Médias, qual a tua?

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Médias, qual a tua?

Mensagem por Junglas »

A média tá na assinatura :P

Os valores que já estão no Spritmonitor são anteriores á troca do controlador das velas. Vou ver se não tenho também um termoestato berrado.

Não ando a dar calor, mas também não ando a empatar o trânsito.
Filtro K&N de caixa e panela final Eisenmann.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

E fazes muita AE/IC?
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

ode_joy Escreveu:E fazes muita AE/IC?
70% AE/IC, 30% de cidade.

O pior mesmo são os trajectos curtos, onde o motor nem chega a aquecer...

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

Pois, isso tem mesmo de ter maioritariamente trajectos em velocidade constante, para ter essa média. ;)
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

ode_joy Escreveu:Pois, isso tem mesmo de ter maioritariamente trajectos em velocidade constante, para ter essa média. ;)
Na mesma frase "muita cidade", "6 cilindros" e "consumos baixos", não jogam bem.

7,5-8 é mais o valor expectável, com o carro stock.

Depois de levar com a repro nos queixos, acredito em 7L em cidade, mas até lá...

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Baixar consumos em cidade com repro?

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

Crow Escreveu:Baixar consumos em cidade com repro?
Não me espanta...

Dos casos que conheço, raros foram aqueles que não baixaram o consumo depois de terem metido box ou feito repro.

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

De certa forma espanta porque com repro ou box aumentas o débito de injecção logo maior consumo.

Alem disso, em cidade andas constantemente a trocar de mudança, a acelerar e reduzir mas não passas muito alem das 2000 mil rpm. Faixa até onde normalmente não se mexe quando se faz repro.

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

Crow Escreveu:De certa forma espanta porque com repro ou box aumentas o débito de injecção logo maior consumo.

Alem disso, em cidade andas constantemente a trocar de mudança, a acelerar e reduzir mas não passas muito alem das 2000 mil rpm. Faixa até onde normalmente não se mexe quando se faz repro.
Certo, mas não mexes no débito apenas por caudal, mas também por pressão de injecção. Essa maior pressão permite uma melhor vaporização do gasóleo e consequentemente precisas de usar menos rpm.

Foi isso que senti no meu ex turbo-diesel e no mesmo percurso (90% cidade, 10% IC) as médias baixaram quase 1L...

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Não faz sentido aumentar pressão na rampa para cargas parciais.. É desgaste desnecessário, que não é aproveitado. A pressão na rampa aumentada serve para situações em que é necessário injectar mais diesel por unidade de tempo (altas rotações e cargas elevadas). Tal como o Crow referiu, uma repro bem feita não influencia cargas pequenas.
Imagem

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

cap Escreveu:Não faz sentido aumentar pressão na rampa para cargas parciais.. É desgaste desnecessário, que não é aproveitado. A pressão na rampa aumentada serve para situações em que é necessário injectar mais diesel por unidade de tempo (altas rotações e cargas elevadas). Tal como o Crow referiu, uma repro bem feita não influencia cargas pequenas.
Aí vamos estar a entrar numa discussão que cai num âmbito diferente do que estamos a discutir.

Tens dois factores que influenciam a potencia. A relação AFR e a eficiência da combustão. O mais fácil de fazer para ir buscar potência (e entrar em modo "choco" a largar tinta) é aumentar o débito por aumento de tempo de injecção. Tens o aumento do AFR por aumento de pressão e a opção que me agrada mais, manter o AFR, aumentando a pressão de injecção. Esta é a opção que te conduz a uma queima mais eficiente com aumento de potência e redução de consumo.

É também a mais trabalhosa e que requer mais conhecimentos, daí o pessoal tentar criar mitos á volta disto para justificar o porquê de não enveredarem por este caminho. ;) Mas não vou entrar por esta discussão por aqui. Não quero polémicas nem sequer quero confrontar o status quo...

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Para mim, o único mito q foi referido até agora, foi o de repros baixarem consumo. Ainda mais ajudaste ao referir eficiência da combustão, além da volumétrica, etc etc. Tudo isso é mecânico e consequentemente inalterado com repro. Aumentar pressão de injecção seja para cargas parciais ou apenas totais, não requer conhecimentos nada de especial, acrescento. E não é por se injectar 20mg em menos tempo a 800Bar de rail em vez de 20mg em mais tempo a 900Bar que a eficiência da combustão vai ser maior.

AFR nem vale a pena referir no contexto das cargas parciais, tendo em conta que é sempre altíssimo, em motores diesel.
Imagem

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

cap Escreveu:Para mim, o único mito q foi referido até agora, foi o de repros baixarem consumo. Ainda mais ajudaste ao referir eficiência da combustão, além da volumétrica, etc etc. Tudo isso é mecânico e consequentemente inalterado com repro. Aumentar pressão de injecção seja para cargas parciais ou apenas totais, não requer conhecimentos nada de especial, acrescento. E não é por se injectar 20mg em menos tempo a 800Bar de rail em vez de 20mg em mais tempo a 900Bar que a eficiência da combustão vai ser maior.
Estás a esquecer-te de um sub-produto do aumento de pressão... ;) O que é que acontece ao combustível quando é injectado a uma pressão maior?

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Mas aumentar a AFR pode danificar o motor em altas rotações devido ao aumento da temperatura da combustão. Nessas condições não é desejável ter uma AFR alta.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

apocalypse_on
Membro Juvenil
Registado: 13 set 2010, 20:21
O meu Carro:: bmw 330d e46 - 2000 e m5e60

Mensagem por apocalypse_on »

bmw 330d e46 184-215 com repro
nacional e cidade 7,5
auto estrada 6

M5 e60 cidade 18l
auto estrada 12l