BMW 320D E91 184cv 11.2010 - direccão instável

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

tjol
Membro Iniciado
Registado: 18 jun 2013, 16:25
O meu Carro:: BMW 320d E91 11.2010

BMW 320D E91 184cv 11.2010 - direccão instável

Mensagem por tjol »

Bom dia,

Comprei um BMW 320D E91 LCI 184cv. de 11.2010 na Alemanha em 04.2013. Estou bastante satisfeito com o carro excepto numa questão que estou convencido ser um problema.

Antes do BMW guiava uma VW passat e antes desse um A3 novo. Senti uma grande diferença na direcção ao mudar para o 320D, esta é muito mais pesada e na minha opinião não tão confortável de conduzir em cidade ou nas montanhas.

Além deste facto, que poderá ser mais feitio que defeito, há outra característica que gostaria de partilhar para obter a vossa valiosa opinião. Quando há irregularidades no piso, a direcção não fica estável, o volante faz uma força considerável para um dos lados e tenho de o agarrar com mais força para manter uma trajectória rectilínea. Isto acontece para ambos os lados, tanto com buracos como pequenas elevações. Torna-se mesmo acentuado em inclinações laterais, quando as rodas de um lado ficam ligeiramente mais elevadas que as do outro lado, sentindo eu neste caso que se largasse o volante ele virava quase totalmente para o lado descendente.

Por exemplo ao passar naquelas calhas metálicas que existem em pontes e viadutos tenho de agarrar o volante e mesmo assim o carro abanda sensivelmente. A minha esposa no banco do passageiro nota bastante e noutro dia tinha uma pessoa no banco de tras e vi que também ela abanou como varas verdes ao vento :)

Isto é um comportamento que o carro tem desde que o comprei. Estava à espera do Inverno para calibrar as rodas e a direcção quando trocasse os pneus mas como é tão desconfortável e potencialmente perigoso não vou esperar mais para resolver a questão. Além disso não tenho a certeza que seja (só) disso.

Já verifiquei o fluido da direcção assistida e parece em ordem, tanto de nível como de aspecto (embora reconheça não ser um expert). Também já o levei à BMW, onde numa volta rápida reconheceram que a direcção não estava a funcionar normalmente. Chegaram a meter o carro no elevador para uma inspecção visual e após 10-15 minutos a verificar rodas, suspensão, braços, etc. disseram-me não haver nada óbvio. Como não tinha tempo na altura não continuamos a verificar possíveis causas mas eles propuseram trocar as quatro rodas e pneus para ver se resolvia.

Os pneus são todos Run Flat Bridgestone Potenza RE 050A I 225/45R17 91W e estão com bom piso, excepto as partes exteriores dos da frente que estão meios slick.

Alguém tem uma teoria sobre o que se pode estar a passar?

Obrigade desde já.

Abraço,
Tjol

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: BMW 320D E91 184cv 11.2010 - direccão instável

Mensagem por JOFIMO »

tjol Escreveu:Bom dia,

Comprei um BMW 320D E91 LCI 184cv. de 11.2010 na Alemanha em 04.2013. Estou bastante satisfeito com o carro excepto numa questão que estou convencido ser um problema.

Antes do BMW guiava uma VW passat e antes desse um A3 novo. Senti uma grande diferença na direcção ao mudar para o 320D, esta é muito mais pesada e na minha opinião não tão confortável de conduzir em cidade ou nas montanhas.

Além deste facto, que poderá ser mais feitio que defeito, há outra característica que gostaria de partilhar para obter a vossa valiosa opinião. Quando há irregularidades no piso, a direcção não fica estável, o volante faz uma força considerável para um dos lados e tenho de o agarrar com mais força para manter uma trajectória rectilínea. Isto acontece para ambos os lados, tanto com buracos como pequenas elevações. Torna-se mesmo acentuado em inclinações laterais, quando as rodas de um lado ficam ligeiramente mais elevadas que as do outro lado, sentindo eu neste caso que se largasse o volante ele virava quase totalmente para o lado descendente.

Por exemplo ao passar naquelas calhas metálicas que existem em pontes e viadutos tenho de agarrar o volante e mesmo assim o carro abanda sensivelmente. A minha esposa no banco do passageiro nota bastante e noutro dia tinha uma pessoa no banco de tras e vi que também ela abanou como varas verdes ao vento :)

Isto é um comportamento que o carro tem desde que o comprei. Estava à espera do Inverno para calibrar as rodas e a direcção quando trocasse os pneus mas como é tão desconfortável e potencialmente perigoso não vou esperar mais para resolver a questão. Além disso não tenho a certeza que seja (só) disso.

Já verifiquei o fluido da direcção assistida e parece em ordem, tanto de nível como de aspecto (embora reconheça não ser um expert). Também já o levei à BMW, onde numa volta rápida reconheceram que a direcção não estava a funcionar normalmente. Chegaram a meter o carro no elevador para uma inspecção visual e após 10-15 minutos a verificar rodas, suspensão, braços, etc. disseram-me não haver nada óbvio. Como não tinha tempo na altura não continuamos a verificar possíveis causas mas eles propuseram trocar as quatro rodas e pneus para ver se resolvia.

Os pneus são todos Run Flat Bridgestone Potenza RE 050A I 225/45R17 91W e estão com bom piso, excepto as partes exteriores dos da frente que estão meios slick.

Alguém tem uma teoria sobre o que se pode estar a passar?

Obrigade desde já.

Abraço,
Tjol
Boas com isto está tudo dito
se estão gastos pelos exterior a "direcção" está fechada mete pneus novos e manda fazer o alinhamento e calibragem e problema resolvido (como não existem folgas como referiste) .
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

tjol
Membro Iniciado

Mensagem por tjol »

se estão gastos pelos exterior a "direcção" está fechada mete pneus novos e manda fazer o alinhamento e calibragem e problema resolvido (como não existem folgas como referiste)
Ola,

Obrigado pela resposta.

São estes os sintomas de uma direcção desalinhada? Espero mesmo que seja um problema de tão simples resolução.

Quanto aos pneus queria gasta-los um bocado mais para no próximo Verão trocar todos por não-RFT. Mas se calhar vou ter de fazer o investimento agora.

Cumps,
Tjol

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

tjol Escreveu:
se estão gastos pelos exterior a "direcção" está fechada mete pneus novos e manda fazer o alinhamento e calibragem e problema resolvido (como não existem folgas como referiste)
Ola,

Obrigado pela resposta.

São estes os sintomas de uma direcção desalinhada? Espero mesmo que seja um problema de tão simples resolução.

Quanto aos pneus queria gasta-los um bocado mais para no próximo Verão trocar todos por não-RFT. Mas se calhar vou ter de fazer o investimento agora.

Cumps,
Tjol
Um conselho, se traz RFT de origem não é muito aconselhável trocar por pneus normais ( a suspensão vem preparada para esses pneus e não normais, não sei se com pneus XL se consegue equiparar aos RFT), quanto aos pneus que estão lá agora como estão "comidos"mesmo com alinhamento não vai solucionar o problema , até podem estar ovalizados já devido à direcção ter andado mal alinhada, (ou outro problema mecânico na suspensão/direcção) .
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Quando meixes no volante carro parado as rodas mexem ao mesmo Tempo ou à uma pequena folga?
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

tjol
Membro Iniciado

Mensagem por tjol »

Um conselho, se traz RFT de origem não é muito aconselhável trocar por pneus normais ( a suspensão vem preparada para esses pneus e não normais, não sei se com pneus XL se consegue equiparar aos RFT)
Tem lógica. E se optar pot RFT fica ainda mais barato porque só preciso de 2.
quanto aos pneus que estão lá agora como estão "comidos"mesmo com alinhamento não vai solucionar o problema , até podem estar ovalizados já devido à direcção ter andado mal alinhada, (ou outro problema mecânico na suspensão/direcção)
Outro pormenor que não referi mas que veio agora com este comentário é o facto do carro ter passado com sucesso na inspecção na Suiça, que é bastante rigorosa. Tanto a suspensão como a direcção foram testadas e os resutados ficaram dentro dos limites. Se a instabilidade fosse daí presumo que acusava algo na máquina. Por outro lado, se a máquina dos tipos da inspecção não detectou nada, tenho algumas dúvidas que a da BMW apanhe algo tão evidente para provocar esta instabilidade.

Vou começar à procura do melhor sítio para comprar 2 RFT novos ;)

tjol
Membro Iniciado

Mensagem por tjol »

germanii Escreveu:Quando meixes no volante carro parado as rodas mexem ao mesmo Tempo ou à uma pequena folga?
Ola,
Obrigado pela resposta.

Não sinto folga, mas amanhã vou testar em diversos pisos e estar mais atento.

Cumps,
Tjol

tjol
Membro Iniciado

Mensagem por tjol »

germanii Escreveu:Quando meixes no volante carro parado as rodas mexem ao mesmo Tempo ou à uma pequena folga?
Hoje estive a fazer uns testes com mais atenção e a direcção é de facto muito precisa (excepto nas condições descritas). Parado, tanto em piso de cimento (garagem) como em alcatrão, as rodas reagem a qualquer movimento no volante, mesmo a muito pequenas rotações. Em andamento não é tão fácil comprovar pq não condigo conduzir e olhar para as rodas ao mesmo tempo mas pareceu não ter qualquer folga.

Neste caso tudo aponta para desalinhamento da direcção, certo? O calibramento não deve estar muito mau porque não sinto qualquer vibração, mesmo a altas velocidades (que na Suiça quer dizer 130km/h ;) ). De qualquer forma quando fizer o alinhamento aproveito também para calibrar.

Já que estou a equacionar seriamente a compra de novos pneus, alguém sabe quais são os de série para os E91 de 11.2010?

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

O alinhamento, como referiu o mestre JOFIMO, é importante para a estabilidade. Por outro lado, os sinoblocos também contribuem, mas se passou nas inspecções, devem estar bons.

De qualquer modo há um teste básico que podes fazer para testar os sinoblocos maiores dos triângulos da frente. Travar quando vais a direito, dar um toque no pedal do travão e largar. E numa curva ligeira fazer o mesmo. Estes toques de travão (com algum vigor) não podem interferir com a direcção.
Imagem

tjol
Membro Iniciado

Mensagem por tjol »

navigator Escreveu:O alinhamento, como referiu o mestre JOFIMO, é importante para a estabilidade. Por outro lado, os sinoblocos também contribuem, mas se passou nas inspecções, devem estar bons.

De qualquer modo há um teste básico que podes fazer para testar os sinoblocos maiores dos triângulos da frente. Travar quando vais a direito, dar um toque no pedal do travão e largar. E numa curva ligeira fazer o mesmo. Estes toques de travão (com algum vigor) não podem interferir com a direcção.
Estive a fazer também este teste e tudo parece ok, não há qualquer alteração na direcção quando travo vigorosamente, tanto em recta como em curva.

Hoje fui a uma casa de pneus e eles disseram-me logo que este problema é típico nos BMW e sugeram-me a mesma solução: pneus novos e alinhamento de direcção.

tjol
Membro Iniciado

Mensagem por tjol »

tjol Escreveu:Hoje fui a uma casa de pneus e eles disseram-me logo que este problema é típico nos BMW e sugeram-me a mesma solução: pneus novos e alinhamento de direcção.
Esta questão é recorrente e parece haver algum consenso (foruns, casas especializadas em pneus) de que a BMW alinha a direcção em "V". Isso leva-me a duas dúvidas:
1 - Qual a razão para a BMW alinhar a direcção dessa forma? Deve haver um motivo muito bom, caso contrário já teriam resolvido esta questão.
2 - Porque é que as garagens BMW (pelo menos onde eu fui) não têm conhecimento desta questão.

Alguém tem alguma teoria sobre isto?

BMFanatico
Membro Iniciado
Registado: 20 dez 2009, 23:14
O meu Carro:: BMW 320d E90

Mensagem por BMFanatico »

Boas tive exatamente esse problema no meu e90, esses sintomas exatos, com os mesmos pneus e tambem gastos por fora. Fartei-me de chatear meio mundo a tentar encontrar a avaria., alinhar direção,etc...

Mudei os pneu e "tcham"!!!!! a avaria desapareceu. Meti Michelin Run Flat e ganhei muito em conforto, os Bridgstone são muito duros.

tjol
Membro Iniciado

Mensagem por tjol »

JM318is Escreveu:V com a parte de trás das rodas da frente a apontar para trás ou as rodas mais fechadas a frente?
Dado que a unica zona mais gasta é na parte exterior das rodas da frente, eu diria elas estão a fechar quando olhas em frente (do banco do condutor, por exemplo). Outra possibilidade seria em V quando vistas de frente, ou seja a distância entre as partes superiores das duas rodas da frente é ligeiramente superior à distância entre as partes inferiores, mas não sei se isso será possível de acontecer sem um grande impacto ou de corrigir.

Se houvesse também desgaste na parte interior poderia também ser por sub-insuflação, o que não é o caso.

tjol
Membro Iniciado

Mensagem por tjol »

BMFanatico Escreveu:Boas tive exatamente esse problema no meu e90, esses sintomas exatos, com os mesmos pneus e tambem gastos por fora. Fartei-me de chatear meio mundo a tentar encontrar a avaria., alinhar direção,etc...

Mudei os pneu e "tcham"!!!!! a avaria desapareceu. Meti Michelin Run Flat e ganhei muito em conforto, os Bridgstone são muito duros.
Obrigado por partilhares essa experiência, é informação mesmo valiosa para mim. De todas as procuras que fiz nunca encontrei ninguém com este caso e já estava a pensar ser algo de grave.

Que Michelin tens agora? Eles são ligeiramente mais caros que o Bridgestone mas se há ganhos no conforto vou concerteza avalia-los, dado que acho a direcção do meu algo pesada.

Responder

Voltar para “Série 3”