È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pneus?

Secção de manutenções e dicas

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PPINTO
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por PPINTO »

///M90 Escreveu:Esta semana o meu carro teve de ir á inspecçao periodica então fui alinhar a direcçao numa casa que fica na parede e por 22€ (um bocadinho menos acho eu 21,xx€) o senhor alinhou-me a direcçao para ir á inspecçaoCom os valores para passar na inspecçao) e disse-me para eu voltar para colocar a direçao nos valores de fabrica(para nao comer pneus) e que fazia isso de BORLA!!! e ontem depois de passar na inspecçao fui lá e nao paguei nada, SERVIÇO IMPECAVEL e aconselho a todos!

Com este topico quero saber se é normal este tipo de atendimento?? (eu fiquei satisfeitissimo)

Se alguem experimentar depois diga-me o que acha!

Vou deixar aqui os contactos da loja

Sociedade Distri de combustiveis da marginal LDA
Parede --> Rua cabinda 4,5 e 6

Boas, já agora onde fica essa rua. Tens algum ponto de referencia.

///M90
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por ///M90 »

Vê no google earth AQUILO É DIFICIL DE ENCONTRAREs fica tipo numa rua sem saida .... mas FICA PERTISSIMO de uma rua muito movimentada na PAREDE vou tentar explicar


Vais na marginal sentido LISBOA---> CASCAIS ... passas carcavelos e depois tens uma PIZZAHUT (depois daquele hospital dos ossos acho que se chama hospital SANTANA)tens uma saida e sais nessa saida como se fosses para a PIZZAHUT segues em frente e vais ter a uma espeçie de entroncamento que tem relva no meio e tipo duas arvores colocas-te á DIREITA desse jardimzinho e depois tens de virar á esquerda ou á direita e tu viras á DIREITA! e depois na terceira á esquerda SALVO ERRO!!!

Tens GPS?? se quiseres dou-te as coordenadas, eu moro em carcavelos por isso se quiseres ate podemos combinar um cafezinho e eu mostro-te o lugar!

//M
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por //M »

///M90 Escreveu:
Nao sei se entendes-te mas o que eu quis alertar foi exactamento o contrario do que tu falas-te ... eu paguei uma vez e tive 2 alinhamentos ;) um com os valores de IPO e outros com os valores de fabrica !! e porquê que existe esta diferença??

Porque os nossos carros sao alinhados (valores de fabrica) para as rodas ficarem assim --> / \ mas apartir dos 50km/h+- com a rotaçao etc..etc. as rodas ficam --> | |

O que se passa é que no IPO o carro deve atingir 10km/h?? e nunca atinge os 50km/h por isso para a IPO os valores de fabrica estão sempre errados!!!

Se nós alinharmos apenas com os valores de IPO, iremos notar um excesso do desgaste dos pneus!!
Olha, isto parece publicidade comercial.

Sim, eu e toda a gente que leu o Post percebeu que foste lá alinhar duas vezes e só pagas-te uma.

Em relação ao / \ e ao | | , isto visto de frente para o monitor é camber e o ripómetro não liga a isso, tens que explicar / \ duma vista superior é convergência e \ / é divergência.

Agora explica-me que me adianta ir lá por o valor a 0 ou | | (visto de cima), se eu passar com o volante um bocadinho torto no ripómetro, resposta vou ter desvio.

Agora se eu passar como deve de ser no ripómetro, o carro tendo os valores de fábrica não vai reprovar desde que os componentes mecânicos e os pneus estejam em bom estado, porque a legislação acho que prevê um desvio de 5 metros por quilómetro, relembro-te que quando se alinha uma direcção o volante é trancado na posição central, e qualquer movimento nele altera de imediato a convergência. Logo a afinação têm margem para ter convergência ou divergência, sem que o carro reprove obrigatóriamente.

E deixo já de lado a teoria que a convergência, divergência se torna dinâmica com a velocidade do veículo, ou até se torna ligeiramente, mas se existir um desvio de mais de 5 metros por quilómetro (o que é muito) o carro precisa ser revisto á procura de problemas.

Volto ao mesmo os centros de inspecção e casas de pneus, querem é guito e malta paga e não bufa...

P.S -> Já me esquecia de colocar a função do temido ripómetro

Com a simples passagem sobre a placa é possível saber quantos milímetros por metro, (ou metros por quilometro) a direcção se encontra convergente ou divergente, consoante a deslocação do prato seja respectivamente para a esquerda ou para a direita.

Mas também é possível que a direcção esteja toda bem alinhada estáticamente (com valores de fábrica), e o inspector faça o teste direito e o carro tenha mais do que 5 m/km desvio no ripómetro e reprove.

Mas, para isso acontecer, têm que existir algum problema de pneus, ou rolamentos, ou ponteiras da direcção ou sinoblocos etc.... e aí sim ele puxa para um dos lados, têm depois, que se ir a uma casa de pneus com ripómetro para se fazer batota (compensar o lado para onde puxa). E depois vêm para os fóruns dizer, eu tinha o carro bem alinhado com valores de fábrica e reprovou, mas no futuro acrescentem, eu tinha o carro bem alinhado estáticamente com os valores de fábrica e ao efectuar um teste dinâmico no Ripómetro ele acusou mais de 5m/km, esta última parte faz toda a diferença!

exemplo :

Tens um desvio de +1mm/metros acusado no ripómetro (com um teste feito correctamente e o carro bem alinhado estáticamente)

Quer dizer que, o carro vai puxar para a direita 1000mm ou 100cm ou 1 metros passado 1 km percorrido.
Última edição por //M em 27 out 2012, 16:22, editado 1 vez no total.
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JOFIMO
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por JOFIMO »

//M Escreveu:Tudo depende de como o operador passar com o eixo da frente no ripómetro,eles querem é guito. EU nunca tive problemas. Sempre com os alinhamentos originais.

Outra coisa que têm que ser dita, só existe limite legal de desvio para o eixo da frente ou da direcção, o de trás pode andar todo empenado que o carro passa na mesma :D

É sempre a mesma, coisa, ele querem é o guito! E as casas de pneus andam armadas em entendidas em alinhamentos XPTO, querem é guito também do antes e depois!!

Eu não sei, como as pessoas tendo uma fonte de informação interminável com a internet, andam nessas casas de pneus a pedir conselhos e a ouvir opiniões.

FIquem aqui com mais informação sobre o teste efectuado nas inspecções obrigatórias :

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... VLUPXKsUlw
Boas não estou de acordo contigo pelos motivos que já enumerei, no IPO é medida a diferença entre a roda da frente e a de trás (só do lado esquerdo) e a diferença entre as duas é fica registada e fica nas toleranças ou fica assinalado na folha com desvio superior ao permitido.....mas como estou farto de dizer é uma treta pois o ripómetro necessita de calibração e manutenção periódica, e nunca bate certo, eu por exemplo na casa de pneus onde mando alinhar eles têm ripómetro também,e nuncam batem certos os valores com os do IPO, pelas razões que acabei de referir...... e já agora com a informação toda que existe na internet já não é preciso pedir conselhos aos profissionais ? ficamos com equivalência como o Relvas :lol1
E o link que meteste é sobre o Curso do Cepra, achas que no IPO fazem tudo o que está lá escrito ??????
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mota_91
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por mota_91 »

bem .... ultimamente tem sido sempre assim nunca chegamos a uma conclusão.... lool
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JOFIMO
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por JOFIMO »

mota_91 Escreveu:bem .... ultimamente tem sido sempre assim nunca chegamos a uma conclusão.... lool
E queres saber o porquê?..............há pessoal que gosta de complicar quando as coisas são simples e claras como àgua :agua , e assim sendo porvezes é melhor ficar calado e deixar-me de esclarecimentos :fixe
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//M
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por //M »

JOFIMO Escreveu:
//M Escreveu:Tudo depende de como o operador passar com o eixo da frente no ripómetro,eles querem é guito. EU nunca tive problemas. Sempre com os alinhamentos originais.

Outra coisa que têm que ser dita, só existe limite legal de desvio para o eixo da frente ou da direcção, o de trás pode andar todo empenado que o carro passa na mesma :D

É sempre a mesma, coisa, ele querem é o guito! E as casas de pneus andam armadas em entendidas em alinhamentos XPTO, querem é guito também do antes e depois!!

Eu não sei, como as pessoas tendo uma fonte de informação interminável com a internet, andam nessas casas de pneus a pedir conselhos e a ouvir opiniões.

FIquem aqui com mais informação sobre o teste efectuado nas inspecções obrigatórias :

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... VLUPXKsUlw
Boas não estou de acordo contigo pelos motivos que já enumerei, no IPO é medida a diferença entre a roda da frente e a de trás (só do lado esquerdo) e a diferença entre as duas é fica registada e fica nas toleranças ou fica assinalado na folha com desvio superior ao permitido.....mas como estou farto de dizer é uma treta pois o ripómetro necessita de calibração e manutenção periódica, e nunca bate certo, eu por exemplo na casa de pneus onde mando alinhar eles têm ripómetro também,e nuncam batem certos os valores com os do IPO, pelas razões que acabei de referir...... e já agora com a informação toda que existe na internet já não é preciso pedir conselhos aos profissionais ? ficamos com equivalência como o Relvas :lol1
E o link que meteste é sobre o Curso do Cepra, achas que no IPO fazem tudo o que está lá escrito ??????

Podes consultar no link do curso do cepra, na pág 60 o seguinte :

"Uma vez terminado o ensaio, o ripómetro imprime automaticamente os resultados de cada eixo ensaiado e fica automaticamente preparado para receber o veículo seguinte desde que este tenha o mesmo número de eixos do anterior.De notar que só existe limite de desvio fixado legalmente para o eixo direccional"

Deixo aqui outra x o link para não teres que ir há página anterior :

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=r ... a3RVpQeM6A


Se leres a explicação de ripómetro que deixei no post anterior : "Com a simples passagem sobre a placa é possível saber quantos milímetros por metro, (ou metros por quilometro) a direcção se encontra convergente ou divergente, consoante a deslocação do prato seja respectivamente para a esquerda ou para a direita."

Vais perceber que a máquina mede um eixo de cada x em relação ao desvio por isso é que têm um prato que anda para a direita ou para a esquerda (logo não mede distâncias para o eixo traseiro, nem diferenciais de convergência para o eixo traseiro como afirmas), ou seja, passas com o eixo da frente e a máquina dá o valor do desvio, passas depois com o eixo de trás e ela dá o valor do desvio , pelo menos para o lado esquerdo do carro como bem disses-te. Volto a frisar que só existe limite legal de 5 metros por km de desvio para o eixo da frente, o de trás pode andar todo f*d*d* que passa na mesma.

Acredito na tua afirmação que os valores dos ripómetros possam variar de casas para casa, mas isso é como os bancos de potência, depende da marca da máquina, do tipo de operador e da forma como o teste é conduzido.

Não é uma questão de complicar coisas simples Jofimo, é perceber ou pelo menos tentar, que da forma como as coisas estão feitas aquela máquina é uma inutilidade no centro de inspecções, já que mesmo que ela esteja bem calibrada e o operador faça o teste bem feito, o carro reprovado vai a uma casa de pneus com ripómetro, o mecânico compensa o puxar do carro e ele depois passa na reinspecção, ou seja as casas de pneus deviam ser fiscalizadas neste aspecto, mas não, ainda é forma de fidelizarem clientes.

Mas como isto em tudo é uma república das bananas, desde que dê dinheiro deixa-se andar.

EU vejo o ripómetro como meio auxiliar de diagnóstico de problemas, ou seja se o carro estiver bem alinhado estáticamente com os valores de fábrica em máquina especifica e depois efectuar um teste dinâmico no ripómetro(feito de uma forma correcta) e acusar um desvio mais e 5m/km algum problema existe, seja de natureza mecânica ou de pneus, mas em x de os centros de inspecção "obrigarem" os donos donos dos carros a resolverem o problema, não, vai-se dar lucro as casas dos pneus, para elas fazerem batota.

Mas tb é como dizes, os ripómetros das inspecções devem tar todos f*d*d*s que nem vale a pena complicar 8)

Já agora Jofimo, achas que pessoas que compram e vendem pneus, que não sabem somar 2+2 são profissionais do que? Atenção que eu sei que existem excepções, mas mesmo esses querem é vender e ganhar o dinheiro, até lhes interessa que o consumidor seja menos esclarecido, em prol do negócio está claro. Senão alinhavam bem o carro estáticamente e depois efectuavam o teste em ripómetro, se a casa de pneus visse um desvio superior de 5m/km, devia avisar o cliente que existe um problema com a segurança do carro, não vinha com a treta que o carro têm que ser desalinhado para passar na inspecção e depois voltar lá para "alinhar"

Outra coisa Jofimo, se o Relvas fosse assim tão burro, não tinha chegado onde chegou, concordas? Aliás até se pode dizer que ele é como os "especialistas das casas dos pneus" nunca abriram um livro na vida e são uns profissionais, olha burros é que não são ;)

Fico a espera do teu esclarecimento, acredita que para mim vale sempre a pena
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vmhf
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por vmhf »

Boas, alguem me pode indicar 1 boa casa para alinhar a direcção do meu sapo, zona grande lisboa?

Tenho os pneus da frente a ficar comidos por fora :wall será por o camber esta errado??

Obrigado,cumprimentos :lovebmw

JOFIMO
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por JOFIMO »

vmhf Escreveu:Boas, alguem me pode indicar 1 boa casa para alinhar a direcção do meu sapo, zona grande lisboa?

Tenho os pneus da frente a ficar comidos por fora :wall será por o camber esta errado??

Obrigado,cumprimentos :lovebmw
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//M
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por //M »

Jofimo, és um utilizador que eu respeito, pelas mais variadas razões, mas já estou a ver que não é uma coisa mútua.

Olha, acima de tudo o que disses-te estava errado, não é por te fazeres de desentendido que vais continuar certo.

Imagem

Como podes ver na imagem acima, é possível efectuar o teste só ao eixo da frente, alias só esse conta, o teste é feito mediante o que já expliquei.

Nalgumas máquinas, dá para ver se o operador foi intrujão e se mexeu o volante, penso que as que equipam os centros de inspecção Portugueses são Maha e essas acho que não dá para saber.

Mas faço o seguinte, deixo-te o manual de uma Ripómetro MAHA que tanto carro reprova:

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=1 ... b1UKog-Y3A

Até reboques de um só eixo podes lá medir.

E repito é lamentável que as casas de pneus com máquina de alinhar e ripómetro, quando existem desvios superiores a 5m/km, não avisem o cliente que existe algum problema mecânico ou de pneus e "ajudem" o mesmo a enganar os centros de inspecção!! PIor, ainda é argumento para servir bem o cliente e fidelizar o mesmo.

Sim, porque um desvio desses é considerável e é um grandeza que não justifica o argumento, que o valor varia de máquina para máquina, pelo menos nas calibradas.
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JOFIMO
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por JOFIMO »

//M Escreveu:Jofimo, és um utilizador que eu respeito, pelas mais variadas razões, mas já estou a ver que não é uma coisa mútua.

Olha, acima de tudo o que disses-te estava errado, não é por te fazeres de desentendido que vais continuar certo.

Imagem

Como podes ver na imagem acima, é possível efectuar o teste só ao eixo da frente, alias só esse conta, o teste é feito mediante o que já expliquei.

Nalgumas máquinas, dá para ver se o operador foi intrujão e se mexeu o volante, penso que as que equipam os centros de inspecção Portugueses são Maha e essas acho que não dá para saber.

Mas faço o seguinte, deixo-te o manual de uma Ripómetro MAHA que tanto carro reprova:

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=1 ... b1UKog-Y3A

Até reboques de um só eixo podes lá medir.

E repito é lamentável que as casas de pneus com máquina de alinhar e ripómetro, quando existem desvios superiores a 5m/km, não avisem o cliente que existe algum problema mecânico ou de pneus e "ajudem" o mesmo a enganar os centros de inspecção!! PIor, ainda é argumento para servir bem o cliente e fidelizar o mesmo.

Sim, porque um desvio desses é considerável e é um grandeza que não justifica o argumento, que o valor varia de máquina para máquina, pelo menos nas calibradas.
Boas obrigado pela consideração e igualmente para ti, (só que não tinha tido tempo para ler tudo o que inseriste) e já agora tudo o que eu disse está errado? porquê? :think eu sei também que havendo folgas na mecânica da direcção e suspensão que pode dar valores inadequados além de pneus ovalizados, mas já me aconteceu no meu carro, quando meti os Bilstein B8 , braços HD da Meyle, cinoblocos da barra estabilizadora, etc; e ter sido tudo metido nos parâmetros na casa onde vou há muitos anos ( quem me mexe no carro é sempre o mesmo rapaz que por acaso já fui da "ferrugem" também) e sabe decifrar se existem folgas nos órgãos mecânicos ou não e dizer onde; e chegar ao IPO e no ripómetro deles ficar mesmo à pele e não ficar assinalado, por isso eu falei atrás da detioração dos ripómetros e na Controlauto confrontam a roda da frente com a detrás (desvios) eu já tive aborrecimentos com eles de quererem assinalar na folha ( eu tenho o cuidado de mandar alinhar o carro de 10 em 10.000km, os pneus andam caros :wink1 , e já agora para o pessoal que pensa que só se alinha na frente, os n/carros alinham nas 4 rodas e começa-se sempre pelas detrás (convergência e sopé)e dizerem que o a direcção se iria desviar conforme o ripómetro acusava, e dizer-lhes vamos aqui à A5 e em recta e a fundo (piso regular) eu largo o volante para vermos se foge e mandei-os fazer manutenção à maquinaria, acontece por vezes o mesmo com o analizador de CO2 de tiverem os filtros sujos dá asneira sempre, por isso vez o que me estou a referir quando se tem de fechar a convergência para se ir ao IPO e depois voltar à casa dos pneus meter tudo nos parâmetros de fábrica e não é por haver (em alguns casos) maus funcionários ou que não saibam funcionar com os equipamentos.
Boa continuação e fica bem.
Cumps.
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navigator
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por navigator »

Acho que este assunto já foi discutido noutro tópico e lembro-me de ter dado a minha contribuição.

Acho que já foram falados todos os factores a considerar para o problema. Continuo com a opinião de que os valores de fábrica de convergência (pelo menos nos E46) excedem o desvio admissível pelas IPO.

É uma questão de matemática. Desenhem um triângulo em que a aresta para cima são os 1000 metros, a aresta para o lado (90º) o desvio da IPO e a hipotenusa é a resultante dos catetos desenhados. Com trigonometria básica calculam o ângulo de desvio.
Se fixarem uma roda como alinhada a direito então a outra roda terá 2 vezes o ângulo de convergência/divergência. Vejam se é compatível...
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///M90
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por ///M90 »

Sim mas o que eu queria com este POST era salientar e fazer publicidade POSITIVA, sobre onde fui!! pois eu nunca tinha sido assim tratado, e claro fiquei muito contente, este POST é mais para o pessoal jovem da zona de oeiras carcavelos estoril se não soberem onde irem alinhar ou tratar algo relacionado com pneus (um furo etc..etc..) eu aconselho ali, fui muito bem tratado não foi caro (preço dentro da MEDIA) simpatia disponibilidade da parte deles! gostei 5estrelas

//M
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por //M »

JOFIMO Escreveu: Boas obrigado pela consideração e igualmente para ti, (só que não tinha tido tempo para ler tudo o que inseriste) e já agora tudo o que eu disse está errado? porquê?

E na Controlauto confrontam a roda da frente com a detrás (desvios)
Está errado, ou eu intrepretei como errado o que escreves-te porque, eles não confrontam os valores do eixo direccional (da frente) com o eixo de trás.

Se o eixo da frente acusar no ripómetro, mais do que 5m/km, o carro fica logo com uma anotação, independentemente se o eixo traseiro depois acusar 15m/km de desvio por exemplo. Se calhar a confusão advém, porque a máquina dá o valor para os dois eixos.

Só o eixo da frente conta é aqui que eu quero chegar, se na Controlauto dizem que contam os dois para obtenção de um desvio final, que o provém através da legislação específica, que regulamenta o uso do ripómetro.

JOFIMO Escreveu: por isso eu falei atrás da detioração dos ripómetros e na Controlauto confrontam a roda da frente com a detrás (desvios) eu já tive aborrecimentos com eles de quererem assinalar na folha ( eu tenho o cuidado de mandar alinhar o carro de 10 em 10.000km, os pneus andam caros :wink1 , e já agora para o pessoal que pensa que só se alinha na frente, os n/carros alinham nas 4 rodas e começa-se sempre pelas detrás (convergência e sopé)e dizerem que o a direcção se iria desviar conforme o ripómetro acusava, e dizer-lhes vamos aqui à A5 e em recta e a fundo (piso regular) eu largo o volante para vermos se foge e mandei-os fazer manutenção à maquinaria, acontece por vezes o mesmo com o analizador de CO2 de tiverem os filtros sujos dá asneira sempre, por isso vez o que me estou a referir quando se tem de fechar a convergência para se ir ao IPO e depois voltar à casa dos pneus meter tudo nos parâmetros de fábrica e não é por haver (em alguns casos) maus funcionários ou que não saibam funcionar com os equipamentos.
Boa continuação e fica bem.
Cumps.
É aqui que se deveria notar a profissionalização das casas de pneus, com equipamentos actualizados e certificados,operados por pessoas formadas e com a manutenção prevista pelo fabricante, para que os clientes pudessem contrapor os centros de inspecção e a sua falta de profissionalismo e transparência.

Se alinhasses o teu carro nesse tipo de equipamentos e tivesses um desvio de +3m/km, acredita que se fosses conduzir num estrada completamente nivelada, ao largares o volante o carro ia sempre fugir para a direita.

Eu sei que as casas de pneus só estão habituadas a alinhar convergência no eixo direccional, até porque essa afinação é a única permitida na maior parte dos carros que circula, sei que os Bmw de agora, permitem alinhar convergência atrás e camber nos dois eixos, mas não permitem regulação de Caster ou Setback e estes também ajudam ao desvio por exemplo.


navigator Escreveu:Acho que este assunto já foi discutido noutro tópico e lembro-me de ter dado a minha contribuição.

Acho que já foram falados todos os factores a considerar para o problema. Continuo com a opinião de que os valores de fábrica de convergência (pelo menos nos E46) excedem o desvio admissível pelas IPO.

É uma questão de matemática. Desenhem um triângulo em que a aresta para cima são os 1000 metros, a aresta para o lado (90º) o desvio da IPO e a hipotenusa é a resultante dos catetos desenhados. Com trigonometria básica calculam o ângulo de desvio.
Se fixarem uma roda como alinhada a direito então a outra roda terá 2 vezes o ângulo de convergência/divergência. Vejam se é compatível...
Navigator, do outro lado do carro tens outro dos teus triângulos, ou outra roda neste caso (eixo direccional). Que compensa, porque puxa para o lado oposto.

Por isso podes ter uma convergência de +1mm,largares o volante num plano nivelado e o carro conseguir na mesma andar a direito, ou pelo menos com um desvio bem inferior a 5m/km. Pelo menos é a minha opinião.

Quem observa valores apresentados quando está a alinhar a direcção e fica baralhado, deve levar em conta que as máquinas podem apresentar os valores em graus, minutos ou milímetros.
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navigator
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Re: È normal este BOM atendiment em casas de alinhamentos/pn

Mensagem por navigator »

//M, acho que não percebeste o meu raciocínio.

Que tens convergência/divergência e o carro anda a direito estou de acordo, a força de uma roda anula a outra.

Agora, passa com o eixo direccional num ripómetro em que a roda que passa no chão não escorrega e a que passa no tapete puxa pelas duas (deixas de ter uma roda a anular a outra e a ser o tapete a compensar). Daí não precisares de desenhar 2 triângulos, basta um se assumires a outra roda a direito, passas a convergência toda para uma roda.
Faz as contas só para graus (nem precisas de ir aos minutos), tal como o que sai da conta do triângulo.
Percebes?
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