC ligado ou desligado?? É que já fiz a experiência e ao contrário do que estava à espera com o DTC ligado senti o carro mais escorregadio. Terá sido apenas falsa sensação ou há motivos válidos para o que senti?
Obrigado.
Tenho uma dúvida que até à data não encontrei explicação. Com chuva e piso molhado (alcatrão) é mais seguro conduzir com o DTC ligado ou desligado?? É que já fiz a experiência e ao contrário do que estava à espera com o DTC ligado senti o carro mais escorregadio. Terá sido apenas falsa sensação ou há motivos válidos para o que senti?
Obrigado.
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
nunca na vida amigo
com controle estabidade é mais seguro.
atencao que sem luz acesa ta ligado.
com luz do controle sempre ligada no quadrante do carro quer dizer desligado.
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ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Giwasa obrigado pela resposta. Então isso significa que devo andar com o carro como ele está por defeito (DSC ligado e DTC desligado) mesmo com a estrada molhada??giwasa Escreveu:nunca na vida amigo
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Última edição por Humani em 25 out 2012, 17:34, editado 1 vez no total.
- tony ramos
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
x2 :fixegiwasa Escreveu:nunca na vida amigo
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em chuva ja andei com ele desligado e puff saiu um pião na boa!
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Tony repara que a minha pergunta é sobre o DTC e não DSC. Eu sei que o DSC (controle de estabilidade) tem de estar sempre ligado, a minha dúvida é se há vantagens em piso molhado (alcatrão) em ter também o DTC (controle de tracção) ligado. É que há quem diga que para piso molhado o melhor é ter os 2 ligados mas eu senti o carro mais solto com o DTC e DSC ligados, do que tendo apenas ligado o DSC. São então da opinião que o DTC não deve ser ligado numa utilização em piso de alcatrão molhado? O carro em questão é um X3.tony ramos Escreveu:x2 :fixegiwasa Escreveu:nunca na vida amigo
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- Numiga
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Pela pergunta, já andaste aos papeis.Humani Escreveu:Tony repara que a minha pergunta é sobre o DTC e não DSC. Eu sei que o DSC (controle de estabilidade) tem de estar sempre ligado, a minha dúvida é se há vantagens em piso molhado (alcatrão) em ter também o DTC (controle de tracção) ligado. É que há quem diga que para piso molhado o melhor é ter os 2 ligados mas eu senti o carro mais solto com o DTC e DSC ligados, do que tendo apenas ligado o DSC. São então da opinião que o DTC não deve ser ligado numa utilização em piso de alcatrão molhado? O carro em questão é um X3.tony ramos Escreveu:x2 :fixegiwasa Escreveu:nunca na vida amigo
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É conveniente ter tudo ligado, uma coisa é o controlo de tracção e a outra e de estabilidade.
Andar com o piso molhado é preciso ter mais cuidado e fazer uma condução preventiva
Aproveita a vida!
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Ainda não andei aos papeis, mas quase! liguei o DTC porque pensei que o carro ficava mais seguro, e o carro começou a fugir-me de traseira mesmo em velocidades moderadas e com condução defensiva. De repente sempre que tocava no acelerador ele oscilava a traseira. Continuo com a dúvida inicial, em piso molhado é mais seguro ter o DSC ligado ou o DSC e DTC?
Última edição por Humani em 25 out 2012, 22:58, editado 2 vezes no total.
- Numiga
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
???? anda com DCT desligado se fica mais seguro.Humani Escreveu:Ainda não andei aos papeis, mas quase! liguei o DCT porque pensei que o carro ficava mais seguro, e o carro começou a fugir-me de traseira mesmo em velocidades moderadas e com condução defensiva. De repente sempre que tocava no acelerador ele oscilava a traseira. Continuo com a dúvida inicial, em piso molhado é mais seguro ter o DSC ligado ou o DSC e DCT?
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Tu desligaste foi o dtc de certeza absoluta, que por defeito ele está ligado, se fores carregar no botao desligas.
- AMS
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Não toques no botão, esquece que ele lá está...
O DSC e o DTC estão sempre ligados, só se tu o desligares...
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Amigos, agradeço a todos as vossas respostas, mas no manual do carro (X3) diz que por defeito o DSC está sempre ligado excepto se carregarmos mais de 3 segundos no botão DTC (surge uma luz acesa e fixa no mostrador com um triângulo e um carro a escorregar), desligando-se. O DTC está desligado por defeito e só é accionado quando se carrega no respectivo botão (um toque) ficando a designação DTC acesa no mostrador. Diz também no manual que a função DTC tenta criar um bloqueio do diferencial, permitindo maior tracção em caso de necessidade, portanto pelo que percebi o carro com o DTC ligado deveria ficar mais "seguro". Mas o que verifiquei é que tal não aconteceu comigo. Daí a minha pergunta, uma vez que, não faz sentido perder tracção e estabilidade com o DTC ligado, ou será que faz???
Realmente o manual também não detalha as condições de utilização do DTC deixando algumas dúvidas por esclarecer. Tendo o carro à pouco tempo, ainda não o conheço ao ponto de saber como se comporta e é por esse motivo que vos peço ajuda, pois sei que no forum existem membros com muita experiência de utilização de BMW's.
Realmente o manual também não detalha as condições de utilização do DTC deixando algumas dúvidas por esclarecer. Tendo o carro à pouco tempo, ainda não o conheço ao ponto de saber como se comporta e é por esse motivo que vos peço ajuda, pois sei que no forum existem membros com muita experiência de utilização de BMW's.
Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Isso é facil , anda com isso desligado quando tiveres o 1º susto vais perceber qual é o melhor
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
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Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???
Não conheço o sistema em questão mas se falarmos de bloqueio de diferencial faz algum sentido que com ele bloqueado haja mais tendencia para "escorregar" exactamente por não fazer um efeito diferencial.