525tds & 520i/525i

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Re: 525tds & 520i/525i

Mensagem por BRM »

marco pires Escreveu:pois é, mas formar uma opinião só por ter andado num é pouco credível.
Basta andar num para perceber se é lento ou não.
Já agora, o meu carro do dia a dia é o 318is.

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

era bom se fosse assim, mas não é.

para se ter uma ideia concreta sobre um carro, tem que se andar diariamente e durante algum tempo com um, só assim se pode ter uma ideia concreta e opinar de forma fiável sobre o mesmo.

eu tive um 520i E34 durante quase três anos e sei bem do que falo, trata-se de um carro bastante lento em baixas, ao ponto de carros de muito mais baixa cilindrada e muito menos cavalos, terem mais andamento em cidade ou em percursos a velocidade baixas/médias, em auto estrada consegue ter um bom andamento só acima dos 140 km/h, e a velocidade máxima é muito boa, tendo eu por várias vezes encostado o ponteiro aos 230 km/h.

contudo o preço de uma potencia à justa para a carroçaria, paga-se nos consumos, mesmo em auto-estrada estamos a falar de um motor que muito dificilmente baixa dos 8.5 litros, o meu já tinha computador de bordo e as médias andavam sempre na ordem dos 9 litros, mesmo sem pisar muito, enquanto em cidade atiravam-se para os 10/11 litros.

para as performances que oferece, os consumos são muito elevados, o 520i é um carro bom para auto-estrada porque é o unico local onde se mexe relativamente bem, fora isso é para esquecer.

o meu era dos fins de 1992 e já tinha o sistema Vanos, a bmw tinha anunciado este sistema como uma forma de reduzir os consumos e potenciar as performances, exatamente porque a bmw tinha consciencia que o motor era à justa para a carroçaria.
na verdade o Vanos não veio trazer menos consumos, antes pelo contrário, quando comparado com a versão 520i exatamente com os mesmos 150cv sem vanos, acaba por gastar ligeiramente mais, com um acréscimo pouco notório nas performances, sendo que esse pequeno acréscimo só é perceptivel tal como eu disse, em auto-estrada e acima dos 140 km/h.

o som emanado do motor é um espectaculo, mas infelizmente não tem correspondencia nas performances.

uma vez mais e fazendo referencia ás performances, só se consegue retirar sumo desse motor andando sempre em altas, a necessidade de recorrer de forma frequente à caixa para manter um andamento vivo em cidade ou para fazer uma ultrapassagem, dá origem a uma condução pouco descontraida e é uma das causas para os altos consumos, isso é fruto de um binário relativamente honesto para aquilo que uma carroçaria com o peso e o volume do E34 necessitava.

é assim que se faz uma analise pormenorizada a este modelo, resultante da experiencia que tive durante quase três anos e milhares de kms, e não apenas por ter andado num durante um dia ou meia duzia de dias.

quanto ao 318is, é diferente a todos os niveis, embora a potencia seja ligeiramente inferior ao do 520i, a carroçaria é mais leve e menos volumosa, o próprio motor tambem ele é diferente, já que o 318is é um quatro cilindros optimizado para um alto rendimento, enquanto o 2.0i é um 6 cilindros.

o 2.0i na carroçaria do E36, consegue performances ligeiramente superiores ao 1.8i do 318is, mas quando colocado no E34 não é capaz de acompanhar o 318is, salvo na velocidade máxima onde realmente o 2.0i é superior.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

pfigo
Membro Iniciado
Registado: 02 set 2012, 22:48
O meu Carro:: BMW 520i GPL

Mensagem por pfigo »

Boa tarde,

Agradeço a todos pelos vossos esclarecimentos e pelos preços que se encontram o 520i quase se encontra também um 525i.
Já para não referir que começam a aparecer tb 525tds a preços próximo dos 520i/525i para espanto meu e desconfiança!!!

O 318tds já ouvi comentários tão "mauzinhos" sobre o carro e o fato do motor ser "fraquito" que sinceramente nem o tenho considerado.

Ainda ninguém me esclareceu relativamente à condução dum carro com tração traseira. Será assim tão diferente para um carro com tração à frente?

Muito obrigado

BRM
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2011, 17:12
O meu Carro:: Bmw 318is Coupé E36

Mensagem por BRM »

pfigo Escreveu:
Ainda ninguém me esclareceu relativamente à condução dum carro com tração traseira. Será assim tão diferente para um carro com tração à frente?

Muito obrigado
Eu não acho que haja grande diferença. Só em situações mais eminentes, é que o comportamento será diferente.

marco pires
Moderador do Fórum

tens aqui um artigo completo sobre o assunto:

http://blog.motorists.org/pros-cons-rea ... eel-drive/

se tiveres problemas com o inglês é só dizer.

onde vais notar mais é no molhado, porque ou tens mãozinhas ou arriscas-te a fazer uns piões em certas rotundas e certas curvas.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

Boas a todos e bem vindo Pfigo

Antes de mais, boa escolha o e34. Carrão, mas "analógico", por isso é boa escolha para carro usado/barato.
( tb ando já algum tempo com a mesma panca, vou ter de ter um 525i )

Em relação aos modelos, na minha opiniao o ideal é 525i com m50 ou m50tu ( pós 90 e pós 93? ) + gpl.
O m20 é bom mas arcaico, mas crucialmente usa correia enquanto o m50 usa corrente.
Menos uma despesa no m50 :fixe
A questão do vanos não é fundamental. Muita solução para isso.

No entanto, não punha de parte os outros.
Se arranjasses um tds porreiro era o ideal, mas acho muito dificil. E a manutenção é mais cara.
Tenho um carro a gasolina e tudo à volta já avariou, excepto o motor. Num tds, turbo e bomba são quase certos.
O 520i não metia de lado. Sem duvida que são lentos no arranque , mas tb são muito baratos, o que talvez permitisse o gpl no budget... e acredita que o gpl faz toda a diferença no uso diario.
E existe muita escolha.

Experimenta Todos !

Ps para o marco: se calhar tb estás habituado ao torque da 530... lembra que estamos a falar de carros muito baratos :wink1 tens de dar um desconto. Um e34 ( mesmo 20i ) é melhor que um utilitario 1.4 ou 1.6.

Finalmente, o Rwd é a loucura total. Não é nada complicado e não vai dar luta nenhuma.
Mas.. no piso molhado é algo nervoso. A chover nunca ando completamente relaxado.
Já fiz alguns pioes que não estava a contar... e muitos que estava a pedi-las :sly

Desculpas pelo testamento e espero que tenha ajudado

Boa sorte na busca

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

rwd, nao só por gozo de conducao desportiva, mas por segurança!!!
Imagem Imagem

pfigo
Membro Iniciado

Mensagem por pfigo »

Bom dia,

Marco Pires, obrigado pelo artigo. Já tinha noção que um carro com tração traseira tem sempre tendência a fugir um pouco de traseira e então em piso molhado imagino...eu aprendi a conduzir num carro com tração traseira, já lá vão quase 25 anos. Era um chevrolet vauxhall mas de lá para cá sem dúvida que sempre tração à frente.

FrazaorB, obrigado pela opinião.
Encontram-se 525tds na casa dos 2.500€ e até mesmo 2.000€ já aparecem de 93/94. Estou alertado para a bomba mas mesmo assim causa-me algumas estranheza valores tão baixos. Será da crise ou é mesmo o valor deste carro?

A opção gasolina será sempre a última opção até pelos Km que faço mas se tiver que ser pelos poucos €€ disponíveis...lá será.

EDIT: a opção GPL continua a fazer-me alguma "comichão" conforme disse pelo fato de ser fumador. Estou a imaginar uma fuga que não se note e PUM.

Aos restantes obrigado pelas vossas opiniões.

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Bem, se queres poupar no combustível, deves mesmo considerar o GPL como opção!
E a "comichão" que sentes é falta de informação. O GPL é feito com uma instalação segura, o combustível é seguro, tem um índice de octano maior que a gasolina logo custa mais a incendiar, precisa de boa concentração senão não inflama e tem um cheiro (etil mercaptano) que previne que não notes a presença.
Imagem

pfigo
Membro Iniciado

Mensagem por pfigo »

navigator Escreveu:Bem, se queres poupar no combustível, deves mesmo considerar o GPL como opção!
E a "comichão" que sentes é falta de informação. O GPL é feito com uma instalação segura, o combustível é seguro, tem um índice de octano maior que a gasolina logo custa mais a incendiar, precisa de boa concentração senão não inflama e tem um cheiro (etil mercaptano) que previne que não notes a presença.
Achas sinceramente que mesmo perante uma situação de fuga, para quem fuma, que não existe perigo de explosão?

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

Pfigo, és de onde?
Imagem Imagem

pfigo
Membro Iniciado

Mensagem por pfigo »

Manuel S. Escreveu:Pfigo, és de onde?
Leiria

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

pfigo Escreveu:
A opção gasolina será sempre a última opção até pelos Km que faço mas se tiver que ser pelos poucos €€ disponíveis...lá será.

EDIT: a opção GPL continua a fazer-me alguma "comichão" conforme disse pelo fato de ser fumador. Estou a imaginar uma fuga que não se note e PUM.
Boas

Pensa assim: O gpl é mesmo por causa dos custos. Ficam metade. Presumo pelo que dizes que o teu budget é limitado, por isso os custos de utilização tem de entrar na equação.

Eu também preferia não ter o gpl ( e ter os 1800 que gastei a instalar ) e ainda por cima já vi um carro a gpl a arder ( fiat tempra nos anos 90 ), mas de repente a minha deslocação para o trabalho passou de 6 para 70 kms. Fui ao melhor instalador que me indicaram e pus-lhe questões e pedi para ver um kit.
Aquilo é tudo sobre dimensionado, cheio de valvulas a segmentar as partes todas.

Arrisquei e passado 7 anos e quase 120k, imagina os milhares que já poupei.
Quando a carteira é curta... temos de nos safar com as armas disponiveis :fixe

Em relação às "comichoes", sou fumador mas nunca tive medo desse genero de fugas. O que me fazia confusão era os cabos debaixo do carro serem "arrancados" num acidente. Mas depois de ver a instalação esses receios desaparecem.

A questão dos tds baratos.... se estiverem em bom estado, porque não? Mas por favor faz um test drive decente. Voltinhas à volta do quarteirão é para ingénuos.

Abc e boa sorte na busca

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

frazaorB Escreveu:Boas a todos e bem vindo Pfigo

Antes de mais, boa escolha o e34. Carrão, mas "analógico", por isso é boa escolha para carro usado/barato.
( tb ando já algum tempo com a mesma panca, vou ter de ter um 525i )

Em relação aos modelos, na minha opiniao o ideal é 525i com m50 ou m50tu ( pós 90 e pós 93? ) + gpl.
O m20 é bom mas arcaico, mas crucialmente usa correia enquanto o m50 usa corrente.
Menos uma despesa no m50 :fixe
A questão do vanos não é fundamental. Muita solução para isso.

No entanto, não punha de parte os outros.
Se arranjasses um tds porreiro era o ideal, mas acho muito dificil. E a manutenção é mais cara.
Tenho um carro a gasolina e tudo à volta já avariou, excepto o motor. Num tds, turbo e bomba são quase certos.
O 520i não metia de lado. Sem duvida que são lentos no arranque , mas tb são muito baratos, o que talvez permitisse o gpl no budget... e acredita que o gpl faz toda a diferença no uso diario.
E existe muita escolha.

Experimenta Todos !

Ps para o marco: se calhar tb estás habituado ao torque da 530... lembra que estamos a falar de carros muito baratos :wink1 tens de dar um desconto. Um e34 ( mesmo 20i ) é melhor que um utilitario 1.4 ou 1.6.

Finalmente, o Rwd é a loucura total. Não é nada complicado e não vai dar luta nenhuma.
Mas.. no piso molhado é algo nervoso. A chover nunca ando completamente relaxado.
Já fiz alguns pioes que não estava a contar... e muitos que estava a pedi-las :sly

Desculpas pelo testamento e espero que tenha ajudado

Boa sorte na busca
Tenho de comentar...

Adorei ler ;)

A parte do RWD então está um must.
No meu ex E36 qd chuva andava sempre com muito cuidado, fazer arranques num cruzamento era para esquecer, patinava e não andava, lol
No E39 e E60 já não se nota pois tem sensores anti pião, lol
revejo-me nisto:

Código: Selecionar todos

Já fiz alguns pioes que não estava a contar... e muitos que estava a pedi-las
Quanto ao GPL considero mais seguro que a gasolina, no aspecto em que tem sensores e sensorinhos para cortar o combustível em caso de problemas, coisa que nos gasolina não é bem assim.
Uma fuga de gás na mala e o sistema imadiatamente corta.
no problem.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum

os supostos perigos do GPL não tem razão de ser, está comprovado que é um sistema seguro, portanto se o unico contra é a segurança, podes remover esse item porque não tem razão de ser.

contudo tem o grande contra de ser uma instalação relativamente cara, pelo que se o teu orçamento não pode ir mais alem do que referiste, então não será uma opção.

quanto a mim não equacionava outras opções que não o 525tds, isto porque as outras opções só são válidas se estiveres disposto a gastar bastante em combustivel ou então só teria viabilidade no caso do GPL, mas atenção que ainda em relação a esse assunto do GPL, o carro tem que estar com o motor em boas condições, caso contrário poderá ser desaconselhado.

a juntar a isso, o GPL é um combustivel bastante seco, pelo que será necessária uma lubrificação extra, o que resulta em mais um investimento, mas os entendidos que digam de sua justiça.

assim, penso que a melhor opção é sem duvida o 525tds, o motor tem potencia qb sem ser um foguete mas chega bem para as encomendas, o facto de estarem baratos tem a ver já com a antiguidade do motor, é um motor com um turbo de geometria fixa e injecção indirecta, o facto de ser conhecido por ter problemas na bomba injectora tambem contribui para menor confiança, o que se acaba por reflectir nos preços a que se encontram à venda.

há que ter noção que desde que surgiram os motores de injecção directa e common rail, todos os outros perderam valor de marcado muito rapidamente, isto porque o comprador já está melhor informado do que à uns anos atrás, e já pergunta pelas caracteristicas mecanicas do carro que vai comprar.

em relação aquilo que o frazaorB falou, não estou em desacordo total:

realmente se olharmos apenas para a questão financeira, podes sempre adquirir um 520i e meter a GPL, sem com isso ultrapassares muito ou se calhar até sem ultrapassares os valores que tens disponiveis, ficas assim com um bmw com um custo de circulação relativamente simpático, já que o GPL apesar de gastar mais é ainda assim bem mais barato que a gasolina o que acaba por compensar.
claro está que depois tens a situação de ser um carro lento em baixas, mas se isso não é assim tão importante poderá a ser uma opção a ter em conta.

frazaorB, tens razão; ir em quinta e fazer uma ultrapassagem a 90 km/h com toda a descontra e sem ter que fazer uma redução é muito bom, e claro que estes de que estamos a falar não dá para fazer isso :wink1

bom, voltando de novo ao assunto e colocando as coisas de modo meio simplista, poderá ser mais ou menos assim:

520i

a favor

é um modelo barato, o que em caso de um orçamento limitado pode ser uma opção a ter em conta.
com o valor que o nosso pfigo tem disponivel, poderá adquirir um modelo destes e colocar a GPL sem ultrapassar o orçamento.
motor fiável.

contras

motor à justa para o peso e volume da carroçaria.
performances fracas principalmente a baixas e médias rotações.
consumos elevados, só se justifica com a conversão para GPL.

525i

a favor

motor pujante e com boas prestações.
motor fiável.
agradabilidade geral do 6 cilindros.

contras

consumos elevados.
conversão para GPL bastante interessante, mas adquirir o carro + GPL ultrapassa o orçamento disponivel.

525tds

a favor

não sendo um paradigma da economia, é ainda assim bem mais económico que as opções acima referidas.
performances interessantes mesmo para a actualidade.
bloco fiável.

contras

problemas conhecidos na bomba injectora.
rugosidade de funcionamento a frio.
alguma lentidão a baixas rotações fruto de um turbo não VNT.

atenção que estamos a falar de modelos já com muitos anos e com muitos kms, pelo que será necessário aferir da saude da mecanica em qualquer um dos modelos referidos, no caso de optares ou pelo 520i ou pelo 525i para posteriormente converteres para GPL, o motor tem que estar em muito bom estado, ou a aplicação do GPL não será viável.
o sistema VANOS em caso de avaria ou mau funcionamento tem algumas soluções de reparação sem necessidade de uma peça nova, contudo é sempre mais uma despesa, pelo que deverá ser verificado se a esse nivel está tudo ok.
no caso do 525tds será importante olhar para a tal situação da bomba injectora, mas tambem ter muita atenção se o carro não aquece para alem do normal, este motor não admite escaldões, pelo que um mau funcionamento do sistema de arrefecimento do motor, pode causar graves danos na cabeça do motor.
ao contrário de alguma opiniões, o turbo do 525tds é relativamente isento de problemas, bem mais fiável que grande parte dos turbodiesel modernos no que a esse nivel diz respeito, uma das causas de o turbo não ser muito propenso a problemas, tem a ver com o facto de não ser VNT, o que limita problemas nas alhetas.
[email protected]

Responder

Voltar para “Série 5”