Comprei um BMW 320D E91 LCI 184cv. de 11.2010 na Alemanha em 04.2013. Estou bastante satisfeito com o carro excepto numa questão que estou convencido ser um problema.
Antes do BMW guiava uma VW passat e antes desse um A3 novo. Senti uma grande diferença na direcção ao mudar para o 320D, esta é muito mais pesada e na minha opinião não tão confortável de conduzir em cidade ou nas montanhas.
Além deste facto, que poderá ser mais feitio que defeito, há outra característica que gostaria de partilhar para obter a vossa valiosa opinião. Quando há irregularidades no piso, a direcção não fica estável, o volante faz uma força considerável para um dos lados e tenho de o agarrar com mais força para manter uma trajectória rectilínea. Isto acontece para ambos os lados, tanto com buracos como pequenas elevações. Torna-se mesmo acentuado em inclinações laterais, quando as rodas de um lado ficam ligeiramente mais elevadas que as do outro lado, sentindo eu neste caso que se largasse o volante ele virava quase totalmente para o lado descendente.
Por exemplo ao passar naquelas calhas metálicas que existem em pontes e viadutos tenho de agarrar o volante e mesmo assim o carro abanda sensivelmente. A minha esposa no banco do passageiro nota bastante e noutro dia tinha uma pessoa no banco de tras e vi que também ela abanou como varas verdes ao vento

Isto é um comportamento que o carro tem desde que o comprei. Estava à espera do Inverno para calibrar as rodas e a direcção quando trocasse os pneus mas como é tão desconfortável e potencialmente perigoso não vou esperar mais para resolver a questão. Além disso não tenho a certeza que seja (só) disso.
Já verifiquei o fluido da direcção assistida e parece em ordem, tanto de nível como de aspecto (embora reconheça não ser um expert). Também já o levei à BMW, onde numa volta rápida reconheceram que a direcção não estava a funcionar normalmente. Chegaram a meter o carro no elevador para uma inspecção visual e após 10-15 minutos a verificar rodas, suspensão, braços, etc. disseram-me não haver nada óbvio. Como não tinha tempo na altura não continuamos a verificar possíveis causas mas eles propuseram trocar as quatro rodas e pneus para ver se resolvia.
Os pneus são todos Run Flat Bridgestone Potenza RE 050A I 225/45R17 91W e estão com bom piso, excepto as partes exteriores dos da frente que estão meios slick.
Alguém tem uma teoria sobre o que se pode estar a passar?
Obrigade desde já.
Abraço,
Tjol