JOFIMO Escreveu://M Escreveu:Tudo depende de como o operador passar com o eixo da frente no ripómetro,eles querem é guito. EU nunca tive problemas. Sempre com os alinhamentos originais.
Outra coisa que têm que ser dita, só existe limite legal de desvio para o eixo da frente ou da direcção, o de trás pode andar todo empenado que o carro passa na mesma
É sempre a mesma, coisa, ele querem é o guito! E as casas de pneus andam armadas em entendidas em alinhamentos XPTO, querem é guito também do antes e depois!!
Eu não sei, como as pessoas tendo uma fonte de informação interminável com a internet, andam nessas casas de pneus a pedir conselhos e a ouvir opiniões.
FIquem aqui com mais informação sobre o teste efectuado nas inspecções obrigatórias :
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... VLUPXKsUlw
Boas não estou de acordo contigo pelos motivos que já enumerei, no IPO é medida a diferença entre a roda da frente e a de trás (só do lado esquerdo) e a diferença entre as duas é fica registada e fica nas toleranças ou fica assinalado na folha com desvio superior ao permitido.....mas como estou farto de dizer é uma treta pois o ripómetro necessita de calibração e manutenção periódica, e nunca bate certo, eu por exemplo na casa de pneus onde mando alinhar eles têm ripómetro também,e nuncam batem certos os valores com os do IPO, pelas razões que acabei de referir...... e já agora com a informação toda que existe na internet já não é preciso pedir conselhos aos profissionais ? ficamos com equivalência como o Relvas :lol1
E o link que meteste é sobre o Curso do Cepra, achas que no IPO fazem tudo o que está lá escrito ??????
Podes consultar no link do curso do cepra, na pág 60 o seguinte :
"Uma vez terminado o ensaio, o ripómetro imprime automaticamente os resultados
de cada eixo ensaiado e fica automaticamente preparado para receber o veículo seguinte desde que este tenha o mesmo número de eixos do anterior.
De notar que só existe limite de desvio fixado legalmente para o eixo direccional"
Deixo aqui outra x o link para não teres que ir há página anterior :
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=r ... a3RVpQeM6A
Se leres a explicação de ripómetro que deixei no post anterior : "Com a simples passagem sobre a placa é possível saber quantos milímetros por metro, (ou metros por quilometro) a direcção se encontra convergente ou divergente, consoante a deslocação do prato seja respectivamente para a esquerda ou para a direita."
Vais perceber que a máquina mede um eixo de cada x em relação ao desvio por isso é que têm um prato que anda para a direita ou para a esquerda (logo não mede distâncias para o eixo traseiro, nem diferenciais de convergência para o eixo traseiro como afirmas), ou seja, passas com o eixo da frente e a máquina dá o valor do desvio, passas depois com o eixo de trás e ela dá o valor do desvio , pelo menos para o lado esquerdo do carro como bem disses-te. Volto a frisar que só existe limite legal de 5 metros por km de desvio para o eixo da frente, o de trás pode andar todo f*d*d* que passa na mesma.
Acredito na tua afirmação que os valores dos ripómetros possam variar de casas para casa, mas isso é como os bancos de potência, depende da marca da máquina, do tipo de operador e da forma como o teste é conduzido.
Não é uma questão de complicar coisas simples Jofimo, é perceber ou pelo menos tentar, que da forma como as coisas estão feitas aquela máquina é uma inutilidade no centro de inspecções, já que mesmo que ela esteja bem calibrada e o operador faça o teste bem feito, o carro reprovado vai a uma casa de pneus com ripómetro, o mecânico compensa o puxar do carro e ele depois passa na reinspecção, ou seja as casas de pneus deviam ser fiscalizadas neste aspecto, mas não, ainda é forma de fidelizarem clientes.
Mas como isto em tudo é uma república das bananas, desde que dê dinheiro deixa-se andar.
EU vejo o ripómetro como meio auxiliar de diagnóstico de problemas, ou seja se o carro estiver bem alinhado
estáticamente com os valores de fábrica em máquina especifica e depois efectuar um teste
dinâmico no ripómetro(feito de uma forma correcta) e acusar um desvio mais e 5m/km algum problema existe, seja de natureza mecânica ou de pneus, mas em x de os centros de inspecção "obrigarem" os donos donos dos carros a resolverem o problema, não, vai-se dar lucro as casas dos pneus, para elas fazerem batota.
Mas tb é como dizes, os ripómetros das inspecções devem tar todos f*d*d*s que nem vale a pena complicar
Já agora Jofimo, achas que pessoas que compram e vendem pneus, que não sabem somar 2+2 são profissionais do que? Atenção que eu sei que existem excepções, mas mesmo esses querem é vender e ganhar o dinheiro, até lhes interessa que o consumidor seja menos esclarecido, em prol do negócio está claro. Senão alinhavam bem o carro estáticamente e depois efectuavam o teste em ripómetro, se a casa de pneus visse um desvio superior de 5m/km, devia avisar o cliente que existe um problema com a segurança do carro, não vinha com a treta que o carro têm que ser desalinhado para passar na inspecção e depois voltar lá para "alinhar"
Outra coisa Jofimo, se o Relvas fosse assim tão burro, não tinha chegado onde chegou, concordas? Aliás até se pode dizer que ele é como os "especialistas das casas dos pneus" nunca abriram um livro na vida e são uns profissionais, olha burros é que não são
Fico a espera do teu esclarecimento, acredita que para mim vale sempre a pena